ENALEP 2018

ENALEP 2018

Faça sua inscrição
De 19 a 20 de outubro Todos os dias das 00h00 às 00h00

Sobre o Evento

Estão todos preparados???

O maior evento de Engenharia de Produção do estado de Alagoas acontecerá nos dias 19 e 20 de outubro de 2018, com tema "Engenharia de Produção na Prática e na Veia" a edição "Céu, sal e sol em Maceió", e irá fechar a semana com chave de ouro pois ocorrerá após o MAIOR evento de Engenharia de Produção do Brasil. Será uma semana incrível, de troca de conhecimento, network, profissionalismo e muita diversão na capital mais linda do Brasil!

Estamos preparando muita coisa boa, preços justos e com uma pegada diferente de tudo que vocês podem imaginar, afinal Alagoas é pequenininha mas é inesquecível!

Palestrantes

  • Cristiane Agra Pimentel
  • Elissa Danielle Silva
  • Henrique L. Corrêa
  • Jaisson Potrich dos Reis
  • Gabriela Vieira de Souza Olivato
  • Ainã Pinheiro Lisboa
  • Renato L. Garrido Monaro
  • Tânia Maria Gomes Voronkoff Carnaúba
  • Lucas Klein
  • Daniel Oliveira Farias
  • Leonardo Ribeiro
  • José Cristovão Soares Nunes
  • Pedro Vieira Souza Santos
  • Cintia Blaskovsky Portilho Gomes
  • Juliana Alves Scaldaferri

Programação

13h00 Credenciamento Credenciamento
Local: Hall
13h30 VISITA TÉCNICA 3 - Gerdau Visita técnica
VISITA TÉCNICA 3 - Gerdau
Local: Fábrica da Gerdau

Visita técnica na Fábrica da Gerdau.

19h30 Cerimônia de Abertura Abertura
Cerimônia de Abertura
Local: Auditório 1
20h00 - Henrique L. Corrêa PALESTRA MAGNA - Quando Sustentabilidade Encontra-se com Servicização em Cadeias de Abastecimento Palestra
PALESTRA MAGNA - Quando Sustentabilidade Encontra-se com Servicização em Cadeias  de Abastecimento
Local: Auditório 1

PALESTRA MAGNA.

As empresas que têm tradicionalmente vendido produtos físicos começaram a aumentar a parcela de "serviços" oferecidos juntamente com o produto. Às vezes as empresas têm mesmo ido ao extremo de vender apenas o "benefício" do bem físico como um serviço, mantendo a posse do bem. Este movimento é frequentemente referido como "servicização" (Barnes et al., 2009), que às vezes é ilustrado pelo ditado popular: "As pessoas não precisam comprar uma broca de 10mm. Eles precisam de um buraco de 10mm. "

Argumentamos que, com servicização, porque a empresa fornecedora mantém a propriedade do bem físico para apoiar os serviços prestados, a empresa é incentivada a colocar maior esforço, desde a concepção à disposição do bem físico, para projetar processos que maximizem o valor que pode ser recuperado do produto após o fim da sua vida económica. Isso seria consistente com os esforços em direção a uma maior sustentabilidade nas cadeias de suprimento. Na venda transacional tradicional, empresas que vendem bens físicos não têm incentivo para tomar decisões destinadas a manter o valor do produto ao longo de sua vida econômica. As empresas não estariam interessados ??em estender sua vida econômica ou mesmo se preocupar sobre quanto reutilizável, remanufaturável, reformável ou reciclável o produto é. Isto pode ter implicações importantes para o nível de sustentabilidade ambiental alcançado.

21h00 - Leonardo Ribeiro PALESTRA 1 - O novo perfil do Engenheiro de Produção nas 4 vertentes para aumentar a renda Palestra
PALESTRA 1 - O novo perfil do Engenheiro de Produção nas 4 vertentes para aumentar a renda
Local: Auditório 1

Quais as 4 maneiras de ganhar dinheiro como profissionais e como o Engenheiro de Produção é contemplado nelas.

07h30 Credenciamento Credenciamento
Local: Hall
08h00 - Cristiane Agra Pimentel MINICURSO 6 - Aprendendo como funciona uma fábrica: sistemas de produção (4h) Minicurso
MINICURSO 6 - Aprendendo como funciona uma fábrica: sistemas de produção (4h)
Local: Sala 3

Utilizando jogos lúdicos (LEGO) demonstrar na prática como funciona uma indústria e os principais conceitos de sistema de produção.

08h00 - Jaisson Potrich dos Reis MINICURSO 4 - Economia circular (2h) Minicurso
MINICURSO 4 - Economia circular (2h)
Local: Sala 4

A economia circular é um conceito baseado na inteligência da natureza, opondo ao processo produtivo linear o processo circular, onde os resíduos são insumos para a produção de novos produtos. No meio ambiente, restos de frutas consumidas por animais se decompõem e viram adubo para plantas. Esse conceito também é chamado de “cradle to cradle” (do berço ao berço), onde não existe a ideia de resíduo, e tudo é continuamente nutriente para um novo ciclo.

08h00 - Elissa Danielle Silva MINICURSO 1 - Balanceamento de Linha (4h) Minicurso
MINICURSO 1 - Balanceamento de Linha (4h)
Local: Sala 1

Montagem de uma linha de produção com o uso de Legos, com foco em Tempo e Movimentos.

08h00 - Renato L. Garrido Monaro MINICURSO 2 - Identificação de Desperdícios com VSM – Mapeamento do Fluxo de Valor (4h) Minicurso
MINICURSO 2 - Identificação de Desperdícios com VSM – Mapeamento do Fluxo de Valor (4h)
Local: Sala 2

A aplicação das técnicas e ferramentas do Lean Manufacturing já é uma realidade no setor produtivo. Esta evolução observada nos últimos anos desenvolveu o pensamento enxuto nas organizações e a necessidade de ferramentas que identifiquem os desperdícios e proporcione planos de ação para melhoria contínua dos processos. Assim, utilizar a ferramenta VSM para mapear os fluxos de valor é um exercício fundamental na jornada Lean. Através da representação dos fluxos de materiais e informações, os mapas evidenciam os desperdícios e promovem consensos sobre os focos de ação.

09h00 - Juliana Alves Scaldaferri PALESTRA 2 - CRIATIVIDADE = INOVAÇÃO ? Palestra
Local: Auditório 2
10h00 - Pedro Vieira Souza Santos MINICURSO 7 - Redação Científica para Engenheiros Palestra
MINICURSO 7 - Redação Científica para Engenheiros
Local: Sala 4

O curso abordará, em suma, a prática de desenvolver redação no âmbito da engenharia. Além disso, objetiva apresentar as habilidades necessárias e técnicas para escrever trabalhos acadêmicos de acordo com as regras da ABNT e dicas para produzir um texto com sucesso!

10h20 - Gabriela Vieira de Souza Olivato PALESTRA 3 - Os bastidores da organização de um grande evento científico Palestra
PALESTRA 3 - Os bastidores da organização de um grande evento científico
Local: Auditório 2

Palestrante com experiência na organização do ENEGEP há mais de 6 anos, além de diversos outros eventos, tratará de questões como processos, mapeamento e fluxo de atividades para planejamento, organização e realização de um grande evento.

11h20 - Nathalia Azevedo, Rodrigo Tamborini PALESTRA 4 - STONE: Inovação no mercado de pagamentos. Como se diferenciar em um mercado de gigantes? Palestra
PALESTRA 4 - STONE: Inovação no mercado de pagamentos. Como se diferenciar em um mercado de gigantes?
Local: Auditório 2

Palestra da empresa STONE falando sobre Inovação no mercado de pagamentos. e como se diferenciar em um mercado de gigantes.
DIFERENCIAL: Seleção de estagiário EXCLUSIVA para o evento, com entrega de curriculos durante a palestra!

13h30 - Lucas Klein MINICURSO 9 - Flexsim (4h) Minicurso
MINICURSO 9 - Flexsim (4h)
Local: Laboratório 1

Introdução ao Flexsim.

13h30 - José Cristovão Soares Nunes MINICURSO 8 - Lean Six Sigma - WHITE BELT (4h) Minicurso
MINICURSO 8 - Lean Six Sigma - WHITE BELT (4h)
Local: Sala 3

Não é por acaso que várias empresas no mundo vêm adotando a metodologia Six Sigma, pois, os exemplos bem sucedidos da sistemática bem aplicada, falam mais alto que qualquer argumento. Uma das grandes razões para implantar a metodologia Lean
Six Sigma, seria garantir aos clientes quase falha zero em seus produtos ou serviço e ainda conseguir reduzir seus custos de produção, tudo isso porque o Lean Six Sigma tem a proposta de minimizar as variabilidades do processo e isso significa reduzir as falhas ou defeitos. O Curso de Formação de White Belt, foi estruturado para prover os conceitos básicos, princípios, conhecimento e aplicação da metodologia Lean Six Sigma. O participante do curso terá a oportunidade de aprender técnicas para identificar oportunidades de melhorias nos processos das organizações; elaborar e liderar projetos práticos com retorno financeiro para o acionista; estatística básica e aplicada com uso prático de software específico. Terá ainda a oportunidade de discutir projetos de sucesso que serão apresentados com análise crítica. Serão abordadas as questões sobre Mudança de Comportamento, Linguagem Financeira Organizacional, Postura Profissional, Papel do White Belt nas organizações, Cenário do Mercado Atual, visão envolvendo temas como Processos Produtivos, Qualidade e Produtividade, os quais contribuirão para que os participantes conheçam as oportunidades de mercado e os fundamentos essenciais para prestar um serviço ou produto com qualidade assegurada.

13h30 - Cintia Blaskovsky Portilho Gomes PALESTRA 5 - Sistemas Complexos na Engenharia de Produção Palestra
PALESTRA 5 - Sistemas Complexos na Engenharia de Produção
Local: Auditório 2

O Paradigma da Complexidade é a análise holística dos fenômenos, evidenciando relacionamentos de causa e efeito distantes no espaço e no tempo que resultam em dinâmicas circulares. Na visão da Engenharia de Produção, este paradigma fornece a base para a compreensão de problemas globais, cada vez mais presentes nas realidades organizacionais do Brasil e do Mundo.

14h30 - Tânia Maria Gomes Voronkoff Carnaúba PALESTRA 6 - Princípios da Governança Organizacional Palestra
PALESTRA 6 - Princípios da Governança Organizacional
Local: Auditório 2

Transparência

Conduta Ética

Stakeholders

Conformidade Legal

16h00 - Aldeir Lima, Elizeu Gomes, Kel Ferreti Talk Show de Inovação Mesa-redonda
Talk Show de Inovação
Local: Auditório 2

Alagoas é pequena mas tem muita coisa boa, no Talk Show iremos trazer uma boa amostra do nosso potencial inovador. Teremos 3 brilhantes convidados para apresentar 3 empresas Alagoanas que são sucesso e referencia de inovação.

Elizeu Gomes
Restaurante Ecológico Castanho

Aldeir Lima
Tupan/Distac Distribuidora

Kel Ferreti
Grupo Ferreti

19h00 Apresentação de Artigos em Banner Apresentação de Trabalhos
Local: Orla de Maceió

Apresentações de artigos

Carregando área de inscrição

Local

Maceió, Ponta Verde, Ponta Verde, Maceió, Alagoas
Ver no mapa

Organizador

Núcleo Alagoano de Engenharia de Produção

O NUALEEP (Núcleo Alagoano dos Estudantes de Engenharia de Produção) é uma entidade estudantil, grupo de trabalho da Abepro Jovem, sem fins lucrativos, que tem por objetivo a promoção da aproximação dos estudantes alagoanos de Engenharia de Produção.