Encontro Discente das Ciências Sociais - UFSM

Encontro Discente das Ciências Sociais - UFSM

Faça sua inscrição

Minicursos Ofertados

Serão ofertados 5 minicursos, que ocorrerão no dia 19 de janeiro. Cada minicurso contará com 30 vagas e os participantes podem se inscrever em apenas um destes.

Minicurso 1: Avaliação de Políticas Públicas - Matheus Muller e Jennifer Azambuja de Morais

Descrição do minicurso: As políticas públicas nada mais são do que ações realizadas pelo Estado (seus governantes e gestores) para tentar resolver um problema que é público (pois atinge quantidade significativa da população). Algumas vezes elas até conseguem extinguir ou minimizar os impactos do problema. Em outras tantas, não são capazes de chegar a uma solução eficiente. Por que a política pública deu errado? Ou, por que a ação deu certo antes e agora não? O mini curso de Avaliação de Políticas Públicas servirá  para responder a este tipo de questionamento que marca o cotidiano da administração pública e da própria população brasileira. Nele, vamos abordar os diferentes momentos para se realizar a avaliação de uma política pública (ex ante, in itinere, ex post), os diferentes tipos de avaliação e as principais técnicas utilizadas. A professora Jennifer (UFRGS) costuma trabalhar com políticas públicas, cultura política, capital social, socialização política, juventude, desenvolvimento regional, eleições, opinião pública e comunicação política. O professor Matheus (UFSM) trabalha com políticas públicas e políticas sociais, política brasileira, poder local e comportamento eleitoral.

 

Minicurso 2: Antropologia e Sociologia Digital - Francis Moraes de Almeida, Fernando de Figueiredo Balieiro e Débora Leitão

O minicurso abordará a contribuição dos subcampos da Sociologia e Antropologia Digital em três eixos principais: enquadramento midiático e análise documental de arquivos textuais e audiovisuais de acesso público; etnografia polifônica de jogos digitais; fake news, boatos e teorias da conspiração. As apresentações tratarão de questões teóricas e metodológicas a partir de experiências de pesquisa. O objetivo do minicurso é fornecer subsídios para estudantes que buscam desenvolver pesquisas que envolvam a mediação das tecnologias digitais na vida social.


 

Minicurso 3: Pensamento decolonial: antecedentes, proposições e desdobramentos - J Marcos Froehlich

A partir dos conhecimentos e interesses prévios dos participantes, o minicurso visa abordar os antecedentes filosóficos e políticos do pensamento decolonial na América Latina, suas principais proposições, enfoques e trajetórias, até os seus desdobramentos teóricos e sociopolíticos na atualidade.

 

Minicurso 4: Escrita Acadêmica - Mariana Selister

Descrição do minicurso: Quem tem medo da Escrita Acadêmica? Quase todo mundo! A escrita acadêmica tem mistérios muitas vezes não revelados dentro das estruturas de poder da universidade. Nosso objetivo, neste minicurso, é desvendar alguns deles. Abordaremos a estrutura dissertativa (usada tanto nos TCCs, quanto em dissertações e artigos), a organização de um texto, a importância da argumentação, a importância do método científico, o uso de citações, alguns recursos estilísticos e alguns erros comuns. Também, compartilharemos dicas sobre como publicar. A Professora Mariana tem publicações nas principais revistas do Brasil, na área de Ciências Sociais (como a Dados) e de Estudos de Gênero (como a REF); bem como, publicou recentemente em uma importante revista latinoamericana de Ciências Sociais (CS- Colômbia) e em uma das mais importantes revistas do mundo na área de Ciência Política e Relações Internacionais (Security Dialogue- Noruega)

 

Minicurso 5: BNCC e Novo Ensino Médio - Luciana Bagolim Zambon

A Reforma do Ensino Médio, instituída pela Lei 13.415/2017, promove profundas alterações na organização e no currículo do ensino médio brasileiro, acompanhada pelo estabelecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como documento que “definirá direitos e objetivos de aprendizagem do Ensino Médio” (BRASIL, 2017). Neste minicurso, será apresentado e discutido um conjunto de aspectos relativos a essa reforma, buscando compreender sua origem, atores envolvidos, possíveis motivações, movimentos de resistências, bem como indagar sobre seus desdobramentos e implicações nas escolas. Para tanto, buscamos amparo teórico em referenciais sobre trabalho docente, políticas educacionais e currículo. Luciana Bagolin Zambon - Possui Graduação em Licenciatura em Física pela UFSM, Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM e Doutorado em Educação pela UFSM. Atualmente, é professora do Departamento de Administração Escolar da UFSM. Tem experiência na área de pesquisa em Educação, atuando principalmente nas seguintes temáticas: Conteúdos de Ensino e Resolução de Problemas no Ensino de Ciências, Livros Didáticos, Programa Nacional do Livro Didático, Políticas Educacionais, Escola, Ensino Médio. É líder do Grupo de Pesquisa “Políticas Educacionais, Escola e Trabalho Docente”.