Encontro Nacional de Estudos e Pesquisas em Albert Camus 2021

Encontro Nacional de Estudos e Pesquisas em Albert Camus 2021

Faça sua inscrição
De 9 a 12 de novembro Todos os dias das 10h00 às 20h00

Sobre o Evento

Olá!

O ENEPAC 2021 é oficialmente o primeiro evento nacional sobre o estudo e a pesquisa em Albert Camus. O coletivo camusiano, formado por GEC (Grupo de Estudos Camusianos), GEAC (Grupo de Estudos em Albert Camus), EC-PR (Estudos Camus do Paraná), Albert Camus Brasil e Albert Camus Uruguai juntamente com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Para (Unifesspa) tem o prazer de apresentar o que será o primeiro de sequências de eventos anuais sobre o filósofo, artista, escritor, jornalista, goleiro, prêmio nobel de literatura Albert Camus.

Filosofia, teatro, letras e jornalismo encontram-se nesse evento para ampliar e concretizar o que pode ser considerado uma das figuras mais conscientes do século XX, mas ao mesmo tempo deixado de lado por sua geração e pela posterioridade. Mas o tempo do esquecimento foi-se e com o movimento dos eventos online, a ENEPAC 2021 chega para preencher o coração daqueles que sentem o absurdo diariamente.

É preciso imaginar Camus feliz.

Palestrantes

  • Igor Pontes Pinheiro
  • Prof. Dra. Georgia Cristina Amitrano
  • Prof. Dr. Raphael Luiz de Araújo
  • Jefferson José Mendonça
  • Manuel da Costa Pinto
  • Prof. Dr. Caio Liudvik
  • Giovanni Henrique Treméa
  • Prof. Me. Eliana Sales Paiva
  • Prof. Me. Carlos Henrique Carvalho e Silva
  • Prof. Dr. Rafael Pereira de Menezes
  • Prof. Dr. Jelson Roberto de Oliveira
  • João Ricardo Barros
  • Gabriel Leva
  • Michelle F. de Lima
  • Pedro Paulo Osório

Programação

10h00 Introdução à Albert Camus Apresentação Oral
Introdução à Albert Camus
Local: Sala 1

O pesquisador Igor Pontes trabalha já faz algum tempo com as noções introdutórias em Albert Camus, como tentar simplificar suas ideias e pensamentos para caber em uma análise de introdução para explicar aos leigos sobre o filósofo franco-argelino. Essa apresentação terá como base as principais noções do pensamento camusiano e suas obras.

14h00 Por uma morte feliz, caminhos contrários à Peste Apresentação Oral
Por uma morte feliz, caminhos contrários à Peste
Local: Sala 2

A Prof. Dra. Georgia Amitrano parte de um ponto particular, é possível de algum modo uma morte feliz? Pegando emprestado o texto que Albert Camus não acabou e misturando com o fluxo de pensamento que encontramos em ''A Peste'', travamos um intenso e fabuloso diálogo com o que nos é visto em toda a filosofia camusiana: uma consciência.

18h00 Variações do Mito de Nêmesis nos escritos de Albert Camus Apresentação Oral
Variações do Mito de Nêmesis nos escritos de Albert Camus
Local: Sala 3

O Prof. Dr. Raphael Luiz de Araújo encontra na perspectiva final da vida camusiana um incrível começo, o que seria O Mito de Nêmesis na estrutura do pensamento camusiano? Como ela poderia ser utilizada, de que forma ou modo? O desdobramento dessas questões é algo singular, pois brincamos com possibilidades sérias, reconhecendo de maneira positiva o caráter eterno da obra camusiana.

10h00 O Homem Mutilado: referências ao homem absurdo e suas ramificações na atualidade Apresentação Oral
O Homem Mutilado: referências ao homem absurdo e suas ramificações na atualidade
Local: Sala 4

O Prof. Jefferson Mendonça trará à luz dos debates entre estudiosos e pesquisadores a noção de ''homem mutilado'' presente no século XX imerso à guerras e revoluções, suas transformações e raminificações na atualidade são apresentadas e analisadas aqui.

14h00 Albert Camus: Perspectivas Bate-papo
Albert Camus: Perspectivas
Local: Sala 5

O jornalista Manuel da Costa Pinto é um dos primeiros divulgadores amplos do pensamento e do estudo de Albert Camus no Brasil a se preocupar com a divulgação de sua filosofia e literatura através dos jornais e da televisão. Conversaremos em um bate-papo sobre essa trajetória.

18h00 Absurdoterapia: o valor iniciático da crise existencial em Camus Apresentação Oral
Absurdoterapia: o valor iniciático da crise existencial em Camus
Local: Sala 6

O Prof. Dr. Caio Liudvik nos brinda com um desdobramento fabuloso: É possível retirar alguma espécie de terapia diante o descobrimento do absurdo? Quando surge a pergunta e a crise existencial desemboca, o que podemos fazer para retirar desses valores o início de uma possível consciência ou satisfação?

10h00 Para uma filosofia da técnica em Camus Apresentação Oral
Para uma filosofia da técnica em Camus
Local: Sala 7

Buscando elaborar o pensamento filósofico camusiano quanto à técnica, Giovanni Treméa nos fornecerá um norte para essa questão e seu desdobramento no século XX e XXI.

14h00 Camus e Sartre: Similaridades no meio do caminho Mesa-redonda
Camus e Sartre: Similaridades no meio do caminho
Local: Sala 8

A Prof. Me Eliana Sales Paiva é uma pesquisadora de Jean Paul Sartre faz décadas, e é justamente ela que fará parte de uma mesa redonda com Prof. Me. Carlos Henrique que também pesquisa Sartre e do lado camusiano teremos o Prof. Jefferson Mendonça e o Prof. Dr. Caio Liudvik encontrando pontos de similaridade nas obras e ideias dessas duas filosofias tão importantes do pós-guerra.

18h00 Como formular um pensamento mediterrâneo? Formação e influências do jovem Camus Apresentação Oral
Como formular um pensamento mediterrâneo? Formação e influências do jovem Camus
Local: Sala 9

O Prof. Dr. Rafael Pereira parte de uma investigação relativamente simples: quais são as influências de Albert Camus em sua juventude? E como isso afetará seriamente o seu pensamento e sua relação com o mediterrâneo? Geograficamente o pensamento aqui encontra seu lugar e desemboca em toda a obra camusiana.

10h00 Albert Camus: Gnosticismo, Existencialismo e Niilismo Apresentação Oral
Albert Camus: Gnosticismo, Existencialismo e Niilismo
Local: Sala 10

O Prof. Dr. Jelson Roberto de Oliveira é um pesquisador de diversas áreas do conhecimento filosófico, e estuda autores como Nietzsche, Hans Jonas e Albert Camus. Em especial, nesse último ele fará uma espécie de passagem, de um gnosticismo presente em suas obras e títulos até chegar ao existencialismo e o niilismo, como essas palavras chegam na filosofia camusiana? Como podemos perceber tudo isto?

14h00 Apresentação de Estudos e Pesquisas Apresentação Oral
Apresentação de Estudos e Pesquisas
Local: Sala 11

Três pesquisadores e uma pesquisadora irão se debruçar em seus estudos para sintetizar ao público as dimensões da pesquisa camusiana de cada um, seus desdobramentos, nuances e perspectivas. Este evento conta com a presença do Prof. João Ricardo, da mestrando da PUCPR Michelle de Lima e dos graduandos e pesquisadores Gabriel Leva e Igor Pontes.

16h00 Atividade de Encerramento: Peça ''A Peste'' + Bate-Papo Encerramento
Atividade de Encerramento: Peça ''A Peste'' + Bate-Papo
Local: Sala 12

A adaptação do ator Pedro Osório ganhou o coração do público e da crítica desde sua estréia, com à chegada da pandemia, o modelo passou a ser virtual, essa é a chance de observarmos mais uma vez a performance desse artista contando para nos a crônica de uma cidade infestada pelo bacilo da peste.

Ao final da apresentação teremos um bate-papo com os diretores da peça e o ator Paulo Betti.

Organizador

ENEPAC 2021

O coletivo camusiano que organiza a ENEPAC 2021 é formado oficialmente por: Jefferson Mendonça, Tilliane Cassiano, Igor Pontes, Rafael Pereira, Michelle de Lima, Giovanni Treméa, João Ricardo e Larissa Marques.