Encontrão de Neuropsicologia

Funções Executivas em diversos contextos - conhecer, avaliar e intervir

Faça sua inscrição
Sábado, 8 de novembro de 2025 Das 08:00 às 18:00

Sobre o Evento

A LANp - Liga de Neuropsicologia da UNINASSAU Maceió realiza o 1º Encontrão da Neuropsicologia, que ocorrerá no dia 08 de novembro de 2025, das 8h às 18h, no auditório da UNINASSAU Maceió – Unidade Farol.

O evento tem como objetivo promover o ensino sobre as Funções Executivas em diversas áreas, sendo uma iniciativa organizada pelos alunos da Liga de Neuropsicologia, sob orientação do professor Aluízio Silva da Costa Júnior.

Evento com as palestras gratuitas, tornando o evento acessível a todos os interessados e reafirmando o compromisso da Liga com a democratização do conhecimento e a valorização da formação acadêmica.

O Encontrão de Neuropsicologia é um momento de integração, aprendizado e troca de experiências entre estudantes, docentes e profissionais apaixonados pelo funcionamento da mente e do cérebro humano.

O evento tem como objetivo aprofundar o diálogo sobre as interfaces entre neurociência, psicologia e comportamento, trazendo reflexões sobre avaliação neuropsicológica, funções cognitivas, reabilitação e os desafios da prática clínica contemporânea.

Além das palestras e minicursos, o encontrão promove um espaço dinâmico de vivência acadêmica, com apresentações, debates e atividades interativas que aproximam teoria e prática.

Na véspera, Sexta-feira a noite (das 18h às 22h) ocorrem simultaneamente 2 minicursos dos Testes Neuropsicológicos de Funções Executivas:

FDT - Five Digit Teste (R$ 80,00)

WISCONSIN - Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (R$ 150,00).

Estes cursos serão pagos. Vagas Limitidas! Pré-inscrição: 82 988179868


Palestrantes

  • Aluízio Silva da Costa Júnior
  • Audicelia Pereira de Moura
  • Ellen Falcão de Farias Cavalcante
  • Igor de Andrea
  • Ingrid Marielly Marinho Branco 
  • José Francisco Santos Barbosa Júnior
  • Jacqueline Régia & Lara Monteiro
  • Nórthon Mendonça
  • Wagner Vieira

Programação

08h00 Credenciamento Credenciamento
Local: Auditório

Início das atividades com o credenciamento dos participantes. Momento destinado à confirmação de presença, entrega de materiais e acolhida inicial. Os participantes serão recebidos pela equipe organizadora para orientações, retirada de crachás e integração ao ambiente do evento, garantindo um início organizado e acolhedor do Encontrão de Neuropsicologia.

08h30 Boas Vindas Abertura
Local: Auditório

Abertura oficial do Encontrão de Neuropsicologia, marcando o início de um dia dedicado ao conhecimento, à troca de experiências e à integração entre alunos, professores e convidados.
Momento de acolhimento conduzido pela equipe organizadora, com mensagens de boas-vindas, apresentação da programação e destaque para a importância da Neuropsicologia no contexto acadêmico e clínico.

08h45 - Igor de Andrea O que são as FEs - Igor de Andrea - Psicólogo / Neuropsicólogo Palestra
Local: Auditório

Nesta atividade, o psicólogo e neuropsicólogo Igor de Andrea apresentará uma visão aprofundada sobre as FEs, abordando como elas se desenvolvem, quais áreas cerebrais estão envolvidas e de que forma influenciam a atenção, a tomada de decisão e o controle emocional.

09h30 - Ellen Falcão de Farias Cavalcante FEs na infância - Ellen Falcão - Neuropsicóloga / Palestrante / Escritora Palestra
FEs na infância - Ellen Falcão - Neuropsicóloga / Palestrante / Escritora
Local: Auditório

Nesta apresentação, Ellen Falcão abordará como essas funções se desenvolvem nas primeiras etapas da vida, sinais de dificuldades, formas de estimulação e a importância das intervenções precoces.

10h15 - Audicelia Pereira de Moura FEs nas aprendizagens - Audicelia Pereira - Psicopedagoga Palestra
FEs nas aprendizagens - Audicelia Pereira - Psicopedagoga
Local: Auditório

Nesta palestra, a Psicopedagoga Audicelia Pereira discutirá como identificar e intervir em dificuldades relacionadas às FEs no contexto educacional, apresentando estratégias práticas de estimulação e mediação que favorecem o desenvolvimento cognitivo e a autonomia dos alunos.

11h00 - Jacqueline Régia & Lara Monteiro FEs em TDAH e TEA adultos - Lara Monteiro e Jacqueline Régia - Psicólogas / Neuropsicólogas Palestra
Local: Auditório

Nesta palestra, as Psicólogas e Neuropsicólogas Lara Monteiro e Jacqueline Régia abordarão como esses processos se manifestam na vida adulta, suas implicações no cotidiano, no trabalho e nas relações interpessoais, além de estratégias de manejo e intervenções clínicas voltadas à melhoria da qualidade de vida e da funcionalidade.

12h00 Almoço Almoço
Local: Auditório

Pausa para o almoço e momento de descontração entre os participantes do Encontrão de Neuropsicologia. Um intervalo dedicado ao descanso, à troca de experiências e ao networking entre estudantes, professores e convidados, fortalecendo vínculos e proporcionando integração entre os participantes do evento.

14h00 - Aluízio Silva da Costa Júnior FEs nos quadros psicopatológicos - Aluizio Costa - Psicólogo / Neuropsicólogo Palestra
FEs nos quadros psicopatológicos - Aluizio Costa - Psicólogo / Neuropsicólogo
Local: Auditório

Nesta apresentação, o professor e neuropsicólogo Aluizio Costa discutirá o papel das Funções Executivas em diferentes quadros psicopatológicos, destacando como alterações nesses processos cognitivos podem influenciar o comportamento, a tomada de decisão, a regulação emocional e o funcionamento social.

14h45 - Ingrid Marielly Marinho Branco  FEs e regulação emocional - Ingrid Marielly - Psicóloga / Neuropsicóloga Palestra
FEs e regulação emocional - Ingrid Marielly - Psicóloga / Neuropsicóloga
Local: Auditório

As Funções Executivas exercem influência direta sobre nossa capacidade de reconhecer, modular e expressar emoções de forma saudável. Nesta apresentação, Ingrid Marielly abordará a relação entre o funcionamento executivo e os processos emocionais, explicando como habilidades como controle inibitório, flexibilidade cognitiva e monitoramento emocional impactam o equilíbrio afetivo e o comportamento.

15h30 - Nórthon Mendonça FEs, mindfullnes e PBE Psicoterapia Baseada em Evidência - Norton Mendonça - Psicólogo / Palestrante Palestra
FEs, mindfullnes e PBE Psicoterapia Baseada em Evidência - Norton Mendonça - Psicólogo / Palestrante
Local: Auditório

Nesta atividade, Norton Mendonça explorará a integração entre Funções Executivas, práticas de Mindfulness e os princípios da Psicoterapia Baseada em Evidências (PBE). A palestra abordará como o treino atencional, a autorregulação e a consciência emocional — pilares do mindfulness — favorecem o fortalecimento das funções executivas e auxiliam na modulação de pensamentos, emoções e comportamentos.

16h15 - José Francisco Santos Barbosa Júnior FEs nos idosos - Francisco Júnior - Psicólogo / Neuropsicólogo Palestra
Local: Auditório

O envelhecimento traz consigo mudanças naturais nas capacidades cognitivas, e as Funções Executivas estão entre os processos mais sensíveis a esse declínio. Nesta palestra, Francisco Júnior abordará como o envelhecimento afeta o planejamento, a memória de trabalho, a flexibilidade cognitiva e o controle inibitório, destacando estratégias de estimulação e reabilitação que favorecem o envelhecimento ativo e saudável.

17h00 - Wagner Vieira FEs estimulando através no xadrez - Wagner Vieira - Acadêmico de Psicologia / Ligante LANp Palestra
Local: Auditório

Nesta apresentação, Wagner Vieira discutirá como o xadrez atua como ferramenta poderosa na estimulação das Funções Executivas, favorecendo habilidades como planejamento, tomada de decisão, controle inibitório, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva.

17h45 Encerramento Encerramento
Local: Auditório

Momento final do Encontrão de Neuropsicologia, dedicado a agradecer a presença de todos os participantes, palestrantes e equipe organizadora, além de reforçar a importância da Neuropsicologia na formação acadêmica e prática profissional.

Carregando área de inscrição

Local

Auditório - Uninassau Maceió, 57051-565, Rua José de Alencar, Farol, Maceió, Alagoas
Ver no mapa

Organizador

LANp - Liga Acadêmica de Neuropsicologia UNINASSAU - Maceió

A LANp tem por objetivo difundir o conhecimento direcionado ao estudo, pesquisa e assistência as pessoas no âmbito dos processos cognitivos e suas implicações na funcionalidade do dia a dia no auxilio e apoio frente ao adoecimento neurocognitivo e na promoção da saúde do cérebro, por meio do aperfeiçoamento na formação dos alunos de Graduação em Psicologia e dos cursos de áreas afins, através de três campos: Educacional (ensino), científico (pesquisa) e contribuição social (extensão).