APRESENTAÇÃO
Damiano Cozzella (1928-2018) foi um músico de múltiplas faces. Compositor, arranjador, maestro, professor, pesquisador, participou ativamente de movimentos, grupos e eventos decisivos para a cultura brasileira. Em 2019, a Coordenação de Documentação de Música Contemporânea (CDMC/CIDDIC/UNICAMP) recebeu de sua filha Mariana Cozzella, a doação de um conjunto de aproximadamente 70 partituras, entre arranjos e composições, oriundo do acervo pessoal do compositor. Desde então, pesquisadores do CDMC vêm se empenhando na divulgação de sua obra, seja através da participação em eventos de caráter científico, no Brasil e no exterior, seja através da edição e publicação de suas partituras. O I Encontro Damiano Cozzella tem por objetivo reunir músicos e pesquisadores que, de algum modo, tiveram contato com o compositor - seja contato direto, na qualidade de aluno ou colega de trabalho, seja indireto, através da performance de suas obras ou de pesquisas sobre música brasileira que tangenciam sua atividade musical. Será um espaço para compartilhar e criar novas memórias, celebrar sua trajetória e colocar em perspectiva sua importância para a história da música brasileira.
O encontro ocorrerá nos dias 10 e 11 de outubro no Espaço Cultural Casa do Lago e no Instituto de Artes, ambos espaços sediados na Unicamp. A programação pode ser conferida a seguir:
PROGRAMAÇÃO
Dia 10/10/2024
Local: Espaço Cultural Casa do Lago
Endereço: Av. Érico Veríssimo, 1011 - Cidade Universitária, Campinas - SP, 13083-851
Abertura
Horário: 10h00
Mesa 1 – “Inácio, toma um analgésico!” Cozzella e o canto coral
Horário: 10h30-12h00
Moderação: Guilhermina Lopes (CESEM)
Participantes: Vivian Nogueira (Coral Unicamp Zíper na Boca) e Edu Fernandes (Coralusp)
Resumo: É impossível falar da história do canto coral brasileiro sem lembrar de Damiano Cozzella. Juntamente com Benito Juarez, ele foi um dos responsáveis pela invenção de um novo estilo de canto coral, mais despojado e com um repertório aberto à canção popular urbana. Arranjos icônicos como “Suíte dos Pescadores” e “Minha Namorada” até hoje fazem parte do repertório de coros ao redor do país. O Coralusp foi seu principal laboratório, onde, ao longo de mais de 40 anos, exerceu seu ofício e experimentou com todo tipo de repertório. Cozzella também dedicou-se à composição original para coro, explorando sonoridades não convencionais e a teatralidade como recursos criativos. Esta mesa se dedica a refletir sobre a atuação de Cozzella como arranjador, compositor e maestro de música coral.
Painel
Horário: 14h00-15h00
Neste painel serão apresentados os resultados de projetos de pesquisa e difusão dedicados parcial ou integralmente à obra de Damiano Cozzella. Os projetos envolvidos são:
Fernando de Oliveira Magre (FAMES/UFES/UNICAMP): “O universo musical de Damiano Cozzella: em busca de sua linguagem composicional”, projeto de pós-doutorado realizado no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo com financiamento FAPES/CNPq e o projeto de pesquisa homônimo desenvolvido como pesquisador colaborador junto ao CDMC/CIDDIC/UNICAMP.
Tadeu Moraes Taffarello (UNICAMP): A partir do projeto “Coleção CIDDIC/CDMC: edição de partituras e constituição de um acervo online” (Processo Fapesp nº 2021/14527-7), foi realizada a edição de obras para trompete, piano, clarinete e violino; e para piano solo de Damiano Cozzella.
Mesa 2 – “Será que a cultura superior se aguenta, maestro?”: Cozzella entre a vanguarda e o pop
Horário: 15h00-16h30
Moderação: Fernando Magre (Fames/Unicamp)
Participantes: Denise Garcia (Unicamp), Itamar Vidal (NICS/Unicamp), Jonas Lana (IFRJ/PPGM-UFRJ)
Resumo: Ao longo de sua trajetória, Cozzella sempre esteve entre o mundo da música de vanguarda e a música popular. Sua atuação, juntamente com o companheiro inseparável Rogério Duprat, desafia a dicotomia da historiografia da música brasileira que insiste em separar os “eruditos” dos “populares”. Por um lado, Cozzella atuou na composição experimental, passando pelo dodecafonismo através de seu mestre Koellreutter e o Grupo Música Viva e pelo serialismo integral e depois pelo experimentalismo cageano com seus companheiros de Grupo Música Nova. Por outro lado, escreveu arranjos para a indústria fonográfica, assinando trabalhos que passam pelo Tropicalismo, pelo rock, pela Jovem Guarda e pela MPB de um modo geral. Esta mesa se dedica a refletir sobre a atuação criativa e profissional de Cozzella no atravessamento entre esses dois universos musicais.
Concerto - coral
Horário: 18h00
Coral Unicamp Zíper na Boca - Maestra Vivian Nogueira
Coro Contemporâneo de Campinas - Maestro Assistente Leandro Cavini
Dia 11/10/2024
Local: Auditório do Instituto de Artes
Endereço: Rua Elis Regina, 50. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" | Barão Geraldo, Campinas - SP | CEP: 13083-854
Concerto - música de câmara
Horário: 11h30
Concerto de lançamento do álbum virtual da peça “Mais de 20 pekenas suaves melodias feitas em formato pop pra serem tocadas com o sorriso do Ivon Cury e o vibrato do Monetário & Financeiro”, para trompete, piano, violino e clarinete.
Músicos participantes
Trompete: Paulo Ronqui, Daniel Cavalcante, Fábio Cerqueira, Adenilson Telles
Piano: Nickollas Lopes, Gabriela Camargo, Isis Adum
Mesa 3 – “Sim, meu filho, desconfie de todos os grandes nomes da história”: Cozzella professor
Horário: 15h00
Moderação: Lenita Waldige Mendes Nogueira (Unicamp)
Participantes: Maria Lúcia Pascoal (Unicamp), Marisa Fonterrada (Unesp), Acácio Piedade (Udesc)
Resumo: Cozzella foi professor ao longo de toda sua carreira profissional. Desde a Escola Livre de Música de São Paulo, da qual fez parte do corpo docente desde sua fundação, no início da década de 1950, passando por cursos internacionais de férias em diferentes partes do Brasil, como Rio de Janeiro, Bahia e Paraná, por uma rápida passagem pela recém-fundada Universidade de Brasília, até chegar à Unicamp, onde atuou como professor até quase sua aposentadoria. Muitos grandes músicos brasileiros passaram por seus cursos e ficaram com a marca do professor questionador e com particular senso de humor. Esta mesa se dedica às memórias de alguns de seus alunos.
Organização: Fernando Magre (Fames/Ufes/Unicamp) e Tadeu Taffarello (Unicamp)
Realização: Coordenação de Documentação de Música Contemporânea (CDMC), Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC), Coodenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (COCEN), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Apoio: Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (Unicamp), Fundo de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepex), Pró-Reitoria de Pesquisa (Unicamp), Instituto de Artes (Unicamp) e Centro Cultural Casa do Lago (Unicamp)
INSCRIÇÕES
As inscrições para ouvintes estão abertas até dia 09/10. Haverá emissão de certificado de participação