“Biblioteca Universitária: um enfoque no suporte ao ensino híbrido”
Presentemente a sociedade se apressa para absorver as constantes transformações trazidas pelo desenvolvimento científico e tecnológico e de outros campos do conhecimento, tornando cada vez mais necessárias ações para renovação do ensino nas instituições educacionais, ativando discussões sobre este assunto. É o contexto em que as bibliotecas universitárias se encontram, e cada vez mais em busca de um lugar de importância e evidência na sociedade contemporânea.
A biblioteca universitária apresenta uma identidade, que confirma e valoriza sua imagem como um espaço de apoio ao ensino, pesquisa, extensão, criação e inovação. Destacam-se aqui, seu protagonismo e atuação, por estar sempre atenta às inovações e progressos tecnológicos ocorridos, e pela defesa desse espaço. Dessa forma entende-se a necessidade da busca por soluções para uma biblioteca ativa e que faça a diferença na rotina da comunidade em que está inserida.
Em razão disto, a são necessários encontros que promovam discussão entre profissionais sobre os temas mais urgentes, em nível nacional como já foram feitos pelo CBBU em 2019 na região Norte/Nordeste e Centro Oeste.
Este encontro que estava com data prevista para ocorrer em abril de 2020, presencialmente no Campus I da PUC-Campinas, teve seu formato repensado de forma a atender a todos os envolvidos de maneira segura, de acordo com a atual conjuntura.
PUBLICO ALVO: Profissionais de Bibliotecas, Museus e Arquivos, Discentes de Biblioteconomia e Ciência da Informação e demais interessados (as) (es).
Abertura do Encontro Regional da CBBU Região Sudeste Abertura
Painel 1 - Gestão de bibliotecas universitárias e ferramentas gerenciais no contexto de unidades de informação. Webinário · Roberta Moraes de Bem
Painel 2 - Gestão de bibliotecas universitárias e ferramentas gerenciais no contexto de unidades de informação. Webinário · Flavia Maria Bastos
Encerramento do primeiro dia Encerramento
Segundo dia de atividades do Encontro Regional da CBBU Região Sudeste Apresentação
Painel 3 - Gestão de inovação e tecnologia em bibliotecas universitárias. Webinário · Luciana de Paula Arjona
Painel 4 - Gestão de inovação e tecnologia em bibliotecas universitárias. Webinário · Valéria dos Santos Gouveia Martins
Encerramento do Encontro Regional da CBBU Região Sudeste Encerramento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias - CBBU
A CBBU foi criada a partir de recomendação efetuada em 15 de janeiro de 1987, durante a realização do V Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, em Porto Alegre. De acordo com o artigo 35 do Estatuto da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) é um órgão assessor de sua Diretoria Executiva e tem como finalidade promover o desenvolvimento das bibliotecas universitárias brasileiras.
MISSÃO
Promover a formulação de políticas públicas em áreas de interesse, para incentivar a cooperação, o compartilhamento de serviços e produtos, a realização de projetos e pesquisas, a elaboração e editoração de documentos técnico-científicos, a organização de eventos, visando à consolidação da educação continuada e à representação das Bibliotecas Universitárias junto a órgãos governamentais e a comunidade cientifica brasileira.
Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP-Campus Marília (1995), mestrado e doutorado em Ciência da Informação (linha de pesquisa Informação e Tecnologia ) pela Universidade Estadual Paulista - UNESP-Campus Marília. Desde 1996 atua como bibliotecária da Coordenadoria Geral de Bibliotecas na implantação de tecnologias para Rede de Bibliotecas da Unesp, atualmente é Coordenadora da Coordenadoria Geral de Bibliotecas (CGB) e Coordenadora Executiva do Grupo Gestor da Política do Repositório Institucional da Unesp (GRI-Unesp). Atuou como docente colaboradora no Programa de Pós-graduação em Biblioteconomia da UNIRIO (2014 a 2017) e no Curso de Pós-graduação em Planejamento e Gerenciamento de Sistemas de Informação e Bibliotecas Escolares, na Faculdades Integradas Coração de Jesus (FAINC), em Santo André/SP ministrou as seguintes disciplinas: Bibliotecas Virtuais, Gestão de Automação de Unidades de Informação, Gerenciamento Eletrônico de Documentos e Informatização de Bibliotecas Escolares. Tem experiência na área de Gestão de Bibliotecas, Repositórios Institucionais, Curadoria de dados acadêmicos e científicos, Automação de Bibliotecas e Preservação Digital. Seus temas preferenciais são: bibliotecas digitais, automação de bibliotecas, sistemas de gerenciamento de bibliotecas, bibliotecas colaborativas, ciência aberta, big data e repositório institucional e de dados.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0822805578644601
Graduada em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2005), mestre e doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009; 2015). Atuou como Diretora do Sistema de Bibliotecas da UFSC (2016-2020). Atua principalmente nos seguintes temas de pesquisa: gestão da informação e do conhecimento; bibliotecas universitárias.
http://lattes.cnpq.br/7050356573487910
Doutora em Ciência da Informação pela UNESP/Marília/SP, em 2016; Mestrado em Gestão da Qualidade Total, pela Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP, Campinas/SP, 2004; Especialização em Administração de Recursos Humanos pela Universidade de Taubaté, SP, 1988/89; Graduação em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, SP, 1980; Formação em Gestão Estratégica Pública pela Escola de Extensão da UNICAMP, 2007; Análise Bibliométrica para o Apoio à Gestão da Pesquisa em Universidade Pública pelo Departamento de Ciência da Informação e pelo Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais da Universidade Federal de São Carlos, 2016; Formação Black Belt pelo Instituto de Matemática Estatística e Ciência da Computação da UNICAMP, Campinas/SP, 2000. Na docência tem atuado nas disciplinas: Gestão da Informação I e II, Serviço de Referência e Informação, Disseminação da Informação, Estágio Supervisionado A, Planejamento e Elaboração de Bases de Dados, Inserção do Aluno na Vida Universitária, Administração Orçamentária em Unidades de Informação, Processo de Ensino/Aprendizagem na Trajetória de Formação, Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho em Ambientes Informacionais, Tópicos Especiais em Gestão da Informação, Métodos Quantitativos Aplicados à Biblioteconomia, Informação Ciência e Tecnologia, Administração em Unidades de Informação, Estrutura e Estratégias Organizacionais, Informação e o Mundo do Trabalho, Trabalho de Conclusão de Curso I, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, desde 2014. Tem administrado cursos sobre Gestão do Conhecimento, Indicadores de C&T, Formatação de Trabalhos Acadêmicos, Bibliotecas Acessíveis, pelo Programa de Desenvolvimento Gerencial da AFPU/UNICAMP e Escola de Extensão da UNICAMP, em 2014. Metodologia e Redação Científica, pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, em 2013. Em 1989 ministrou as disciplinas de Administração de Bibliotecas, Editoração e Indexação, na Faculdade de Biblioteconomia Santa Tereza, Lorena/SP. Experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase nos temas: gestão de biblioteca universitária, planejamento e desenvolvimento de sistemas de informação, planejamento estratégico, estudos de indicadores em unidades de informação, gestão cultural e elaboração e implantação de projetos. Em 2018 é nomeada Coordenadora do Sistema de Bibliotecas da Unicamp. De 2004 a 2018 foi Coordenadora Associada do Sistema de Bibliotecas da UNICAMP e Diretora Técnica da Biblioteca Central Cesar Lattes da UNICAMP.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3970068144469467
MBA Executivo pelo Insper, graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Escola de Comunicação e Artes / Universidade de São Paulo. Gerente da Biblioteca Telles no Insper desde 2007, faculdade nas áreas de Negócios, Economia, Direito e Engenharia, com cursos de graduação, especializações, mestrados e doutorado. Coordena processos de seleção e negociação de bases de dados, gerenciamento de sistemas de informação, atividades técnicas e atendimento, desenvolvimento e acompanhamento de planejamento orçamentário e planejamento estratégico orientado a processos e pessoas.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3390540300489132
Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP/ECA). Bacharel em Ciência da Informação e Biblioteconomia pela PUC-Campinas e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade Anhanguera de Campinas. Especialista em Gestão de Projetos pela Faculdade Anhanguera de Campinas. Atua como coordenador do Sistema de Bibliotecas e Informação (SBI) da PUC-Campinas, desde 2017. Tem experiência na área de Gestão de Unidades de Informação, como foco em Bibliotecas Universitárias, Qualidade e Avaliação do MEC, Gerenciamento de Projetos e Processos em Unidades de informação, Serviço de Referência, Normalização de Trabalhos Acadêmicos e Música com ênfase em Representação da Informação Musical. Possui experiência na carreira docente nas disciplinas: Metodologia do Trabalho Científico, Comportamento Organizacional, Gestão Estratégia e Gestão do Conhecimento. Participa atualmente como conselheiro da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias (CBBU).
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9123871292720197