ENCONTRO REGIONAL DOS POVOS DE RELIGIÃO DE MATRIZ AFRICANA

Faça sua inscrição
De 24 a 25 de abril Todos os dias das 08h00 às 17h00

Sobre o Evento

O Encontro Regional dos Povos de Religião de Matriz Africana, surgiu da necessidade de diálogos entre as pessoas que fazem os terreiros, propiciando interação e debates de como melhorar o acesso as políticas públicas e o combate a discriminação sofrida por expressar uma fé diferente, credo e costumes religiosos distintos de outras expressões de fé e credo.

O Encontro regional dos povos de religião de matriz africana será realizado na cidade de Arapiraca e contemplará toda região do agreste alagoano, buscando maior participação dessa parcela da sociedade com o objetivo de resgatar a identidade do povo de terreiro, com atividades e ações através de palestras importantes com temas sobre a historicidade do povo preto africano (escravizados no Brasil). As religiões de matriz africana ainda são vistas como associação “diabólica” que faz referência ao diabo de outras religiões por não conhecerem a religião disseminam o discurso de ódio e discriminação racial.

OBJETIVO GERAL: Promover a cultura afro-brasileira através da interação e debates de como melhorar o acesso as políticas públicas e o combate à discriminação e preconceito contra as pessoas de terreiro, sofrida por expressar uma fé diferente, credo e costumes religiosos distintos de outras expressões de fé e credo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Combater à discriminação; Resgatar a dignidade das pessoas de terreiro; Propiciar a inclusão, participação e debate sobre racismo e intolerância religiosa; Promover a cultura dos povos de religião afro-brasileira; Promover palestras e debates sobre o respeito as diferenças, de raça, cor e credo e orientação sexual e de gênero; Promover apresentações culturais afro-brasileira, como grupos de afoxé, capoeira, danças e cânticos, Realizar exposição de artesanato e comidas típicas da cultura afro-brasileira.

O público-alvo do projeto são as pessoas de terreiro, pessoas prestas e pardas, pessoas indígenas, pessoas LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência, pessoas em situação de rua, pessoas idosas, mulheres, estudantes, profissionais da educação, das áreas de direito, assistência social, artistas culturais, ou qualquer pessoa interessada em participar do processo de aprendizagem, respeito e inclusão. A região desse público-alvo é a região agreste de Alagoas, sendo as atividades e ações realizadas na Cidade de Arapiraca-AL com parceria com a casa da Cultura – Prefeitura de Arapiraca-AL e a Universidade Estadual de Alagoas- UNEAL.

Carregando área de inscrição

Local

UNEAL - Universidade Estadual de Alagoas, R. Gov. Luís Cavalcante, s/n - Alto do Cruzeiro, Arapiraca - AL, 57312-000, alto do cruzeiro, Arapiraca, Alagoas
Ver no mapa

Organizador

ASSOCIAÇÃO DE LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS, TRAVESTI

JOSE SEBASTIAO DE FARIAS CNPJ nº 49759030000175 é uma pessoa jurídica MEI - Micro Empreendedor Individual e atua como produtor cultural, propiciando a defesa das pessoas LGBTQIAPN+ em Arapiraca e em todo Estado de Alagoas, bem como em âmbito nacional através dos movimentos sociais na defesa e garantia dos direitos humanos. O MEI atua também na formação de lideranças LGBTQIAPN+ em defesa dos direitos legais e sociais na busca pela dignidade humana e mais respeito e uma sociedade justa para todas as pessoas. Também promove Seminários, Palestras e oficinas sobre diversidade religiosa, cultural e garantias de direitos constitucionais. 
A ASSOCIAÇÃO DE LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS, TRAVESRTIS E TRANSEXUAIS DE ARAPIRACA-AL é uma entidade da sociedade civil organizada sem fins lucrativos e econômicos, composta por pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais e os representa na base territorial do Estado de Alagoas e no âmbito nacional através da filiação à Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais ABGLT, atuando no sentido de articular e expressar o conjunto de reivindicações deste segmento, tendo como sede o município de Arapiraca no Estado de Alagoas inscrita no CNPJ: 40.101.506/0001-01, tendo caráter informativo, associativo, mobilizador, assistencial, com duração por prazo indeterminado.  A Associação de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Arapiraca é considerada Utilidade Pública Estadual pela Lei Estadual nº 9.235, de 07 de maio de 2024.