XIV CONGRESSO DE PSICOLOGIA DA ZONA DA MATA E VERTENTES E XVIII ENJUPSI

XIV CONGRESSO DE PSICOLOGIA DA ZONA DA MATA E VERTENTES E XVIII ENJUPSI

O PERCURSO DA PSICOLOGIA CONTEMPORÂNEA: DAS TRANSFORMAÇÕES HISTÓRICAS E SUBJETIVAS A VALORIZAÇÃO HUMANA 

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De 17 a 20 de agosto Todos os dias das 14h00 às 22h30
Evento online Transmissão via Doity Play Você receberá o link de transmissão próximo ao evento.

Sobre o Evento

O PERCURSO DA PSICOLOGIA CONTEMPORÂNEA: DAS TRANSFORMAÇÕES HISTÓRICAS E SUBJETIVAS A VALORIZAÇÃO HUMANA

Historicamente a Psicologia se apresenta em constante movimento e mudança, como resposta às demandas de cada época. Nesse caminho de construção muita coisa avançou e se transformou, levando à atual conjunção e, consequente, relevância quanto ao papel do psicólogo, assim como a subjetividade ganhou lugar e escuta como direção à valorização humana. Nesse sentido o XIV Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes e XVIII ENJUPSI irá abordar diversas perspectivas históricas e o caminhar da psicologia até os dias de hoje. Iremos discutir aspectos culturais, sociais e políticos e científicos em torno do tema, trazendo profissionais renomados e especialistas nas diversas áreas, a fim de proporcionar reflexão e debate e também trazer conhecimento numa colaboração mútua para a produção da Psicologia como Ciência e Profissão.

Palestrantes

  • Elza Maria Gonçalves Lobosque
  • Ana Sandra Fernandes Arcoverde Nóbrega
  • Lourdes A. Machado
  • Ana Paula Brechani Barbosa
  • Adriana Sperandio Ventura Pereira de Castro
  • Daniele Antunes Rangel
  • Andreia da Silva Stenner
  • Nara Liana Pereira Silva
  • Adriana Woichinevski Viscardi
  • Paulo Dalgalarrondo
  • Elizete Maria Menegat
  • Julieta Paredes
  • Carlos Alberto Medeiros
  • Enzo Banti Bissoli
  • Monica Martínez
  • Raquel de Barros Pinto Miguel
  • Maria Júlia Kovács
  • Mariana Fraga Pfister
  • Marco Antônio Coutinho Jorge

Programação

18h00 Psicologia e “questão social”: aspectos do desenvolvimento histórico da Psicologia Social Comunitária no Brasil. Minicurso
Psicologia e “questão social”: aspectos do desenvolvimento histórico da Psicologia Social Comunitária no Brasil.

O curso se propõe a oferecer algumas contribuições para o estudo histórico daquilo que se conhece como Psicologia Social Comunitária no Brasil. Para isso, busca realizar uma historicização do campo a partir de seus nexos com o processo social, situando seu desenvolvimento em relação às mudanças no tratamento da “questão social” no país. Faz um percurso que vai do resgate das primeiras propostas do campo às suas tendências na contemporaneidade, identificando pressupostos, temas, categorias e projetos políticos. Assim, propõe 1) debater a centralidade da preocupação com a transformação social enquanto elemento historicamente legitimador do campo; 2) refletir sobre possíveis vinculações políticas de suas propostas com estratégias postas na luta de classes brasileira; 4) Entender como essas vinculações respondem a mudanças no trato da “questão social” no país.

Programa: 1) Questões para uma história social da Psicologia; 2) A “questão social” e o trato à “questão social” no Brasil a partir dos anos de 1960; 3) Desenvolvimento histórico da Psicologia Social Comunitária (PSC) no Brasil; 4) Transformação social e projetos políticos na PSC: de suas propostas iniciais a tendências contemporâneas.

Minicurso disponibilizado para inscritos no XIV CONGRESSO DE PSICOLOGIA DA ZONA DA MATA E VERTENTES E XVIII ENJUPSI

13h00 Avaliação Psicológica para Iniciantes Minicurso
Avaliação Psicológica para Iniciantes

A Avaliação Psicológica (AP) é uma das atividades exercidas pelos psicólogos em diversos contextos como clínica, organizacional, pericial, porte de arma de fogo e liberação para cirurgias, entre outros. Infelizmente a formação dos psicólogos nesta área tem sido insuficiente nas Instituições de Ensino Superior, impossibilitando que muitos destes profissionais consigam sua inserção no mercado de trabalho. A falta de capacitação em avaliação psicológica tem provocado muitos problemas éticos nesta área, com abertura de processos no Conselho Regional de Psicologia. Diante desta situação, pensamos neste mini curso a fim de informar os participantes sobre os conceitos básicos da AP, as etapas do processo, as técnicas psicológicas mais utilizadas, a formação profissional necessária e os desafios mais frequentes.

13h00 Elaboração de documentos psicológicos: Resolução 006/2019 Minicurso
Elaboração de documentos psicológicos: Resolução 006/2019

O curso sobre Elaboração de Documentos Psicológicos: Resolução 006/2019 está sendo oferecido pela Comissão de Avaliação Psicológica do Conselho Regional de Psicologia (CRP-MG) e irá abordar a produção de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional, sendo eles: Declaração, Atestado, Laudo Psicológico, Parecer Psicológico e Relatório Psicológico e Multiprofissional. Será, ainda, trabalhado algumas dicas práticas de escrita dos documentos e preceitos éticos.

08h00 Psicanálise e Pensamento Decolonial Minicurso

O mini-curso “Psicanálise e Pensamento Decolonial “objetiva trabalhar os conceitos de decolonização em sua dimensão temporal e conceitual e as bases epistemológicas da psicanálise para pensar a realidade brasileira bem como de que maneira a psicanálise decolonizada poderá contribuir com a formação, pesquisa e prática dos psicólogos a partir dessa perspectiva decolonial. Neste mini-curso discutiremos a partir de pensadoras brasileiras como Neusa Santos e Lélia Gonzalez o racismo à brasileira e seus efeitos nas subjetividades , bem como o sofrimento psíquico nas relações e nas estruturas de poder em suas dimensões psicossociais.

08h00 Terapia Cognitivo-Comportamental diante demanda de Suicídio Minicurso

O suicídio tornou-se ao longo dos anos um problema de saúde pública. No contexto terapêutico, são muitas as questões, direcionadas a como identificar o perigo real, atuar em direção à prevenção, e, talvez principalmente, direcionar à reestruturação das cognições mal adaptativas e disfuncionais presentes. O curso tem objetivo de indicar aspectos principais para o estudo do comportamento suicida, direcionando ações que possam ser emitidas tanto presencialmente quanto online, embasadas pela Terapia Cognitivo-comportamental

08h00 Prática Baseada em Evidências na Terapia Cognitivo-Comportamental online: aplicações clínicas parte I e II Minicurso

Minicurso dividido em Parte I (dia 19/08/2021 de 08:00 às 11:30) e Parte II (dia 20/08/2021 de 08:00 às 11:30)

Quem nunca ouviu ou até mesmo pensou que “na prática a teoria é diferente”? Quando falamos em novas modalidades de tratamento, como a psicoterapia online, essas distâncias parecem ainda maiores. A Prática Baseada em Evidências tem como foco a atuação baseada em evidências científicas, integradas à experiência do profissional e às características do paciente. Nesse minicurso, além de discutir os desafios dessa integração, abordaremos os desafios da psicoterapia online, modalidade de tratamento autorizada pelo Conselho Federal de Psicologia desde 2018, mas que ganhou força com a pandemia da COVID-19, e que veio para ficar.

08h00 Prática Baseada em Evidências na Terapia Cognitivo-Comportamental online: aplicações clínicas parte I e II Minicurso

Minicurso dividido em Parte I (dia 19/08/2021 de 08:00 às 11:30) e Parte II (dia 20/08/2021 de 08:00 às 11:30)

Quem nunca ouviu ou até mesmo pensou que “na prática a teoria é diferente”? Quando falamos em novas modalidades de tratamento, como a psicoterapia online, essas distâncias parecem ainda maiores. A Prática Baseada em Evidências tem como foco a atuação baseada em evidências científicas, integradas à experiência do profissional e às características do paciente. Nesse minicurso, além de discutir os desafios dessa integração, abordaremos os desafios da psicoterapia online, modalidade de tratamento autorizada pelo Conselho Federal de Psicologia desde 2018, mas que ganhou força com a pandemia da COVID-19, e que veio para ficar.

08h00 Trabalho Social e acompanhamento familiar no SUAS: O que a psicologia tem haver com isso? Minicurso
Trabalho Social e acompanhamento familiar no SUAS: O que a psicologia tem haver com isso?

Você já pensou o que faz a psicóloga na política pública de Assistência Social? Não é psicoterapia! Neste minicurso vamos refletir sobre outras formas de fazer psicologia nos serviços ofertados pelos CRAS, CREAS,Centro POP, Abordagem de rua e nos acolhimentos institucionais. O trabalho social com famílias, nos convida a questionar : se as metodologias de trabalho apontam saídas para a autonomia das famílias vulneráveis e se operam para potencializar a voz e poder de decisão de suas próprias vidas. Para esta discussão vamos passar por momentos de trocas e vivências entre o trabalho das facilitadoras em construção com os cursistas.

08h00 Avaliação psicológica em processos de seleção Minicurso
Avaliação psicológica em processos de seleção

O curso de Avaliação psicológica em processos de seleção, tem como objetivo refletir sobre a prática do psicólogo no contexto de seleção de pessoal, além, de conhecer os principais testes e técnicas utilizadas em processos de seleção pelas empresas do setor privado. A área da Psicologia Organizacional e do trabalho é a segunda área mais atrativa e com maiores demandas para os recém-formados, e consequentemente, o processo de seleção é uma das atividades desenvolvidas dentro das organizações, por isso, a importância de conhecer como a psicologia contribui para essas atividades.

13h00 Metodologias de pesquisa-intervenção para rastrear formas e relações através da Análise Institucional e da Esquizoanálise Minicurso
Metodologias de pesquisa-intervenção para rastrear formas e relações através da Análise Institucional e da Esquizoanálise

O presente minicurso tem como temática metodologias de pesquisa-intervenção a partir da Análise Institucional e da Esquizoanálise. O objetivo principal é apresentar as metodologias de pesquisa-intervenção constituídas no âmbito da Psicologia Institucional (Baremblitt, 2012), a saber, a Análise Institucional (Lourau, 1995; 2004) e a Cartografia (Deleuze & Guattari, 1995; 1996; Kastrup, 2007; Kastrup & Barros, 2009). Pretendemos, com isso, instrumentalizar os participantes para que possam construir projetos de pesquisa tendo em vista esse referencial teórico-metodológico, ao qual está implicada uma postura ético-estético-política frente ao mundo e em relação ao processo de construção de conhecimento.

13h00 Navegando em águas pouco conhecidas: O que a Pandemia está nos ensinando sobre o atendimento on-line infantil Minicurso
Navegando em águas pouco conhecidas: O que a Pandemia está nos ensinando sobre o atendimento on-line infantil

A Pandemia e a necessidade de isolamento social fez com que a maioria dos psicólogos clínicos experimentassem a terapia on-line pela primeira vez como prática de trabalho. No que se refere a Psicologia Infantil, os atendimentos por videoconferência foram ainda mais desafiadores, já que existiam até o momento poucos estudos neste campo. Completando quase um ano e meio de pandemia, como a terapia on-line com crianças tem se mostrado? É possível o atendimento por videoconferência com este público?

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A Associação JuizForana de Estudantes de Psicologia é formada por graduandos das Instituições que oferecem o curso atualmente em Juiz de Fora-MG. Há dezoito anos movimenta a democratização do ensino em psicologia no município e região, e a treze está regulamentada como associação.

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