Informações

Serão realizadas, no sábado, 29 de agosto, duas palestras abordando os temas Aulas Invertidas no Ensino Superior e Formação Mão na Massa. A partir das 14h, o Prof. Dr. Herbert Lima, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), irá mediar o evento on-line, que contará com certificação.

Serão proferidas as seguintes palestras:

Palestra 1: Aulas Invertidas no Ensino Superior: Exemplos e Estudos de Caso no Ensino de Tecnologia da Informação
Prof. Dr. Windson Carvalho|Universidade Federal do Ceará (UFC)

Palestra 2:Formação Mão na Massa: Um Caminho Promissor para a Escola Digital e Inteligente
Prof. Dr. Charles Madeira|Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)


Quando?
Dia 29 de agosto, sábado


Que horas?
Das 14h às 17h


Onde?
https://youtu.be/6uN2ro69zww



ATENÇÃO!
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Palestrantes

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Windson Carvalho

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Herbert Lima

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Charles Madeira

Programação:

Abertura Abertura · Herbert Lima

Aulas Invertidas no Ensino Superior: Exemplos e Estudos de Caso no Ensino de Tecnologia da Informação Palestra · Windson Carvalho

Formação Mão na Massa: Um Caminho Promissor para a Escola Digital e Inteligente Palestra · Charles Madeira

Credenciamento

Dia 29 de agosto de 2020 (Sábado)
14h - no link: https://youtu.be/6uN2ro69zww

Evento online

Link: https://youtu.be/6uN2ro69zww

Data: 29/08/2020 às 14:00

Tecnologias Digitais na Educação

Windson Carvalho

Universidade Federal do Ceará (UFC)


 

Windson Viana de Carvalho tem graduação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará e fez seu doutorado (Spécialité Informatique) na França, no Laboratoire d'Informatique de Grenoble, vinculado à Université Joseph Fourier (atualmente, Université Grenoble-Alpes). É professor associado da Universidade Federal do Ceará, atuando no curso de graduação de Sistemas e Mídias Digitais e na pós-graduação do Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação. Desenvolve pesquisas na área de Computação Ubíqua, sendo ela aplicada ou motivadora de seus trabalhos em Tecnologias Assistivas, Engenharia de Software, Jogos e Informática na Educação. É revisor frequente do Journal of Entertaiment Computing (Elsevier), da Revista Brasileira de Informática na Educação e da Revista Eletrônica Argentina-Brasil de Tecnologias da Informação e da Comunicação.

Herbert Lima

Professor da Universidade Federal do Ceará e Secretário da Educação de Sobral


Francisco Herbert Lima Vasconcelos é graduado em Física, mestre em Ciência da Computação com pesquisas em tecnologia aplicada à educação e doutor em Engenharia de Teleinformática, ambos pela UFC. Foi professor da rede pública municipal de ensino de Fortaleza e da rede estadual do Ceará. Coordenou diversos programas de formação de professores do Ministério da Educação, no Ceará, e tem mais de 30 livros publicados na área de educação, além de diversos artigos em revistas e periódicos nacionais e internacionais. É professor dos mestrados em Ensino de Ciências e Matemática da UFC e do IFCE. Foi diretor geral do Centro de Educação a Distância do Ceará, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Educação, e, desde 2017, é secretário municipal de educação de Sobral.

Charles Madeira

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)


Charles Andryê Galvão Madeira é doutor em Informática pela Université Pierre et Marie Curie (Sorbonne Universités), com pós-doutorado na mesma instituição. É mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco e graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É professor e pesquisador do Instituto Metrópole Digital da UFRN, onde atualmente coordena o Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais, o Laboratório de Jogos Digitais e Tecnologias Imersivas para Educação (GameLab) e o Programa Norte-Rio-Grandense de Pensamento Computacional (Pensa RN). Também atua no Programa de Pós-graduação em Tecnologia da Informação. Sua carreira de pesquisador e desenvolvedor tem sido dedicada às áreas de Jogos Digitais, Inteligência e Educação, tendo diversos focos tais como o Pensamento Computacional, a Aprendizagem Criativa e a Gamificação.