O Encontro Nacional de Sociolinguistas no Maranhão (Ensoma 2025) dá continuidade ao evento realizado em 2023, reafirmando o compromisso com a consolidação da pesquisa sociolinguística no estado e ampliando seu alcance para todo o território nacional. Reunindo pesquisadores de instituições como UFMA, UEMA, UEMASUL e outras universidades brasileiras, o evento promove o diálogo científico sobre variação e mudança linguística em diferentes regiões do país.
Tendo os estudos de William Labov (2008 [1972]) como fundadores da área, a sociolinguística parte do princípio de que a heterogeneidade é uma propriedade constitutiva da língua, o que a torna funcional e representativa da realidade social. Como afirmam Weinreich, Labov e Herzog (2006 [1966], p. 36), “em uma língua que serve a uma comunidade complexa, a ausência de heterogeneidade estruturada é que seria disfuncional”.
Nesse espírito, o Ensoma 2025 se organiza em mesas-redondas e simpósios temáticos que favorecem o intercâmbio entre diferentes níveis de formação, da iniciação científica à pós-graduação, envolvendo também professores da educação básica. Além de fortalecer os estudos linguísticos no Maranhão, o evento contribui para a aproximação entre pesquisa acadêmica e práticas pedagógicas, especialmente no ensino de língua portuguesa.