Mineira de Uberlândia, a pianista Cristina Capparelli distingue-se por conciliar as atividades de pianista, pedagoga e pesquisadora. Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde 1985, foi a primeira coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Música iniciado em 1987, tendo se tornado professora titular de piano em 1996.
Na sua formação diplomou-se no Conservatório Musical de Uberlândia tendo posteriormente estudado com Isabel Mourão, Daisy de Lucca, Dirce Knijinick e Camargo Guarnieri. Recebeu o título de mestre em música com honras no New England Conservatory “com distinação” na classe de Victor Rosenbaum (piano), Benjamin Zander e Eric Rosenblith (música de câmara) e Ernst Oster (análise schenkeriana). Recebeu o grau de doutor em artes musicais (DMA) na Boston University tendo por professores de piano Bela Nagy e Anthony Di Bonaventura. Durante sua primeira temporada naquele país, foi escolhida para uma turnê pelo sul do país como solista da orquestra de Câmara New England Sinfonia.
Entre os CDs que gravou constam a obra completa para piano do compositor Bruno Kiefer (1995) “e a vida continua...” que recebeu o Prêmio Açorianos por melhor gravação de música erudita. Outra de suas obras, Terra Selvagem encontra-se no CD Colóquio, ambas produzidos pelo selo Funproarte de Porto Alegre. O CD intitulado “Música Latino-americana para Piano”, sob os auspícios do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Música da UFRGS, reflete seu interesse por um repertório variado e extenso. No ano de 2008 gravou o CD “The Brazilian Cello” para o selo Meridian da Inglaterra com a violoncelista Tania Lisboa e que contém, entre outros, a obra completa para violoncelo e piano de Camargo Guarnieri. Esta gravação recebeu críticas elogiosas com destaque para “o tremendo desempenho na parte do piano” (Musicweb International, Nick Barnard) e teve seu lançamento oficializado no recital no Wigmore Hall em Londres. Em 2011 lançou o CD com a obra completa para piano dos renomados compositores baianos Alda e Jamary Oliveira e em 2012 colaborou com o percussionista Dave Johson no CD “Memories of Brazil” com a música de Ney Rosauro. Foi novamente agraciada com o troféu Açorianos de melhor instrumentista no Balé-Concerto de Vagner Cunha intitulado Mahavidas e orquestrado para dois pianos, flauta, flautim, percussão e orquestra de cordas. Este evento também gerou uma gravação em CD premiada. Em 2013 organizou o CD “A Musica para piano de Camargo Guarnieri- 8 Sonatinas e Sonata” no qual participa em parceria com os colegas docentes do Departamento de Musica da UFRGS Catarina Domenici, Ney Fialkow e André Loss. Cristina é a pianista das Sonatinas 1 e 3 bem como a formidável Sonata de 1972.
Já atuou sob a regência dos maestros Fredi Gerling, Antônio Carlos Borges Cunha, Isaac Karabtchevsky, Manfredo Schmiedt, Garcia Virgil, Julio Medaglia e Ion Robertson, entre outros destacados músicos. É convidada frequente para apresentar masterclasses e recitais em universidades americanas mas já apresentou-se também no Canadá, Alemanha, Portugal e França.
Tendo realizado um estágio de pós-doutoral na University of Iowa nos anos 1990, vem desde então publicando regularmente sobre o fenômeno da intertextualidade na obra de compositores brasileiros e latino-americanos. Em 2012, trabalhou com o psicólogo Roger Chaffin sobre a memorização de músicos e o resultado se concretiza como artigos em revistas especializadas e, principalmente, em um número expressivo de teses e dissertações de seus orientandos sobre este assunto. Por três vezes foi apoiada pela Comissão Fulbright com bolsa nos Estados Unidos, desde 1990 é pesquisadora do CNPq.
Dando continuidade às investigações sobre a prática efetiva do instrumento, a projeção da expressividade na execução ao piano, bem como mais recentemente sobre a questão da ansiedade do músico, seus artigos tem sido publicados em revistas especializadas tais como Journal of Music Education e Journal of Research of Music Education. Tendo sido editora convidada da Revista Hodie e da Revista Em Pauta, presentemente Cristina é Co-Editora de um número especial da prestigiosa revista Frontiers in Psychology-Performance Science.
Além de premiados em concursos de instrumento, seus orientandos têm sido igualmente selecionados como docentes em escolas de renome no país e no exterior. Sempre em busca de novos conhecimentos aplicados à execução pianística e à interpretação musical, mais recentemente Cristina tem se voltado para o estudo da abordagem Taubman de técnica pianística