ATENÇÃO: Só é permitida uma inscrição em um curso por período, o(a) participante que se inscrever em mais de um curso, terá sua primeira inscrição considerada e as demais canceladas automaticamente.
Banco de Dados - 45h/a |
Carga horária: 45h/a Pré-requisitos: Possuir, no mínimo, ensino médio. Objetivo Geral: Facilitar o fornecimento de informações aos usuários de um sistema. Organizar dados que um sistema utiliza. Controlar o armazenamento e a recuperação de dados. Competência 1:Conhecer os Princípios de Banco de Dados; Competência 2: Elaborar um Modelo de Entidade-Relacionamento; Competência 3: Construir Tabelas e Dicionário de Dados de um Banco de Dados; |
Básico da Lingua Inglesa - 40h/a |
Carga horária: 45h/a Pré-requisitos: Possuir, no mínimo, ensino médio. Objetivo Geral: Competência 1: Cumprimentos; Competência 2: Reconhecer o uso do verbo to be em frases afir-mativas, negativas e interrogativas no presente simples; Competência 3: Relacionar os adjetivos possessivos aos pronomes pessoais correspondentes e saber utilizá-los; Competência 4: Demostrar a diferença de uso das preposições,quando se referea a tempo, como também aplicá-las corretamente; Competência 5: Apresentar as formasverbais thare is/ there are e have, diferenciando-as, assim como demonstrar suas formas afirmativas, negativas e interrogativas; Competência 6: Presentar os membros familiares,deferenciado formas masculinas e femininas,bem como descrever quando a sua aparência física e emocional; |
Comunicação Intra e Interpessoal 45h/a |
Carga horária: 45h/a Pré-requisitos: Possuir, no mínimo, ensino médio. Objetivo Geral: compreender bem o seu campo de atuação e promover, com excelência, soluções para os(as) seus/suas usuários(as), para os suportes com que trabalha, para a Unidade de Informação e, consequentemente, para uma sociedade mais bem informada e igualitária. Competência 1: Identificar as influências da Comunicação no comportamento das pessoas. Competência 2: Aplicar estratégias de comunicação. Competência 3: Saber se comunicar eficazmente. |
Design Institucional 45h/a |
Carga horária: 45h/a Pré-requisitos: Possuir, no mínimo, ensino médio. Objetivo Geral: Desenvolver e exercitar as habilidades de um planejador de processos e recursos didático-pedagógicos, ou seja, planejar um aplicativo educacional, um conjunto de mídias didáticas, um ambiente de aprendizagem. Ajudar os profissionais no campo educacional a planejar cursos, procedimentos e materiais didáticos de alta qualidade e com os recursos materiais e humanos mais apropriados. Competência 1: O Que É Design Instrucional e Qual o Papel do Designer Instrucional. Competência 2: O Design Instrucional para a Educação Presencial e para a Educação a Distância. |
Desenvolvimento de Habilidades Gerenciais 80h/a |
Carga horária: 80h/a Pré-requisitos: Possuir, no mínimo, ensino médio. Objetivo Geral: Conhecer os princípios e o funcionamento dos principais sistemas tecnológicos utilizados nas organizações. Entender e analisar o comportamento de indivíduos, equipes e da organização como um todo frente ao contexto, clima e cultura organizacional. Competência 1: Compreender a introdução ao modelo básico de comportamento organizacional. Competência 2: Entender a Introdução ao nível de sistemas de organização. Competência 3: Entender o estudo de mudança organizacional. Competência 4: Compreender o fundamento do comportamento de grupo. |
Edição e Processamento de Imagens - 60h/a |
Carga horária: 40h/a Pré-requisitos: Possuir, no mínimo, ensino médio. Objetivo Geral : Aqui, teremos a oportunidade de aprender sobre manipulação de imagens para aplicação em web sites. Os assuntos estão divididos em três competências: Competência 1: Conhecer os Principais Formatos deArmazenamento de Imagens para Web; Competência 2: Formatar Imagens para Utilização na Web ou em Aplicativos de Editoração de Textos ou Apresentações; Competência 3: Técnicas de Edição e Montagem de Layouts para Web com Base em Imagens; |
Ética e Cidadania - 20h/a |
Carga horária: 20h/a Pré-requisitos: Possuir, no mínimo, ensino médio. Objetivo Geral: Contribuir para uma reflexão sobre os valores éticos e responsabilidades como cidadão perante a sociedade e o ambiente organizacional, a fim de construir uma sociedade economicamente viável, ambientalmente correta e socialmente justa. Competência 1: Compreender o que é Ética, Moral e o que as Diferenciam. Competência 3: Declaração dos Direitos Humanos. Competência 4: Mundo do Trabalho e Cidadania Organizacional. |
Gestão Documental - 45h/a |
Carga horária: 20h/a Pré-requisitos: Possuir, no mínimo, ensino médio. Objetivo Geral: Contribuir para uma reflexão sobre os valores éticos e responsabilidades como cidadão perante a sociedade e o ambiente organizacional, a fim de construir uma sociedade economicamente viável, ambientalmente correta e socialmente justa. Competência 1: Conhecer os Fundamentos, Conceitos e a Organização Legal da Arquivística no Brasil; Competência 3: Identificar boas práticas da gestão da informação nos ambientes empresariais. |
Informática Básica - 60h/a |
Carga horária: 60h/a Pré-requisitos: Possuir, no mínimo, ensino médio. Objetivo Geral: Conhecer os componentes do computador; Compreender os tipos e funções de conexões; Conhecer os periféricos; Entender a montagem de um computador; Instalar software; Instalar equipamentos. Competência 1:Interagir com o Computador Através de um Sistema Operacional. Competência 2:Desenvolver Habilidades de Edição e Formatação de Textos. Competência 3:Utilizar os Recursos Básicos de Ferramentas de Planilha Eletrônica,Navegadores para Web e Programas de Gerenciamento de Mensagens de Email. |
Inteligência Emocional - 20h/a |
Carga horária: 20h/a Pré-requisitos: Possuir, no mínimo, ensino médio. Objetivo Geral: Apresentar ferramentas que auxiliam na gestão do equilíbrio emocional, através de estratégias de entendimento e desenvolvimento da Inteligência Emocional. Competência 1: Conhecer a Inteligência Emocional e seus atributos Competência 2: Aprofundar e desenvolver os atributos intrapessoais da inteligência emocional. Competência 3: Conhecer e desenvolver os atributos interpessoais da inteligência emocional. Competência 4: Aprender a elaborar um projeto de vida para fortalecer a inteligência emocional. |
Introdução ao Web Design - 100h/a |
Carga horária: 100h/a Objetivo Geral: Competência 1: Conhecer os Fundamentos de Web Design e HTML5; Competência 2: Formatar um Site Usando Técnicas Avançadas em HTML5; Competência 3: Formatar um Site com Recursos Multimídia; Competência 4: Conhecer os Fundamentos do CSS 3; Competência 5: Planejar Layouts com CSS 3. |
Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021): aspectos introdutórios e principais mudanças para a licitação - 25h/a |
Carga horária: 25h/a Pré-requisitos: Possuir, no mínimo, ensino médio. Objetivo Geral : Capacitar os servidores quanto aos aspectos introdutórios e operacionais que envolvem a nova lei de licitações e contratos, correlacionando seu conteúdo com a legislação estadual atualizada e posicionamentos jurisprudenciais e doutrinários, visando preparar o agente público para as mudanças que estão ocorrendo com a aplicação do novo ordenamento pertinente ao tema. Competência 1: Compreender aspectos introdutórios da Nova Lei de licitação. Competência 2: Compreender conceitos básicos da Nova Lei de licitação. Competência 3: Conhecer as ferramentas de planejamento da fase preparatória da licitação. Competência 4: Entender o fluxo do processo desenhado pela Nova Lei de Licitação para a fase de seleção dos fornecedores. Competência 5: Reconhecer as principais mudanças trazidas pela Nova Lei de Licitação para as contratações diretas. |
Liderança e Motivação - 45h/a |
Carga horária: 45h/a Pré-requisitos: Possuir, no mínimo, ensino médio. Objetivo Geral: atingir os objetivos e metas da organização, através dos recursos que detém, particularmente os recursos humanos. Competência 1: Compreender a Adaptação à Cultura Organizacional; Competência 2: Conhecer o Contexto de Liderança; Competência 3:Compreender a Importância da Motivação no Ambiente Organizacional. |
Noções dos Direitos da Criança e do Adolescente - 40h/a |
Carga horária: 40h/a Pré-requisitos: Possuir, no mínimo, ensino médio. Objetivo Geral: Desenvolver um trabalho que contribua para a proteção de crianças e adolescentes em situações como violências sexuais, crimes de homicídio, violência física e violação dos direitos. Competência 1:Conhecer o Estatuto da Criança e do Adolescente –ECA, no que se refere às Disposições Preliminares e ao Direito à Educação,à Cultura, ao Esporte e ao Lazer; Competência 2: Diferenciar Atribuições das Instituições de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. |
Orçamento Público - 20h/a |
Período: De 03 a 30 de Junho de 2024 Objetivo Geral: Competência 1: COMPREENDER OS FUNDAMENTOS DO ORÇAMENTO Competência 2: COMPREENDER O CICLO ORÇAMENTÁRIO E A Competência 3: COMPREENDER O CONCEITO, CLASSIFICAÇÕES E Competência 4: COMPREENDER O CONCEITO, CLASSIFICAÇÕES E |
Primeiros socorros - 40h/a |
Carga horária: 40h/a Pré-requisitos: Possuir, no mínimo, ensino médio. Objetivo Geral : Primeiros Socorros são técnicas de emergência, que devem ser aplicadas a vítimas de mal súbito, acidentes, ou que estão em perigo de vida. O objetivo desses procedimentos é manter os sinais vitais e tentar evitar a piora do quadro no qual a pessoa se encontra. Competência 1: Conhecer e Selecionar Adequadamente os Procedimentos de Atendimento Pré-Hospitalar nos Casos De Acidentes. Competência 2: Utilizar os Acessórios e Técnicas para o Atendimento Pré-Hospitalar de Emergência. |
Relações Interpessoais no Trabalho - 20h/a |
Carga horária: 20h/a Pré-requisitos: Possuir, no mínimo, ensino médio. Objetivo Geral: Oportunidade de atualização dos conhecimentos, através do Programa de Educação a Distância (EaD), contribuindo assim para melhoria da performance pessoal e profissional. Competência 1: Compreender a importância das relações interpessoais no trabalho. Competência 2: Compreender a importância da comunicação nas relações interpessoais no trabalho. Competência 3: Entender a concepção dos grupos com vistas à otimização das relações interpessoais no ambiente de trabalho. |
Riscos nas Contratações Publicas - 10h/a |
Carga horária: 10h/a Pré-requisitos: Possuir, no mínimo, ensino médio. Objetivo Geral :Capacitar servidores que atuam nas áreas de contratação pública no âmbito do Poder Executivo Estadual, no tocante ao gerenciamento de riscos nas contratações públicas. Competência 1: Gestão de Riscos; Competência 2: Nova Lei de Licitações - Aspectos Gerais; Competência 3: Riscos nas Contratações Públicas; Competência 4: Monitoramento. |
Sistemas de Informações Gerencias - 90h/a |
Carga horária: 90h/a Pré-requisitos: Possuir, no mínimo, ensino médio. Objetivo Geral : Fornecer à administração as ferramentas necessárias para acessar dados e tomar decisões. Além disso, um sistema de informação gerencial pode ajudar os gerentes a monitorar as operações e obter insights sobre o desempenho de seus negócios. Competência 1: Apropriação do Conceito e da Importância de Sistemas de Informações Gerenciais; Competência 2: Entender a Importância dos Censos Educacionais; Competência 3: Compreender a Utilização do Sistema do Censo Educacional; Competência 4: Compreender o Sistema de Informação da Educação; Competência 5: Entender as Funcionalidades do Sistema de Informação da Educação; Competência 6: Conhecer o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica. |
Sistema PE-Integrado - Patrimônio Móvel - 20h/a |
Carga horária: 20h/a Objetivo Geral: Fornecer conhecimentos gerais, procedimentos e orientações de forma segura e efi ciente acerca do sistema PE-Integrado, visando desenvolver a capacidade de atuação na seguinte função: Gestor de Patrimônio. Competência 1: PASSOS INICIAIS:Introdução ao Sistema PE-Integrado,Cadastro do Bem Móvel; Competência 2: Cadastro de um Bem Manual,Tombamento e Termo de Responsabilidade; Competência 3: Baixa de um Bem Móvel, Movimentações de um Bem Móvel; Competência 4: Reavaliação de um Bem Móvel, Inventário dos Bens Móveis de uma Unidade. |
Sistema PE-Integrado - Contratos - 20h/a |
Carga horária: 20h/a Objetivo Geral: O PE-INTEGRADO é um Sistema de Gestão que integra todas as áreas de negócios da Administração Pública Estadual (Compras, Licitações, Contratos, ARP, Patrimônio e Almoxarifado) e será implantado em todos os órgãos e entidades do Poder Executivo, conforme DECRETO Nº 40.222, DE 24 DE DEZEMBRO DE 2013. Competência 1: Passos Inicias Competência 2: Configurações Avançadas Competência 3: Manuteção de Contratos Competência 4: Ajustes e dados do Contratos |
Técnicas de Atendimento ao Público - 40h/a |
Carga horária: 40 h/a Pré-requisitos: Possuir, no mínimo, ensino médio. Objetivo Geral: O objetivo deste curso é apresentar noções de atendimento, suas diferentes formas e técnicas, e, principalmente, o que é preciso fazer para que uma pessoa se sinta bem atendida. Competência 01: Desenvolver a Atitude Proativa no Atendimento ao Cliente. Competência 02: Esclarecer e Direcionar os Clientes nas Dúvidas quanto aos Serviços e Produtos Oferecidos pela Empresa. |
Web Desing Avançado - 75h/a |
Carga horária: 75 h/a Pré-requisitos: Possuir, no mínimo, ensino médio. Objetivo Geral: Competência 01: Conhecer os Fundamentos do Javascript; Competência 02: Conhecer as Técnicas de Programação Procedural com o Javascript; Competência 03: Conhecer as Técnicas de Programação Orientada a Competência 04: Conhecer os Fundamentos do JQuery. Competência 05: Utilizar os Efeitos do JQuery; Competência 06: Utilizar o Bootstrap Framework. |