SOBRE O EVENTO
Entre bruxas e princesas: estruturas da violência de gênero é uma palestra promovida pela revista Mães que Escrevem em celebração ao Dia Internacional da Mulher (8M).
Conduzida por Regina Miranda, especialista em literatura e gênero, a atividade propõe reflexões sobre como a imagem da bruxa, construída através de literatura e cinema, interfere no ideal de mulher e contribui para o que se define como o papel da mulher na sociedade de forma misógina e machista. Trazendo exemplos de produções no cinema e na literatura, inicialmente para crianças e complementarmente para adultos, faz-se um panorama de como as bruxas (e em contraponto as princesas e príncipes) retratadas nessas obras acabam por trazer ao imaginário uma visão patriarcal que, em última instância, prejudica o avanço do combate à violência contra mulher.
INFORMAÇÕES DO EVENTO
- Data da palestra: 21 de março, às 19h
- Formato: Online, via Google Meet
- Duração: 1h50min, com teto de 2h
- Investimento: R$ 70,00 por pessoa
- Vagas sociais: 3 vagas gratuitas (2 para mulheres negras ou indígenas e 1 para mulher trans)
- Certificado: Não será emitido
SOBRE A PALESTRANTE
Formada em Letras pela UFPR, com especialização em EAD e mestranda em Literatura na UFPR. Atualmente trabalha com aulas de produção de texto e já publicou um ensaio sobre o tema da construção da imagem da bruxa na literatura e cinema para crianças, intitulado Em busca de Sycorax. Outras publicações: romance Soror; encontrando sentidos e livro infantil O sabor das coisas, além de contos em coletâneas. Conheça: https://caravanagrupoeditorial.com.br/produto/em-busca-de-sycorax/
Mais informações e contato:
- E-mail: reginamrnd@hotmail.com
- Instagram: @reginaliber2020
SOBRE A REVISTA MÃES QUE ESCREVEM
Fundada em 2016, a revista Mães que Escrevem é uma plataforma que utiliza a escrita como apoio emocional e ferramenta de transformação social para mulheres e mães de diferentes contextos. Com mais de 1.500 relatos publicados, 14 edições digitais e uma impressa, a revista também organiza projetos como o Concurso Escrevivências Maternas e o prêmio anual Mãe 5 Estrelas. Além disso, promove iniciativas voltadas para a saúde mental e o empoderamento feminino, oferecendo terapia a preço social e apoio profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade.
Essa ação faz parte do compromisso da revista em fomentar debates importantes sobre gênero, literatura e direitos das mulheres.