Professor Dr. Edinilson Felipe

Professor do Departamento de Economia
Coordenador do Mestrado em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável
Universidade Federal do Espírito Santo

SOBRE A ESCOLA DE DESENVOLVIMENTO

A Escola de Desenvolvimento Regional tem o objetivo de promover a formação e aumentar a capacitação de importantes agentes econômicos e sociais no Espírito Santo que direta ou indiretamente discutem temas, desenham e operam políticas e sobre o desenvolvimento econômico do Espírito Santo.

TEMA DE 2023

A partir do século XX, as mudanças climáticas e as mudanças de comportamento em um grande número de variáveis ambientais passaram a ser discutidas por um amplo conjunto de pesquisadores e, dada a sua relevância da vez mais nítida, a esse conjunto de pesquisadores se juntou também os economistas. Estes, preocupados entender o impacto dessas alterações no funcionamento do sistema econômico. A partir daí, passaram a debater por um lado, as interferências do sistema econômico (produção e consumo) no meio ambiente e, por outro lado, as interferências do meio ambiente (aquecimento global, chuvas intensas, secas intermitentes) sobre a produção econômica.

Na esteira desses debates, sobressaiu, também, os desdobramentos desses efeitos sobre as questões e desigualdades sociais, sobre o avanço necessário da tecnologia e os efeitos localizados desses impactos, puxando para o debate também a problemática o desenvolvimento regional.

Nesse sentido, porém, os caminhos que os economistas seguiram nesses temas e pesquisas nem foi nem único e muitas vezes não convergentes. A partir daí, surgiu uma série de abordagens diferenciadas de como tratar as questões ambientais no âmbito da economia.

O sentido da III Escola de desenvolvimento – 2023 - é oferecer algumas considerações para reflexão sobre as relações complexas entre sociedade – economia – meio ambiente – desenvolvimento regional, com o propósito de aumentar o leque do entendimento das diferentes teorias e visões disponíveis para o aprofundamento das questões socioambientais no Brasil e no Espírito Santo.

Nesse sentido, a III Escola de Desenvolvimento faz uma revisão e avaliação crítica do posicionamento econômico em relação ao meio ambiente, observando suas várias vertentes e como cada uma delas envidou esforços para incorporar essa temática em seu modelo econômico analítico. Serão, então discutidas e as observadas diferenças, convergências, complementaridades e / ou divergentes  entre essas principais vertentes e abordagens, a saber: (a) economia ambiental; (b) economia ecológica; (c) abordagem nexus; (d) economia verde; (e) economia azul; (f) economia de baixo carbono (g) economia circular e (h) bioeconomia.

PROGRAMAÇÃO

Parte I - 14h as 15h30  
Conteúdo: Apresentação das diferentes abordagens econômicas do meio ambiente e as relações entre sociedade – economia - sustentabilidade e desenvolvimento regional. As principais abordagens serão: (a) economia ambiental; (b) economia ecológica; (c) abordagem nexus; (d) economia verde; (e) economia azul; (f) economia de baixo carbono e (g) economia circular.
Intervalo 
Intervalo
Parte II - 16h as 17h30
Apresentação da Bioeconomia e de suas possibilidades econômicas e tecnológicas: aprofundamento de uma das visões que busca o desenvolvimento econômico e o desenvolvimento tecnológico de forma a tornar convergente o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável.