Os Encontros Regionais do FORTEC têm se consolidado como espaços privilegiados de troca de experiências, fortalecimento institucional e articulação entre os diversos atores do ecossistema de inovação. Em 2025, o Encontro Regional FORTEC Nordeste será realizado em Salvador, ocupando espaços de uma universidade federal e outra estadual do estado: a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) — A proposta do Encontro é fomentar conexões, debates e ações concretas entre os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) da região.
Como novidade, neste Encontro, O FORTEC Nordeste 2025 compartilha uma agenda unificada com o III Encontro Baiano de Ciência, Tecnologia e Inovação. A decisão marca a integração entre agendas que se complementam: o FORTEC Nordeste, mais amplo e consolidado regionalmente, acolhe a realização do III Encontro Baiano, ampliando os diálogos e fortalecendo ações conjuntas em ciência, tecnologia e inovação. Uma única programação. Um mesmo propósito: fortalecer redes, políticas e práticas inovadoras no Nordeste.
Com o tema "Articulação Interinstitucional e Aprendizagem Coletiva", o encontro propõe ir além da troca pontual de experiências, buscando construir os alicerces de uma rede de aprendizagem permanente. A proposta é clara: aproveitar intensamente os três dias de programação para ampliar o capital social dos participantes, criar um ambiente de confiança e colaboração e iniciar um processo contínuo de benchmarking e coaprendizado, alinhado às demandas e potencialidades dos territórios nordestinos.
Ao promover a integração dos NITs nordestinos a partir do aprendizado compartilhado e da agenda coletiva, a Coordenação Regional Nordeste do FORTEC pretende contribuir de forma estruturante para o fortalecimento do sistema regional de inovação, preparando o caminho para ações coordenadas, estratégicas e com maior impacto no desenvolvimento científico, tecnológico e social da região.