ENCOSIS 2025

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De 15 a 16 de maio Todos os dias das 08h00 às 23h00

Sobre o Evento

Vem chegando o ENCOSIS 2025!

A Faculdade FUCAPI tem o prazer de apresentar a 12ª edição do Encontro Regional de Computação e Sistemas de Informação - ENCOSIS 2025. Este ano, o tema central será "Tecnologias Digitais: Impactando o Desenvolvimento Amazônico e Promovendo a Inclusão Social". O evento propõe uma reflexão sobre como as inovações tecnológicas podem transformar realidades na Amazônia, promovendo acesso à educação, saúde, serviços e oportunidades, especialmente em regiões remotas. Acreditamos que o uso estratégico da tecnologia é essencial para reduzir desigualdades e impulsionar o desenvolvimento sustentável.

A FUCAPI convida estudantes, professores e comunidade em geral a participarem deste espaço de conhecimento e troca de experiências. Teremos palestras, rodas de conversa, minicursos e apresentações de projetos acadêmicos. Participe do XII ENCOSIS e venha construir conosco soluções para uma Amazônia mais conectada, justa e inovadora! Confira a programação completa e garanta sua vaga.

Palestrantes

  • Jucimar Maia da Silva Júnior
  • Frederico da Silva Pinagé
  • Elizamary Souza Nascimento
  • Vicente Farias Neto
  • Andre Marsilio Carvalho e Pinho
  • Jackson Azevedo
  • Daniel Franco
  • Giselli Martinez
  • Rogério Cartano
  • Eduardo Cavalcante
  • Karol Souza Barbosa
  • Luis Cuevas Rodriguez
  • Ana Keite Cruz de Lima
  • Ketlen Colares
  • Ayrton Denner Marinho de Araújo

Programação

20h30 - Andre Marsilio Carvalho e Pinho Do Papel ao Código: Oficina de Lógica de Programação com Desafios Reais Oficina
Do Papel ao Código: Oficina de Lógica de Programação com Desafios Reais
Local: Bloco E - Laboratório E12

Lógica de Programação

20h30 Séries Temporais em Python Oficina
Local: Laboratório Bloco E

Séries Temporais em Python

20h30 - Vicente Farias Neto Automatizando tarefas em Python Oficina
Local: Bloco E - Laboratório E14

Automatizando tarefas em Python

20h30 Internet das Coisas Oficina
Local: Laboratório Bloco E

Internet das Coisas

20h30 Robótica Simplificada Oficina
Local: Bloco A - Laboratório A08- Laboratório de Robótica

Os alunos verão a robótica de uma forma intuitiva e divertida. Aprenderão conceitos sobre a robótica e usarão a lógica de programação em pequenos robôs com sensores.

20h30 - Jackson Azevedo, Ketlen Colares Do Discovery ao Delivery: Como Projetos de Tecnologia Transformam a Amazônia Oficina
Local: Bloco E - Laboratório E04

Nesta oficina interativa, vamos explorar como projetos reais de tecnologia são idealizados, enfrentam desafios e geram impacto na região amazônica. A partir da experiência prática em projetos de pesquisa, inovação e mercado, o participante conhecerá os bastidores do desenvolvimento de soluções tecnológicas com foco em inclusão social, sustentabilidade e desenvolvimento regional. Haverá um momento para tirar dúvidas, discutir inseguranças comuns ao entrar no mercado e trocar experiências sobre o universo profissional da computação e sistemas de informação.

20h30 Explorando a Lógica de Programação com Computação Desplugada usando o Scratch -Turma 1 Oficina
Local: Sala de aula - Bloco B

Objetivo Geral Estimular o raciocínio lógico e a compreensão de estruturas de programação através de atividades desplugadas, utilizando os blocos do Scratch em formato impresso, antes da prática digital. Metodologia A oficina será totalmente prática e em grupo. Serão propostas atividades com blocos do Scratch impressos, em que os alunos irão simular a lógica de programação sem usar computadores. Conteúdos Abordados Introdução à Computação Desplugada Conceitos básicos de programação (sequência, repetição, decisão) Reconhecimento dos blocos do Scratch Montagem de algoritmos simples usando lógica condicional e laços. Resultados Esperados Maior compreensão das estruturas básicas de programação Estímulo ao trabalho em equipe e raciocínio lógico Transposição facilitada da lógica desplugada para o ambiente digital

20h30 Apresentação de Projetos Técnicos - Convidados Atividade Teórica/Prática
Local: Bloco E - Sala E20

Apresentação de Projetos

20h30 Apresentação de Projetos - Projetos em WEB - Profa. Beatriz Albuquerque Atividade Teórica/Prática
Local: Bloco E - Sala E17 e E18

Apresentação de Projetos

20h30 Apresentação de Projetos - Prof. Alexandre Castro Atividade Teórica/Prática
Local: Bloco E - Sala E28

Apresentação de Projetos

"PD&I como estratégia de desenvolvimento para o Amazonas "

"PD&I como estratégia de desenvolvimento para o Amazonas "

por Jucimar ,Maia da Silva Júnior 

Às18h30 - Auditório do Bloco B
19h00 - Ayrton Denner Marinho de Araújo Modelagem 3D e Impressão 3D Oficina
Modelagem 3D e Impressão 3D
Local: Bloco E - Laboratório E11

Oficina de modelagem e impressão 3D, abordando criação de modelos, conceitos de fatiamento, operação de impressoras FDM e uso de materiais sustentáveis como PLA e PET reciclado, com foco na prática e na conscientização ambiental.

19h00 Design thinking como Ferramenta de Inovação Oficina
Local: Bloco E - Sala E22

Design thinking como Ferramenta de Inovação

20h30 - Andre Marsilio Carvalho e Pinho Do Papel ao Código: Oficina de Lógica de Programação com Desafios Reais Oficina
Do Papel ao Código: Oficina de Lógica de Programação com Desafios Reais
Local: Bloco E - Laboratório E12

Lógica de Programação

20h30 Séries Temporais em Python Oficina
Local: Laboratório Bloco E

Séries Temporais em Python

20h30 - Vicente Farias Neto Automatizando tarefas em Python Oficina
Local: Bloco E - Laboratório E14

Automatizando tarefas em Python

20h30 Internet das Coisas Oficina
Local: Laboratório Bloco E

Internet das Coisas

20h30 Robótica Simplificada Oficina
Local: Bloco A - Laboratório A08- Laboratório de Robótica

Os alunos verão a robótica de uma forma intuitiva e divertida. Aprenderão conceitos sobre a robótica e usarão a lógica de programação em pequenos robôs com sensores.

20h30 - Jackson Azevedo, Ketlen Colares Do Discovery ao Delivery: Como Projetos de Tecnologia Transformam a Amazônia Oficina
Local: Bloco E - Laboratório E04

Nesta oficina interativa, vamos explorar como projetos reais de tecnologia são idealizados, enfrentam desafios e geram impacto na região amazônica. A partir da experiência prática em projetos de pesquisa, inovação e mercado, o participante conhecerá os bastidores do desenvolvimento de soluções tecnológicas com foco em inclusão social, sustentabilidade e desenvolvimento regional. Haverá um momento para tirar dúvidas, discutir inseguranças comuns ao entrar no mercado e trocar experiências sobre o universo profissional da computação e sistemas de informação.

20h30 Engenharia Criativa com Python e IA: Da Ideia ao Protótipo Oficina
Local: Bloco E - Laboratório E05

Engenharia Criativa com Python e IA: Da Ideia ao Protótipo

20h30 - Luis Cuevas Rodriguez Introdução à Ciência dos Dados com KNIME Oficina
Local: Bloco E - Laboratório E07

Introdução à Ciência dos dados com KNIME

20h30 - Ana Keite Cruz de Lima Explorando a Lógica de Programação com Computação Desplugada usando o Scratch - Turma 2 Oficina
Local: Bloco E Sala de aula - E21

Objetivo Geral Estimular o raciocínio lógico e a compreensão de estruturas de programação através de atividades desplugadas, utilizando os blocos do Scratch em formato impresso, antes da prática digital. Metodologia A oficina será totalmente prática e em grupo. Serão propostas atividades com blocos do Scratch impressos, em que os alunos irão simular a lógica de programação sem usar computadores. Conteúdos Abordados Introdução à Computação Desplugada Conceitos básicos de programação (sequência, repetição, decisão) Reconhecimento dos blocos do Scratch Montagem de algoritmos simples usando lógica condicional e laços. Resultados Esperados Maior compreensão das estruturas básicas de programação Estímulo ao trabalho em equipe e raciocínio lógico Transposição facilitada da lógica desplugada para o ambiente digital

20h30 Apresentação de Projetos Técnicos - Convidados Atividade Teórica/Prática
Local: Bloco E - Sala E20

Apresentação de Projetos

20h30 Apresentação de Projetos - Projetos em WEB - Profa. Beatriz Albuquerque Atividade Teórica/Prática
Local: Bloco E - Sala E17 e E18

Apresentação de Projetos

20h30 Apresentação de Projetos - Prof. Alexandre Castro Atividade Teórica/Prática
Local: Bloco E - Sala E28

Apresentação de Projetos

Mesa Redonda: "Tecnologias Digitais: Impactando o Desenvolvimento Amazônico e Promovendo a Inclusão Social"

Mesa Redonda: "Tecnologias Digitais: Impactando o Desenvolvimento Amazônico e Promovendo a Inclusão Social"

Às18h30 - Auditório

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Local

FACULDADE FUCAPI, 69075-351, Avenida Governador Danilo Areosa, Distrito Industrial I, Manaus, Amazonas
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Organizador

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