XXXVIII Encontro Nacional sobre Ensino de Arquitetura e Urbanismo e XXI Congresso Nacional da ABEA

XXXVIII Encontro Nacional sobre Ensino de Arquitetura e Urbanismo e XXI Congresso Nacional da ABEA

INCLUSÃO, MATERIALIDADE E PRESENCIALIDADE: O QUE (DES)APRENDEMOS COM A PANDEMIA?

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De 18 a 20 de abril Todos os dias das 09h30 às 18h00
Evento online Transmissão via Doity Play Você receberá o link de transmissão próximo ao evento.

Sobre o Evento

O Encontro Nacional sobre Ensino de Arquitetura e Urbanismo [ENSEA] e o Congresso da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo [CONABEA] são organizados pela Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo [ABEA] e têm como objetivo compartilhar e refletir sobre os resultados de pesquisas e experiências relativas à educação dos arquitetos urbanistas, de forma a contribuir para o avanço do conhecimento neste campo.

O Ensino de Arquitetura e Urbanismo [AU], no Brasil, tem atravessado transformações importantes, não só pelo aumento da diversidade no perfil dos alunos, graças às políticas afirmativas, mas, também, pela inclusão de agendas abrangentes e transversais como, por exemplo, a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável [ODS] pactuados pela ONU; as políticas públicas que visam garantir a acessibilidade para todos por meio do desenho universal; a qualidade do meio ambiente etc. No entanto, as práticas presenciais e as condições de ensino, como um todo, foram colocadas em xeque a partir do início de 2020, no contexto da pandemia da Covid-19. Desde então, vimos assistindo à aceleração da adoção do ensino remoto, síncrono, on-line. O distanciamento socioespacial, a falta de convívio e a ausência de trocas que ocorreram nos espaços de ensino e aprendizagem atingiram e continuam impactando a vida dos professores, dos estudantes, os trabalhos acadêmicos e a educação dos futuros arquitetos e urbanistas. No caso do ensino de AU mais uma questão se coloca: o impedimento da vivência dos espaços urbanos pelos estudantes, experiência essencial para uma formação de qualidade.


Essas condições adversas também atingem a organização da sociedade em praticamente todas as áreas da vida. Como decorrência, observamos o acirramento da pobreza, o aumento da fome, o aumento das populações em condições de vulnerabilidade e o seu distanciamento do direito à cidade. A pandemia ampliou as profundas disparidades socioeconômicas, escancarando o cenário socioambiental brasileiro, caracterizado por um ambiente urbano excludente. Situação esta que adentra os muros das Instituições de Ensino Superior e atinge diretamente os cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo.


Emerge daí uma importante questão: como garantir um alto grau de qualidade de ensino e formação para todos os estudantes mediante o complexo cenário imposto pela pandemia?


Nesse cenário desafiador, agravado pela crise econômica, pela precarização das relações de trabalho e pela instabilidade e redução dos quadros docentes do ensino superior, a ABEA acredita que é necessário o estabelecimento de um amplo debate com vistas a novas e futuras perspectivas e estratégias para o ensino, a formação e a produção de AU no Brasil. Um debate interdisciplinar reunindo pesquisas, estudos e experiências, e amparado pela reflexão crítica sobre: a imprescindibilidade da inclusão social e da equidade de gênero; a vivência e a experimentação da materialidade intrínseca à AU; a necessária experiência presencial e os processos cognitivos do ensino e aprendizagem neste período excepcional de pandemia.


A ABEA convida toda a comunidade acadêmica a participar do XXXVIII ENSEA | XXI CONABEA, cujo tema é: Inclusão, materialidade e presencialidade: o que (des)aprendemos com a pandemia?

Serão selecionados artigos que versem sobre atividades pedagógicas relacionadas ao ensino de AU de forma ampla, valorizando-se experiências relacionadas aos desafios, consequências e aprendizados decorrentes do contexto de distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19. Os trabalhos podem tratar de diversas abordagens que envolvam teorias e práticas pedagógicas; formação de professores; estruturação curricular; didática no ensino superior; atividades de pesquisa e extensão; relação entre teoria e prática; experiências multi, inter e transdisciplinares; processos criativos; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); ferramentas computacionais; e temas afins.

O público-alvo é constituído de professores, pesquisadores, alunos de graduação e de pós-graduação e demais interessados no ensino de AU.

Palestrantes

  • Ilma Passos Alencastro Veiga
  • Silmere Alves Santos
  • Suely Rolnik
  • Mette Ramsgaard Thomsen

Programação

09h30 Abertura Oficial Abertura
Abertura Oficial

Abertura Oficial do XXXVIII ENSEA e XXI CONABEA com a participação de convidados - CAU/RJ | IAB | FENEA | ANPARQ | ABAP | CAU/BR | FNA

[atividade pública]

10h30 - Ilma Passos Alencastro Veiga De Arquiteto e Urbanista à Profissão Docente: uma travessia com formação pedagógica Palestra
De Arquiteto e Urbanista à Profissão Docente: uma travessia com formação pedagógica
Local: Palestra de Abertura

Palestra de abertura com a Profa. Dra. Ilma Passos Alencastro Veiga

Universidade de Brasília

Possui Bacharelado e Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Goiás (1961), Licenciatura em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás (1967), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1973), doutorado e pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1988). É professora Titular Emérita e pesquisadora associada sênior da Universidade de Brasília. É professora do Centro Universitário de Brasília, onde coordena a Assessoria Pedagógica da Diretoria Acadêmica. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes campos: formação de professor, didática, educação superior, docência universitária e projeto político-pedagógico. Orienta dissertações, teses e supervisiona atividades de pós-doutoramento.

[atividade pública]

12h30 Intervalo para almoço Almoço

Intervalo

14h00 Painel 01 Painel
Painel 01
Local: Painel 01

Moderação: Fábio Mariz Gonçalves (USP)

Painéis com apresentação de artigos:

  1. EaD acerca de Regularização Fundiária Urbana durante a pandemia do COVID-19: metodologia e contribuições para a política pública. [Francisco Álisson da Silva, Daniela de Freitas Lima, Almir Mariano de Sousa Junior]
  2. O impacto da pandemia da COVID19 no desenvolvimento dos Trabalhos finais de Graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: uma análise a partir da percepção discente. [Amíria Bezerra Brasil, Renato de Medeiros]
  3. Natal Desenhada, edição Alecrim: como foi possível estar no lugar durante a pandemia. [Eunádia Silva Cavalcante, José Clewton do Nascimento]
  4. Pesquisa e Extensão em meio à pandemia: o projeto de reuso adaptativo do DIRA – Sorocaba-SP. [Ana Carolina Formigoni Basso Marques, Taiana Car Vidotto]
  5. Curso Regularização Fundiária Urbana: Contribuições para efetivação do Programa Casa Verde e Amarela. [Artur Souto de Brito, Daniela de Freitas Lima, Almir Mariano de Sousa Junior]
  6. Uma crítica dos Cursos de Livre Oferta (CLOs) em arquitetura: o discurso competente e a monetização do conhecimento. [MAYCOW NATHAN CARVALHO GREGÓRIO, ISABELA GIORGIANO]
16h00 Intervalo Intervalo

Intervalo

16h15 Painel 02 Painel
Painel 02
Local: Painel 02

Moderação: Giovanna Teixeira Damis Vital (UFU)

Painel com apresentação de artigos:

  1. Práxis em tempos de pandemia: desafios e possibilidades no ensino de arquitetura e urbanismo. [Giovanna Tomczinski Novellini Brígitte, Natalia Nakamura Barros]
  2. Uma nova agenda para o ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. [Carlos Eduardo NUNES-FERREIRA]
  3. Ensino de arquitetura e urbanismo em tempos de pandemia: revisão sistemática de literatura. [Jenifer Godoy Daltrozo, Betina Tschiedel Martau]
  4. Percepções de crianças e suas cuidadoras(es) sobre os espaços livres públicos do seu cotidiano na região central de São Paulo. [María Fernanda Arias Godoy, Fábio Mariz Gonçalves]
  5. A crise da presença no ensino de projeto: da escola Bauhaus aos tempos da quarentena. [Aline Stefânia Zim, Carolina Menzl Celaschi]
  6. Lacunas (ir)recuperáveis: a incompletude do remoto no ensino de Arquitetura e Urbanismo durante a pandemia [Gogliardo Vieira Maragno]
18h15 Intervalo Intervalo

Intervalo

18h30 Exposição e Caderno Novos Olhares 20/21 Lançamento de Livro
Exposição e Caderno Novos Olhares 20/21
Local: Exposição e Caderno Novos Olhares 20/21

Abertura da Exposição e Lançamento do Caderno Especial ABEA - Projeto Novos Olhares 20/21

[atividade pública]

09h30 Abertura do Processo Eleitoral Reunião
Abertura do Processo Eleitoral
Local: Abertura do Processo Eleitoral
  • Leitura do regimento
  • Nomeação Comissão eleitoral
  • Abertura do processo eleitoral
  • Instalação da Comissão eleitoral
  • Início inscrições chapas
10h00 Apresentação do Relatório de Gestão 2020/2021 Apresentação
Apresentação do Relatório de Gestão 2020/2021
Local: Apresentação do Relatório de Gestão 2020/2021

Apresentação do Relatório de Gestão 2020/2021

11h00 - Silmere Alves Santos Palestra: Trabalho docente, responsabilidades familiares e vida pessoal em tempos de pandemia [ATIVIDADE CANCELADA] Palestra
Palestra: Trabalho docente, responsabilidades familiares e vida pessoal em tempos de pandemia [ATIVIDADE CANCELADA]
Local: Palestra

[POR MOTIVOS DE FORÇA MAIOR, ESTA ATIVIDADE FOI CANCELADA]

Palestra com a Profa Dra Silmere Alves Santos

GEPS | NEPIMG

Pós-doutora, doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe e graduada em Serviço Social. Atualmente é professora efetiva, líder do GEPS (Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde) e vice-coordenadora do NEPIMG (Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre a Mulher e Relações de Gênero). Suas pesquisas e projetos de iniciação científica estão relacionados aos temas: trabalho, saúde do trabalhador, gênero, violência institucional, educação superior, formação profissional de assistentes sociais. Atuou na Regional Goiás/UFG, no período de 2014 a 2016.

Sinopse da exposição:
A exposição versará sobre o trabalho docente no magistério superior público, as implicações para aqueles(as) que assumem responsabilidades familiares e devem cuidar de si, no intuito de proteção da saúde mental, de condições dignas de trabalho, de garantia de direitos trabalhistas e defesa da dignidade da pessoa humana. Numa perspectiva de gênero, serão abordados os conceitos de precarização, divisão sexual do trabalho e adoecimento mental, trazendo inclusive elementos sobre o contexto da pandemia.

[atividade pública]

12h30 Intervalo para almoço Almoço

Intervalo

14h00 Painel 03 Painel
Painel 03
Local: Painel 03

Moderação: Wanda Vilhena (UFRJ)

Painel com apresentação de artigos:

  1. Experiências virtuais e experimentações remotas no ensino de arquitetura e urbanismo. [Alexandre Augusto Martins, Sasquia Hizuru Obata]
  2. Por um olhar mais próximo. [Sérgio Márcio de Azevedo Machado]
  3. Inclusão digital e formação docente de professores de arquitetura e urbanismo no contexto da pandemia da COVID-19: reflexões, desafios e dificuldades. [Cezar Henrique Galhart, Glaucia da Silva Brito]
  4. Estratégias de apoio ao ensino remoto de Projeto de Arquitetura no inicio do curso durante a pandemia. [Clara Ovidio de Medeiros Rodrigues, Guilherme Delgado Tinoco Magalhaes]
  5. O Ensino Remoto Emergencial e a retomada da interatividade presencial no ensino e formação em Arquitetura e Urbanismo. [Fábio Müller, Rodrigo Spinelli, Jéssica Nataly Santos de Lima]
16h00 Intervalo Intervalo

Intervalo

16h15 Painel 04 Painel
Painel 04
Local: Painel 04

Moderação: Ivo Giroto (USP)

Painel com apresentação de artigos:

  1. Práticas insurgentes e o ensino de Arquitetura no contexto da COVID-19. [Ana Bárbara Machado Rodrigues, Flávio Raffaelli Fonseca, Maiara Oliveira Silva de Aguiar]
  2. A integração do conceito de sustentabilidade no ensino de arquitetura e urbanismo: uma sistematização da literatura. [Joana D'arc Pereira de Barros, Cristina Engel de Alvarez]
  3. Arquitetura e pandemia desde uma perspectiva feminista. [Karen García, Andréia Moassab]
  4. Colonialidade e desenho arquitetônico na natureza amazônica. [Ana Carolina Macêdo Cardoso]
  5. Saídas de emergência: conceber e reconstruir práticas do ensino em arquitetura e urbanismo na universidade pública. [Stela de Camargo Da Dalt, Tiago Pereira Melo, Victor Salgado]

18h15 Intervalo Intervalo

Intervalo

18h30 Encerramento das Inscrições das Chapas Reunião

Encerramento das Inscrições das Chapas

18h30 CONABEA Reunião
CONABEA
Local: CONABEA

XXI CONABEA

Pauta:

1. Informe da comissão eleitoral;

2. Apresentação da identidade visual para a comemoração dos 50 anos da ABEA em 2023;

3. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de Arquitetura e Urbanismo.

A atividade será realizada através do Google Meet
Link da videochamada: https://meet.google.com/ndc-xqbz-ryq

09h30 Abertura da Votação para Nova Diretoria Reunião

Abertura da votação para nova diretoria

11h00 - Suely Rolnik As aranhas, os guarani e alguns europeus: outras notas para descolonizar o inconsciente Palestra
As aranhas, os guarani e alguns europeus: outras notas para descolonizar o inconsciente
Local: Palestra de Encerramento

Palestra de Encerramento com a Profa Dra Suely Rolnik

PUC-SP

Psicanalista e Professora Titular da PUC-SP. Possui graduaça?o em Sociologia e Filosofia (Paris 8, Sorbonne), graduaça?o, mestrado e diploma de Estudos Superiores Especializados em Ciências Humanas Clínicas (Paris 7, Sorbonne) e doutorado em Psicologia Social (PUC-SP). Seu trabalho tem ampla circulação internacional por meio de conferências, cursos, oficinas e publicações. Autora de ensaios e livros publicados no Brasil e traduzidos em várias línguas, entre os quais Esferas da insurreição. Notas para uma vida não cafetinada (N-1, 2018). Seu livro mais recente é Antropofagia Zumbi (N-1, 2021). Coautora com Félix Guattari de Micropolítica. cartografias do desejo (Vozes, 1986). Criadora do Arquivo para uma obra-acontecimento, composto por 65 entrevistas, realizadas em vários países, nas quais busca mobilizar a memória do corpo das proposições artísticas de Lygia Clark e do contexto contracultural. O arquivo foi o nervo central de uma retrospectiva da obra de Lygia Clark da qual Rolnik foi curadora com C. Diserens (Musée de Beaux-arts de Nantes, 2005, e Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2006). Uma caixa contendo DVDs com vinte destas entrevistas e um livreto foi produzida em 2011 na França, (Carta Branca/Presse Du réel) e no Brasil (Cinemateca Brasileira-MinC e SESC-SP). Seu trabalho visa a descolonização do inconsciente, a partir de uma perspectiva teórica transdisciplinar e indissociável de uma pragmática clínico-política.

Sinopse:

A tomada de poder globalitário pelo capitalismo em sua versão financeirizada monopolista deflagrou um novo surto da pandemia política intrínseca ao sistema capitalista, a pandemia do vírus fascista que, com novas variantes, sempre volta em momentos de crise, criando as condições para que o sistema capitalista retome seu domínio sob uma nova versão. A este contexto veio somar-se a grave pandemia de uma doença orgânica, a covid-19, gerada por mutações do coronavírus. Um sistema, seja ele qual for, não é uma abstração, mas se encarna em determinados modos de existência que resultam do regime de inconsciente que lhe é próprio. Tal regime é responsável pela produção de um certo tipo de subjetividade e da forma de sociedade que com ele se tece, o que dá ao referido sistema sua consistência existencial, sem a qual não se sustentaria. É nesta esfera, micropolítica, que um sistema se produz e se reproduz. Impossível combater cenários distópicos, como o que estamos enfrentando na atualidade, sem resistir ao regime de inconsciente colonial-racializante-patriarcal-capitalístico. Com base de certas ressonâncias entre as aranhas, os guarani e alguns europeus, trataremos aqui da descolonização do inconsciente – ou seja, do combate na esfera micropolítica.

[atividade pública]

12h30 Intervalo para almoço Almoço

Intervalo

12h30 Encerramento da Votação para Nova Diretoria Reunião
Abertura da votação para nova diretoria
14h00 Painel 05 Painel
Painel 05
Local: Painel 05

Moderação: Andrea Vilella

Painel com apresentação de artigos:

  1. Explorando estratégias de aprendizagem ativa no exercício de reconstrução virtual de projeto arquitetônico exemplar em plataforma BIM durante o ensino remoto emergencial. [Luciana Fornari Colombo]
  2. O uso de ferramentas BIM como alternativa para análises locais no ensino de fases iniciais do projeto de arquitetura no período pândemico da COVID-19 [Géssica Nogueira dos Santos]
  3. Relato do processo pedagógico aplicado ao Projeto Integrado de Ateliê de Urbanismo na modalidade remota. [Maria Eliza Alves Guerra, Glauco de Paula Cocozza, Patricia Jeorgina Marques de Faria Prado]
  4. As tecnologias da informação e da comunicação em experiências pedagógicas em arquitetura e urbanismo em tempos de pandemia. [Daniela Bogado B. de OLIVEIRA, Luciano Falcão da SILVA, Danielly Cozer ALIPRANDI]
  5. Malhas poliédricas em superfícies complexas da arquitetura: uma abordagem didática ao processo de projeto paramétrico. [Fernando Franz Zauk, Janice de Freitas Pires]
16h00 Intervalo Intervalo

Intervalo

16h15 - Mette Ramsgaard Thomsen Apresentação UIA 2023 Copenhagen Sessão técnica
Apresentação UIA 2023 Copenhagen
Local: Sessão UIA 2023 Copenhagen

Sessão UIA 2023 Copenhagen e Lançamento do Guia Acadêmico ABEA / IAB

[atividade pública]

17h30 Mesa de Encerramento e Posse da Nova Diretoria Encerramento
Mesa de Encerramento e Posse da Nova Diretoria
Local: Mesa de Encerramento e Posse da Nova Diretoria

CONABEA
Mesa de encerramento e posse da nova diretoria

[atividade pública]

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REALIZAÇÃO

APOIO INSTITUCIONAL

Organizador

ABEA

Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo