Encontro Regional da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias NORDESTE

Experiências de uso dos conteúdos digitais para Bibliotecas Universitárias

Faça sua inscrição
Sexta, 28 de junho de 2019 Das 08:00 às 16:30
Fortaleza, CE Universidade de Fortaleza - Auditório da Biblioteca

Sobre o Evento

.

Palestrantes

  • Ana Cristina Azevedo Ursulino Melo
  • Morgana Ramos Albuquerque
  • Michelângelo Mazzardo Marques Viana
  • Márcio Nunes Silva

Programação

08h00 - Ana Cristina Azevedo Ursulino Melo, Márcio Nunes Silva, Michelângelo Mazzardo Marques Viana, Morgana Ramos Albuquerque Atividades Abertura
Local: Auditório da Biblioteca da Unifor

MANHÃ

8h   Credenciamento   
8h30

  Boas Vindas 

  Leonilha Maria Brasileiro Lessa

Presidente da CBBU

9h

 TEMA: Acesso Livre e o Portal de Periódicos da Capes: a importância dos acervos livres como instrumentos de pesquisa

 Ana Cristina Azevedo Ursulino Melo 

(Universidade Federal do Ceará - UFC) 

9h30

 TEMA: Desafios na integração do catálogo de livros impressos e livros digitais de uma biblioteca universitária: relato de experiência

Marcio Nunes Silva

(Universidade de Fortaleza - Unifor) 

10h

Momento do Patrocinador:  E-volution/Elsevier

Elson Freire

Elsevier

10h30 Perguntas
11h   Brunch 
      12h30          Visitas Técnicas -Coleção Rachel de Queiroz, Exposição de Arte e Acervos Especiais

TARDE

14h30

TEMA: Ações para inclusão de periódicos como bibliografia suplementar em uma Instituição de Ensino Superior: um relato de experiência

 Morgana Ramos Albuquerque  

(Universidade de Fortaleza - Unifor)

15h

TEMA: A importância dos periódicos científicos para o ensino e a pesquisa: o papel dos fornecedores de fontes de informação

Michelângelo Mazzardo Marques Viana

EBSCO

16h Perguntas
16h30   Encerramento e Sorteio de Brindes

 

12h00 Coleção Rachel de Queiroz Passeio
Local: Biblioteca Central

Coleção Rachel de Queiroz está pertinho de você!

Grande parte do acervo bibliográfico da escritora cearense Rachel de Queiroz está aberta à visitação e consulta no 1º piso da Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza (Unifor).

Formada por 3.100 itens, sendo 2.800 livros e cerca de 300 periódicos, a Coleção Rachel de Queiroz foi doada à Unifor pelo Instituto Moreira Salles (IMS), do Rio de Janeiro, que havia adquirido o acervo em 2006.

Ao abrigar a Coleção Rachel de Queiroz, a Unifor permite o acesso dos cearenses a um acervo de valor histórico inestimável e de grande relevância para a pesquisa e preservação da literatura brasileira.

Fonte: https://www.unifor.br/colecao-raquel-de-queiroz

12h30 Espaço Cultural Unifor Passeio
Local: Espaço Cultural Unifor

O Espaço Cultural Unifor se constitui um dos mais importantes instrumentos de disseminação da arte no Brasil. Ele promove, por meio do acesso gratuito às exposições, a renovação e democratização do conhecimento das identidades artísticas, históricas e culturais do país, antes acessível somente a parcelas eruditas da população.

Inaugurado em 1988, o espaço já abrigou exposições exclusivas, nacionais e internacionais, como Rembrandt, Candido Portinari, Miró, Beatriz Milhazes, Antonio Bandeira, Vik Muniz e Burle Marx, além do destaque à arte regional, como a Arte Brasileira nas Coleções Públicas e Privadas do Ceará, Unifor Plástica, História do Ceará em Obras Sacras e Decorativas.

Por ser referência em grandes mostras de arte e de exposições de caráter histórico, o espaço tem sido, ao longo dos anos, importante destino cultural de quem visita o Ceará. Em 2016 foi reconhecido pela Prefeitura como Patrimônio Turístico de Fortaleza.

Fonte: https://www.unifor.br/espaco-cultural-unifor/apresentacao#tabs

13h30 Acervos Especiais Unifor Passeio
Local: Acervos Especiais - Reitoria

Um grande acervo com cerca de 9 mil volumes, entre livros e coleções raras nacionais e internacionais sobre Literatura, Artes, História do Ceará, Biografias e Direito, entre outros temas, está à disposição na Biblioteca Acervos Especiais da Unifor. Aqui, você tem acesso gratuito a um acervo composto por livros doados à Universidade de Fortaleza por diversos colecionadores, além de outros adquiridos para compor as salas especiais.

Dentre os volumes estão livros raros como: Dante con l´espositioni di Christoforo Landino (1578); Geschichte in Brasilien (Maurício de Nassau) de Gaspar Barleus (1659); Castrioto Lusitano de Raphael de Jesus (1679).

Fonte: https://www.unifor.br/biblioteca-acervos-especiais

 

Local

Universidade de Fortaleza - Auditório da Biblioteca - 60811-905, Avenida Washington Soares, 1321 , Edson Queiroz , Fortaleza, Ceará,

Apoio

Patrocinador

Realização

Organização

Organizador

Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias

A Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias (CBBU), foi criada a partir de recomendação efetuada em 15 de janeiro de 1987, durante a realização do V Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, em Porto Alegre. De acordo com o artigo 35 do Estatuto da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) é um órgão assessor de sua Diretoria Executiva e tem como finalidade promover o desenvolvimento das bibliotecas universitárias brasileiras.

MISSÃO
Promover a formulação de políticas públicas em áreas de interesse, para incentivar a cooperação, o compartilhamento de serviços e produtos, a realização de projetos e pesquisas, a elaboração e editoração de documentos técnico-científicos, a organização de eventos, visando à consolidação da educação continuada e à representação das Bibliotecas Universitárias junto a órgãos governamentais e a comunidade cientifica brasileira.