ORIENTAÇÕES GERAIS E NORMAS DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS
1- TÍTULO DO E-BOOK: Estágio Supervisionado em Arte: Metodologias Assistivas e práticas inovadoras para o ensino da dança, da música e do teatro
2- ORGANIZAÇÃO: Simei Santos Andrade, Luiza Monteiro e Souza e Maria Ana Azevedo de Oliveira.
3- Prazo final para envio dos artigos completos em língua portuguesa: 30/10/2023.
4- Prazo final para envio dos relatos de experiência em língua portuguesa: 30/10/2023.
5- Composição autoral: máximo 3 integrantes para artigo e 2 integrantes pra relato de experiência.
6- A organização receberá trabalhos em formato de ARTIGO e RELATO DE EXPERIÊNCIA.
7- Os ARTIGOS deverão ser enviados em arquivo doc ou docx, contendo a indicação de autoria, e obedecendo o prazo final, disposto no item 1, para o e-mail: encontro.estagiosupervisionado@gmail.com e, os RELATOS DE EXPERIÊNCIA deverão ser inscritos aqui na plataforma, na opção de inscrição: SUBMISSÃO DE RELATO DE EXPERIÊNCIA.
8- A ordem autoral estabelecida no arquivo completo será obedecida.
9- O aluno de graduação poderá enviar artigo junto com o professor/orientador.
10- O artigo deverá ter entre 15 e 20 páginas, sendo em fonte Times New Roman, tamanho 12 (citações diretas longas devem estar em fonte tamanho 10), espaçamento de 1,5 entre linhas. Margens: 2,5 (superior), 2,5 (inferior), 3 (esquerda) e 3 (direita). O título em letra maiúscula, fonte 14, negrito, centralizado e espaço simples. Nome dos autores deverá vir logo após o título, com o vínculo institucional e e-mail, os resumos dos seus currículos de no máximo 5 (cinco) linhas deverá vir em nota de rodapé. Os subtítulos em letra maiúscula, fonte 12, negrito, alinhado à esquerda e espaço simples. O autor deverá cuidar para que as tabelas e imagens estejam em tamanhos e extensão nos quais não haja necessidade de quebra de página. É obrigatório que constem: o resumo em português e espanhol, com máximo de 250 palavras e três a cinco palavras-chave. A capitulação deve conter três partes distintas e definidas: 1 Introdução; 2 Desenvolvimento; 3 Conclusão, sendo que a parte 2 pode ser tratada sob outro título capitular (que não “Desenvolvimento”) e estar subdividida em quantos subcapítulos o autor julgar necessários, descritos pela sequência 2.1 ... 2.2 ... 2.3, sucessivamente.
11- Os Relatos de Experiências devem conter no mínimo 08 e no máximo de 12 páginas, incluindo referências bibliográficas e notas, sendo em fonte Times New Roman, tamanho 12 (citações diretas longas devem estar em fonte tamanho 10), espaçamento de 1,5 entre linhas. Margens: 2,5 (superior), 2,5 (inferior), 3 (esquerda) e 3 (direita). O título em letra maiúscula, fonte 14, negrito, centralizado e espaço simples. Nome dos autores deverá vir logo após o título, com o vínculo institucional e e-mail, os resumos dos seus currículos de no máximo 5 (cinco) linhas deverá vir em nota de rodapé. Os subtítulos em letra maiúscula, fonte 12, negrito, alinhado à esquerda e espaço simples. É obrigatório que constem: o resumo em português e espanhol, com máximo de 200 palavras e três palavras-chave.
Elementos constitutivos do relato de experiência:
Resumo: Deverá abranger breves e concretas informações sobre o objeto do trabalho acadêmico, objetivos, metodologia, discussão, conclusões do trabalho, mas de forma contínua e dissertativa, em apenas um parágrafo.
Palavras-chave: Estas não devem estar presentes no título. Devem vir na linha imediatamente abaixo do resumo (no mínimo três e no máximo cinco) para indexação, com alinhamento justificado, separadas por ponto, seguido de inicial maiúscula.
Introdução: deve ser breve e com informações precisas, justificar o problema estudado. Ela deve conter o marco-teórico, problema, objetivos e justificativa.
Desenvolvimento: parte fundamental do texto, deve ser elaborado de forma concisa e explicativa; contém a exposição ordenada e detalhada do assunto. Nele se inserirão: a metodologia deve descrever onde, quando e como ocorreu a experiência, o contexto e os procedimentos utilizados;
Discussão: deve-se relatar a experiência, contextualizando-a com os achados na literatura sobre o tema; mostrar análise dos resultados obtidos, se for o caso.
Podem-se usar recursos ilustrativos de figura ou tabela, acompanhados de análise indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.
Nas conclusões ou considerações finais, deverão ser considerados os objetivos explicitados e uma síntese dos resultados, evidenciar análise e discussão dos dados obtidos.
Nas referências deverão constar apenas autores e obras mencionados no texto, obedecendo às normas da ABNT.
12- Todas as citações, referências e orientações de títulos ou fontes em tabelas e ilustrações do Artigo e do Relato de Experiência devem seguir as normas vigentes da ABNT.
13- Os integrantes do corpo autoral deverão encaminhar, como condicionante à participação/publicação do mesmo o TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGO quanto ao direito de propriedade intelectual, modelo em anexo, devidamente assinado.
14- As imagens de pessoas, porventura utilizadas no artigo, deverão estar acompanhadas do TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE).
15- Todas as dúvidas e casos omissos serão resolvidos pelos organizadores do e-book, devendo ser encaminhadas por e-mail.
ANEXO 1- TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGO E OU RELATO DE EXPERIÊNCIA