Informações

CURSO DE EXTENSÃO:

ENSINANDO A IDADE MÉDIA COM USO DE FONTES HISTÓRICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Início em 12 de agosto de 2022

Certificação: 170 horas (corrigido o total de horas)

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COORDENAÇÃO:

Dr. Dirceu Marchini Neto – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Dr.ª Edlene Oliveira Silva – Universidade de Brasília (UNB).

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COMISSÃO ORGANIZADORA:

Dr. Dirceu Marchini Neto (UNIFESP).

Dr. Douglas Mota Xavier de Lima (UFOPA).

Dr.ª Edlene Oliveira Silva (UNB).

Dr. Fabiano Fernandes (UNIFESP).

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DOCENTES:

Dr.ª Adriana Maria de Souza Zierer (UEMA/UFMA).

Mestranda Amanda Gisele Rodrigues (UFRGS).

Dr. Carlile Lanzieri Júnior (UFMT).

Dr.ª Cláudia Regina Bovo (UFTM).

Dr. Dirceu Marchini Neto (UNIFESP).

Dr. Douglas Mota Xavier de Lima (UFOPA).

Dr.ª Edlene Oliveira Silva (UNB).

Dr. Fabiano Fernandes (UNIFESP).

Dr. Felipe Augusto Ribeiro (UFPE).

Dr. Francisco de Paula Sousa de Mendonça Júnior (UFSM).

Dr. Hugo Rincon Azevedo (UFG/PUCGoiás).

Dr. Marcelo Pereira Lima (UFBA).

Dr. Nilton Mullet Pereira (UFRGS).

Dr. Renan Marques Birro (UPE).

Dr.ª Renata Cristina de Sousa Nascimento (UFJ/UEG/PUCGoiás).

Dr. Renato Viana Boy (UFFS).

Dr.ª Terezinha Oliveira (UEM).

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VINCULAÇÃO INSTITUCIONAL DO PROJETO:

O curso é cadastrado no Sistema de Informações de Extensão (SIEX) da Universidade Federal de São Paulo. A UNIFESP será a instituição certificadora.

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RESUMO:

A partir de controvérsias recentes a respeito da possibilidade de exclusão da História Medieval dos currículos escolares e da publicação de estudos sobre a Idade Média nos livros didáticos e no ensino escolar, constatou-se a necessidade de maior aproximação entre os debates especializados em Idade Média e os professores da disciplina História da rede básica. Este curso é norteado justamente pela preocupação de se estabelecer um diálogo entre aqueles que discutem academicamente à Idade Média e aqueles que lecionam sobre o período. O objetivo é desenvolver recursos pedagógicos para o ensino de História Medieval na rede básica a partir do diálogo com professores do Ensino Fundamental e Médio. Pretende-se que as ações sejam realizadas mediante a interação constante com os educadores e resultem em materiais disponibilizados gratuitamente na internet, atendendo às necessidades de profissionais do ensino. Pressupõe-se, aqui, a indissociabilidade entre ensino e pesquisa e a existência de diferenças quanto às naturezas e funções dos saberes científico e escolar. Os inscritos realizarão contatos com professores da rede básica e elaborarão os recursos didáticos sob a coordenação dos docentes responsáveis pelo curso. A iniciativa contribuirá na formação dos participantes envolvidos, uma vez que propiciará reflexões sobre o ambiente escolar e sobre o processo de transposição didática dos saberes históricos acadêmicos. Tendo em vista a possibilidade de amplo alcance, opta-se pela realização virtual do curso e pela disponibilização do material elaborado por meio digital.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

O curso “Ensinando a Idade Média com uso de fontes históricas na Educação Básica” se orienta pela perspectiva de fornecer uma formação docente que promova a articulação entre teoria e prática, contribuindo para formar professores/as pesquisadores/as capazes de refletir sobre o processo de produção do conhecimento histórico, assim como sua atuação como mediadores/as do ensino aprendizagem e produtores de conhecimento. Busca inserir ainda a teoria e a prática de pesquisa por meio de análise de fontes históricas medievais ou que se refiram a Idade Média e da elaboração de um plano de aula formulando novos olhares sobre a história medieval e sobre o ensino de Idade Média na educação básica. A articulação entre teoria e prática objetiva trazer para o Curso debates de diversos temas sobre a Idade Média e o ensino de Idade Média através de discussões teóricas/metodológicas e pedagógicas sobre o uso de fontes históricas em sala de aula e a elaboração de um plano de ensino a partir de concepções diferentes daquelas simplistas e pejorativas construídas historicamente sobre o medievo no ensino de história que como afirma Régine Pernoud, começa na escola, desde muito cedo (PERNOUD, 1994, p.09). Dessa forma, a proposta do Curso contribui para a construção por parte de alunos/alunas e professores/professoras de um saber crítico sobre a História Medieval e para uma intensificação das relações entre a Universidade e a escola. A demanda por análises críticas de documentos históricos expressos em vários documentos educacionais como os PCNs e a necessidade de formação de professores (as) numa perspectiva crítico-reflexiva são crescentes. A elaboração adequada de planos de aula, um dos resultados finais esperados nesse Curso, também é uma reivindicação importante da educação e do ensino de história críticos.

OBJETIVOS:

O Curso propõe uma problematização das concepções das fontes históricas como retrato fiel do passado. Busca-se a superação da compreensão do documento como prova real, o que ajuda o aluno a desenvolver espírito crítico. Ensinar a diminuir a distância entre a história que se ensina e a história que se escreve. Demonstrar que um plano de aula deve estar vinculado às relações que há entre a escola e a realidade do(a) aluno(a), no sentido de buscar novos caminhos, cujo escopo é questionar e transformar a realidade existente por meio de situações docentes adequadas e críticas para que os(as) alunos(as) assimilem ativamente os conhecimentos sobre o medievo nas relações entre o passado e o presente. É nessa perspectiva, da importância de se interpretar criticamente as fontes históricas, que o curso de extensão proposto objetiva discussões acadêmicas e pedagógicas para o uso de fontes históricas medievais ou que se referem a Idade Média no ensino de História e ainda pretende, como resultado final, a elaboração de um plano de aula crítico com o uso de fontes históricas medievais ou que se referem a Idade Média.

JUSTIFICATIVA:

Nos últimos anos, a utilização de fontes históricas nas aulas de História é cada vez mais recorrente, por isso é preciso saber usar metodologicamente tais documentos. A noção tradicional de que os documentos eram depositários de verdades indiscutíveis diretamente relacionadas com o real foi questionada. Os documentos perderam a dimensão de se bastarem por si só e de falarem apenas por meio de seus conteúdos. Nesse sentido, os documentos devem ser compreendidos como obras impregnadas de sentidos, significados, valores, padrões, crenças, ideologias, visões de mundo e representações do passado que devem ser problematizados. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) enfatizam que utilizar documentos históricos na sala de aula requer do (a) professor (a) conhecer e distinguir algumas abordagens e tratamentos dados às fontes por estudiosos da História. Requer dele a preocupação de recriar, avaliar e reconstruir metodologias do saber histórico para situações de ensino e aprendizagem (BRASIL, 1998, p. 83). Nesse sentido, algumas reflexões de análise de documentos históricos propostas pelos (as) historiadores (as) podem auxiliar os (as) professores (as) a proporcionar aos alunos e as alunas reflexões sobre as relações passado-presente e criar situações didáticas para que conheçam e dominem procedimentos adequados de como interrogar obras do seu tempo e de outras épocas. Ao produzir um plano de aula os/as professores/as idealizam uma situação comunicativa e todos os componentes dessa situação. Portanto, um curso de extensão que debata a utilização de novas metodologias, como o uso de fontes históricas, aliado à elaboração de um bom planejamento das aulas contribui para uma formação docente crítica que atende as novas demandas da educação e do ensino de história.

METODOLOGIA:

As aulas terão como objetivo o uso de fontes documentais medievais ou que tratem da Idade Média na Educação Básica. Estas, serão previamente selecionadas e analisadas a partir da metodologia de historicização das fontes, com perguntas acerca da autoria, do suporte, do momento de produção, relações de poder, dos objetivos a que ela serve, a fim de desvendar os sentidos construídos por aquele material e as relações históricas que ele revela, o que permite desnaturalizar as narrativas das fontes, entendendo-as como produtos de interesses e estratégias. As fontes históricas serão selecionadas levando em consideração aquelas que tratem de temporalidades, abordagens, temáticas e sujeitos excluídos da narrativa tradicional sobre a Idade Média. A proposta é que os/as participantes do curso experimentem trabalhar com fontes históricas articulando debates teóricos associados a práticas reflexivas em diálogo com os conteúdos curriculares referente a Idade Média em consonância os parâmetros e diretrizes nacionais. O curso propõe ainda a elaboração de um plano de aula para uso de fontes documentais sendo este orientado pelo princípio de investigação científica/pesquisa como metodologia de ensino na educação básica. A proposta é de que no plano de aula se experimente inovações, apresentando novos recortes temáticos, sujeitos, objetos e problematizações com a utilização de fontes documentais por uma perspectiva histórico-crítica. A primeira etapa do curso, consistirá em discussões teóricas, metodológicas e pedagógicas que envolvem diversos conteúdos e temas importantes da Idade Média e do ensino de Idade Média como: o conceito de Idade Média, o que são fontes históricas; metodologia de análise de fontes históricas; reflexões sobre a universidade medieval por meio de cartas e sumas; a Idade Média nos livros didáticos; utilização da Paleografia Medieval nas aulas de História; a Idade Média em fontes escritas; novas reflexões sobre o ensino da Alta Idade Média (do Império Carolíngio à Sociedade Feudal); indexadores de materiais didáticos e bibliográficos sobre estudos medievais; ensinando a Idade Média através do estudo das religiosidades; História Medieval, internet e tecnologias na sala de aula; (Neo)medievalidade, gênero e ensino sobre a Idade Média; a lírica trovadoresca medieval (imaginação e aula de História); o ensino de História Medieval na BNCC; e planos de aulas com fontes históricas medievais ou que se refiram a Idade Média. Esta etapa deve subsidiar teoricamente e metodologicamente o trabalho crítico de professores/as, naquilo que se refere ao trabalho com fontes documentais medievais ou que se refiram a Idade Média. A segunda etapa envolve discussões sobre a elaboração de planos de aulas críticos com orientações individuais/coletivas dos(as) participantes do Curso e avaliação dos resultados finais no encontro coletivo para socialização das experiências do curso. Cada etapa de elaboração do plano de aula (título/tema; objetivos; conteúdos; pré-requisitos; metodologia e recursos didáticos; avaliação e bibliografia) será supervisionada.

RESULTADOS ESPERADOS:

O curso terá como produtos: a realização de 14 fóruns de discussões, um para cada tópico da primeira etapa: o conceito de Idade Média, o que são fontes históricas; metodologia de análise de fontes históricas; reflexões sobre a universidade medieval por meio de cartas e sumas; a Idade Média nos livros didáticos; utilização da Paleografia Medieval nas aulas de História; a Idade Média em fontes escritas; novas reflexões sobre o ensino da Alta Idade Média (do Império Carolíngio à Sociedade Feudal); indexadores de materiais didáticos e bibliográficos sobre estudos medievais; ensinando a Idade Média através do estudo das religiosidades; História Medieval, internet e tecnologias na sala de aula; (Neo)medievalidade, gênero e ensino sobre a Idade Média; a lírica trovadoresca medieval (imaginação e aula de História); o ensino de História Medieval na BNCC; e planos de aulas com fontes históricas medievais ou que se refiram a Idade Média. A segunda parte do curso terá a elaboração de um plano de aula pelos cursistas e, no final, um encontro coletivo para a socialização das experiências no Curso.

AVALIAÇÃO:

Ao final de cada tema, os(as) professores(as) devem pedir uma pequena reflexão sobre os assuntos que foram analisados em forma de fórum de discussão (fórum de debates), utilizando o Google Sala de Aula ou outra plataforma online, à critério do(a) professor(a).

No final deste curso de extensão, após a realização dos 14 fóruns de discussões, os participantes deverão entregar um plano de aula usando fontes medievais ou que se refiram a Idade Média como atividade final, seguindo à risca as normas de trabalhos acadêmicos da ABNT.

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PÚBLICO ESTIMADO:

Professores da rede pública – Médio = 15.

Professores da rede privada – Médio = 15.

Professores da rede pública – Fundamental = 15.

Professores da rede privada – Fundamental = 15.

Alunos de pós-graduação = 10.

Total = 70 inscritos.

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CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Carga horária total deste curso de extensão: 170 horas.

Explicação sobre a carga horária:

a) Aula inicial síncrona de 2 horas;

b) 14 fóruns de discussões temáticos com 6 horas síncronas e mais 5 horas de atividades assíncronas cada, totalizando 11 horas por tema;

c) Sessão de orientação individual, de 4 horas síncronas, para escrita do plano de aula.

d) Horas dedicadas à escrita do plano de aula por parte dos inscritos (atividade assíncrona): 8 horas.

e) Aula final síncrona de 2 horas.

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Primeira Etapa (fóruns de discussões):

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Aula Inicial. 12 de agosto de 2022 (Síncrona/2 horas). Início: 14:00 horas. Discussão do plano de ensino com os coordenadores do curso e outros professores interessados em participar.

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Fórum 1: Conceituando Idade Média: definições e preconceitos.

Dr.ª Renata Cristina de Sousa Nascimento (UFJ/UEG/PUCGoiás).

Dr. Hugo Rincon Azevedo (UFG/PUCGoiás).

Datas:

Aula 1. 19 de agosto de 2022 (Síncrona/3 horas). Início: 14:00 horas.

Aula 2. 26 de agosto de 2022 (Síncrona/3 horas). Início: 14:00 horas.

Atividades assíncronas (5 horas): Fórum de Atividades.

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Fórum 2: Metodologias de análise de fontes históricas em sala de aula.

Dr. Felipe Augusto Ribeiro (UFPE).

Datas:

Aula 1. 16 de setembro de 2022 (Síncrona/3 horas). Início: 14:00 horas.

Aula 2. 23 de setembro de 2022 (Síncrona/3 horas). Início: 14:00 horas.

Atividades assíncronas (5 horas): Fórum de Atividades.

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Fórum 3: Reflexões sobre a Universidade Medieval por meio de Cartas e Sumas.

Dr.ª Terezinha Oliveira (UEM).

Datas:

Aula 1. 07 de outubro de 2022 (Síncrona/3 horas). Início: 14:00 horas.

Aula 2. 14 de outubro de 2022 (Síncrona/3 horas). Início: 14:00 horas.

Atividades assíncronas (5 horas): Fórum de Atividades.

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Fórum 4: A Idade Média nos livros didáticos.

Dr. Douglas Mota Xavier de Lima (UFOPA).

Datas:

Aula 1. 21 de outubro de 2022 (Síncrona/3 horas). Início: 14:00 horas.

Aula 2. 28 de outubro de 2022 (Síncrona/3 horas). Início: 14:00 horas.

Atividades assíncronas (5 horas): Fórum de Atividades.

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Fórum 5: Utilizando a Paleografia Medieval nas aulas de História.

Dr. Dirceu Marchini Neto (UNIFESP).

Datas:

Aula 1. 04 de novembro de 2022 (Síncrona/3 horas). Início: 14:00 horas.

Aula 2. 11 de novembro de 2022 (Síncrona/3 horas). Início: 14:00 horas.

Atividades assíncronas (5 horas): Fórum de Atividades.

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Fórum 6: A Idade Média em fontes escritas.

Dr.ª Cláudia Regina Bovo (UFTM).

Datas:

Aula 1. 25 de novembro de 2022 (Síncrona/3 horas). Início: 14:00 horas.

Aula 2. 02 de dezembro de 2022 (Síncrona/3 horas). Início: 14:00 horas.

Atividades assíncronas (5 horas): Fórum de Atividades.

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Fórum 7: Do Império Carolíngio à Sociedade Feudal: reflexões sobre a historiografia e a prática docente.

Dr. Fabiano Fernandes (UNIFESP)

Datas:

Aula 1. 03 de fevereiro de 2023 (Síncrona/3 horas). Início: 14:00 horas.

Aula 2. 10 de fevereiro de 2023 (Síncrona/3 horas). Início: 14:00 horas.

Atividades assíncronas (5 horas): Fórum de Atividades.

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Fórum 8: Indexadores de materiais didáticos e bibliográficos sobre estudos medievais: fontes para o estudo da Idade Média.

Dr. Renato Viana Boy (UFFS).

Datas:

Aula 1. 03 de março de 2023 (Síncrona/3 horas). Início: 14:00 horas.

Aula 2. 10 de março de 2023 (Síncrona/3 horas). Início: 14:00 horas.

Atividades assíncronas (5 horas): Fórum de Atividades.

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Fórum 9: Ensinando a Idade Média através do estudo das religiosidades.

Dr.ª Adriana Maria de Souza Zierer (UEMA/UFMA).

Datas:

Aula 1. 17 de março de 2023 (Síncrona/3 horas). Início: 14:00 horas.

Aula 2. 24 de março de 2023 (Síncrona/3 horas). Início: 14:00 horas.

Atividades assíncronas (5 horas): Fórum de Atividades.

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Fórum 10: História Medieval, internet e tecnologias na sala de aula.

Dr. Renan Marques Birro (UPE).

Datas:

Aula 1. 31 de março de 2023 (Síncrona/3 horas). Início: 14:00 horas.

Aula 2. 14 de abril de 2023 (Síncrona/3 horas). Início: 14:00 horas.

Atividades assíncronas (5 horas): Fórum de Atividades.

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Fórum 11: (Neo)medievalidade, gênero e ensino sobre a Idade Média.

Dr. Marcelo Pereira Lima (UFBA).

Datas:

Aula 1. 28 de abril de 2023 (Síncrona/3 horas). Início: 14:00 horas.

Aula 2. 05 de maio de 2023 (Síncrona/3 horas). Início: 14:00 horas.

Atividades assíncronas (5 horas): Fórum de Atividades.

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Fórum 12: A lírica trovadoresca medieval (trovadoras e trovadores): imaginação e aula de História.

Dr. Nilton Mullet Pereira (UFRGS).

Mestranda Amanda Gisele Rodrigues (UFRGS).

Datas:

Aula 1. 12 de maio de 2023 (Síncrona/3 horas). Início: 14:00 horas.

Aula 2. 19 de maio de 2023 (Síncrona/3 horas). Início: 14:00 horas.

Atividades assíncronas (5 horas): Fórum de Atividades.

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Fórum 13: O ensino de História Medieval na BNCC.

Dr. Francisco de Paula Sousa de Mendonça Júnior (UFSM).

Datas:

Aula 1. 26 de maio de 2023 (Síncrona/3 horas). Início: 14:00 horas.

Aula 2. 02 de junho de 2023 (Síncrona/3 horas). Início: 14:00 horas.

Atividades assíncronas (5 horas): Fórum de Atividades.

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Fórum 14: Planos de Aulas com Fontes históricas medievais ou que se refiram a Idade Média.

Dr. Carlile Lanzieri Júnior (UFMT).

Datas:

Aula 1. 16 de junho de 2023 (Síncrona/3 horas). Início: 14:00 horas.

Aula 2. 23 de junho de 2023 (Síncrona/3 horas). Início: 14:00 horas.

Atividades assíncronas (5 horas): Fórum de Atividades.

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Segunda Etapa:

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Orientações individuais.

Dr.ª Edlene Oliveira Silva (UNB).

Datas agendadas individualmente com a Dr.ª Edlene Oliveira Silva.

Orientações individuais/grupos (agendamento prévio) (Síncrona/4 horas).

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Encontro final com os Coordenadores e demais professores interessados em participar.

Data:

Encontro final. 05 de agosto de 2023. Início: 14:00 horas. Encontro coletivo para socialização das experiências do curso (Síncrona/2 horas).

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Horas dedicadas à escrita do plano de aula por parte dos inscritos (atividade assíncrona/8 horas).

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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ABREU, Martha; SOIHET, Rachel (orgs). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologias. Rio de Janeiro: Casa das Palavras, 2003.

BITTENCOURT, Circe (Org.). O Saber Histórico na Sala de Aula. 12ª ed. São Paulo: Contexto, 2017.

BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. 5ª ed. São Paulo: Editora Cortez, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Terceiro e Quarto ciclos do Ensino Fundamental. História. Brasília: MEC/SEF, 1998.

GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

GUIMARÃES, Selva (Org.). Ensino de História e Cidadania. Campinas: Papirus, 2016.

GUIMARÃES, Selva. Didática e Prática de Ensino de História: experiências, reflexões e aprendizados. 13ª ed. Campinas: Papirus, 2012.

HEERS, Jacques. A Idade Média, uma impostura. Portugal/Lisboa: Edições Asa, 1994.

KARNAL, Leandro (Org.). História na Sala de Aula: conceitos, práticas e propostas. 6 ed. São Paulo: Contexto, 2018.

LE GOFF, Jacques. Para um novo conceito de Idade Média: tempo, trabalho, e cultura no Ocidente. Lisboa: Editorial Estampa, 1995.

MACEDO, José Rivair. Repensando a Idade Média no Ensino de História. KARNAL, Leandro (org). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2008.

MONGELLI, Iênia Márcia (org); SILVA, Andreia Cristina Lopes Frazão (coord) (et all). Fontes Primárias da Idade Média, séculos V-XV. Cotia, São Paulo: Íbis, 1999.

OLIVEIRA, Nucia Alexandra Silva de. O estudo da Idade Média em livros didáticos e suas implicações no Ensino de História. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 23, n. 1, jan./jun. 2010, p.101-125. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/CadernosdoAplicacao/article/view/16347/11254. Acesso em: 10/08/2021.

PEDRERO-SÁNCHEZ, Maria Guardalupe. História da Idade Média: textos e testemunhas. São Paulo: Unesp, 2000.

PERNOUD, Régine. Idade Média: o que não nos ensinaram. Rio de Janeiro: Agir, 1994.

RIBEIRO, Álvaro Nonato Franco; SIQUELLI, Sônia Aparecida. Práticas do Ensino de História Medieval: conhecendo as mentalidades. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v.17, 2017, p.1223-1241 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645888. Acesso em: 12/08/2021.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. A formação do professor de História e o cotidiano em sala de aula. BITTECOURT, Circe (org.). O saber histórico em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2005, p.54-66.

SILVA, Andréia Cristina Lopes Frazão da. O ensino de história medieval como tema de reflexão em disciplina obrigatória do curso de graduação em História: relato de uma experiência. Revista História Hoje, v. 2, nº 4, p. 339-358, 2013. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/100. Acesso em: 27/07/2021.

SILVA, Marcos. GUIMARÃES, Selva. Ensinar História no Século XXI: em busca do tempo entendido. 4ª ed. Campinas: Papirus, 2012.

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Credenciamento

FREQUÊNCIA E CERTIFICAÇÃO:

As aulas síncronas deste curso acontecerão através do Google Meet (online) e o link para participar da sala de reunião será enviado antes de cada fórum temático. Apenas os inscritos serão aceitos na sala do Google Meet durante as aulas síncronas. 

Após o final do evento, somente os inscritos receberão certificado de participação, se tiverem participado de 75% das aulas síncronas e se tiverem enviado o plano de aula ao final do curso. 

No certificado de ouvinte constará 170 horas extracurriculares. O certificado será digital e expedido pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). 

Evento online

Data: 12/08/2022 - 05/08/2023 às 14:00

Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) / Universidade de Brasília (UNB)

Projeto de extensão promovido pelos Departamentos de História da Universidade Federal de São Paulo e da Universidade de Brasília.

Coordenadores:

Dr. Dirceu Marchini Neto.
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4359829919318775.

Dr.ª Edlene Oliveira Silva.
Universidade de Brasília (UNB).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7786936638508354.

Apoio:
LEME-Laboratório de Estudos Medievais/Núcleo UNIFESP.
LABEH-Laboratório de Ensino de História/UNB.