Educomunicação e Cultura Maker: desafios para o desenvolvimento sustentável

Educomunicação e Cultura Maker: desafios para o desenvolvimento sustentável

Faça sua inscrição
Quinta, 14 de fevereiro de 2019 Das 19:00 às 21:00
Brasília, DF Colégio Marista João Paulo II

Sobre o Evento

[ÚLTIMAS VAGAS]

Este painel faz parte das atividades do Clube Kaplún de Educomunicação de Brasília para 2019.
O primeiro movimento do ano é justamente este encontro de estudos e planejamento, para o qual você está sendo convidado/a.

Programação:
A programação contará com um painel composto por quatro temas, discussão e planejamento.

Tema 1: Novas competências do agora – com Janete Cardoso, doutora em educação e coach de carreiras

Tema 2: Educação para a mídias – com Cristiane Parente, mestre em educação e doutoranda em comunicação.

Tema 3: Projeto LogicaMente – com Ione Ferrarini Goulart, mestre em educação e tecnologias.

Tema 4: Cultura Maker e economia criativa – com Joadir Foresti, doutor em comunicação e tecnologias do imaginário.

LOCAL: COLÉGIO MARISTA JOÃO PAULO II - SGAN 702 (ASAS NORTE), CJ B, ACESSO PELA LATERAL - SALA 317

Palestrantes

  • Joadir Foresti
  • Ione Ferrarini Goulart
  • Janete Cardoso
  • Cristiane Parente

Programação

19h00 - Joadir Foresti Abertura - Desafios para uma cultura de desenvolvimento sustentável Abertura
Local: Sala principal

É a partir de uma rede de colaboradores voluntários conectados ao Clube Kaplún de Educomunicação de Brasília que propomos unir o aprofundamento da Educação e seus sistemas de aprendizagem, a comunicação por meio de suas mídias e interações e das tecnologias, cada dia mais voltadas para as questões digitais. A partir disso, concretizar nossos aprendizados e faze-los conectar-se a uma nova cultura que se preocupe com o desenvolvimento sustentável.

19h10 - Janete Cardoso Tema 1: Novas competências do agora Painel
Local: Sala principal

Desde sempre o ser humano busca ser feliz. 

Como nos estabelecemos no mundo? Como aprendemos? O que já sabemos? O que precisamos/queremos aprender? 

19h30 - Cristiane Parente Tema 2: Educação para as mídias Painel
Local: Sala principal

O ato de ler o mundo e relacionar-se foi sofrendo modificações ao longo do tempo, especialmente com o desenvolvimento das tecnologias e dos meios de comunicação. Quem é você neste contexto "infoxicado"? Como lidar com este tema em família? Qual é sua "direta informacional"? Como fazer para garantir que seu direito à comunicação seja respeitado? O que a educação tem a ver com isso? Está feito o convite para nossa roda de conversa.

19h50 - Ione Ferrarini Goulart Tema 3: Projeto LogicaMente Painel
Local: Sala principal

A inclusão do ensino de Lógica de programação como ferramenta de desenvolvimento do raciocínio lógico em crianças, adolescentes e jovens. O projeto estimula competências empregadas na computação e na matemática, usando jogos eletrônicos, não eletrônicos e a ludicidade, desenvolvendo, assim, aprendizado, inovação e criatividade.

20h10 - Joadir Foresti Tema 4: Cultura Maker e economia criativa Painel
Local: Sala principal

A educomunicação se consolida no Brasil há mais de 30 anos como paradigma norteador de um pensamento crítico e criativo. É por esse viés criativo que a cultura pode fazer a diferença para os ambientes em que há pessoas interessadas na economia criativa, ou seja, criar um ambiente culturalmente bem construído em que as relações estejam voltadas para o ser humano.

20h30 - Janete Cardoso Discussão e planejamento Mesa-redonda
Local: Sala principal

Abertura para uma roda de conversa e encaminhamentos práticos para alavancar as atividades do Clube Kaplún de Educomunicação de Brasília.

Local

Colégio Marista João Paulo II - 70710-700, SGAN 702 Conjunto B (Acesso pela Lateral - Sala 317), Asa Norte , Brasília, Distrito Federal,

Parceiro apoiador

Organizador

www.facebook.com/clube_kaplun

O Clube Kaplún de Educomunicação de Brasília é um espaço criativo e inovador para pensar e fazer acontecer. Queremos que nossas ideias se tornem realidade para muitas pessoas e de forma prática. Com base na conexão entre comunicação, educação e tecnologia, propomos um clube para quem quer mudar o futuro e para os apaixonados por ver o mundo evoluir e, com ele, as pessoas. A educomunicação é capaz de congregar pensamentos multidisciplinares, de engenheiros a pedagogos, de fotógrafos a enfermeiros, designers e comunicadores, E o que temos em comum? O interesse em compartilhar nossas descobertas por meio das tecnologias e dos recursos de comunicação e fazer com que o uso deles nos ajude a sermos mais críticos perante a sociedade. Por isso, um de nossos eixos é a cultura maker.
Ao produzirmos um recurso educomunicativo estamos dizendo, para nós mesmos e para a sociedade, “é possível viver com dignidade, cidadania, respeito e fazer com que as tecnologias trabalhem a nosso favor.” Há muito tempo temos conseguido achar soluções para os nossos problemas, mas a melhor parte é quando conseguirmos fazer isso juntos. Por isso, nosso clube vem para reforçar o que cada um pensa e faz individualmente e para dar visibilidade às conquistas individuais. Se você tem uma ideia, já desenvolveu algo em educomunicação, o seu lugar é no Clube Kaplún de Educomunicação de Brasília.