São Paulo, Brasil. Uma nova parada do projeto Endo Sapiens!
Endo Sapiens é um projeto internacional com foco na Ciência Endodôntica. Fundado em Roma em 2022 pelo Dr. Domenico Ricucci, é hoje um dos maiores fóruns internacionais de Endodontia.
Em 2025, o projeto Endo Sapiens chega ao Brasil com um grande evento científico chamado “Endo Sapiens Ricucci & Siqueira”. Será realizado em São Paulo nos dias 22 e 23 de maio de 2025.
Programa científico "Ricucci & Siqueira Endo Sapiens" dia 1
09:00 - 13:00 - Doença cárie: da lesão de “mancha branca” sem cavitação à penetração pulpar
Domenico Ricucci
- Lesões de cárie sem cavitação - Novos conhecimentos.
- Biofilme da cárie. O avanço do frontline de infecção. Mecanismos de defesa pulpar – resposta imune e dentina terciária. Por quanto tempo o tecido pulpar consegue conter e controlar o ataque bacteriano. Ferramentas para o diagnóstico de pulpite reversível/irreversível. Correlação entre o diagnóstico pulpar clínico e histológico.
- Controvérsias sobre a profundidade da remoção de cárie. Escavação seletiva vs não seletiva
- Terapia pulpar indireta - um equívoco na Odontologia moderna.
- Capeamento pulpar direto. Pulpotomia parcial e total como alternativa ao tratamento endodôntico.
- Controvérsias sobre a taxa de sucesso do tratamento conservador pulpar.
- Biomateriais antigos e atuais no tratamento conservador. Comparação entre hidróxido de cálcio, compostos de MTA e cimentos de silicato de cálcio.
14:00 - 18:00 - Infecção do sistema de canais radiculares e formação da lesão perirradicular. Tudo o que o clínico precisa saber
José F. Siqueira Jr.
- Tipos de infecções endodônticas: definições, composição bacteriana e implicações clínicas.
- Padrões de colonização bacteriana do sistema de canais radiculares. Localização das bactérias no sistema de canais para que possamos desenvolver estratégias para alcançá-las e eliminá-las.
- O biofilme bacteriano; um conceito relativamente novo em Endodontia.
- Periodontite apical como uma doença causada por biofilmes bacterianos.
- O sistema de canais radiculares apicais: uma zona crítica em termos de infecção e desinfecção. Invasão bacteriana dos tecidos perirradiculares. Infecção extrarradicular: biofilmes e actinomicose. Implicações clínicas
- Desenvolvimento da lesão perirradicular. Classificação dos tipos de lesões. O enigma do cisto – cura ou não após o tratamento endodôntico?
Programa científico "Ricucci & Siqueira Endo Sapiens" dia 2
09:00 - 13:00 - Estratégias para controle de infecção
Domenico Ricucci
- Tratamento de dentes com polpa vital ou necrótica pré-operatória: uma diferença crucial.
- Controle da infecção durante o tratamento endodôntico não cirúrgico. Efeitos do preparo químico-mecânico na eliminação bacteriana. Limite apical e diâmetro do preparo. Como otimizar os efeitos mecânicos e químicos da irrigação. Escolha do irrigante: tipo, concentração e combinações.
- Limitações dos protocolos de desinfecção contemporâneos. Papel dos canais laterais, ramificações apicais, istmos e complexidades do sistema de canais radiculares.
- Abordagens complementares para otimizar a desinfecção pós-preparo: medicação intracanal entre consultas, ultrassom, GentleWave, lasers e outros.
14:00 - 18:00 - Periodontite apical pós-tratamento
José F. Siqueira Jr.
- Definindo o sucesso para entender o fracasso. Como determinar o resultado do tratamento. Impacto de diferentes fatores no resultado do tratamento.
- Causas da periodontite apical pós-tratamento. Por que mesmo canais radiculares bem tratados podem fracassar?
- Tomada de decisão clínica sobre a periodontite apical pós-tratamento. Retratamento vs cirurgia perirradicular.
- Tratamento de lesões grandes. Desafios e soluções.