Encontro Regional da CBBU Região Sudeste

3 de abril de 2020, 08h00 - 17h00
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Campinas, SP

Informações

Presentemente a sociedade se apressa para absorver as constantes transformações trazidas pelo desenvolvimento científico e tecnológico e de outros campos do conhecimento, tornando cada vez mais necessárias ações para renovação do ensino nas instituições educacionais, ativando discussões sobre este assunto. É o contexto em que as bibliotecas universitárias se encontram, e cada vez mais em busca de um lugar de importância e evidência na sociedade contemporânea.

A biblioteca universitária apresenta uma identidade, que confirma e valoriza sua imagem como um espaço de ensino, pesquisa, extensão, criação e inovação. Destacam-se aqui, seu protagonismo e atuação, por estar sempre atenta às inovações e progressos tecnológicos ocorridos, e pela defesa desse espaço. Dessa forma entende-se a necessidade da busca por soluções para uma biblioteca ativa e que faça a diferença na rotina da comunidade em que está inserida.

Em razão disto, a são necessários encontros que promovam discussão entre profissionais sobre os temas mais urgentes, a nível nacional como já foram feitos pelo CBBU em 2019 na região Norte/Nordeste e Centro Oeste.


ATUALIZAÇÃO EM 16/03/2020

Considerando as recomendações do Ministério da Saúde sobre medidas para conter a disseminação do coronavírus, entre elas o adiamento de eventos de massa, informamos que I Encontro Regional da CBBU - Região Sudeste foi adiado para o segundo semestre (mediante possibilidade de realização) em data a ser definida.

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Tatiana Rossi

Saiba mais

Flavia Maria Bastos

Programação:

Welcome Coffee Coffee break

Credenciamento Credenciamento

Abertura Abertura

Visita técnica Visita técnica

Pausa para almoço Intervalo

Painel 1 Palestra · Tatiana Rossi

Painel 2 Palestra · Flavia Maria Bastos

Painel 3 Mesa-redonda

Credenciamento

Credenciamento no dia do evento.

Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Rua Professor Doutor Euryclides de Jesus Zerbini

Parque Rural Fazenda Santa Cândida, Campinas - SP

13087-571

Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Rua Professor Doutor Euryclides de Jesus Zerbini

Parque Rural Fazenda Santa Cândida, Campinas - SP

13087-571

Realização

Patrocínio

Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias - CBBU

Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias - CBBU

A CBBU foi criada a partir de recomendação efetuada em 15 de janeiro de 1987, durante a realização do V Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, em Porto Alegre. De acordo com o artigo 35 do Estatuto da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) é um órgão assessor de sua Diretoria Executiva e tem como finalidade promover o desenvolvimento das bibliotecas universitárias brasileiras.
MISSÃO
Promover a formulação de políticas públicas em áreas de interesse, para incentivar a cooperação, o compartilhamento de serviços e produtos, a realização de projetos e pesquisas, a elaboração e editoração de documentos técnico-científicos, a organização de eventos, visando à consolidação da educação continuada e à representação das Bibliotecas Universitárias junto a órgãos governamentais e a comunidade cientifica brasileira.

Tatiana Rossi

Universidade Federal de Santa Catarina


Bibliotecária da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (BU/UFSC). Doutoranda e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação e Bacharel em Biblioteconomia pela UFSC. Atuante na área de Ciência da Informação com ênfase em Gestão do conhecimento; Gestão de competências; Serviços informacional; e, Gestão estratégica.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8109309817118226

Flavia Maria Bastos

Universidade Estadual Paulista - UNESP


Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP-Campus Marília (1995), mestrado e doutorado em Ciência da Informação (linha de pesquisa Informação e Tecnologia ) pela Universidade Estadual Paulista - UNESP-Campus Marília. Desde 1996 atua como bibliotecária da Coordenadoria Geral de Bibliotecas na implantação de tecnologias para Rede de Bibliotecas da Unesp, atualmente é Coordenadora da Coordenadoria Geral de Bibliotecas (CGB) e Coordenadora Executiva do Grupo Gestor da Política do Repositório Institucional da Unesp (GRI-Unesp). Atuou como docente colaboradora no Programa de Pós-graduação em Biblioteconomia da UNIRIO (2014 a 2017) e no Curso de Pós-graduação em Planejamento e Gerenciamento de Sistemas de Informação e Bibliotecas Escolares, na Faculdades Integradas Coração de Jesus (FAINC), em Santo André/SP ministrou as seguintes disciplinas: Bibliotecas Virtuais, Gestão de Automação de Unidades de Informação, Gerenciamento Eletrônico de Documentos e Informatização de Bibliotecas Escolares. Tem experiência na área de Gestão de Bibliotecas, Repositórios Institucionais, Curadoria de dados acadêmicos e científicos, Automação de Bibliotecas e Preservação Digital. Seus temas preferenciais são: bibliotecas digitais, automação de bibliotecas, sistemas de gerenciamento de bibliotecas, bibliotecas colaborativas, ciência aberta, big data e repositório institucional e de dados.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0822805578644601