VII Encontro Anual de Tecnologia da Informação do Oeste Goiano - ENATI 2019

VII Encontro Anual de Tecnologia da Informação do Oeste Goiano - ENATI 2019

Faça sua inscrição
De 11 a 14 de setembro Todos os dias das 13h às 22h
Iporá, GO Instituto Federal Goiano - Campus Iporá

Sobre o Evento

O ENATI é um evento realizado e sediado pelo Instituto Federal Goiano (IF Goiano) - Campus Iporá, que acontece desde 2013. A sétima edição ocorrerá entre os dias 11 a 14 de setembro de 2019. O objetivo principal deste evento é proporcionar aos seus participantes o contato com as mais modernas técnicas, ferramentas e metodologias da área de Tecnologia da Informação, além do intercâmbio inter, intra e extra institucional através de palestras e minicursos ministrados por professores, técnicos, profissionais e empresas.

A promoção VII Encontro Anual de Tecnologia da Informação do Oeste Goiano – ENATI 2019 trata-se de uma ação fundamental para complementar a formação e qualificação dos alunos dos cursos de informática do IF Goiano -Campus Iporá, atendendo a tríade ensino, pesquisa e extensão, além de profissionais da área de tecnologia da informação (TI) com conceitos e tecnologias atuais, tendências e mundo do trabalho, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional. Durante os quatro dias de evento acontecem palestras, minicursos e apresentações culturais, nas quais os alunos do IF Goiano - Campus Iporá e da comunidade externa participaram como ouvintes, ministrantes de minicursos ou monitores. Todos os participantes inscritos são certificados. Ao longo das quatro edições do evento foram estabelecidas parcerias com UFG, Sebrae, IFG, UEG e gestores de empresas de Goiás.

Palestrantes

  • Marcio Rubens Sousa Santos
  • Sara Luzia de Melo
  • Tiago Ismailer de Carvalho
  • Rafael Dias Araujo
  • Wagner Pereira
  • Lucas de Jesus B. Gonçalves
  • Alcidia Cristina Rodrigues Oliveira
  • Uender Carlos Barbosa
  • Daniela Cabral de Oliveira
  • Jefferson Teixeira de Oliveira
  • Pollyana de Queiroz Ribeiro
  • João Lucas do Santos Oliveira
  • Naiane Maria de Sousa
  • Meninas Digitais no Cerrado
  • Claudiney Ramos Tinoco

Programação

19h00 Abertura do ENATI 2019 Abertura
Local: Miniauditório

Abertura do ENATI 2019.

20h20 Apresentação Cultural Apresentação Artística
Local: Miniauditório
20h45 - Marcio Rubens Sousa Santos Realidade Estendida (XR) e interfaces avançadas com o usuário Palestra
Local: Miniauditório

A Realidade Estendida (XR) compreende ambientes tridimensionais reais e virtuais combinados bem como as interações humano-computador nesses espaços. Ela inclui a Realidade Virtual (VR), Realidade Aumentada (AR) e a Virtualidade Aumentada (AV). O objetivo da palestra é fornecer uma introdução aos conceitos relacionados à Realidade Estendida, enumerar um conjunto de dispositivos de interação com XR, bem como mostrar aplicações em diferentes campos do conhecimento de modo a traçar um panorama do estado da arte da pesquisa nessa área.

13h00 - Meninas Digitais no Cerrado Lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive na tecnologia! Palestra
Lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive na tecnologia!
Local: Miniauditório

Menos de 20% dos títulos de mestres e doutores em computação são mulheres. Contudo, essa desproporcionalidade começa muito antes - desde o interesse de meninas em atividades científicas. Essa palestra tem como intuito contribuir com o entendimento de fatores que afastaram às mulheres da informática e ao mesmo tempo, apresentar o panorama de atuação feminina em ciência e tecnologia, desmistificando estereótipos, além de apresentar diversas mulheres que contribuem no presente para esses campos científicos.

14h30 Apresentação Cultural Apresentação Artística
Local: Miniauditório
15h00 Mesa Redonda com Egressos: Formação Técnica e as Oportunidades Futuras Mesa-redonda
Local: Miniauditório

O Instituto Federal Goiano é o único instituto no país que oferece desde o ensino básico até o pós doutorado. Mesmo ofertando uma formação bem ampla para a sociedade, a base se dá nos cursos técnicos. Entender a essência e a importância destes cursos técnicos, através de egressos, pode despertar um maior interesse pela busca desse tipo de formação. Diante disso, a mesa redonda vai contar com ex-estudantes do curso técnico em informática do IF Goiano - Campus Iporá e os caminhos que surgiram após a formação técnica.

Egressos participantes: Abel Teles Barbosa, Fernando Araújo dos Santos Marques, Gisele Wmayma Pinheiro dos Santos, Joselei Oliveira dos Santos, Natália Rodrigues Junqueira e Wilton Ribeiro Silva

19h00 - Rafael Dias Araujo Mercado de TI vs Ciência: desafios e oportunidades Palestra
Local: Miniauditório

A área de TI é recente e, em contramão com outras áreas, possui um mercado de trabalho com muitas vagas de emprego para diferentes perfis e formação. Por ser recente, além das oportunidades de cunho técnico, empresas têm procurado pesquisadores para desenvolver novas soluções e melhorias nas existentes. A formação de pesquisadores no Brasil se dá pelas pós graduações stricto senso (que também prepara para a academia). Já a formação técnica se dá pelas pós graduações lato sensu e certificações. As oportunidades são muitas, porém os desafios chegam juntos. Diante disso, esta palestra tem como objetivo apresentar oportunidades e desafios que podem surgir durante a escolha do futuro.

20h30 Apresentação Cultural Apresentação Artística
Local: Miniauditório
21h00 Encerramento do ENATI 2019 Encerramento
Local: Miniauditório

Encerramento do ENATI 2019, sorteio de brindes e agradecimentos.

19h00 - Wagner Pereira Introdução ao Apiato: Um framework para criar aplicativos centralizados em API escalonáveis e testáveis com o PHP Minicurso
Local: Laboratório de Informática II

O Apiato é uma framework para criar aplicativos centralizados em API escaláveis ??e testáveis ??com o PHP. É construído em cima do Laravel.
Ele é projetado para ajudar você a criar APIs escalonáveis ??com mais rapidez, fornecendo ferramentas e funcionalidades que facilitam o desenvolvimento de qualquer aplicativo centrado em API.
O Apiato usa os melhores frameworks, ferramentas e convenções de uma maneira muito criativa, para fornecer um conjunto rico de recursos para um aplicativo PHP moderno.
Por quê usar APIATO? Porque a configuração de uma API sólida a partir do zero é demorada (e, claro, tempo é dinheiro!). O Apiato oferece a você os principais recursos de APIs robustas totalmente documentadas, gratuitamente; Assim, você pode se concentrar em escrever sua lógica de negócios e, assim, entregar mais rapidamente a seus clientes.

19h00 - Pollyana de Queiroz Ribeiro Introdução a Python Minicurso
Local: Laboratório de Informática III

Esse minicurso é ideal para iniciantes, para quem nunca programou ou quem está querendo migrar para a linguagem Python. A ideia é mostrar de forma simples e clara o que é a linguagem Python, suas diversas aplicações e suas principais características.

19h00 - João Lucas do Santos Oliveira, Naiane Maria de Sousa Machine Learning, DESCOMPLICADA! Minicurso
Local: Laboratório de Informática IV

O curso irá abordar as principais técnicas de machine learning de maneira mais prática e didática possível, além de terem contato com as principais ferramentas utilizadas por profissionais de Data Science e Machine learning. Durante o processo será abordado diversas etapas do processo de aprendizagem de máquina até o desenvolvimento de aplicações que podem ser utilizadas comercialmente, dentre as mais famosas a construção de uma Rede Neural aplicada a problemas reais. O curso será voltada para entusiastas e curiosos desta crescente área que sem dúvida compõem o perfil de profissional em Tecnologia do futuro.

19h00 - Meninas Digitais no Cerrado serial.print("Arduíno com as Meninas Digitais no Cerrado"); Minicurso
serial.print("Arduíno com as Meninas Digitais no Cerrado");
Local: Laboratório de Informática I

O intuito da atividade é apresentar o projeto Meninas Digitais do Cerrado por intermédio de um minicurso que trabalhe conceitos iniciais de robótica e hardware livre. Para tanto, será construído um projeto Arduíno com display LCD, além de trabalhar com demais sensores e módulos, possibilitando conhecimento acerca da estrutura principal da linguagem de programação e ambiente IDE, além de como seus componentes físicos se relacionam.

13h00 - Lucas de Jesus B. Gonçalves Introdução à modelagem mecânica paramétrica 3d utilizando FreeCad Minicurso
Local: Laboratório da EAD

Este minicurso visa apresentar a seus participantes o universso da modelagem paramétrica por computador de maneira acessível, realizando uma breve apresentação do sóftware, expondo algumas noções, conceitos e técnicas de modelagem utilizadas no design de componentes mecânicos. O minicurso irá contrastar noções teóricas, no entanto dando enfoque na utilização prática, pois tal abordagem possui a vantagem de tornar o aprendizado mais agradável e diretamente reduzindo a carga mental na curva de aprendizado.
 

13h00 - Alcidia Cristina Rodrigues Oliveira, Uender Carlos Barbosa, Daniela Cabral de Oliveira, Jefferson Teixeira de Oliveira Introdução ao Prolog, uma linguagem associada a inteligência artificial Minicurso
Local: Laboratório de Informática IV

Este é um minicurso de nível básico, serão apresentadas algumas definições e conceitos acerca da linguagem de programação Prolog.
Através do minicurso os participantes estarão aptos a criarem uma base de dados (dataset) e entenderão o funcionamento das regras que darão base às possíveis buscas.

13h00 - Claudiney Ramos Tinoco Linguagem de programação Python: Introdução e visão geral da potencialidade da linguagem Minicurso
Local: Laboratório de Informática I

Python é uma linguagem dinâmica, interpretada, robusta, multiplataforma, multi-paradigma (procedimental, funcional e orientada à objetos) além de estar preparada para rodar em JVM e .NET Framework. Criada por Guido van Rossum em 1991, ela é uma linguagem livre (até para projetos comerciais) e tem como objetivo a produtividade e legibilidade do código, isto é, tornar facil a tradução do raciocínio em um algoritmo. O minicurso é então destinado para as pessoas sem conhecimento da linguagem Python, porém com uma noção de lógica de programação para um melhor aproveitamento. Assim sendo, espera-se ao fim, que os participantes compreendam, de forma simples e clara, o que é a linguagem Python, seus conceitos básicos (comandos de entrada e saída, variáveis, tipos, estruturas de decisão e repetição, funções, manipulação de arquivos e algumas estruturas de dados nativas) bem como suas diversas aplicações e suas principais características.

13h00 - Tiago Ismailer de Carvalho Latex: Introdução e principais comandos para geração de um documento Minicurso
Local: Laboratório de Informática II

O LaTex é uma ferramenta muito poderosa que facilita a criação de documentos formatados com alta qualidade. Esse programa realiza de forma semiautomática toda a formatação de documentos. Nesse programa os usuários devem utilizar uma linguagem de marcação (anotar o texto com tags <>) para definir a estrutura dos documentos e para adicionar estilização aos elementos do texto (cores, negrito, itálico). O programa também gerencia as referências bibliográficas e os links entre elementos do texto. O LaTex é amplamente utilizado na academia, é o padrão para a comunicação científica e é uma das ferramentas mais poderosas para os interessados em pesquisa. Ao usar esse programa você vai conseguir construir e formatar um documento muito mais rapidamente que em outros editores, os links serão atualizados automaticamente e a formatação do seu texto ficará muito mais precisa e correta.

13h00 - Sara Luzia de Melo Programação Funcional: Uma visão Geral Minicurso
Local: Laboratório de Informática III

Desenvolver programas em linguagem Funcional, tipos de objeto, expressões funcionais, operadores e funções, polimorfismo funcional, tuplas, listas, tipos algébricos de dados, classes de tipos, funções de alta ordem, bem como compreender a lógica e técnicas utilizadas para este paradigma de programação.

13h00 Campeonato de Robótica Competição
Campeonato de Robótica
Local: Miniauditório

Torneio de Robótica. Mais informações: https://doity.com.br/enati2019/blog/torneio-de-robotica

Árbitro: Marcelo Pereira da Silva

08h00 Competição de League of Legends Competição
Competição de League of Legends
Local: Bloco IV - Lab. de Informática II e III

Organizadores: Victor Hugo (64 9 9244-1772)

1 – Sobre as Partidas:

1.1 – As chaves de times serão determinadas através de um sorteio realizado antes da hora da competição;

1.2 - Cada confronto será realizado por uma única partida (MD1), onde os times enfrentarão todos os outros integrantes de sua chave;

1.3 - As partidas ocorrerão das 8h às 12h, onde ocorrerá uma pausa para o almoço, e retornarão das 13h às 17h;

1.4 - Todos os participantes devem estar presentes no local da competição até às 7:45;

1.5 - Os times terão apenas 10 minutos de tolerância para se organizar levando em conta o horário de sua partida. Caso excedam o tempo, o time adversário será declarado como o vencedor da série MD1;

2 – Sobre os Times:

2.1 - Os times devem conter cinco jogadores;

2.2 - Serão aceitos 11 times fechados (cinco jogadores já definidos) e 1 time formado na hora por jogadores individuais que fizeram a inscrição como jogadores sem time;

2.3 – Não serão feitas inscrições na hora. Caso o número de vagas se encerre, não será possível participar da competição;

3 – Sobre a Classificação:

3.1 - Cada vitória concederá 3 pontos para o time vencedor e no caso de derrota não serão somados pontos;

3.2 – Serão classificados 2 times de cada chave para se enfrentarem na semifinal, também composta por séries MD1, de maneira com que o primeiro time da chave enfrentará o segundo time classificado da outra chave;

3.3 – Em caso de empate de pontos, o time classificado será o que obteve a menor somatória no tempo das partidas;

3.4 - A final também será definida por uma série MD1, devido ao curto tempo em que a competição poderá ser realizada;

4 – Sobre a Taxa de Inscrição:

4.1 - Cada jogador deve estar inscrito no evento ENATI, que tem como taxa de inscrição R$10,00;

4.2 - A taxa de inscrição da competição é de R$10,00 por jogador, tal taxa deve ser paga na hora da competição;

5 – Sobre a Premiação:

5.1 - O primeiro lugar receberá medalhas (uma para cada jogador), canecas personalizadas com o tema do jogo League of Legends (uma para cada jogador) e 400 reais (para o time) retirado do dinheiro arrecadado com as inscrições;

5.2 - O segundo lugar receberá 200 reais (para o time) retirado do dinheiro arrecadado com as inscrições;

6 – Sobre as Regras: 

6.1 - É estritamente proibido danificar qualquer bem do Instituto;

6.2 - É permitido levar seus periféricos para melhora de sua jogabilidade;

6.3 - O uso do chat global dentro do game é permitido, dentro das regras;

6.3.1 - Não poderá ser utilizado para denegrir a imagem do seu adversário ou companheiro de equipe;

6.3.2 - Não é permitido xingamentos ou discriminação, de qualquer tipo, devendo prezar pelo fair play, especialmente com jogadores iniciantes;

6.4 - Não é permitido utilizar de programas auxiliares (hack);

6.5 - Não obedecer a qualquer regra resultará na imediata desqualificação do time;

6.6 - Ao descumprir a regra 6.1 o indivíduo sofrerá das ações do Instituto e seu time será desclassificado;

6.7 - Não é permitido nomes (nicks) e nome do time com conotação sexual e palavras de baixo calão;

6.8 – Qualquer dúvida relacionada à competição, deve ser comunicada aos monitores;

6.9 – Em caso de problemas com a máquina utilizada, a partida deve ser pausada e algum monitor deve ser procurado imediatamente;

 

08h00 Competição de Counter Strike GO Competição
Competição de Counter Strike GO
Local: Bloco IV - Lab. de Informática I

Organizador: Gustavo (64 9 8445-2800)

Regulamento:

1 – Sobre as Partidas:

1.1 - Os grupos de times serão determinados através de um sorteio realizado na hora da competição;

1.2 - Cada confronto será realizado por uma única partida (MD1);

1.3 - As partidas ocorrerão das 8h às 12h, tendo início aos sorteios 7:50;

1.4 - Todos os participantes devem estar presentes no local da competição até às 7:40;

1.5 - Os times terão apenas 5 minutos de tolerância levando em conta o horário de sua partida, caso qualquer time exceda esse tempo será decretado vitória (16 a 10) para o time adversário por W.O.;

2 – Sobre os Times:

2.1 - Os times devem conter cinco jogadores;

2.2 - Serão aceitos times fechados (cinco jogadores já definidos) ou jogadores individuais, que se juntaram para formar um time na hora da competição;

3 – Sobre a Classificação: 

3.1 - Cada vitória dará 3 pontos para o time vencedor, em caso de empate (15 a 15) os dois times somarão 1 ponto cada e no caso de derrota não somará pontos;

3.2 - No caso de empate nos pontos do grupo o classificado será determinado através do saldo de rounds, tal saldo é determinado através de todas a partidas jogadas pelo o time;

3.3 - Serão dois grupos de até 5 times cada, onde passarão para a final o primeiro colocado de cada grupo;

3.4 - A final pode ocorrer em confrontos de uma partida (MD1) ou três (MD3), isso será determinado na hora da final levando em conta o tempo restante da competição;

4 – Sobre a Taxa de Inscrição: 

4.1 - Cada jogador deve estar inscrito no evento ENATI, que tem como taxa de inscrição R$10,00 e 1Kg de alimento não perecível;

4.2 - A taxa de inscrição da competição é de R$5,00 por jogador, tal taxa deve ser paga na hora da competição;

5 – Sobre a Premiação:

5.1 - O primeiro lugar ganhará medalhas (uma para cada jogador), canecas sobre o jogo Counter-Strike Global Offensive (uma para cada jogador), e 70% de todo o dinheiro arrecadado com as inscrições;

5.2 - O segundo lugar levará 30% de todo o dinheiro arrecadado com as inscrições;

6 – Sobre as Regras: 

 6.1 - É estritamente proibido danificar qualquer bem do Instituto;

6.2 - É permitido levar seus periféricos para melhora em sua jogabilidade;

6.3 - O uso do chat global dentro do game é permitido, dentro das regras;

6.3.1 - Não poderá ser usado para denegrir a imagem do seu adversário ou companheiro;

6.3.2 - Não é permitido xingamentos ou discriminação, de qualquer tipo, devendo prezar pelo fair play, especialmente com jogadores iniciantes;

6.4 - Não é permitido telar seus adversários e utilizar de programas auxiliares (hack);

6.5 - Não obedecer a qualquer regra resultará na imediata desqualificação do time;

6.6 - Ao descumprir a regra 6.1 o indivíduo sofrerá das ações do Instituto;

6.7 - Não é permitido nomes (nicks), fotos e nome do time com conotação sexual e palavras de baixo calão;

6.8 - A criação e manutenção dos servidores é restrito aos administradores da competição

08h00 Competição de PUBG Competição
Competição de PUBG
Local: Bloco II - Sala 06 e Lab. de Humanidades

Regulamento:

Organizadores:

  • Kalebe: 64 9 8444-8364
  • Ryan: 64 9 9911-4550

Regras:

  1. Não telar (Não olhar na tela do adversário);
  2. É obrigatório o uso de fones de ouvido;
  3. Evitar falar muito alto;
  4. Para participar do jogo é necessário estar presente no Instituto Federal Goiano Campus Iporá, no sala onde vai acontecer a competição de PUBG; 
  5. Caso haja dúvidas ou sugestões, comunicar os organizadores antecipadamente para melhor organização;
  6. Não utilizar linguagem agressiva;
  7. Proibido o uso de qualquer auxílio externo;
  8. Proibido o uso de controle externo(Joysticks, Gatilho, etc...)
  9. Para jogar é permitido uso apenas de dispositivos móveis (celulares e tablets);
  10. Só é permitido time completo (4 jogadores)
  11. Proibido chamadas por aplicativos externos (Discord, Whatsapp, etc...);

Pontuação (Squad)

1° Lugar: 15
2° Lugar: 12
3° Lugar: 9
4° Lugar: 9
5° Lugar: 5
6° Lugar: 5
7° Lugar: 5
8° Lugar: 5
9° Lugar: 3
10° Lugar: 3
11° Lugar: 3
12° Lugar: 3

Regras: 1 ponto

Critério de desempate caso pontuação for igual:
Quantidade de abates somando todas as partidas.

08h00 Competição de Naruto Ultimate Ninja Storm 4: Road to Boruto Competição
Competição de Naruto Ultimate Ninja Storm 4: Road to Boruto
Local: Miniauditório

Organizador: Fernando Marques (64 9 9231-3448)

Console: Xbox One S

 

Regras: 

  1. A competição será feita através de chaves;
  2. A chave de competição será de dupla eliminação;
  3. Todas as partidas serão em equipe e possuirá mais de 1 round;
  4. Todos os personagens serão escolhidos aleatoriamente;
  5. O tempo de jogo será 99 (não é em segundos);
  6. Os competidores estão livres para trazer seu próprio controle de XBOX ONE, caso queiram;
  7. O primeiro, segundo e terceiro lugar serão premiados com medalhas.

 

Todos os participantes terão que pagar o valor de 5,00 R$ para inscrição na competição. O valor deverá ser passado para os organizadores do jogo no dia da competição (14 de setembro de 2019).

08h00 Competição de Just Dance Competição
Competição de Just Dance
Local: Miniauditório

Organizadores: Maíra (64 9 8410-1336) e Nádia (64 9 8115-0100)

 

Todos os participantes terão que pagar o valor de 5,00 R$ para inscrição na competição. O valor deverá ser passado para os organizadores do jogo no dia da competição (14 de setembro de 2019).

13h00 Competição de Fortnite Competição
Competição de Fortnite
Local: Bloco IV - Lab. de Informática I

Organizador: Erick (64 9 9207-1353)

Regras: 

  1. A competição começará as 13h e terminará as 17h;
  2. O ganhador será determinado através da pontuação do mesmo (Eliminações: 1 Ponto; Colocação: 15°Lugar: 3 Pontos; 5°Lugar: 2 Pontos.; 1°Lugar: 2 Pontos);
  3. Qualquer uso de programas para obter vantagens sobre outros jogadores é proibido;
  4. Ambos terão 10 minutos para ajustar o jogo da maneira que deseja.
  5. Não será permitido o uso de robô (veículo do jogo);
  6. As premiações serão distribuídas ao término do evento (17h);
  7. Das 13h até 15h  serão partidas no modo “Squad”, já das 15h até 17h serão do modo “Solo”;
  8. Terá um intervalo de 7 minutos para contagem dos pontos;
  9. A contagem dos pontos será realizada através de uma planilha no Excel;

Todos os participantes terão que pagar o valor de 10,00 R$ para inscrição na competição. O valor deverá ser passado para os organizadores do jogo no dia da competição (14 de setembro de 2019).

16h00 Apresentação de trabalhos científicos/tecnológicos Apresentação Pôster
Local: Área externa anexa ao miniauditório

Apresentação de pôsteres de trabalhos científicos/tecnológicos.

Local

Instituto Federal Goiano - Campus Iporá - 76200-000, Avenida Oeste, nº 350, Parque União, Iporá, Goiás,

Realização

Apoio

Organizador

Equipe Organizadora do ENATI 2019