I ENCONTRO ONLINE DE PESQUISA EM PSICOLOGIA

6 de julho de 2020, 19h00 até 9 de julho de 2020, 22h00

Informações

A pesquisa em Psicologia é de suma importância para que tenhamos uma maior compreensão do seu objeto de estudo, que é o ser humano e suas relações com o outro, com mundo externo e interno. Esse evento tem como proposta discutir algumas áreas de pesquisa em Psicologia no intuito de esclarecer e conhecer um pouco dessa vasta rede de pesquisa que vem sendo desenvolvida e construída ao longo dos anos. Esse evento contribuirá para docentes e discentes poderem refletir sobre a construção da Psicologia enquanto ciência e da importância dessa prática de pesquisa e da sua contribuição para sua práxis.

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Palestrantes

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Antônio Virgílio de Bastos

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Célia Vectore

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Marcelo Silva de Souza Ribeiro

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Alexandro Medeiros do Nascimento

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Luiza dos Santos Sá

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Diógenes Medeiros

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Fernanda Nogueira Campos Rizzi

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Letícia Marques dos Santos

Programação:

O papel da pesquisa na formação em Psicologia Palestra · Antônio Virgílio de Bastos

Avaliação dos cursos de Psicologia Palestra · Célia Vectore

Psicologia do Desenvolvimento e Educação Palestra · Marcelo Silva de Souza Ribeiro

Pesquisa em Psicologia Cognitiva e Consciência Palestra · Alexandro Medeiros do Nascimento

Pesquisa em Psicologia do Trânsito Palestra · Luiza dos Santos Sá

Pesquisa em Avaliação Psicológica Palestra · Diógenes Medeiros

Pesquisa em Psicanálise Palestra · Fernanda Nogueira Campos Rizzi

Pesquisa em Saúde Coletiva Palestra · Letícia Marques dos Santos

Faculdade Irecê - FAI

Antônio Virgílio de Bastos

Universidade Federal da Bahia


Graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1976), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1982) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1994), com concentração em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Atualmente é professor titular de Psicologia Social das Organizações, no Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia. Foi membro do Conselho Federal de Psicologia (1984-1988), sendo presidente em 1986. Atuou como membro da comissão de especialistas em ensino de Psicologia do MEC/SESu (1994-2000). Foi membro do CA de Psicologia do CNPq, da Comissão de Psicologia do INEP e da comissão de área da Psicologia na CAPES. Foi Coordenador da Área de Psicologia da CAPES entre 2011-2018 e membro, no INEP, da Comissão de Psicologia para o ENADE. Pesquisador I-A do CNPq, atuando principalmente em temas da área de Comportamento Organizacional, a exemplo de: comprometimento no trabalho, mudanças organizacionais, significado do trabalhar, cognições organizacionais, mapas cognitivos e redes sociais em contextos organizacionais. Atua no campo da avaliação institucional e educacional, ocupando o cargo de Superintendente de Avaliação e Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal da Bahia.

Célia Vectore

Universidade Federal de Uberlândia


Professora Titular junto ao Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia. Possui graduação em Psicologia, Nutrição e Pedagogia. Mestre e Doutora pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Tem pós-doutorados pela Università degli Studi di Ferrara (Itália) e pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Tem especialização em Orientação Vocacional, Fitoterapia e Acupuntura. Atua na pós graduação do IPUFU, onde orienta pesquisas com temas acerca da aprendizagem mediada, desenvolvimento infantil, brincar, hábitos alimentares e estresse na infância. Tem experiência na coordenação de cursos de pós-graduação lato sensu, elaboração de cursos stricto sensu e na coordenação e criação de laboratórios de ensino e pesquisa. Membro do GT de Psicologia e Políticas Educacionais da ANPEPP. Líder do grupo de pesquisa Psicologia infantil e Práticas integrativas e complementares na infância (CNPq).

Marcelo Silva de Souza Ribeiro

Universidade Federal do Vale do São Francisco


Possui graduação em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Maceió (1994), Especialização em Educação Especial (UFAL/1994) e Educação a Distância (SENAC- AL/2011), Especialização em Produção de Mídias para Educação Online (UFBA/2018), Mestrado em Educação em Pesquisa - Université du Québec (2003) e doutorado em Ciências da Educação - Université du Québec à Chicoutimi / Université du Québec à Montréal (2013). Pós doutor em Educação - UFBA, Departamento de Educação, vincluado ao grupo de pesquisa FORMACCE, tendo como orientador o prof. Roberto Sidnei Macedo. Professor adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco, lotado no Colegiado de Psicologia, professor do Mestrado em Psicologia (Univasf), professor do programa de Mestrado em Formação Docente da Universidade de Pernambuco - UPE (Campus Petrolina) e editor da Revista de Educação do Vale do São Francisco - Revasf. Coordena o projeto de pesquisa, “A relação das crianças com os seus pais o lugar da brincadeira”; em cooperação internacional com a Université du Québec à Trois Riviéres (UQTR). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, novas tecnologias, processos inclusivos e formação profissional.

Alexandro Medeiros do Nascimento

Universidade Federal de Pernambuco


Possui Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996), Mestrado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e Doutorado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Realizou Estágio de Pós-Doutorado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Área: Psicologia Cognitiva no período 2009-2010. Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Federal de Pernambuco, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da UFPE e Coordenador do Laboratório de Estudos da Autoconsciência, Consciência, Cognição de Alta Ordem e Self (LACCOS / UFPE). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Autoconsciência; Consciência; Estados Incomuns da Consciência, do Self e da Realidade; Construção de Ferramentas fenomenais em 1ª pessoa na pesquisa da consciência fenomenal; Fenomenologia Quantitativa; Self, Misticismo e Cognição Anômala; Psicoativos, psicodelia/psiconautismo e enteógenos: Ayahuasca, Jurema, Cogumelos, etc. Representações Sociais; Estudos cognitivos da Morte e da Religião; Representação Mental e Imagens Mentais; Desenvolvimento Humano; Epistemologia da Psicologia; Diálogo Religião versus Ciência na contemporaneidade; Self, Saúde e Cognição; Corporeidade e Cognição, com ênfase em Transtornos Alimentares, Obesidade Mórbida e Cirurgia Bariátrica em perspectiva cognitiva.

Luiza dos Santos Sá

UNINASSAU


Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF (2011). Pós-graduada em Psicologia do Trânsito pela Faculdade São Bento da Bahia (2013). Mestre em Ciências da Saúde e Biológicas pela UNIVASF (2017). Atuou como docente da Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC em Petrolina-PE. Desenvolve atividades na área de avaliação psicológica, Psicologia do trânsito e qualidade de vida. Atua como docente no Centro Universitário Maurício de Nassau - UNINASSAU - Petrolina.

Diógenes Medeiros

UFPI


Possui formação em Psicologia, com estágio curricular em psicodiagnóstico, pela Universidade Federal da Paraíba. É mestre e doutor em Psicologia Social com ênfase em medidas psicossociais, pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UFPB. Atualmente é professor Associado I do curso de graduação e Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Piauí / Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPar, atuando na área de Avaliação Psicológica. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Mestrado) da UFPI/UFDPar (Parnaíba-PI), sendo atualmente coordenador do mesmo. Ademais, é o líder do Laboratório de Avaliação Psicológica do Delta - LABAP/UFPI, tem experiência na área de Psicologia Social, com ênfase em Fundamentos e Medidas em Psicologia. Tem interesse de pesquisa e atua principalmente nos seguintes temas: Psicologia Social, Valores Humanos, Atitudes, Processos Avaliativos e Medidas Psicológicas.

Fernanda Nogueira Campos Rizzi

Universidade do Estado de Minas Gerai


Tem formação em psicologia, doutorado em Saúde Mental pelo Programa de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP (2008) e mestrado em Psicologia Aplicada no eixo de Intersubjetividade e Cultura (UFU,2005). Tem discutido academicamente e artisticamente temáticas como:metodologias de pesquisa/intervenção clínica e social para debates e mudanças no campo da saúde mental e da atenção básica. Como educadora popular lança mão do Teatro do Oprimido para criar espaços de trocas de conhecimentos. Coordena o o projetos de extensão na educação popular e saúde mental. É docente no eixo de Saúde Coletiva na FAMED-UFU, e coordena a Residência Multiprofissional em Saúde Mental. Exerce também a docência na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)- Unidade Ituiutaba-MG, supervisiona estágios em uma clínica-escola, sendo seu aporte teórico clínico a psicanálise de Winnicott. Orienta Trabalhos de Conclusão de Curso e Projetos de iniciação científica. Seus temas de interesse são: Saúde Mental, Psicanálise na contemporaneidade, Educação Popular em Saúde, Teatro do Oprimido e Saúde Coletiva.Formação: Graduação em Fisioterapia (2010) pela Universidade de São Paulo.  Doutorado em Saúde Mental pelo Programa de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP (2008) e mestrado em Psicologia Aplicada no eixo de Intersubjetividade e Cultura (UFU,2005).

Letícia Marques dos Santos

PPSG


Possui Graduação e Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia e doutorado em Saúde Pública pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UFBA. Foi bolsista de pós-doutorado com Bolsa do CNPQ no próprio Instituto de Saúde Coletiva. Tem experiência na área de Epidemiologia do Desenvolvimento Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: suporte social, saúde mental, desenvolvimento cognitivo, ambiente doméstico, e problemas de comportamento. Tem experiência docente desde 2004, em instituições públicas e privadas de Ensino Superior. Atualmente é Professora Adjunta do Instituto de Humanidades Artes e Ciências e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia.