O I Ensinar Currais Novos: História Local na Sala de Aula, é promovido pela Câmara Municipal de Currais Novos (CMCN), por meio da Escola do Legislativo José Bezerra Gomes (ELJBG) e do Memorial Mateus de Medeiros Lula (MEMA), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Grupo de Pesquisa Sociedade e Cultura em Sertões Coloniais: História e Historiografia (SERCOL - UFRN/CNPq) e do Laboratório de Estudos de Populações Sertanejas (LAPOPS).
Trata-se de um curso de iniciação e formação, parte das atividades de reinauguração do Mema, estando em consonância com a Lei n° 082/2022, da Câmara Municipal de Currais Novos, que instituiu a "Semana Municipal de Valorização da História e do Patrimônio Histórico e Cultural de Currais Novos". O curso, tratará das discussões acadêmicas mais recentes sobre o sertão do Seridó, com ênfase no município de Currais Novos/RN, a fim de promover a divulgação e a capacitação científica, dos(as) profissionais e interessados(as) nas questões acadêmicas que foram alvo de interesses de diferentes pesquisadores(as), mas que tinham o espaço - Currais Novos/RN -, como algo em comum.
O curso, composto por 9 oficinas temáticas, ocorrerá aos sábados, dando início às suas atividades no dia no dia 27/09, no Auditório Adailson Pereira (Câmara Municipal de Currais Novos), das 13h às 17h.
Com inscrições gratuitas e limitadas, o evento destina-se para profissionais da educação da rede pública e privada; docentes, discentes e técnicos-administrativos da UFRN; e demais interessados(as) nas temáticas propostas.
Histórias Indígenas no Seridó Oficina
Formação Sociohistórica do Seridó Oficina
Escravidão e Liberdade no Totoró: Trajetórias de Pessoas Não-Brancas Oficina
Mulheres no Sertão do Seridó (Séculos XVIII e XIX) Oficina
Fontes Arqueológicas como Vetor de uma Educação para o Patrimônio Oficina
Vida e Obra de José Bezerra Gomes Oficina
Currais Novos: um Mealheiro de Memórias, Palavras e Saberes Oficina
Inventariação Cultural e Ensino de História: Olhares para as Comunidades Rurais de Currais Novos Oficina
Sertão Sagrado: Manifestações do Catimbó-Jurema no Seridó Oficina
Rua Vivaldo Pereira de Araújo, n° 161
Centro, Currais Novos - RN
59380-000
Rua Vivaldo Pereira de Araújo, n° 161
Centro, Currais Novos - RN
59380-000
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Câmara Municipal de Currais Novos (CMCN), Escola do Legislativo José Bezerra Gomes (ELJBG) e Memorial Mateus de Medeiros Lula (MEMA)
Licenciada em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2020), mestra em História pelo Programa de Pós-graduação em História da UFRN (2022) e doutoranda em História pela UFRN. Tem interesses de pesquisa ligados às seguintes temáticas: mulheres, escravidão, mestiçagens, sertões e justiça. Faz parte do grupo de pesquisa SERCOL - Sociedade e cultura em sertões coloniais: história e historiografia - UFRN.
Historiador e professor de História. Atualmente é Professor do Departamento de História do CERES, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, lecionando no Campus de Caicó. Atua como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em História do CERES-UFRN/Mestrado em História dos Sertões e como Colaborador do Programa de Pós-Graduação em História do CCHLA-UFRN/Mestrado em História e Espaços. Seus interesses de pesquisa estão ligados à História dos Sertões, História sociocultural da América portuguesa, índios, negros, mestiçagens, escravidão, acervos e patrimônio cultural. É pesquisador permanente do grupo de pesquisa SERCOL - Sociedade e cultura em sertões coloniais: história e historiografia - UFRN.
Graduado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) - Campus de Caicó (2020)/ Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFRN-CERES-PPGHC. Integra o Grupo de Pesquisa Sociedade e Cultura em Sertões Coloniais: História e Historiografia (SERCOL) - UFRN. Atualmente é Coordenador do Memorial Mateus de Medeiros Lula, da Câmara Municipal de Currais Novos/RN. E-mail: matheus.santos.081@ufrn.edu.br.
Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003), Especialista em História do Campo e da Cidade pela UFRN (2004), Mestre em Arqueologia pelo Programa de Pós-Graduação em Arqueologia do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (2008) e Doutor em Arqueologia também pelo PPGArq/MAE/USP (2013). Desenvolveu estágio de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em História, da Universidade Federal do Maranhão, com plano de trabalho voltado às ocupações pré-coloniais das estearias e sambaquieiras, no Estado do Maranhão. É Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde atua no Departamento de História - CERES/UFRN e no Setor de Arqueologia do Museu Câmara Cascudo - MCC. Integra, como pesquisador, o Grupo de Pesquisa Musealização da Arqueologia - USP. Desenvolve projetos e/ou orienta pesquisas de graduação e pós-graduação nas áreas de Arqueologia, História e Patrimônio, principalmente, em temas como: arqueologia histórica, arqueologia pré-histórica, educação patrimonial, musealização da arqueologia, história indígena, gestão de bens culturais e patrimonialização e, antropologia da tecnologia.
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Campina Grande (2005) e mestrado em História pela Universidade Federal de Campina Grande (2009). Doutora em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014). É docente do Programa de Pós-Graduação em História do CERES ? Mestrado em História dos Sertões (MHIST-CERES-UFRN). É integrante do grupo de pesquisa História dos Sertões (UFRN/CNPq). Tem interesse pelos temas: intelectuais e escrita de si, intelectuais e projetos de modernidade para os sertões; biografias e trajetórias de intelectuais.
Possui mestrado em Letras - PROFLETRAS - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Atualmente é professora de Língua Portuguesa e Literatura da Escola Estadual Tristão de Barros. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: Poesia; Poesia Potiguar; Letramento Literário; Tradição e Memória. É membro titular do Conselho Municipal de Cultura de Currais Novos e presidenta da Associação Casarão da Cultura Potiguar - Casarão de Poesia.
Professor Adjunto do Curso de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), campus Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS). Coordenador do Grupo de Estudos em Patrimônio Cultural e Turismo (GEPCTur) da FELCS/UFRN. Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), na linha de pesquisa Educação, História e Políticas. Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na linha de pesquisa Sociedade Ciência e Arte e, graduado em História (Licenciatura e Bacharelado) na mesma instituição. Editor da Revista Turismo, Sociedade Território (2021-atual) e da Revista História da Educação (2022-atual). Atua principalmente nas áreas de Patrimônio Cultural, História da Educação, Turismo Cultural e Ensino de História.
Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, 2013. Mestre em História e Espaços pelo Programa de Pós-Graduação em História - UFRN 2014. Doutorando no Programa de Pós-graduação em História da UFRN, orientado pelo Prof. Dr. Durval Muniz de Albuquerque Júnior. Pesquisador na área de História Cultural, História das Religiões e Religiosidades Afro-brasileiras. Membro externo do grupo de pesquisa História dos Sertões da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - CERES Caicó. Professor no Colégio Diocesano Seridoense. Músico percussionista.