ENSEA+CONABEA 2025

Convivência e aprendizado: o valor da presencialidade

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De 17 a 19 de novembro Todos os dias das 09h00 às 19h00

Sobre o Evento

Os Encontros Nacionais Sobre Ensino de Arquitetura e Urbanismo [ENSEA] são realizados pela Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo [ABEA] desde 1975. São eventos representativos que visam compartilhar e debater pesquisas e experiências relacionadas à educação em Arquitetura e Urbanismo [AU], com o intuito de fomentar o desenvolvimento do conhecimento em nossa área.

Para 2025, propomos refletir sobre Convivência e aprendizado: o valor da presencialidade. Diante dos atuais desafios, as Instituições de Ensino Superior [IES] devem se reinventar, indo além da mera normalização das práticas emergenciais da pandemia. É crucial priorizar a diversidade dos estudantes, revisar estratégias pedagógicas e estruturas disciplinares, integrar a Extensão à matriz curricular e retomar questões urgentes das cidades brasileiras. O ensino superior visa formar profissionais engajados com a sociedade e seu tempo, apoiados por professores, infraestrutura e espaços preparados. No entanto, universidades e a ciência têm sido atacadas por defenderem a revisão urgente dos modos de produção, de consumo e da vida urbana.

É notório que as preferências dos estudantes na interação com o conhecimento mudaram. As escolas recebem nativos digitais, que demandam novas abordagens educacionais. Observam-se dificuldades na comunicação verbal e escrita, na expressão gráfica, na concentração e na construção de conexões sociais significativas, exigindo práticas pedagógicas renovadas. Também há desafios na interação dos futuros profissionais com as demandas locais e regionais e no diálogo com outros atores sociais.

Em cidades cada vez mais desiguais e segregadoras, a presencialidade nos espaços de ensino torna-se mais complexa e indispensável. Em um país de contrastes, onde grandes centros urbanos enfrentam transporte público precário e outros carecem até de calçadas, a vida cotidiana muitas vezes se restringe a espaços vigiados, enquanto o contato remoto também redefine a noção de presencialidade.

Essas questões exigem a incorporação e o intercâmbio de saberes dentro do ambiente pedagógico. Entre os estudantes, há vivências e conhecimentos diversos, opostos e complementares. A convivência e o aprendizado dependem de um diálogo sensível, respeitoso e inclusivo, capaz de revisar valores e conteúdos, mas que enfrenta grandes desafios para se concretizar. O debate, o confronto de ideias, a comunicação e a troca com os colegas são essenciais para o desenvolvimento do pensamento crítico e inovador, ocorrendo fundamentalmente no espaço social real.

Quais convivências devem ser recuperadas e fortalecidas nos espaços pedagógicos? Quais são os locais de aprendizado e de construção colaborativa do conhecimento? Qual o significado da inteligência coletiva e da desterritorialização, defendidas por entusiastas da tecnologia?

Qual a presencialidade possível e necessária à formação do arquiteto urbanista? Quais as presencialidades que podemos construir na rede? Quais as presencialidades que podemos construir pelas cidades? Que conteúdos curriculares podem se aproveitar dos ambientes virtuais de aprendizagem? Considerando o Brasil como um país continental de vasto território, onde docentes com titulação de Mestre e Doutor estão concentrados nos grandes centros urbanos, assim como, coincidentemente, estão a maioria dos cursos presenciais e dos polos de Ensino a Distância [EaD].

HOSPEDAGEM

indicamos o Hotel da Costa By Nobile, que pode ser reservado com tarifas especiais pelo URL
hoteldacosta.com.br/reservas com o código promocional “ABEA 2025”. As tarifas são dinâmicas: quanto mais cedo as reservas forem feitas, mais em conta podem ficar.

TRANSPORTE LOCAL

O deslocamento nos dias 17 e 18, entre o hotel e o campus de Laranjeiras, a cerca de 20 Km da capital Aracaju, poderá acontecer através de transporte público e também por transporte privativo — micro-ônibus subsidiado. A adesão, opcional, estará disponível em breve (vagas limitadas).



Consulte a íntegra da 2ª Convocatória:
clique aqui.

As inscrições estão abertas, com descontos para associados. Associe-se!

Consulte o regulamento para submissão de artigos aqui.
Template (modelo Microsoft Word): acesse aqui (depois clique no botão para baixar/download).

Programação

09h00 Reunião da Diretoria Reunião
Local: Sala 1

Reunião da Diretoria e composição da Comissão Eleitoral

10h00 Credenciamento Credenciamento
Local: Hall do auditório

O Credenciamento será realizado no hall do Auditório.

12h00 Intervalo | Almoço Almoço
Local: Externo

Almoço

13h00 Credenciamento Credenciamento
Local: Hall do auditório

O Credenciamento será realizado no hall do Auditório.

14h00 ENSEA+CONABEA - Mesa de abertura Abertura
Local: Auditório

Mesa de abertura: Carlos Eduardo Nunes-Ferrreira, Presidente da ABEA; Reitor-UFS; Patrícia Sarquis Herden, Presidente CAU-BR; Presidente CAU/SE; Presidentes das entidades.

14h45 Abertura do Processo Eleitoral Abertura
Local: Auditório

Leitura do Regimento Eleitoral pela Comissão Eleitoral.

15h00 Apresentação Apresentação
Local: Auditório

Apresentação

15h20 Intervalo | cafezinho Coffee break
Local: Hall

Intervalo - cafezinho

15h40 ENSEA - Sessões de Comunicação Apresentação de Trabalhos
Local: Sala 1

ENSEA - Sessões de Comunicação Oral

18h00 Intervalo Bate-papo
Local: hall

Intervalo para merenda

18h45 Palestra Palestra
Palestra
Local: Auditório

Palestra

09h00 Mesa - ambientes de aprendizagem Mesa Temática
Local: Auditório

Apresentação e debate sobre ambientes de aprendizagem.

09h30 Inscrições das Chapas - 9h30 às 18h30 Abertura
Local: Auditório

Formalização da abertura e do encerramento das inscrições das Chapas.

10h00 Intervalo | cafezinho Coffee break
Local: Hall

Intervalo - cafezinho

10h20 ENSEA - Sessões de Comunicação Apresentação de Trabalhos
Local: Sala 1

ENSEA - Sessões de Comunicação Oral

12h00 Intervalo | Almoço Almoço
Local: Exterior

Almoço

14h00 ENSEA - Sessões de Comunicação Apresentação de Trabalhos
Local: Bloco 5O

ENSEA - Sessões de Comunicação Oral

16h00 Intervalo | cafezinho Coffee break
Local: Hall

Intervalo - cafezinho

16h20 ENSEA - Sessões de Comunicação Apresentação de Trabalhos
Local: Sala 1

ENSEA - Sessões de Comunicação Oral

18h30 Confraternização Coquetel
Local: Hall do auditório

Coquetel de confraternização.

08h00 Mesa – Estratégias pedagógicas e o lugar da tecnologia Mesa Temática
Local: Auditório

Debate sobre tecnologia na educação.

09h00 Votação - 9h às 10h30 Abertura
Local: Auditório

Formalização da Abertura e do Encerramento da Votação.

09h00 Palestra Palestra
Local: Auditório

Palestra

10h00 Intervalo | cafezinho Coffee break
Local: Hall

Intervalo - cafezinho

10h20 Mesa – Interação com o mundo, encontros, colaboração, engajamento e motivação Mesa Temática
Mesa – Interação com o mundo, encontros, colaboração, engajamento e motivação
Local: Auditório

Debate sobre modelos educacionais e parcerias.

11h20 CONABEA – Encaminhamentos e resultado da votação Encerramento
Local: Auditório

Encaminhamentos para a nova gestão.

12h00 ENSEA+CONABEA – Mesa de Encerramento e Posse Encerramento
Local: Auditório

ENSEA+CONABEA – Mesa de Encerramento e Posse

12h30 Intervalo | Almoço Almoço
Local: Exterior

Almoço

14h00 Visita técnica Visita técnica
Local: Externo

Visita técnica a definir

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Local

Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe, 49170-000, Praça Samuel de Oliveira, s/n, Centro, Laranjeiras, Sergipe
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Organizador

ABEA

A Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo é a entidade nacional que trata especificamente da formação de futuras(os) arquitetas(os) e urbanistas no Brasil. Desde sua fundação, em 1973, a ABEA tem-se dedicado integralmente à promoção incondicional da qualidade da educação e do aprimoramento contínuo do ensino e aprendizagem em Arquitetura e Urbanismo.

Realizamos a interlocução entre a comunidade acadêmica e os organismos governamentais como o Ministério da Educação (MEC), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Conselho Nacional de Educação (CNE) e a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES). Neste sentido, promovemos o debate permanente sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e perfis e padrões de qualidade da oferta de cursos em todo o território nacional, além da divulgação de boas práticas pedagógicas. A ABEA participa de importantes fóruns de entidades nacionais como o Colégio Brasileiro de Arquitetura e Urbanismo (CBA), o Colégio de Entidades de Arquitetura e Urbanismo (CEAU) e o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro.

A ABEA realiza eventos nacionais como o Encontro Nacional sobre Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ENSEA), o Congresso Nacional da ABEA (CONABEA) e o Conselho Superior (COSU), além de concursos nacionais e internacionais para estudantes e professores, que propiciam uma rica troca de olhares, saberes e experiências entre os diversos agentes que atuam nos cursos das diferentes regiões do país, com suas organizações administrativas distintas (públicas ou privadas). A ABEA dedica-se também à publicação de livros e cadernos temáticos, além da realização, mais recente, de filmes e debates nacionais.

As Instituições de Ensino Superior [IES], profissionais e professores associados têm participação qualificada em debates, eventos e convênios, além do acesso rápido à informação relevante sobre os assuntos mais importantes do setor da Educação.

A ABEA se orgulha de trabalhar junto ao Ministério da Educação, aos professores, aos coordenadores, aos gestores acadêmicos e aos estudantes a fim de cumprir uma tarefa extremamente difícil e, por vezes, contraditória: garantir um mínimo denominador comum para a formação dos futuros arquitetos e urbanistas do país e, ao mesmo tempo, estimular a inovação, em um país com a dimensão e a diversidade do Brasil.

Recentemente, a ABEA liderou o processo de elaboração e o protocolo da proposta de novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Arquitetura e Urbanismo do país, recepcionando a Audiência Pública do CNE durante o CONABEA 2023, no Rio de Janeiro.


Universidade Federeal de Sergipe – Campus Laranjeiras

O ENSEA+CONABEA 2025 será sediado pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe [DAU/UFS], na cidade histórica de Laranjeiras, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional [IPHAN].

A instalação da UFS no município de Laranjeiras representa uma estratégia de interiorização do ensino superior que vai além da ampliação geográfica institucional. Trata-se de uma iniciativa que enfrenta os desafios da descentralização universitária e propõe a articulação entre formação acadêmica, desenvolvimento local e preservação do patrimônio cultural.

O curso de Arquitetura e Urbanismo, instalado no “Quarteirão dos Trapiches”, insere-se nesse contexto de forma particularmente significativa. A ocupação de um sítio histórico como espaço acadêmico impõe demandas específicas em termos de infraestrutura e funcionamento, ao mesmo tempo em que oferece aos discentes e docentes a oportunidade de atuar em um ambiente que é, simultaneamente, objeto e campo de estudo. A formação ocorre, assim, em diálogo direto com o patrimônio edificado, promovendo a articulação entre práticas projetuais, conservação e planejamento urbano. A presença do curso ganha ainda mais relevância pela proximidade com as ações do Projeto Monumenta, coordenado pelo IPHAN. A interação entre universidade e políticas de preservação patrimonial cria um ambiente propício à pesquisa aplicada, à extensão universitária e à formação técnica comprometida com a realidade regional.

A realização do ENSEA+CONABEA 2025 no campus da UFS em Laranjeiras ilustra aos participantes do evento as políticas necessárias à descentralização acadêmica e reconhece essa aposta corajosa em um modelo de universidade que se alimenta dos desafios locais para produzir conhecimento inovador e socialmente referenciado. A ousadia da instalação da UFS enriquece o processo educativo, fortalece a identidade regional e demonstra que é possível conciliar excelência acadêmica com compromisso territorial — um exemplo para a educação superior no Brasil e inspiração para as IES repensarem seus papéis sociais, indo além da sala de aula para se tornarem agentes ativos na transformação de seus territórios.