Encontro Regional de Turismo do Baixo Parnaíba

8 de julho de 2025, 14h00 até 9 de julho de 2025, 18h00

Dados do trabalho

30/05/2025 até 30/06/2025

Encontro Regional de Turismo do Baixo Parnaíba

Tema: Possibilidades para o Turismo no Baixo Parnaíba Maranhense

08 e 09 de julho de 2025

São Bernardo – Maranhão

EDITAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Objeto: O presente edital versa sobre os critérios de submissão de trabalhos para Encontro Regional de Turismo do Baixo Parnaíba, promovido e realizado pelos discentes do Curso de Turismo, da disciplina Gestão de Eventos e Cerimonial, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), afins de promover, discutir articular, estimular, o turismo na região do Baixo Parnaíba, considerando as características locais, sejam elas naturais e/ou culturais.

1. PARTICIPAÇÃO

1.1 Para o Encontro Regional de Turismo do Baixo Parnaíba serão aceitos trabalhos nos formatos:

a) Resumo expandido;

b) Artigo científico.

1.2 Para que possam apresentar seus trabalhos, pelo menos um dos autores deverá estar inscrito no evento por meio do preenchimento da ficha de inscrição e pagamento da taxa respectiva. Os trabalhos deverão ser encaminhados para a apreciação da Comissão Científica nos prazos fixados neste edital.

2. CONTEÚDO

2.1 O conteúdo dos trabalhos submetidos ao Encontro Regional de Turismo do Baixo Parnaíba deverá versar sobre um dos Grupos de Trabalho (GTs) dos grupos de trabalho conforme descrito no item 13.

2.2 A Comissão Organizadora poderá, de acordo com a quantidade de trabalhos recebidos, desmembrar ou reunir grupos de trabalho, ou ainda, de acordo com o conteúdo dos trabalhos aprovados, alocar e alterar trabalhos em GTs que julgar pertinente.

3. IDIOMA

3.1 Os idiomas oficiais para apresentação no Encontro Regional de Turismo do Baixo Parnaíba serão, português, espanhol e inglês.

4. AUTORES

4.1 Não há limite para submissão de trabalhos para ambas as modalidades.

a) PARA RESUMO EXPANDIDO: número máximo de 04 (quatro) autores em cada trabalho;

b) PARA ARTIGOS: número máximo de 04 (quatro) autores em cada trabalho;

c) Ao menos um dos autores deverá se inscrever no Encontro Regional de Turismo do Baixo Parnaíba e apresentar de forma presencial o trabalho que for classificado.

d) No momento da submissão, é necessário ter o cadastro dos outros autores (nome completo, e-mail e instituição).

e) Os certificados serão emitidos por trabalho apresentado durante o evento, com o nome de todos os autores.

4.2 A submissão dos trabalhos será via online conforme informações encontrodeturismoufma@gmail.com . Caberá ao autor definir o Grupo de Trabalho (GT) no qual de seja que seu trabalho seja inscrito, avaliado e classificado, considerando o exposto no item 2.

5. NORMAS DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

5.1 Os artigos deverão ter no mínimo 12 (doze) e, no máximo, 20 (vinte) páginas digitadas, incluindo as referências, além do resumo com palavras-chave e dos anexos, seguindo na sua formatação as normas da ABNT.

5.2 Os resumos expandidos deverão ter no mínimo 03 (três) e, no máximo, 08 (oito) páginas digitadas, incluindo as referências, além do resumo com palavras-chave e dos anexos, seguindo na sua formatação as normas da ABNT.

5.3 A Comissão Científica considerará o trabalho NÃO APROVADO ao constatar o(s) nome(s) do(s) autor(es) em quaisquer partes do trabalho ou identificação oculta

Segue o link para download dos templates editáveis:

https://drive.google.com/drive/folders/1RPnW0vvAR2icj6JC4p7EvYAZbIlhZ5Vo?usp=sharing

6. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação dos trabalhos será realizada por meio do sistema Double blind review (os avaliadores não terão acesso à identificação dos autores do trabalho que estão avaliando)

6.1 Nas avaliações dos artigos científicos e resumos expandidos a Comissão Científica analisará os seguintes aspectos:

6.1.1 Os aspectos pré-textuais, que se referem à apresentação preliminar do trabalho, contemplando título, resumo/resumo/abstract palavras-chave/palavras chaves/keywords). Será analisada a apresentação resumida dos objetivos, da metodologia e dos principais resultados.

6.1.2 Os aspectos da estrutura do trabalho, onde serão considerados elementos relacionados à composição do texto, destacando coerência, organização e sequência, linguagem e adequação à norma culta, qualidade das ilustrações e conformidade às normas do evento.

6.1.3 A estruturação do conteúdo, onde se apresentam os pontos relativos ao teor científico do trabalho. Será especialmente considerada a relevância, originalidade, a inovação do tema e abordagem, o referencial teórico, a metodologia empregada, profundidade da análise, coerência das conclusões com os objetivos, originalidade e as bibliografias utilizadas.

6.1.4 O processo de avaliação visa evidenciar as contribuições dos formatos de artigo científico e resumo expandido, inicialmente ao Grupo de Trabalho que foi submetido e sua efetiva contribuição para a construção do conhecimento na área do turismo.

7. SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

7.1 Os trabalhos apresentados para avaliação deverão ser originais e inéditos.

7.2 Os trabalhos serão julgados pela sua qualidade científica. De acordo com o disposto no item 2.2, a Coordenação Geral reserva o direito de, após a seleção realizada pela Comissão Científica, juntamente com os Coordenadores de GT e o Comitê Científico determinarem o número ideal de trabalhos que serão apresentados em cada GT.

7.3 Os autores que tiverem seus trabalhos aprovados deverão fazer apresentação oral prevista para os dias 08 e 09 de julho de 2025. A ordem das apresentações será definida previamente e amplamente divulgada no site e nas mídias sociais do Encontro. Caso o apresentador ordenado pela lista de apresentações divulgada não se encontre na sala destinada, o trabalho seguinte poderá ter sua apresentação antecipada conforme decisão dos Coordenadores de GTs.

7.4 Casos omissos acerca dos procedimentos de seleção e classificação serão dirimidos pela Comissão Científica do Encontro Regional de Turismo do Baixo Parnaíba, oportunamente, aos autores dos trabalhos aprovados. Quaisquer dúvidas não contempladas nestas normas poderão ser sanadas diretamente por intermédio do e-mail do Comitê Científico encontrodeturismoufma@gmail.com .

8. APRESENTAÇÃO E MATERIAL DISPONÍVEL EM CADA SALA

8.1 Solicitam-se aos autores que realizem o credenciamento na secretaria geral do evento antes de se dirigir às salas nas quais apresentarão os seus trabalhos. Verificar no site o local e horário de credenciamento, bem como a ordem de apresentação dos trabalhos. Ficar atento a possíveis alterações de local e horário da apresentação de seu trabalho que será sempre divulgado na Programação Oficial (site).

8.2 Para a apresentação presencial dos trabalhos aprovados serão disponibilizadas salas sinalizadas com tema geral, além de títulos dos trabalhos que serão apresentados.

8.3 Os Autores deverão verificar a ocorrência de coincidência de horários entre apresentações de trabalhos do mesmo autor/apresentador e entrar em contato com a organização do evento para as devidas providências para evitar sobreposição de sessões.

8.4 Cada sala será coordenada por moderadores responsáveis pelo:

a) Controle do tempo das apresentações;

b) Registro das apresentações;

c) Mediação do debate, das análises e das ponderações dos presentes em cada GT;

8.5 A ordem das apresentações orais será definida pelos coordenadores de GT e coordenação do Encontro de acordo com os critérios definidos em conjunto, determinando o número máximo de trabalhos aprovados em determinado GT, caso necessário será organizado mais de um GT por temática, conforme indicado nos itens 2.2 e 7.2.

8.6 O tempo de apresentação destinado a cada trabalho corresponderá a 10 minutos, obedecendo a ordem de apresentação previamente estabelecida e informada no site do Encontro.

8.7 Serão disponibilizados aos autores:

a) projetor multimídia;

b) computador com entrada USB.

c) O autor-apresentador do trabalho deverá trazer a apresentação do trabalho em pendrive.

9. DIREITOS AUTORAIS

9.1 Ao enviar o trabalho para apreciação da Comissão Científica, os autores concordam em ceder os direitos autorais dos seus artigos para efeitos exclusivos de publicação nos anais online e livros do evento bem como nos sites das instituições que fazem parte da organização deste Encontro. Todos os direitos sobre ideias, teses e argumentos serão reservados exclusivamente aos autores.

10. DATA-LIMITE DE ENVIO DOS TRABALHOS

Os trabalhos deverão ser remetidos à Comissão Científica do Encontro Regional de Turismo do Baixo Parnaíba via site oficial encontrodeturismoufma@gmail.com .

Os prazos de submissões de envio de trabalhos científicos conforme o quadro 1.

Quadro 1 – Prazos chamadas de submissão de trabalhos e aprovados

PERÍODO DE SUBMISSÃO:

Início: 28 de maio de 2025

Final: 22 de junho de 2025

Nova Data Final: 30 de junho de 2025

PERÍODO DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS:

Início: 09 de junho

Final: 30 de junho

PUBLICAÇÃO DO EDITAL DE TRABALHOS APROVADOS:

1° DE JULHO DE 2025

SE POR VENTURA OCORRER ALGUM ERRO DURANTE A SUBMISSÃO DE TRABALHO, SEJA ELE RESUMO EXPANDIDO OU TRABALHO COMPLETO, PEDIMOS QUE OS ENVIE DIRETAMENTE AO EMAIL encontrodeturismoufma@gmail.com

10.1 A Comissão Científica do Encontro Regional de Turismo do Baixo Parnaíba não se responsabilizará por eventuais congestionamentos no sistema de submissão dos trabalhos na data limite.

10.2 Não serão aceitos trabalhos enviados por meios não contemplados no item10.1.

11. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

No dia 1º de julho de 2025 a Comissão Científica do Encontro Regional de Turismo do Baixo Parnaíba disponibilizará a relação final dos trabalhos aprovados por GTs no site encontrodeturismoufma@gmail.com .

12. PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS

12.1 Os trabalhos aprovados e apresentados serão publicados em até seis meses do término do Encontro Regional de Turismo do Baixo Parnaíba em formato online no site do evento.

13. EIXOS TEMÁTICOS

  1. Turismo em áreas protegidas/naturais;

  2. Turismo, religião, cultura e identidade;

  3. Turismo de Base Comunitária;

  4. Políticas públicas e planejamento turístico;

  5. Práticas socioambientais e sua importância para o turismo

  6. Temas livres relacionados ao turismo e áreas afins.

Comissão Organizadora

Aline Soares Silva - Turismo/CCSB/UFMA

Derick Breno Sousa de Carvalho - Turismo/CCSB/UFMA

Francisca Maria Pereira da Silva - Turismo/CCSB/UFMA

Ingrid Victoria Alves dos Santos Meireles - Turismo/CCSB/UFMA

Jardeson da Conceição Teixeira - Turismo/CCSB/UFMA

Laura Cristina Afonso Costa - Turismo/CCSB/UFMA

Natiel Portela da Cruz - Turismo/CCSB/UFMA

Raiane Nascimento da Silva - Turismo/CCSB/UFMA

Rainara Nascimento Candeira - Turismo/CCSB/UFMA

Thiago Marques Araujo – Turismo/CCSB/UFMA

Valdenice Lopes Rocha – Turismo/CCSB/UFMA

Profa. Rita de Cassia Pereira de Carvalho – Turismo/CCSB/UFMA