O I Encontro Integrado de Trabalhos Acadêmicos em Andamento (EITA), organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura, é um evento científico aberto para a comunidade acadêmica do PPGLL que pretende reunir trabalhos de dissertações de mestrado e teses de doutorado em andamento.
Nesta primeira edição, a organização foi pensada de modo a recepcionar os trabalhos científicos considerando as diferentes linhas de pesquisa do PPGLL e a heterogeneidade das fases da pesquisa – inicial, em andamento e final – promovendo a visibilidade e o amplo debate sobre os modos de se fazer pesquisa no campo das Ciências da Linguagem, objetivando abrir espaço para o diálogo intelectual entre pesquisadores com vistas a estabelecer um profícuo intercâmbio e debate.
O I EITA acontecerá em versão hibrída: as conferências e mesas-redondas com pesquisdores/as convidados/as acontecerão presencialmente e não serão transmitidas on-line; as apresentações de trabalhos ocorrerão em formato remoto.
O evento acontecerá nos dias 15, 16 e 19 de dezembro de 2022.
Mesa de abertura (Presencial) Mesa-redonda
Conferência 1 - Profa. Dra. Maria Cleci Venturini (UNICENTRO/UFPR) (Presencial) Conferência · Débora Raquel Hettwer Massmann, Maria Cleci Venturini
Mesa 1: Estudos Literários (Presencial) Mesa-redonda · Daniela Maria Segabinazi, Elaine Cristina Rapôso dos Santos, Eliana Kefalás Oliveira, Francisco Jadir Lima Pereira, Marcus Vinícius Matias
Apresentações de Trabalhos 1 (on-line) Apresentação de Trabalhos
Conferência 3 - Prof. Dr. Diego da Silva Vargas (UNIRIO) (Presencial) Conferência · Diego da Silva Vargas, Rita Souto Maior
Mesa 3: Estudos Linguísticos (Presencial) Conferência · Aldir Santos de Paula, Antônio Carlos Santos de Lima, Deywid Wagner de Melo, Eliane V. Moura Oliveira, Maria do Socorro Aguiar Oliveira Cavalcante, Maria Inez Matoso
Apresentações de Trabalhos 2 (on-line) Apresentação de Trabalhos
Apresentações de Trabalhos 3 (on-line) Apresentação de Trabalhos
Mesa 4: Produção do conhecimento científico na área de Letras: desafios e perspectivas (Presencial) Mesa-redonda · Eliane Barbosa da Silva, Fabiana Pincho de Oliveira, Juliene da Silva Barros Gomes, Lorena Araújo de Oliveira Borges, Marília de Nazaré de Oliveira Ferreira, Rita Souto Maior
Conferência 2 - Profa. Dra. Sheila Maria dos Santos (PGET/CCE/UFSC) (Presencial) Conferência · Kall Lyws Barroso Sales, Sheila Maria dos Santos
Mesa 2: A pesquisa nos Estudos da Tradução (Presencial) Mesa-redonda · Enézia Cássia de Jesus, Iago Espíndola de Carvalho, Mileyde Marinho dos Santos
Minicurso: Os Estudos da Tradução nos Trabalhos de Conclusão de Curso Minicurso · Kall Lyws Barroso Sales, Sheila Maria dos Santos
Palestra: O Processo de Tradução de Roteiro Recifense, de Tulio Carella (presencial) Palestra · Kall Lyws Barroso Sales, Moacir Japearson
Avenida Lourival Melo Mota, s/n.
Tabuleiro, Maceió - AL
57072-900
Avenida Lourival Melo Mota, s/n.
Tabuleiro, Maceió - AL
57072-900
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
O Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL) da Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), criado em 1989, é o único Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) na Área de Linguística e Literatura do estado de Alagoas e, por isso, tem relevância extrema para a qualificação profissional e melhoria de índices sociais na região. Tem duas áreas de concentração, “área de concentração em “Estudos linguísticos” com quatro linhas de pesquisas: i) Discurso: Sujeito, História e Ideologia; ii) Linguística Aplicada; iii) Estudos Textuais e Enunciativos: oralidade, leitura e escritura; iv) Teoria e Análise Linguística. A segunda área de concentração é “Estudos literários”, que tem como linha de pesquisa, Literatura: Poéticas, Cultura e Memória.
No decorrer de mais de 30 anos de história, o PPGLL/FALE/UFAL tem contribuído tanto para a formação de professores pesquisadores, com inserção em modalidades de ensino superior e/ou da educação básica, públicos e privados do Brasil, bem como para outras atividades que demandam do conhecimento sobre a linguagem desenvolvido nas linhas do Programa.
Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: fonologia, sociolinguística, línguas indígenas, línguas pano, língua portuguesa.
É professor do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), na educação básica e na superior. Lidera o Grupo de Pesquisa; Educação, Linguagens e Tecnologias (GPELT-CNPq/IFAL).
Integra o quadro de professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem experiência na área de Letras e Pedagogia, com ênfase em Literatura infanto juvenil, literatura brasileira, ensino de literatura, estágio supervisionado e formação de professores.
Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência em teoria e análise linguística principalmente na área de semântica, análise de discurso, retórica e argumentação. Em suas pesquisas, destaca-se o interesse pelo funcionamento dos discursos jurídico, político, artístico e pedagógico (língua portuguesa e/ou língua francesa).
Professor Adjunto no Curso de Letras - Língua Portuguesa, Campus de Arapiraca da UFAL. É membro dos Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudos do Texto e da Leitura - Perspectivas Interdisciplinares (GETEL/UFAL/CNPq); Linguagem e Retórica (UNEAL/CNPq); Descrição, Análise Linguística, Literatura e Texto (DALT/UFAL/CNPq).
Professor Adjunto do Departamento de Didática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), atuando nos cursos de Pedagogia e de Letras. Tem experiência em pesquisa na área de Educação e de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada e Educação Linguística.
É professora do Instituto Federal de Alagoas - IFAL, campus Marechal Deodoro onde realiza pesquisas e atividades relacionadas à autoria feminina, com foco para as escritoras alagoanas contemporâneas, integra a Comissão de Gênero e Raça do IFAL.
Docente da Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Alagoas. Atua, principalmente, nas áreas de ensino de língua portuguesa; formação do leitor; leitura, voz e corpo; literatura infanto-juvenil; leitura e produção de textos.
Professora Associada da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Histórica, Semântica, Linguística Aplicada e Ensino de Línguas. Atua nos cursos de Letras - Espanhol (presencial e EaD).
Docente na Universidade Federal de Alagoas, no Curso de Letras - Língua Portuguesa/Campus de Arapiraca. Tem experiência em pesquisa em ensino e a aprendizagem de Português, Língua Materna e Língua Estrangeira (PLE), pelo olhar da Sociolinguística Educacional e da Linguística Aplicada.
Graduada do curso de Licenciatura Letras-Francês e Letras português pela Universidade Federal de Alagoas. Atualmente é mestranda em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina, faz parte do grupo de pesquisa tradução e literatura comparada, atua também como professora de língua francesa.
Professora associada da Faculdade de Letras, da UFAL.Tem interesse nas seguintes áreas temáticas: linguística de texto, análise da conversação, descrição de gêneros humorísticos, leitura e cognição.
Professor, fotógrafo, ator e diretor de teatro e audiovisual. Professor auxiliar da Universidade Federal de Alagoas nas disciplinas de Língua Latina, Filologia Românica, História da Língua Portuguesa, Introdução aos Estudos Clássicos e Oficina de Produção de Texto. Coordenador do Curso de Letras e sócio fundador da Companhia Teatro da Poesia.
Graduado em Letras Espanhol pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (Fale/Ufal) e mestrando na área de Estudos Literários do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL/Fale/Ufal), desenvolve pesquisa sobre tradução.
Professora Titular da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco -UFAPE - atuando na Graduação e na Pós-Graduação. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Textual e Análise do Discurso.
Professor adjunto do curso de Letras-Francês da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (2018). Coordenador pedagógico da Casa de Cultura de Expressão Francesa e do Programa da Rede Andifes - Idioma sem Fronteiras - Francês. Tem especialização em Estudos da Tradução pela Universidade Federal do Ceará (2010), instituição na qual fez sua graduação em Letras com habilitação em português-francês e respectivas literaturas (2009).
Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Desenvolve pesquisas na interseção entre a Análise de Discurso Crítica, a Linguística Aplicada, os Estudos Feministas e os Estudos de Gênero e Linguagem, atuando paralelamente em áreas como a Antropologia do Imaginário e a Ecolinguística.
Professor no ensino de Inglês e suas literaturas na Faculdade de Letras da UFAL. Orienta pesquisas sobre histórias de detetive, e de antidetective; Romance Gráfico; Hiper-realismo Distópico e a representação da violência na literatura; fantástico contemporâneo; e Ecocrítica.
Professora Associada, do Departamento de Letras, da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Docente do Corpo Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Letras da UNICENTRO e da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenadora do GT de AD da ANPOLL e Coordenadora do GT de AD na ABRALIN.
Professora associada da Universidade Federal de Alagoas. É líder do grupo de pesquisa Políticas públicas: história e discurso e pesquisadora colaboradora do grupo de pesquisa Estudos do Discurso e Ontologia.
Professora associada da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência nas áreas de Leitura e Cognição, Linguística Textual, com ênfase em componentes sociocognitivos no processamento de compreensão de textos.
Professora Titular do Instituto de Letras e Comunicação, vinculada à Faculdade de Letras. Suas principais áreas de interesse são Descrição e documentação de línguas e culturas indígenas amazônicas com ênfase em Morfossintaxe, Tipologia linguística, Teoria e Análise Linguística, além de questões relacionadas à Política Linguística, Sociolinguística Educacional e à descrição e ao ensino de língua portuguesa e de LIBRAS.
Graduada do curso de Licenciatura Letras-Francês e Letras português pela Universidade Federal de Alagoas. Mestranda em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina, atua também como professora de língua francesa e inglesa, atualmente na França para o programa de formação de professores de FLE em Vichy na Cavillan
Cirurgião- Dentista graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2019) e mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (2021). Atualmente é doutorando em Estudos Literários pela Universidade Federal de Alagoas.
Professora associada da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas. Desenvolve pesquisas em Estudos dos Letramentos; Estudos das subjetividades e práticas sociais de linguagem; Pesquisas das Práticas identitárias; Estudos de Ethos e da Argumentação; Estudos dialógicos bakhtinianos; Produção de textos em LM, LE e Libras; Estudos da ética-discursiva; Saberes e Formação Docentes.
Professora Adjunta do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordena o grupo de pesquisa "Tradução e Literatura Comparada", coordena o projeto de extensão "Clube do Livro Virtual" junto ao NETI (UFSC). Tem como áreas de interesse: Estudos da Tradução, Literatura e Feminismos, Literatura Comparada, Teorias Feministas da Tradução.