Encontro de História 2023

Encontro de História 2023

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De 8 agosto a 27 de outubro Todos os dias das 08h00 às 00h00

Sobre o Evento

Apresentação

Neste ano de 2023 comemora-se o bicentenário da Independência do Brasil na Bahia. A efeméride possibilita refletir sobre variadas questões que envolvem o surgimento do Estado e da nação brasileiros cujo marco inicial foi a ruptura dos laços com Portugal em 1822-1823.

Os estudos desenvolvidos há algumas décadas têm demonstrado que a Independência do Brasil não se efetivou com a ação de d. Pedro, às margens do rio Ipiranga, em 7 de setembro de 1822, e não foi resultante de um ato pacífico e consensual. Em algumas províncias, como o Grão-Pará, Maranhão e Piauí, houve intensos conflitos até a aceitação da emancipação política. No caso da Bahia, as divergências e os diferentes projetos políticos manifestados naquela conjuntura resvalaram em uma guerra que durou pouco mais de um ano e mobilizou amplos segmentos da população para a expulsão das tropas portuguesas que haviam ocupado a capital, Salvador, e que foram derrotadas em 2 de julho de 1823.

Para além de um conflito militar envolvendo brasileiros contra portugueses, as lutas pela Independência na Bahia evidenciaram outros conflitos das classes desfavorecidas e exploradas como os escravizados, indígenas e homens pobres livres que, a seu modo, forcejaram outras formas de participação política e de resistências. O anseio por liberdade que mobilizou as classes proprietárias locais teve apropriação distinta para aqueles que vivenciavam formas de subordinação e de exploração. No decorrer dos conflitos, essas contradições vieram à tona e distintas possibilidades de encaminhamento da crise foram expostas.

O Departamento de História, em parceria com o Núcleo Territorial de Educação-20, por meio de uma vasta programação, propõe refletir sobre as condições para a consolidação da Independência do Brasil na Bahia há 200 anos, com ênfase nas mudanças decorrentes, mas também estabelecendo um diálogo sobre as permanências, memórias, construção de narrativas, participação popular, sentidos de independência e de liberdade, com o intuito de pensar historicamente as complexidades desse processo possibilitando uma compreensão mais aprofundada sobre um passado que ainda ressoa nos tempos atuais.

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Confira o caderno de resumos dos Simpósios Temáticos do II Encontro de História:

No link abaixo está disponível o caderno de resumos dos trabalhos submetidos e apresentados nos STs de nosso Encontro, confira!

Caderno de resumos: clique aqui

Conheça os STs do Encontro de História

ST 01: Ensino e Historiografia da Antiguidade e no Medievo.

Coordenação: Prof. Dr. Alexandre Galvão (UESB) e Prof. Dr. Lucas Girardi (UESB)

Ementa: Discutir questões relacionadas com o Ensino de História Antiga e Medieval, historiografia, política, cultura, gênero, escrita e sociedade do Mundo Antigo e do Medievo. Problematizar os liames existentes entre as leituras do passado e seus usos nos diferentes contextos. Analisar as relações entre as representações elaboradas sobre o Mundo Antigo e o Medievo e as apropriações dos conteúdos que lhes são subjacentes.

ST 02: Ensinar e aprender História: percursos formativos, saberes profissionais e experiências didático-históricas.

Coordenação: Profa. Dra. Edinalva Padre Aguiar (UESB), Profa. Dra. Maria Cristina Dantas Pina (UESB), Prof. Dr. Valter Guimarães Soares (UEFS)

Ementa: Este Simpósio Temático deverá se constituir em um espaço cujo objetivo é promover o diálogo acerca do ensinar e aprender História, notadamente no que diz respeito aos percursos formativos (inicial e continuado) dos/as profissionais a ela vinculada, aos saberes imbricados na prática docente e às experiências didático-históricas desenvolvidas no âmbito da educação básica. Visa, portanto, congregar graduandos/as, professores/as de História da educação básica e do ensino superior, mestrandos/as, doutorandos/as, pesquisadores e pesquisadoras do campo do Ensino de História, para refletir, debater e compartilhar pesquisas realizadas e/ou em construção, bem como relatos de experiências didático-históricas, sejam elas expressões sistematizadas de práticas de ensino-aprendizagem, sejam produções resultantes de projetos e programas de políticas públicas, a exemplo do Pibid e do Residência Pedagógica. Neste sentido, pretende articular e colocar no centro do debate alguns eixos temáticos: formação do/a professor/a de História; saberes docentes e História ensinada; processos de ensino e aprendizagem histórica nos mais diversos níveis e modalidades de escolarização.

ST 03: O Atlântico Ibérico: diálogos socioculturais da modernidade à contemporaneidade.

Coordenação: Profa. Dra. Avanete Pereira Souza, Prof. Dr. Belarmino de Jesus Souza, Profa. Dra. Grayce Mayre Bonfim Souza.

Ementa: O processo de colonização ibérica iniciado no século XV teve como principal veículo de ligação os mares, permitindo a circulação de bens, pessoas e culturas, unindo diferentes continentes. Partindo de uma perspectiva de histórias conectadas – connected histories), temos de pensar em aspetos que nos possibilitem traçar um diálogo entre culturas em diferentes lugares. Não importa apenas perceber o que separa ou aproxima as sociedades, mas compreender como determinados aspetos socioeconômicos se desenvolveram, enraizaram e recriaram em diversos contextos. Assim, o Grupo Temático que apresentamos tem por objetivo fomentar o debate historiográfico, em parte, como resultado do acesso a novos acervos documentais existentes em Portugal e no Brasil. Pretende-se igualmente uma discussão de caráter interdisciplinar envolvendo poder, economia, cultura e sociedade, bem como análises em torno de memória, identidade, legislação, administração, conflitos, mestiçagens, entre outras.

ST 04: Sertões do Brasil - povoamento, ocupação, escravidão, pós- abolição.

Coordenação: Profa. Dra. Isnara Pereira Ivo (UESB), Profa. Dra. Maria de Fátima Novaes Pires (UFBA), Prof. Dr. Marcos Profeta Ribeiro (UESB), Prof. Dr. Paulo Henrique Duque Santos (UNEB), Prof. Dr. Ricardo Alexandre Santos de Sousa (UESB).

Ementa: O presente Simpósio Temático objetiva reunir pesquisadores dos sertões do Brasil filiados a temas e temporalidades históricas que problematizam objetos, campos conceituais e literatura correlatos à abrangência desta proposta. Interessa aos proponentes deste Simpósio Temático integrar pesquisadores com estudos em curso (mestrado/doutorado), assim como pesquisadores seniores de temas cujas abordagens desafiam antigas noções de sertões desconectados de conjunturas mais amplas, seja em âmbito econômico, político, social, cultural. Nessa medida, a proposição deste ST está comprometida com debates renovados de diversos campos e áreas de conhecimento dos sertões brasileiros.


ST 05: Linguagens, Cultura Audiovisual e Mídias Contemporâneas: História, Historiografia e Práticas de Ensino.

Coordenação: Prof. Dr. Jairo Carvalho do Nascimento (UNEB) e Prof. Dr. Joslan Santos Sampaio (SEC-BA).

Ementa: Em que medida as diferentes linguagens, as diferentes formas de visualidades e as novas tecnologias de informação e comunicação contribuem para a produção do conhecimento histórico, para o trabalho do professor de História? Em busca de possíveis respostas, este simpósio tem por objetivo reunir pesquisadores - professores universitários e da educação básica, estudantes de pós-graduação e graduação -, vinculados à pesquisa e ao ensino das áreas de História, Cinema e Educação, para problematizar e discutir temas relacionados ao estudo do cinema e da cultura audiovisual, das diversas linguagens, fontes históricas e mídias contemporâneas, abrindo espaço para a exposição de trabalhos acadêmicos e experiências didáticas. As áreas de interesse deste simpósio são: estudar as questões teóricas, metodológicas e historiográficas, tanto no que diz respeito ao filme como artefato, testemunho, representação, quanto ao cinema como prática social, que auxilia na compreensão dos processos sociais, políticos e econômicos/o cinema como fonte e objeto da História (teoria/método); o uso de filmes como recurso didático; o uso de imagens na pesquisa histórica; fontes documentais (filmes, fotografia, música, charges, literatura, livro didático etc.), pesquisa e ensino em História e Educação; cultura visual, estudo de materiais visuais e práticas educativas; a utilização da televisão como veículo de ensino, as novas tecnologias de informação e comunicação (TIC/computadores, internet etc.) e suas relações com a educação; produção de vídeos educativos. Simpósio temático oferecido pelo Grupo de Pesquisa "Cinema, História e Educação: teoria e medição pedagógica" (CNPq/UNEB).

Palavras-chave: Cinema: pesquisa e ensino – Linguagens e documentos em sala de aula - Cultura visual e visualidades: pesquisa e ensino - Fontes e conhecimento histórico.

ST 06: História e Marxismo: produção e reprodução social em sociedades pré-capitalistas e capitalistas

Coordenação: Profa. Dra. Márcia Lemos (UESB), Profa. Dra. Cleide de Lima Chaves (UESB) e Prof. Dr. Cristiano Ferraz (UESB).

Ementa: A proposta desse Simpósio Temático é reunir pesquisas e reflexões, em temporalidades e espaços distintos, que tenham como eixo comum a abordagem teórico-metodológica do Materialismo Histórico e Dialético. Interessam os estudos dos fenômenos humanos pensados na perspectiva da totalidade histórica, que considere na análise das sociedades pré-capitalistas e capitalistas, a imbricação entre as determinações étnico-raciais, de classe, gênero e orientação sexual na produção das hierarquias e desigualdades entre os sujeitos sociais. O objetivo é colocar em debate as relações de produção e trabalho; estado e luta de classes; família como unidade de produção; reprodução social e trabalho do cuidado; reestruturação produtiva e as novas tecnologias na periferia do capital; ideologia e aparelhos de hegemonia; conflitos e movimentos sociais no campo e na cidade; patriarcado, mulheres e violência; racialização e racismo; trabalho infantil e processos de institucionalização da infância pauperizada; educação e linguagens; arte como práxis política; cinema e jornalismo no campo da esquerda revolucionária.

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Seminários

Os seminários ocorrerão na tarde do dia 24 de outubro, para apresentação é necessário além da inscrição geral, submeter o relato via Google Forms, conforme as orientações nos links abaixo.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 13 de outubro de 2023.

Seminário 01: Relato de Experiências dos Profissionais da Educação Básica

Veja aqui as instruções para elaboração do relato!

Formulário de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/1vGYHH8itluOkpCsPuKscJFMoHk_5uQSanyNuVDu3AhY/viewform?edit_requested=true

Seminário 02: Relato de experiência (RP/PIBID)

Veja aqui as instruções para elaboração do relato!

Formulário de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/18L1ftyBaDjUY3bHPIgl8PXAw7KRwWACZnE8oJrZhb7s/viewform?edit_requested=true

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Como participar dos minicursos?

Todos os minicursos ocorrerão no dia 25 de outubro, durante os turnos vespertino (das 14h00 às 17h30) e noturno (19h às 22h). Para se inscrever é necessário ter em mãos o número de inscrição, disponível no comprovante recebido no e-mail informado no momento de efetuada a inscrição geral. Após isso, ainda na mesma seção, o participante deve clicar na opção "Inscrever-se em outras atividades", preencher com o seu nº de inscrito e e-mail, e selecionar as opções de minicursos de sua escolha. A participação é restrita a um curso por turno, para a obtenção do certificado é necessário inscrição prévia.

Minicurso 1: Projeto de Pesquisa em História: questões atuais

Ministrante: Profa. Dra. Lina Maria Brandão de Aras (PPGH/NEIM/UFBA)

Ementa: Discute a elaboração de projeto de pesquisa em História, aponta os problemas mais recorrentes e avalia as questões atuais, além de evidenciar as problemáticas pessoais de seus/suas autores/as.

Minicurso 2: Histórias Medievais, Estudos subalternos e História Pública: uma introdução

Ministrante: Prof. Dr. Thiago Pereira da Silva Magela (Translatio Studii/ UNEMAT)

Ementa: o presente curso tem o objetivo de proporcionar aos futuros professores/pesquisadores ferramentas analíticas para uma melhor compreensão do lugar da história medieval no cotidiano escolar. Por tal razão, levando em conta os diversos desafios enfrentados no chão da escola buscar-se-á debater as múltiplas intersecções entre os Estudos Medievais, História Subalterna e a História Pública. Desta forma, poderemos refletir sobre o lugar do professor/pesquisador diante das demandas de um mundo em convulsão, e do conteúdo substantivo Idade Média para a formação escolar.

Minicurso 3: Cultura política e constitucionalismo luso-brasileiro no movimento de Independência: reflexões e aproximações

Ministrante: Profa. Dra. Edna Maria Matos Antônio (UFS)

Ementa: Este minicurso tem a proposta de realçar aspectos do pensamento político, posicionamentos e opiniões em torno do constitucionalismo luso-brasileiro e que pautaram o debate no movimento da intensa luta que resultou na separação da América portuguesa de Portugal. Objetiva-se também realizar um breve apanhado de algumas tendências de análise que tem marcado a historiografia sobre esse assunto. A discussão faz uso de fontes locais e regionais (Sergipe e Bahia) representativas de questões, dilemas e culturas políticas e que permitem subsidiar a reflexão ensejada.

Minicurso 4: O Noticiero ICAIC Latinoamericano e suas sonoridades

Ministrante: Prof. Dr. Glauber Brito Matos Lacerda (LEMarx/Cinema/UESB)

Ementa: entre 1960 e 1990, o Noticiero ICAIC Latinoamericano, cinejornal cubano, propagou os feitos da Revolução cubana, celebrou os avanços do campo socialista e denunciou os abusos do imperialismo estadunidense pelo mundo. O Curso apresentará o noticiero cinematográfico, assim como analisará as implicações poéticas dos usos de vozes, efeitos sonoros e músicas em edições do Noticiero que estrearam entre 1965 e 1975.

Minicurso 5: “O que é pensar historicamente”?

Ministrante: Prof. Dr. João Paulo Pimenta (USP)

Ementa: O estudo da história se presta a muitas finalidades. Nem sempre, porém, tal estudo nos conduz a uma forma de pensar, a uma forma de olhar para o mundo e interrogá-lo que tenha em conta sua categoria central: o tempo. A finalidade deste curso é refletir em torno dos significados dessa categoria para o ofício do historiador, estimulando-o a não apenas pensar a história mas, principalmente, com a história".

Minicurso 6: Teoria política, teoria da História e marxismo

Ministrante: Prof. Dr. Cristiano Lima Ferraz (LEMarx/UESB)

Ementa: o minicurso tratará da perspectiva marxista sobre a política como instância regional do conceito de modo de produção, com ênfase especial no modo de produção capitalista. Será examinada a constituição de uma teoria da política no campo marxista e suas repercussões para a teoria da História.

Minicurso 7: Fontes Documentais sobre História Política, Sertões baianos (século XIX)

Ministrantes: Prof. Dr. Argemiro Ribeiro de Souza Filho (MP/UESB) e Profa. Dra. Maria Aparecida Silva de Sousa (DH/MP/UESB)

Ementa: O curso visa apresentar tipos de fontes documentais existentes para o estudo da dinâmica política dos sertões baianos no contexto de formação do Estado e da Nação brasileiros. Pretende-se discutir algumas fontes selecionadas (impressas e manuscritas) visando à interpretação do documento e às perspectivas de trabalho que apresentam para a construção do conhecimento histórico sobre a Bahia/Brasil no Oitocentos.

Minicurso 8: A Literatura Africana e a Lei 10.639/2003 em diálogo: caminhos para práticas antirracistas na educação

Ministrante: Profa. Dra. Zoraide Portela Silva (UNEB)

Ementa: Este minicurso abordará a Literatura Africana, com ênfase em Angola e Moçambique, e as interações com o ensino para Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) a partir da Lei 10.639/2003, contextualizando os movimentos sociais que precederam a Lei, e propõe identificar as ressonâncias desta nos espaços acadêmicos, como pressuposto para um currículo antirracista na educação.

Minicurso 9: O uso da Tecnologia no Ensino de História

Ministrante: Profa. Dra. Idelma Aparecida Ferreira Novais (GT História e Economia da ANPUH/Professora da Rede Municipal de Barra do Choça)

Ementa: pendente

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Chamada para lançamento de livros!

A comissão organizadora do “Encontro de História: O Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia”, informa a abertura de inscrições para a sessão de lançamentos de livros no evento. Trata-se de um importante momento para a comunicação e divulgação de obras recém-publicadas. Os lançamentos ocorrerão no dia 25/10, às 17h, no Foyer do Teatro Glauber Rocha (UESB).

Para se inscrever, envie email para encontrohistoriauesb@gmail.com , com as informações solicitadas no documento de convocação (clique aqui para acessar!).

Importante: Para os/as inscritos na sessão de lançamentos, a comissão organizadora disponibilizará a respectiva divulgação da obra no site do evento.

Comissão Organizadora

Docentes

Profª. Drª. Avanete Pereira Sousa

Profª. Drª. Grayce Mayre Bonfim Souza

Prof. Dr. Marcos Profeta Ribeiro

Profª. Drª. Márcia Santos Lemos

Profª. Drª. Maria Aparecida Silva de Sousa

Prof. Dr. Ricardo Alexandre Santos de Sousa

Prof. Ms. Roberto Silva de Oliveira

Discentes

Ana Flávia Almeida Santana

Cleisson Barreto Gomes

Iverson de Jesus Simões

Iago Moreira Silva

Luzia Beatriz Ramos Alves

Maila da Silva Gomes Aguiar

Maria Letícia Ferreira da Silva Soares

Naila Araújo Magalhães

Palestrantes

  • Prof. Dr. João Paulo Pimenta
  • Profa. Dra. Maria Aparecida Sousa
  • Prof. Dr. João Paulo Peixoto
  • Prof. Dr. Sérgio Guerra Filho
  • Prof. Dr. Hendrik Kraay
  • Profa. Dra. Edna Maria Matos Antônio
  • Profa. Dra. Grayce Bonfim Souza
  • Profa. Dra. Lina Maria Brandão de Aras
  • Prof. Dr. Thiago Pereira da Silva Magela
  • Prof. Dr. Glauber Brito Matos Lacerda
  • Prof. Dr. Cristiano Lima Ferraz
  • Prof. Dr. Argemiro Ribeiro de Souza Filho
  • Profa. Dra. Zoraide Portela Silva
  • Profa. Dra. Idelma Aparecida Ferreira Novais
  • Profa. Dra. Cleide de Lima Chaves
  • Profa. Dra. Márcia Lemos
  • Prof. Dr. Alexandre Galvão
  • Prof. Dr. Lucas Girardi
  • Profa. Dra. Edinalva Padre Aguiar
  • Profa. Dra. Maria Cristina Dantas Pina
  • Prof. Dr. Valter Guimarães Soares
  • Profa. Dra. Avanete Pereira Souza
  • Prof. Dr. Belarmino de Jesus Souza
  • Profa. Dra. Isnara Pereira Ivo
  • Profa. Dra. Maria de Fátima Novaes Pires
  • Prof. Dr. Marcos Profeta Ribeiro
  • Prof. Dr. Paulo Henrique Duque Santos
  • Prof. Dr. Ricardo Alexandre Santos de Sousa
  • Prof. Dr. Jairo Carvalho do Nascimento
  • Prof. Dr. Joslan Santos Sampaio
  • Professora Giovana Marques Alves
  • Erica Daniela da Silva Santos
  • Alex Conceição Costa

Programação

14h00 - Profa. Dra. Edinalva Padre Aguiar, Profa. Dra. Maria Cristina Dantas Pina Seminário 2: Relato de Experiências (RP/Pibid) Seminário
Local: Auditório 2 - Módulo Antônio Luiz (Luizão)

Coordenação: Área de Ensino de História

19h00 - Prof. Dr. João Paulo Pimenta, Profa. Dra. Maria Aparecida Sousa Mesa de abertura - 'Independência, Independências: entre contextos, narrativas e comemorações' Abertura
Local: Teatro Glauber Rocha

Cerimônia de abertura do II Encontro de História (19h), seguida pela primeira mesa (19h30).

Palestrantes: Prof. Dr. João Paulo Pimenta (USP) e Profa. Dra. Maria Aparecida Sousa (UESB)

14h00 - Profa. Dra. Lina Maria Brandão de Aras Minicurso 1 - Projeto de Pesquisa em História: questões atuais Minicurso
Local: Sala I - Módulo II

Ministrante: Profa. Dra. Lina Maria Brandão de Aras (PPGH/NEIM/UFBA)

Ementa: Discute a elaboração de projeto de pesquisa em História, aponta os problemas mais recorrentes e avalia as questões atuais, além de evidenciar as problemáticas pessoais de seus/suas autores/as.

14h00 - Prof. Dr. Thiago Pereira da Silva Magela Minicurso 2: Histórias Medievais, Estudos subalternos e História Pública: uma introdução Minicurso
Local: Sala II - Módulo II

Ministrante: Prof. Dr. Thiago Pereira da Silva Magela (Translatio Studii/ UNEMAT)

Ementa: o presente curso tem o objetivo de proporcionar aos futuros professores/pesquisadores ferramentas analíticas para uma melhor compreensão do lugar da história medieval no cotidiano escolar. Por tal razão, levando em conta os diversos desafios enfrentados no chão da escola buscar-se-á debater as múltiplas intersecções entre os Estudos Medievais, História Subalterna e a História Pública. Desta forma, poderemos refletir sobre o lugar do professor/pesquisador diante das demandas de um mundo em convulsão, e do conteúdo substantivo Idade Média para a formação escolar.

14h00 - Profa. Dra. Edna Maria Matos Antônio Minicurso 3: Cultura política e constitucionalismo luso-brasileiro no movimento de Independência: reflexões e aproximações Minicurso
Local: Sala III - Módulo II

Ministrante: Profa. Dra. Edna Maria Matos Antônio (UFS)

Ementa: Este minicurso tem a proposta de realçar aspectos do pensamento político, posicionamentos e opiniões em torno do constitucionalismo luso-brasileiro e que pautaram o debate no movimento da intensa luta que resultou na separação da América portuguesa de Portugal. Objetiva-se também realizar um breve apanhado de algumas tendências de análise que tem marcado a historiografia sobre esse assunto. A discussão faz uso de fontes locais e regionais (Sergipe e Bahia) representativas de questões, dilemas e culturas políticas e que permitem subsidiar a reflexão ensejada.

14h00 - Prof. Dr. Glauber Brito Matos Lacerda Minicurso 4: O Noticiero ICAIC Latinoamericano e suas sonoridades Minicurso
Local: Sala IV - Módulo II

Ministrante: Prof. Dr. Glauber Brito Matos Lacerda (LEMarx/Cinema/UESB)

Ementa: entre 1960 e 1990, o Noticiero ICAIC Latinoamericano, cinejornal cubano, propagou os feitos da Revolução cubana, celebrou os avanços do campo socialista e denunciou os abusos do imperialismo estadunidense pelo mundo. O Curso apresentará o noticiero cinematográfico, assim como analisará as implicações poéticas dos usos de vozes, efeitos sonoros e músicas em edições do Noticiero que estrearam entre 1965 e 1975.

14h00 - Professora Giovana Marques Alves Oficina 1 - O baú de Maria Rogaciana na aula de História: propostas para uma educação antirracista. Oficina
Local: Auditórios do CAP e do Módulo IV

Professora Giovana Marques Alves (NTE/ LAPEH)
(Atividade específica para a Rede Básica)

Local: As oficinas serão realizadas nos Auditórios do CAP e do Módulo IV, os participantes devem conferir na mesa de credenciamento o local destinado para esta atividade.

14h00 - Erica Daniela da Silva Santos Oficina 2 – Fotografia Oficina
Local: Auditórios do CAP e do Módulo IV

Atividade específica para a Rede Básica,

Local: As oficinas serão realizadas nos Auditórios do CAP e do Módulo IV, os participantes devem conferir na mesa de credenciamento o local destinado para esta atividade.

17h00 Lançamento de Livros Lançamento de Livro
Local: Foyer do Teatro Glauber Rocha

Confira aqui os livros que serão lançados!

Quintal do Mundo - Poesia

Editora: Editorial Casa – 2023

Autor: Paulo Henrique Cardoso Medrado (Professor de Filosofia do Estado da Bahia, escritor, poeta e parte do corpo editorial da revista ESCRI7A. Mestrando em Letras pela UESB)

Uma Vila na Periferia do Império: Vila nova do Príncipe e Santana de Caetité, 1810-1821 - Volumes I e II

(Vol.1 Poder e Sociedade no Alto sertão da Bahia e Vol.2 Economia e Territorialidade no Alto sertão da Bahia)

Editora: Pod Editora – 2023

Autor: Zezito Rodrigues da Silva (Docente da Universidade do Estado da Bahia – DCH – VI/UNEB.)

NA ESPERA DA GRAÇA (2023)

Editora: Nizamba

Autor: Jeremias Macário de Oliveira (membro do Coletivo Escritores Conquistenses)

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E CARREIRA DOCENTE BRASILEIRA: INTERSEÇÕES E DIÁLOGOS COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (2023)

Editora: Pontes

Autora: Lúcia Gracia Ferreira (UESB)

19h00 - Prof. Dr. João Paulo Pimenta Minicurso 5: “O que é pensar historicamente”? Minicurso
Local: Auditório 1 - Módulo Antônio Luiz (Luizão)

Ministrante: Prof. Dr. João Paulo Pimenta (USP)

Ementa: O estudo da história se presta a muitas finalidades. Nem sempre, porém, tal estudo nos conduz a uma forma de pensar, a uma forma de olhar para o mundo e interrogá-lo que tenha em conta sua categoria central: o tempo. A finalidade deste curso é refletir em torno dos significados dessa categoria para o ofício do historiador, estimulando-o a não apenas pensar a história mas, principalmente, com a história".

19h00 - Prof. Dr. Cristiano Lima Ferraz Minicurso 6: Teoria política, teoria da História e marxismo Minicurso
Local: Sala I - Módulo II

Ministrante: Prof. Dr. Cristiano Lima Ferraz (LEMarx/UESB)

Ementa: o minicurso tratará da perspectiva marxista sobre a política como instância regional do conceito de modo de produção, com ênfase especial no modo de produção capitalista. Será examinada a constituição de uma teoria da política no campo marxista e suas repercussões para a teoria da História.

19h00 - Prof. Dr. Argemiro Ribeiro de Souza Filho, Profa. Dra. Maria Aparecida Sousa Minicurso 7: Fontes Documentais sobre História Política, Sertões baianos (século XIX) Minicurso
Local: Sala II - Módulo II

Ministrantes: Prof. Dr. Argemiro Ribeiro de Souza Filho (MP/UESB); Profa. Dra. Maria Aparecida Silva de Sousa (DH/MP/UESB)

Ementa: O curso visa apresentar tipos de fontes documentais existentes para o estudo da dinâmica política dos sertões baianos no contexto de formação do Estado e da Nação brasileiros. Pretende-se discutir algumas fontes selecionadas (impressas e manuscritas) visando à interpretação do documento e às perspectivas de trabalho que apresentam para a construção do conhecimento histórico sobre a Bahia/Brasil no Oitocentos.

19h00 - Profa. Dra. Zoraide Portela Silva Minicurso 8: A Literatura Africana e a Lei 10.639/2003 em diálogo: caminhos para práticas antirracistas na educação Minicurso
Local: Sala III - Módulo II

Ministrante: Profa. Dra. Zoraide Portela Silva (UNEB)

Ementa: Este minicurso abordará a Literatura Africana, com ênfase em Angola e Moçambique, e as interações com o ensino para Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) a partir da Lei 10.639/2003, contextualizando os movimentos sociais que precederam a Lei, e propõe identificar as ressonâncias desta nos espaços acadêmicos, como pressuposto para um currículo antirracista na educação.

19h00 - Profa. Dra. Idelma Aparecida Ferreira Novais Minicurso 9: O uso da Tecnologia no Ensino de História Minicurso
Local: Sala IV - Módulo II

Ministrante: Profa. Dra. Idelma Aparecida Ferreira Novais (GT História e Economia da ANPUH/Professora da Rede Municipal de Barra do Choça)

Ementa: pendente

14h00 - Prof. Dr. Belarmino de Jesus Souza, Profa. Dra. Avanete Pereira Souza, Profa. Dra. Grayce Bonfim Souza ST 03: O Atlântico Ibérico: diálogos socioculturais da modernidade à contemporaneidade. Simpósio Temático
ST 03: O Atlântico Ibérico: diálogos socioculturais da modernidade à contemporaneidade.
Local: DIA 26/10 Sala I - Módulo II DIA 27/10 Salão do Júri

Coordenação: Profa. Dra. Avanete Pereira Souza, Prof. Dr. Belarmino de Jesus Souza, Profa. Dra. Grayce Mayre Bonfim Souza.


Ementa: O processo de colonização ibérica iniciado no século XV teve como principal veículo de ligação os mares, permitindo a circulação de bens, pessoas e culturas, unindo diferentes continentes. Partindo de uma perspectiva de histórias conectadas – connected histories), temos de pensar em aspetos que nos possibilitem traçar um diálogo entre culturas em diferentes lugares. Não importa apenas perceber o que separa ou aproxima as sociedades, mas compreender como determinados aspetos socioeconômicos se desenvolveram, enraizaram e recriaram em diversos contextos. Assim, o Grupo Temático que apresentamos tem por objetivo fomentar o debate historiográfico, em parte, como resultado do acesso a novos acervos documentais existentes em Portugal e no Brasil. Pretende-se igualmente uma discussão de caráter interdisciplinar envolvendo poder, economia, cultura e sociedade, bem como análises em torno de memória, identidade, legislação, administração, conflitos, mestiçagens, entre outras.

14h00 - Prof. Dr. Lucas Girardi, Prof. Dr. Alexandre Galvão ST 01: Ensino e Historiografia da Antiguidade e no Medievo Simpósio Temático
ST 01: Ensino e Historiografia da Antiguidade e no Medievo
Local: Sala III - Módulo II

Coordenação: Prof. Dr. Alexandre Galvão (UESB) e Prof. Dr. Lucas Girardi (UESB)

Ementa: Discutir questões relacionadas com o Ensino de História Antiga e Medieval, historiografia, política, cultura, gênero, escrita e sociedade do Mundo Antigo e do Medievo. Problematizar os liames existentes entre as leituras do passado e seus usos nos diferentes contextos. Analisar as relações entre as representações elaboradas sobre o Mundo Antigo e o Medievo e as apropriações dos conteúdos que lhes são subjacentes.

14h00 - Prof. Dr. Valter Guimarães Soares, Profa. Dra. Edinalva Padre Aguiar, Profa. Dra. Maria Cristina Dantas Pina ST 02: Ensinar e aprender História: percursos formativos, saberes profissionais e experiências didático-históricas. Simpósio Temático
ST 02: Ensinar e aprender História: percursos formativos, saberes profissionais e experiências didático-históricas.
Local: Sala II - Módulo II

Coordenação: Profa. Dra. Edinalva Padre Aguiar (UESB), Profa. Dra. Maria Cristina Dantas Pina (UESB), Prof. Dr. Valter Guimarães Soares (UEFS)

Ementa: Este Simpósio Temático deverá se constituir em um espaço cujo objetivo é promover o diálogo acerca do ensinar e aprender História, notadamente no que diz respeito aos percursos formativos (inicial e continuado) dos/as profissionais a ela vinculada, aos saberes imbricados na prática docente e às experiências didático-históricas desenvolvidas no âmbito da educação básica. Visa, portanto, congregar graduandos/as, professores/as de História da educação básica e do ensino superior, mestrandos/as, doutorandos/as, pesquisadores e pesquisadoras do campo do Ensino de História, para refletir, debater e compartilhar pesquisas realizadas e/ou em construção, bem como relatos de experiências didático-históricas, sejam elas expressões sistematizadas de práticas de ensino-aprendizagem, sejam produções resultantes de projetos e programas de políticas públicas, a exemplo do Pibid e do Residência Pedagógica. Neste sentido, pretende articular e colocar no centro do debate alguns eixos temáticos: formação do/a professor/a de História; saberes docentes e História ensinada; processos de ensino e aprendizagem histórica nos mais diversos níveis e modalidades de escolarização.

14h00 - Prof. Dr. Paulo Henrique Duque Santos, Prof. Dr. Marcos Profeta Ribeiro, Prof. Dr. Ricardo Alexandre Santos de Sousa, Profa. Dra. Isnara Pereira Ivo, Profa. Dra. Maria de Fátima Novaes Pires ST 04: Sertões do Brasil - povoamento, ocupação, escravidão, pós- abolição. Simpósio Temático
ST 04: Sertões do Brasil - povoamento, ocupação, escravidão, pós- abolição.
Local: Auditório II - Módulo Antônio Luiz (Luizão)

Coordenação: Profa. Dra. Isnara Pereira Ivo (UESB), Profa. Dra. Maria de Fátima Novaes Pires (UFBA), Prof. Dr. Marcos Profeta Ribeiro (UESB), Prof. Dr. Paulo Henrique Duque Santos (UNEB), Prof. Dr. Ricardo Alexandre Santos de Sousa (UESB).

Ementa: O presente Simpósio Temático objetiva reunir pesquisadores dos sertões do Brasil filiados a temas e temporalidades históricas que problematizam objetos, campos conceituais e literatura correlatos à abrangência desta proposta. Interessa aos proponentes deste Simpósio Temático integrar pesquisadores com estudos em curso (mestrado/doutorado), assim como pesquisadores seniores de temas cujas abordagens desafiam antigas noções de sertões desconectados de conjunturas mais amplas, seja em âmbito econômico, político, social, cultural. Nessa medida, a proposição deste ST está comprometida com debates renovados de diversos campos e áreas de conhecimento dos sertões brasileiros.

14h00 - Prof. Dr. Jairo Carvalho do Nascimento, Prof. Dr. Joslan Santos Sampaio ST 05: Linguagens, Cultura Audiovisual e Mídias Contemporâneas: História, Historiografia e Práticas de Ensino. Abertura
ST 05: Linguagens, Cultura Audiovisual e Mídias Contemporâneas: História, Historiografia e Práticas de Ensino.
Local: Sala II - Módulo II

Coordenação: Prof. Dr. Jairo Carvalho do Nascimento (UNEB) e Prof. Dr. Joslan Santos Sampaio (SEC-BA).

Ementa: Em que medida as diferentes linguagens, as diferentes formas de visualidades e as novas tecnologias de informação e comunicação contribuem para a produção do conhecimento histórico, para o trabalho do professor de História? Em busca de possíveis respostas, este simpósio tem por objetivo reunir pesquisadores - professores universitários e da educação básica, estudantes de pós-graduação e graduação -, vinculados à pesquisa e ao ensino das áreas de História, Cinema e Educação, para problematizar e discutir temas relacionados ao estudo do cinema e da cultura audiovisual, das diversas linguagens, fontes históricas e mídias contemporâneas, abrindo espaço para a exposição de trabalhos acadêmicos e experiências didáticas. As áreas de interesse deste simpósio são: estudar as questões teóricas, metodológicas e historiográficas, tanto no que diz respeito ao filme como artefato, testemunho, representação, quanto ao cinema como prática social, que auxilia na compreensão dos processos sociais, políticos e econômicos/o cinema como fonte e objeto da História (teoria/método); o uso de filmes como recurso didático; o uso de imagens na pesquisa histórica; fontes documentais (filmes, fotografia, música, charges, literatura, livro didático etc.), pesquisa e ensino em História e Educação; cultura visual, estudo de materiais visuais e práticas educativas; a utilização da televisão como veículo de ensino, as novas tecnologias de informação e comunicação (TIC/computadores, internet etc.) e suas relações com a educação; produção de vídeos educativos. Simpósio temático oferecido pelo Grupo de Pesquisa "Cinema, História e Educação: teoria e medição pedagógica" (CNPq/UNEB).

Palavras-chave: Cinema: pesquisa e ensino – Linguagens e documentos em sala de aula - Cultura visual e visualidades: pesquisa e ensino - Fontes e conhecimento histórico.

14h00 - Prof. Dr. Cristiano Lima Ferraz, Profa. Dra. Cleide de Lima Chaves, Profa. Dra. Márcia Lemos ST 06: História e Marxismo: produção e reprodução social em sociedades pré-capitalistas e capitalistas Simpósio Temático
ST 06: História e Marxismo: produção e reprodução social em sociedades pré-capitalistas e capitalistas
Local: Auditório 1 - Módulo Antônio Luiz (Luizão)

Coordenação: Profa. Dra. Márcia Lemos (UESB), Profa. Dra. Cleide de Lima Chaves (UESB) e Prof. Dr. Cristiano Ferraz (UESB).

Ementa: A proposta desse Simpósio Temático é reunir pesquisas e reflexões, em temporalidades e espaços distintos, que tenham como eixo comum a abordagem teórico-metodológica do Materialismo Histórico e Dialético. Interessam os estudos dos fenômenos humanos pensados na perspectiva da totalidade histórica, que considere na análise das sociedades pré-capitalistas e capitalistas, a imbricação entre as determinações étnico-raciais, de classe, gênero e orientação sexual na produção das hierarquias e desigualdades entre os sujeitos sociais. O objetivo é colocar em debate as relações de produção e trabalho; estado e luta de classes; família como unidade de produção; reprodução social e trabalho do cuidado; reestruturação produtiva e as novas tecnologias na periferia do capital; ideologia e aparelhos de hegemonia; conflitos e movimentos sociais no campo e na cidade; patriarcado, mulheres e violência; racialização e racismo; trabalho infantil e processos de institucionalização da infância pauperizada; educação e linguagens; arte como práxis política; cinema e jornalismo no campo da esquerda revolucionária.

14h00 - Erica Daniela da Silva Santos Oficina 2 – Fotografia Oficina
Local: Auditórios do CAP e do Módulo IV

Atividade específica para a Rede Básica,

Local: As oficinas serão realizadas nos Auditórios do CAP e do Módulo IV, os participantes devem conferir na mesa de credenciamento o local destinado para esta atividade.

14h00 - Alex Conceição Costa Oficina 3 - História e ficção: caminhos para a aprendizagem histórica. Oficina
Local: Auditórios do CAP e do Módulo IV

Atividade específica para a Rede Básica,

Local: As oficinas serão realizadas nos Auditórios do CAP e do Módulo IV, os participantes devem conferir na mesa de credenciamento o local destinado para esta atividade.

17h00 Exposição e Premiação dos Trabalhos dos alunos da Educação Básica Exposição
Local: Foyer do Teatro Glauber Rocha

Em breve mais informações!

19h00 - Prof. Dr. Sérgio Guerra Filho, Prof. Dr. João Paulo Peixoto Mesa 2: Independência(s) e Ensino de História Mesa Temática
Local: Teatro Glauber Rocha

Palestrantes:

Prof. João Paulo Peixoto (UFPI)

Prof. Sérgio Guerra Filho (UFRB)

14h00 - Prof. Dr. Belarmino de Jesus Souza, Profa. Dra. Avanete Pereira Souza, Profa. Dra. Grayce Bonfim Souza ST 03: O Atlântico Ibérico: diálogos socioculturais da modernidade à contemporaneidade. Simpósio Temático
ST 03: O Atlântico Ibérico: diálogos socioculturais da modernidade à contemporaneidade.
Local: DIA 26/10 Sala I - Módulo II DIA 27/10 Salão do Júri

Coordenação: Profa. Dra. Avanete Pereira Souza, Prof. Dr. Belarmino de Jesus Souza, Profa. Dra. Grayce Mayre Bonfim Souza.


Ementa: O processo de colonização ibérica iniciado no século XV teve como principal veículo de ligação os mares, permitindo a circulação de bens, pessoas e culturas, unindo diferentes continentes. Partindo de uma perspectiva de histórias conectadas – connected histories), temos de pensar em aspetos que nos possibilitem traçar um diálogo entre culturas em diferentes lugares. Não importa apenas perceber o que separa ou aproxima as sociedades, mas compreender como determinados aspetos socioeconômicos se desenvolveram, enraizaram e recriaram em diversos contextos. Assim, o Grupo Temático que apresentamos tem por objetivo fomentar o debate historiográfico, em parte, como resultado do acesso a novos acervos documentais existentes em Portugal e no Brasil. Pretende-se igualmente uma discussão de caráter interdisciplinar envolvendo poder, economia, cultura e sociedade, bem como análises em torno de memória, identidade, legislação, administração, conflitos, mestiçagens, entre outras.

14h00 - Prof. Dr. Lucas Girardi, Prof. Dr. Alexandre Galvão ST 01: Ensino e Historiografia da Antiguidade e no Medievo Simpósio Temático
ST 01: Ensino e Historiografia da Antiguidade e no Medievo
Local: Sala III - Módulo II

Coordenação: Prof. Dr. Alexandre Galvão (UESB) e Prof. Dr. Lucas Girardi (UESB)

Ementa: Discutir questões relacionadas com o Ensino de História Antiga e Medieval, historiografia, política, cultura, gênero, escrita e sociedade do Mundo Antigo e do Medievo. Problematizar os liames existentes entre as leituras do passado e seus usos nos diferentes contextos. Analisar as relações entre as representações elaboradas sobre o Mundo Antigo e o Medievo e as apropriações dos conteúdos que lhes são subjacentes.

14h00 - Prof. Dr. Valter Guimarães Soares, Profa. Dra. Edinalva Padre Aguiar, Profa. Dra. Maria Cristina Dantas Pina ST 02: Ensinar e aprender História: percursos formativos, saberes profissionais e experiências didático-históricas. Simpósio Temático
ST 02: Ensinar e aprender História: percursos formativos, saberes profissionais e experiências didático-históricas.
Local: Sala II - Módulo II

Coordenação: Profa. Dra. Edinalva Padre Aguiar (UESB), Profa. Dra. Maria Cristina Dantas Pina (UESB), Prof. Dr. Valter Guimarães Soares (UEFS)

Ementa: Este Simpósio Temático deverá se constituir em um espaço cujo objetivo é promover o diálogo acerca do ensinar e aprender História, notadamente no que diz respeito aos percursos formativos (inicial e continuado) dos/as profissionais a ela vinculada, aos saberes imbricados na prática docente e às experiências didático-históricas desenvolvidas no âmbito da educação básica. Visa, portanto, congregar graduandos/as, professores/as de História da educação básica e do ensino superior, mestrandos/as, doutorandos/as, pesquisadores e pesquisadoras do campo do Ensino de História, para refletir, debater e compartilhar pesquisas realizadas e/ou em construção, bem como relatos de experiências didático-históricas, sejam elas expressões sistematizadas de práticas de ensino-aprendizagem, sejam produções resultantes de projetos e programas de políticas públicas, a exemplo do Pibid e do Residência Pedagógica. Neste sentido, pretende articular e colocar no centro do debate alguns eixos temáticos: formação do/a professor/a de História; saberes docentes e História ensinada; processos de ensino e aprendizagem histórica nos mais diversos níveis e modalidades de escolarização.

14h00 - Prof. Dr. Paulo Henrique Duque Santos, Prof. Dr. Marcos Profeta Ribeiro, Prof. Dr. Ricardo Alexandre Santos de Sousa, Profa. Dra. Isnara Pereira Ivo, Profa. Dra. Maria de Fátima Novaes Pires ST 04: Sertões do Brasil - povoamento, ocupação, escravidão, pós- abolição. Simpósio Temático
ST 04: Sertões do Brasil - povoamento, ocupação, escravidão, pós- abolição.
Local: Auditório II - Módulo Antônio Luiz (Luizão)

Coordenação: Profa. Dra. Isnara Pereira Ivo (UESB), Profa. Dra. Maria de Fátima Novaes Pires (UFBA), Prof. Dr. Marcos Profeta Ribeiro (UESB), Prof. Dr. Paulo Henrique Duque Santos (UNEB), Prof. Dr. Ricardo Alexandre Santos de Sousa (UESB).

Ementa: O presente Simpósio Temático objetiva reunir pesquisadores dos sertões do Brasil filiados a temas e temporalidades históricas que problematizam objetos, campos conceituais e literatura correlatos à abrangência desta proposta. Interessa aos proponentes deste Simpósio Temático integrar pesquisadores com estudos em curso (mestrado/doutorado), assim como pesquisadores seniores de temas cujas abordagens desafiam antigas noções de sertões desconectados de conjunturas mais amplas, seja em âmbito econômico, político, social, cultural. Nessa medida, a proposição deste ST está comprometida com debates renovados de diversos campos e áreas de conhecimento dos sertões brasileiros.

14h00 - Prof. Dr. Jairo Carvalho do Nascimento, Prof. Dr. Joslan Santos Sampaio ST 05: Linguagens, Cultura Audiovisual e Mídias Contemporâneas: História, Historiografia e Práticas de Ensino. Abertura
ST 05: Linguagens, Cultura Audiovisual e Mídias Contemporâneas: História, Historiografia e Práticas de Ensino.
Local: Sala II - Módulo II

Coordenação: Prof. Dr. Jairo Carvalho do Nascimento (UNEB) e Prof. Dr. Joslan Santos Sampaio (SEC-BA).

Ementa: Em que medida as diferentes linguagens, as diferentes formas de visualidades e as novas tecnologias de informação e comunicação contribuem para a produção do conhecimento histórico, para o trabalho do professor de História? Em busca de possíveis respostas, este simpósio tem por objetivo reunir pesquisadores - professores universitários e da educação básica, estudantes de pós-graduação e graduação -, vinculados à pesquisa e ao ensino das áreas de História, Cinema e Educação, para problematizar e discutir temas relacionados ao estudo do cinema e da cultura audiovisual, das diversas linguagens, fontes históricas e mídias contemporâneas, abrindo espaço para a exposição de trabalhos acadêmicos e experiências didáticas. As áreas de interesse deste simpósio são: estudar as questões teóricas, metodológicas e historiográficas, tanto no que diz respeito ao filme como artefato, testemunho, representação, quanto ao cinema como prática social, que auxilia na compreensão dos processos sociais, políticos e econômicos/o cinema como fonte e objeto da História (teoria/método); o uso de filmes como recurso didático; o uso de imagens na pesquisa histórica; fontes documentais (filmes, fotografia, música, charges, literatura, livro didático etc.), pesquisa e ensino em História e Educação; cultura visual, estudo de materiais visuais e práticas educativas; a utilização da televisão como veículo de ensino, as novas tecnologias de informação e comunicação (TIC/computadores, internet etc.) e suas relações com a educação; produção de vídeos educativos. Simpósio temático oferecido pelo Grupo de Pesquisa "Cinema, História e Educação: teoria e medição pedagógica" (CNPq/UNEB).

Palavras-chave: Cinema: pesquisa e ensino – Linguagens e documentos em sala de aula - Cultura visual e visualidades: pesquisa e ensino - Fontes e conhecimento histórico.

14h00 - Prof. Dr. Cristiano Lima Ferraz, Profa. Dra. Cleide de Lima Chaves, Profa. Dra. Márcia Lemos ST 06: História e Marxismo: produção e reprodução social em sociedades pré-capitalistas e capitalistas Simpósio Temático
ST 06: História e Marxismo: produção e reprodução social em sociedades pré-capitalistas e capitalistas
Local: Auditório 1 - Módulo Antônio Luiz (Luizão)

Coordenação: Profa. Dra. Márcia Lemos (UESB), Profa. Dra. Cleide de Lima Chaves (UESB) e Prof. Dr. Cristiano Ferraz (UESB).

Ementa: A proposta desse Simpósio Temático é reunir pesquisas e reflexões, em temporalidades e espaços distintos, que tenham como eixo comum a abordagem teórico-metodológica do Materialismo Histórico e Dialético. Interessam os estudos dos fenômenos humanos pensados na perspectiva da totalidade histórica, que considere na análise das sociedades pré-capitalistas e capitalistas, a imbricação entre as determinações étnico-raciais, de classe, gênero e orientação sexual na produção das hierarquias e desigualdades entre os sujeitos sociais. O objetivo é colocar em debate as relações de produção e trabalho; estado e luta de classes; família como unidade de produção; reprodução social e trabalho do cuidado; reestruturação produtiva e as novas tecnologias na periferia do capital; ideologia e aparelhos de hegemonia; conflitos e movimentos sociais no campo e na cidade; patriarcado, mulheres e violência; racialização e racismo; trabalho infantil e processos de institucionalização da infância pauperizada; educação e linguagens; arte como práxis política; cinema e jornalismo no campo da esquerda revolucionária.

17h00 Exposição e Premiação dos Trabalhos dos alunos da Educação Básica Exposição
Local: Foyer do Teatro Glauber Rocha

Em breve mais informações!

19h00 - Prof. Dr. Hendrik Kraay, Profa. Dra. Edna Maria Matos Antônio Mesa 3: Resistências na Independência do Brasil na Bahia Abertura
Local: Teatro Glauber Rocha

Palestrantes:

Prof. Dr. Hendryk Kraay (Universidade de Calgary)

Profa. Dra. Edna Maria Matos Antônio (UFS)

21h00 Atividade Cultural Festa
Local: Espaço de vivência dos Centros Acadêmicos

Encerramento cultural do II Encontro de História, em breve mais informações!

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Local

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 45083-900, Estrada Bem Querer, Km-04, Candeias , Vitória da Conquista , Bahia
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Organizador

Departamento de História, PROFHistória, UESB, Secretaria de Educação - NTE20, , CAHIS