O Encontro de Professores de Filosofia da Educação Básica 2019 promovido pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Filosofia - Núcleo Montes Claros, MG, pretende discutir a respeito da formação do docente de Filosofia para a Educação Básica, suas respectivas necessidades, dificuldades e perspectivas. A partir do momento que a Filosofia está presente no currículo da Educação Básica, alguns questionamentos se fazem presentes: o que ensinar? e como ensinar? Ou seja, conteúdo e metodologia. A ideia da Filosofia nas escolas sempre teve como maior preocupação, constituir um espaço aberto de leitura, debate, conversação em torno de questões proporcionadas pela reflexão filosófica, pela problematização dos conceitos. Essa prática é feita a partir da leitura de textos e temáticas filosóficas, sejam eles, de Filosofia antiga, até a Filosofia contemporânea e suas várias ressonâncias com outros campos do pensamento. Essa abertura e dinamismo da própria Filosofia contribui e subsidia o ensino de Filosofia, seja para professores, quanto para acadêmicos da área de licenciatura. Nesse sentido, ao estudar os textos de Filosofia e suas temáticas que não se prendem a um único tempo, mas que ressoam constantemente na educação, na sociedade, nos seres humanos, enfim, na vida com todas as suas implicações, professores e alunos aprendem em sala de aula a importância do estudo e do ensino de Filosofia na educação básica.
Sendo assim, o professor que se coloca no papel de pensar a Filosofia em sala de aula, escapará da 'disciplina' como mero transmissor de conhecimento. Esse professor terá como perspectiva educacional, o gosto e o amor pelo saber e procurará na medida do possível, contagiar os seus alunos para que eles também sejam despertados para esse amor. Nesse sentido, essa busca pelo aprendizado realizado em 'mão dupla' (professor e aluno), será constituído a partir do espírito crítico, aberto ao espanto, à admiração e à razão. Não obstante, a Filosofia é justamente o aprendizado do entendimento via razão; não àquela razão instrumental, mas falamos de uma racionalidade que não aceita submissão e servidão. Nesse aspecto, o papel do professor, dentre tantos, é a partir do ensino de Filosofia, criar as condições para que o aluno experimente de alguma maneira, a ideia de liberdade. E só se consegue perceber essa liberdade se a Filosofia não sofrer constrangimento ou impedimento. A liberdade só será possível a partir do livre pensamento.
A Filosofia Resiste.