Informações

O I Ensinar Currais Novos: História Local na Sala de Aula, é promovido pela Câmara Municipal de Currais Novos (CMCN), por meio da Escola do Legislativo José Bezerra Gomes (ELJBG) e do Memorial Mateus de Medeiros Lula (MEMA), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Grupo de Pesquisa Sociedade e Cultura em Sertões Coloniais: História e Historiografia (SERCOL - UFRN/CNPq) e do Laboratório de Estudos de Populações Sertanejas (LAPOPS).

Trata-se de um curso de iniciação e formação, parte das atividades de reinauguração do Mema, estando em consonância com a Lei n° 082/2022, da Câmara Municipal de Currais Novos, que instituiu a "Semana Municipal de Valorização da História e do Patrimônio Histórico e Cultural de Currais Novos". O curso, tratará das discussões acadêmicas mais recentes sobre o sertão do Seridó, com ênfase no município de Currais Novos/RN, a fim de promover a divulgação e a capacitação científica, dos(as) profissionais e interessados(as) nas questões acadêmicas que foram alvo de interesses de diferentes pesquisadores(as), mas que tinham o espaço - Currais Novos/RN -, como algo em comum.

O curso, composto por 9 oficinas temáticas, ocorrerá aos sábados, dando início às suas atividades no dia no dia 27/09, no Auditório Adailson Pereira (Câmara Municipal de Currais Novos), das 13h às 17h.

Com inscrições gratuitas e limitadas, o evento destina-se para profissionais da educação da rede pública e privada; docentes, discentes e técnicos-administrativos da UFRN; e demais interessados(as) nas temáticas propostas.

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Alda Medeiros

Saiba mais

Helder Alexandre Medeiros de Macedo

Saiba mais

Matheus Barbosa Santos

Saiba mais

Abrahão Sanderson Nunes Fernandes da Silva

Saiba mais

Paula Rejane Fernandes

Saiba mais

Luma Carvalho

Saiba mais

Eduardo Cristiano Hass da Silva

Saiba mais

André Luis Nascimento de Souza

Programação:

Histórias Indígenas no Seridó Oficina

Formação Sociohistórica do Seridó Oficina

Escravidão e Liberdade no Totoró: Trajetórias de Pessoas Não-Brancas Oficina

Mulheres no Sertão do Seridó (Séculos XVIII e XIX) Oficina

Fontes Arqueológicas como Vetor de uma Educação para o Patrimônio Oficina

Vida e Obra de José Bezerra Gomes Oficina

Currais Novos: um Mealheiro de Memórias, Palavras e Saberes Oficina

Inventariação Cultural e Ensino de História: Olhares para as Comunidades Rurais de Currais Novos Oficina

Sertão Sagrado: Manifestações do Catimbó-Jurema no Seridó Oficina

Auditório Adailson Pereira (Câmara Municipal de Currais Novos)

Rua Vivaldo Pereira de Araújo, n° 161

Centro, Currais Novos - RN

59380-000

Auditório Adailson Pereira (Câmara Municipal de Currais Novos)

Ver no mapa

Rua Vivaldo Pereira de Araújo, n° 161

Centro, Currais Novos - RN

59380-000

Realização

CMCN - ELJBG - MEMA

Câmara Municipal de Currais Novos (CMCN), Escola do Legislativo José Bezerra Gomes (ELJBG) e Memorial Mateus de Medeiros Lula (MEMA)

Alda Medeiros

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)


Licenciada em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2020), mestra em História pelo Programa de Pós-graduação em História da UFRN (2022) e doutoranda em História pela UFRN. Tem interesses de pesquisa ligados às seguintes temáticas: mulheres, escravidão, mestiçagens, sertões e justiça. Faz parte do grupo de pesquisa SERCOL - Sociedade e cultura em sertões coloniais: história e historiografia - UFRN.

Helder Alexandre Medeiros de Macedo

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)


Historiador e professor de História. Atualmente é Professor do Departamento de História do CERES, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, lecionando no Campus de Caicó. Atua como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em História do CERES-UFRN/Mestrado em História dos Sertões e como Colaborador do Programa de Pós-Graduação em História do CCHLA-UFRN/Mestrado em História e Espaços. Seus interesses de pesquisa estão ligados à História dos Sertões, História sociocultural da América portuguesa, índios, negros, mestiçagens, escravidão, acervos e patrimônio cultural. É pesquisador permanente do grupo de pesquisa SERCOL - Sociedade e cultura em sertões coloniais: história e historiografia - UFRN.

Matheus Barbosa Santos

Câmara Municipal de Currais Novos (CMCN)


Graduado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) - Campus de Caicó (2020)/ Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFRN-CERES-PPGHC. Integra o Grupo de Pesquisa Sociedade e Cultura em Sertões Coloniais: História e Historiografia (SERCOL) - UFRN. Atualmente é Coordenador do Memorial Mateus de Medeiros Lula, da Câmara Municipal de Currais Novos/RN. E-mail: matheus.santos.081@ufrn.edu.br.

Abrahão Sanderson Nunes Fernandes da Silva

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)


Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003), Especialista em História do Campo e da Cidade pela UFRN (2004), Mestre em Arqueologia pelo Programa de Pós-Graduação em Arqueologia do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (2008) e Doutor em Arqueologia também pelo PPGArq/MAE/USP (2013). Desenvolveu estágio de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em História, da Universidade Federal do Maranhão, com plano de trabalho voltado às ocupações pré-coloniais das estearias e sambaquieiras, no Estado do Maranhão. É Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde atua no Departamento de História - CERES/UFRN e no Setor de Arqueologia do Museu Câmara Cascudo - MCC. Integra, como pesquisador, o Grupo de Pesquisa Musealização da Arqueologia - USP. Desenvolve projetos e/ou orienta pesquisas de graduação e pós-graduação nas áreas de Arqueologia, História e Patrimônio, principalmente, em temas como: arqueologia histórica, arqueologia pré-histórica, educação patrimonial, musealização da arqueologia, história indígena, gestão de bens culturais e patrimonialização e, antropologia da tecnologia.

Paula Rejane Fernandes

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)


Possui graduação em História pela Universidade Federal de Campina Grande (2005) e mestrado em História pela Universidade Federal de Campina Grande (2009). Doutora em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014). É docente do Programa de Pós-Graduação em História do CERES ? Mestrado em História dos Sertões (MHIST-CERES-UFRN). É integrante do grupo de pesquisa História dos Sertões (UFRN/CNPq). Tem interesse pelos temas: intelectuais e escrita de si, intelectuais e projetos de modernidade para os sertões; biografias e trajetórias de intelectuais.

Luma Carvalho

Escola Estadual Tristão de Barros (EETB)


Possui mestrado em Letras - PROFLETRAS - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Atualmente é professora de Língua Portuguesa e Literatura da Escola Estadual Tristão de Barros. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: Poesia; Poesia Potiguar; Letramento Literário; Tradição e Memória. É membro titular do Conselho Municipal de Cultura de Currais Novos e presidenta da Associação Casarão da Cultura Potiguar - Casarão de Poesia.

Eduardo Cristiano Hass da Silva

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)


Professor Adjunto do Curso de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), campus Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS). Coordenador do Grupo de Estudos em Patrimônio Cultural e Turismo (GEPCTur) da FELCS/UFRN. Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), na linha de pesquisa Educação, História e Políticas. Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na linha de pesquisa Sociedade Ciência e Arte e, graduado em História (Licenciatura e Bacharelado) na mesma instituição. Editor da Revista Turismo, Sociedade Território (2021-atual) e da Revista História da Educação (2022-atual). Atua principalmente nas áreas de Patrimônio Cultural, História da Educação, Turismo Cultural e Ensino de História.

André Luis Nascimento de Souza

Colégio Diocesano Seridoense


Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, 2013. Mestre em História e Espaços pelo Programa de Pós-Graduação em História - UFRN 2014. Doutorando no Programa de Pós-graduação em História da UFRN, orientado pelo Prof. Dr. Durval Muniz de Albuquerque Júnior. Pesquisador na área de História Cultural, História das Religiões e Religiosidades Afro-brasileiras. Membro externo do grupo de pesquisa História dos Sertões da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - CERES Caicó. Professor no Colégio Diocesano Seridoense. Músico percussionista.