Programação das atividades assistidas com cavalos - Equoterapia Esalq/USP
EQUITANDO
Descrição:
Prática destinada a crianças acima de 8 anos e adultos a fim de apresentar os conceitos principais da equitação, desenvolvendo o equilíbrio e o domínio dos comandos. Atividades realizadas ao ar livre e em contato com a natureza.
É uma atividade esportiva que favorece a saúde física, mental e psíquica dos envolvidos. Ao mesmo tempo que a pessoa se exercita, ela relaxa das preocupações do dia a dia e faz amigos.
A convivência com o cavalo contribui para o senso de responsabilidade, cuidado, carinho, cooperação, coordenação e controle motor, percepção do ambiente (espaço e direções), percepção corporal, atenção, concentração, disciplina, equilíbrio, postura, tônus muscular, confiança, autoestima, capacidade de resolver problemas, agilidade mental (sensibilidade).
Utilizando o cavalo como um espelho, são trabalhadas práticas de cuidados pessoais, de higiene, alimentação, além de reforçados aspectos de aceitação de limites e comandos/orientações.
Dinâmica: aula individual
Cavalos treinados e aptos a proporcionar ao participante o desenvolvimento do princípio da equitação.
As atividades se iniciam no chão. O participante conhecerá a morfologia e anatomia do cavalo, assim como o equipamento a ser utilizado e sua nomenclatura. Aprenderá a encilhar o cavalo. Quando montado, as atividades ocorrerão na guia, e livres, montados preferencialmente na manta.
É obrigatório o uso de capacete para a realização da atividade. O participante deve trazer o seu, podendo ser de bicicleta.
Duração: 1 horas.
Dias disponíveis: SEGUNDA-FEIRA MANHÃ E TARDE / TERÇA-FEIRA MANHÃ E TARDE / SEXTA-FEIRA MANHÃ E TARDE / SÁBADO PELA MANHÃ
Para marcar dia e horário da sua atividade entre em contato com Sonia Maria Delfini atrvés do e-mail equoterapia.esalq@usp.br ou whatssap (19) 99409-4850
Para mais informações, acesse: http://fealq.org.br/equoterapia/
Cancelamento pelo e-mail flavia.moura@fealq.com.br, com devolução de valores até sete dias após a compra; após esse período, será possível somente a remarcação de dia/horário da atividade. Reagendamentos serão aceitos com no mínimo 48 horas de antecedência.