Submissão de Resumos - Comunicação Oral - CO

O período de submissão do modelo Comunicação Oral - CO já está encerrado
Dados do trabalho Período de submissão
05/02/2024 até 29/04/2024
Informações

3° LOTE DE SUBMISSÕES: ATÉ 28 DE ABRIL DE 2024

ORIENTAÇÕES

DIRETRIZES PARA O ENVIO DE RESUMOS:


1. Idioma do Resumo: Português brasileiro;
2. Deverá ter no mínimo 200 palavras e no máximo 350 palavras;
3. Título: em letra de imprensa maiúscula;
4. Corpo do resumo: deverá ser escrito em parágrafo único e estruturado com introdução (contextualizando brevemente o tema escolhido e o problema de pesquisa), objetivo do estudo, metodologia adotada, fundamentação teórica (indicando os autores utilizados) e resultados (obtidos ou esperados). Não serão aceitos resumos com CAIXA ALTA no corpo do texto;
5. Deverá ter entre três a cinco palavras-chave, separadas por ponto e vírgula.
• Pedido de correção: O proponente cujo trabalho foi aprovado, mas a comissão científica condicionou o aceite a realização de correções, terá um prazo de 48 horas para executá-las ou se manifestar sobre os pontos alegados pelo avaliador. Esse prazo se inicia no dia seguinte ao recebimento do e-mail com a solicitação referida.
• O processo de submissão é realizado apenas via sistema (no site do evento). Por essa razão, os resumos enviados por e-mail serão desconsiderados.


As informações abaixo estão no Edital Convocatório do V ENAFDM. Acesse a versão na íntegra aqui.

5. DA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

5.1. As submissões de trabalhos (envio das propostas e resumos) deverão ser realizadas no site: https://doity.com.br/enafdm. Contudo, orienta-se que primeiro aguarde o recebimento de sua Carta de Aceite para, em seguida, realizar sua inscrição (cadastramento do participante e pagamento).

5.2. Os autores dos trabalhos aprovados receberão o aceite em até 7 (sete) dias ÚTEIS da sua submissão, via e-mail. Todavia, excepcionalmente, podem ocorrer atrasos em razão de caso fortuito ou força maior.

5.3. Somente serão admitidos até 2 (dois) trabalhos por proponente, independente da categoria escolhida. Se forem aceitos 2 (dois) trabalhos, deverão ser efetuados 2 (dois) pagamentos, de acordo com a titulação do inscrito.

5.4. Os grupos de trabalhos/simpósios fechados deverão contar com no mínimo de 5 (cinco) e no máximo de 10 (dez) participantes. Os resumos de todos os membros deverão ser enviados em conjunto pelo(a) coordenador(a) do respectivo grupo, conforme os parâmetros descritos no item 5.3.

5.5. Resumos escritos totalmente em caixa alta serão automaticamente reprovados.

5.6. Professores, pesquisadores e estudantes interessados na temática do evento poderão submeter seus trabalhos com assuntos correlatos a um dos “Eixos Temáticos” dispostos no item 6 do presente Edital, para apresentá- los em sessões de:

5.6.1. Comunicação oral: Apresentação individual ou em dupla de trabalhos que discutam fenômenos ou problemas relacionados às temáticas que dão título ao presente evento;
Estudantes de graduação somente poderão apresentar comunicação oral se tiverem a supervisão de um orientador, cuja titulação mínima deverá ser de mestre.
Tempo de apresentação: entre 10 a 15 minutos.

5.6.2. Grupo de Trabalho/ Simpósio fechado: Consistem em conjuntos de pesquisadores que se propõem a trabalhar determinado eixo temático em caráter contínuo.
Nessa modalidade, os resumos das apresentações de todos os membros deverão ser enviados em conjunto pelo(a) coordenador(a) do respectivo grupo. Não é necessário elaborar um resumo sobre o GT, apenas indicar o título. O Sistema possibilita anexar a proposta em formato .doc ou .docx, porém não será aceito o formato PDF.
O GT deverá ser proposto e coordenado por um(a) professor(a) portador(a) do título de mestre/mestra ou doutor/doutora. Serão aceitos até 2 coordenadores por GT e os mesmos poderão se apresentar no simpósio que coordenarem.
Atenção: O/A coordenador/a será isento do pagamento da taxa de inscrição, porém essa gratuidade não se estende aos demais membros do GT.


Procedimento: Após a realização da “submissão” (envio dos resumos do GT pelo/a coordenador/a) e do recebimento da carta de aceite, é necessário que todos os membros do grupo realizem suas “inscrições” de forma individual. Após cada componente do GT finalizar o processo de preenchimento dos dados e pagamento na aba Inscrições (disponível no site), sua participação no evento estará efetivamente confirmada. Tempo de apresentação: entre 10 a 15 minutos por membro.

5.6.3. Minicurso: Apresentação individual ou em dupla, de natureza teórica, sobre um conteúdo pesquisado, a ser debatido de forma similar a uma aula; O minicurso deverá ser ministrado por um professor cuja titulação mínima é mestre/mestra.
A relação dos minicursos aceitos será disponibilizada no site em data a ser futuramente definida, momento no qual serão abertas as inscrições paraquem desejar participar na condição de ouvinte nos mesmos.
Tempo de aula: Três encontros com aulas de até 150 minutos.


6. EIXOS TEMÁTICOS


1. Estudos de Teoria e Crítica Literária
2. Estudos de Teorias da Poesia
3. Estudos da Narrativa
4. Estudos do Insólito Ficcional
5. Estudos de Literatura Comparada
6. Estudos de Literatura, Memória e História
7. Estudos de Literatura, Artes e Mídias
8. Estudos de Literatura Marginal, Feminista ou Afrobrasileira
9. Estudos de Literatura Infantil e Juvenil
10. Estudos de Literatura e Ensino
11. Estudos Culturais, Pós-Coloniais e do Orientalismo
12. Estudos de Análise do Discurso
13. Estudos de Tradução e Criação Audiovisual
14. Estudos do Léxico
15. Estudos Linguísticos
16. Estudos de Linguística Aplicada
17. Estudos da Língua e da Linguagem
18. Estudos da Linguagem e Educação Inclusiva
19. Estudos da Linguagem, gênero e diversidade
20. Estudos do Ensino, Aprendizagem e Aquisição de Línguas
21. Estudos de Ensino e Internacionalização
22. Estudos de Processo de Pesquisa em Educação
23. Estudos de Educação, Sociedade e Conhecimento
24. Estudos do Ensino e Aprendizagem da Primeira Infância à Adolescência
25. Estudos de Metodologias Ativas e a Educação no Século XXI
26. Estudos de Gestão, Planejamento e Avaliação Educacionais
27. Estudos de Formação e Saberes Docentes

As informações acima estão no Edital Convocatório do V ENAFDM. Acesse a versão na íntegra aqui.