O Encontro Nacional sobre Ensino de Arquitetura e Urbanismo [ENSEA] e o Congresso da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo [CONABEA] são organizados pela Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo [ABEA] e têm como objetivo compartilhar e refletir sobre os resultados de pesquisas e experiências relativas à educação dos arquitetos urbanistas, de forma a contribuir para o avanço do conhecimento neste campo.
O Ensino de Arquitetura e Urbanismo [AU], no Brasil, tem atravessado transformações importantes, não só pelo aumento da diversidade no perfil dos alunos, graças às políticas afirmativas, mas, também, pela inclusão de agendas abrangentes e transversais como, por exemplo, a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável [ODS] pactuados pela ONU; as políticas públicas que visam garantir a acessibilidade para todos por meio do desenho universal; a qualidade do meio ambiente etc. No entanto, as práticas presenciais e as condições de ensino, como um todo, foram colocadas em xeque a partir do início de 2020, no contexto da pandemia da Covid-19. Desde então, vimos assistindo à aceleração da adoção do ensino remoto, síncrono, on-line. O distanciamento socioespacial, a falta de convívio e a ausência de trocas que ocorreram nos espaços de ensino e aprendizagem atingiram e continuam impactando a vida dos professores, dos estudantes, os trabalhos acadêmicos e a educação dos futuros arquitetos e urbanistas. No caso do ensino de AU mais uma questão se coloca: o impedimento da vivência dos espaços urbanos pelos estudantes, experiência essencial para uma formação de qualidade.
Essas condições adversas também atingem a organização da sociedade em praticamente todas as áreas da vida. Como decorrência, observamos o acirramento da pobreza, o aumento da fome, o aumento das populações em condições de vulnerabilidade e o seu distanciamento do direito à cidade. A pandemia ampliou as profundas disparidades socioeconômicas, escancarando o cenário socioambiental brasileiro, caracterizado por um ambiente urbano excludente. Situação esta que adentra os muros das Instituições de Ensino Superior e atinge diretamente os cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo.
Emerge daí uma importante questão: como garantir um alto grau de qualidade de ensino e formação para todos os estudantes mediante o complexo cenário imposto pela pandemia?
Nesse cenário desafiador, agravado pela crise econômica, pela precarização das relações de trabalho e pela instabilidade e redução dos quadros docentes do ensino superior, a ABEA acredita que é necessário o estabelecimento de um amplo debate com vistas a novas e futuras perspectivas e estratégias para o ensino, a formação e a produção de AU no Brasil. Um debate interdisciplinar reunindo pesquisas, estudos e experiências, e amparado pela reflexão crítica sobre: a imprescindibilidade da inclusão social e da equidade de gênero; a vivência e a experimentação da materialidade intrínseca à AU; a necessária experiência presencial e os processos cognitivos do ensino e aprendizagem neste período excepcional de pandemia.
A ABEA convida toda a comunidade acadêmica a participar do XXXVIII ENSEA | XXI CONABEA, cujo tema é: Inclusão, materialidade e presencialidade: o que (des)aprendemos com a pandemia?
Serão selecionados artigos que versem sobre atividades pedagógicas relacionadas ao ensino de AU de forma ampla, valorizando-se experiências relacionadas aos desafios, consequências e aprendizados decorrentes do contexto de distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19. Os trabalhos podem tratar de diversas abordagens que envolvam teorias e práticas pedagógicas; formação de professores; estruturação curricular; didática no ensino superior; atividades de pesquisa e extensão; relação entre teoria e prática; experiências multi, inter e transdisciplinares; processos criativos; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); ferramentas computacionais; e temas afins.
O público-alvo é constituído de professores, pesquisadores, alunos de graduação e de pós-graduação e demais interessados no ensino de AU.