III Encontro Regional das Licenciaturas do Nordeste

III Encontro Regional das Licenciaturas do Nordeste

"Espaços-tempos da formação docente no Brasil: cenários, reflexões e perspectivas"

Faça sua inscrição
De 15 a 17 de dezembro Todos os dias das 18h00 às 20h00

Sobre o Evento

Em 2015, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), realizou-se o I Seminário do Pibid da Região Nordeste, associando-se, num trabalho conjunto, ao Simpósio Baiano das Licenciaturas – SBL e ao Seminário Estadual Pibid. O evento defendia a “importância da valorização do profissional da educação e da formação de professores como um processo contínuo, progressivo e democrático, visando à efetiva melhoria da qualidade da educação”. No biênio seguinte, com nova nomenclatura, foi realizado, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o II Encontro Regional das Licenciaturas - ERELIC, o qual aconteceu paralelamente ao II Seminário do Pibid Nordeste e ao VII Encontro do Pibid da UFCG. Com o tema “Pibid: políticas públicas e diversidade curricular na formação docente”, o II ERELIC promoveu diversos debates sobre os impactos do Pibid na formação inicial docente, o currículo das licenciaturas, a Base Nacional Comum Curricular, a valorização da carreira docente e as políticas nacionais para a formação de professores, entre outros.

Neste III Encontro Regional das Licenciaturas do Nordeste, que constitui uma parceria entre a Universidade Federal de Alagoas, o Instituto Federal de Alagoas, a Faculdade Tecnológica de Alagoas, o Centro de Estudos Superiores de Maceió e a Universidade Estadual de Alagoas, elegemos o tema “Espaços-tempos da formação docente no Brasil: cenários, reflexões e perspectivas” como eixo norteador das discussões. O objetivo é discutir sobre os lugares e os momentos da formação docente em nosso país, problematizando, por exemplo, os ambientes físicos, curriculares, metodológicos, teóricos e práticos em que se constrói a docência, numa perspectiva histórico-social e política, tanto da formação inicial, quanto da formação continuada.

O III ERELIC configura-se como um espaço privilegiado para se construírem e se compartilharem conhecimentos produzidos nas/sobre/para/pelos cursos de licenciatura nas instituições de ensino superior do Nordeste, para o intercâmbio de saberes gestados a partir das ações de ensino, de pesquisa e de extensão, desenvolvidas por professores/as, estudantes e alunos/as, com destaque para a socialização das experiências realizadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e no Programa de Residência Pedagógica - PRP, que integra pela primeira vez o evento.

Durante o III ERELIC, acontecerão também o II Encontro do PIBID Nordeste, o I Encontro do PRP Nordeste e o I Encontro Interinstitucional Integrado do Pibid e do PRP Alagoas. O evento contará com palestras, mesas-redondas, sessões de comunicação, sessões de pôster e reunião do Forpibid-RP do Nordeste.

OBJETIVOS

  • Agregar discussões sobre a formação inicial e a formação continuada de professores no atual cenário político brasileiro;
  • Avaliar a implantação e desenvolvimento de políticas educacionais brasileiras para a formação docente;
  • Socializar e avaliar as ações realizadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na formação e profissionalização docente no nordeste brasileiro;
  • Socializar e avaliar as experiências desenvolvidas no Programa de Residência Pedagógica nos cursos de licenciatura das IES nordestinas;
  • Promover a interação entre alunos de licenciatura e profissionais da educação, seja ela no âmbito regional ou nacional;
  • Discutir, socializar e avaliar ações de inclusão no cenário educacional brasileiro;
  • Socializar experiências de ensino, de pesquisa e de extensão no âmbito das licenciaturas;
  • Refletir sobre experiências de gestão no âmbito da educação básica;
  • Discutir metodologias de ensino/aprendizagem nos currículos de licenciatura;
  • Compartilhar e avaliar experiências de integração curricular no ensino fundamental e no ensino médio em escolas nordestinas;
  • Avaliar o impacto de indicadores da educação em nível municipal, estadual, regional e/ou nacional face às ações desenvolvidas pelos profissionais da educação;
  • Estabelecer o debate interdisciplinar entre as áreas de formação docente das IES do Nordeste.
  • Discutir a implantação da Base Nacional Comum Curricular na Educação Básica e na reorganização dos currículos de licenciatura;
  • Discutir o uso de tecnologias no planejamento e na execução de atividades de ensino para a educação básica;
  • Debater, no cenário político brasileiro, a valorização e as condições de trabalho do licenciado.

Palestrantes

  • Dra. Karla Cristina Silva Sousa
  • Prof. Dr. Wilmo Ernesto Francisco Júnior
  • Prof. Me. Bruno Rogério Duarte da Silva
  • Prof. Dr. Hélder Eterno da Silveira
  • Profa. Dra. Cledilma Ferreira
  • Profa. Dra. Thaís Ludmila Ranieri
  • Profa. Dra. Abdizia Alves Barros
  • Prof. Dr. Angelo Rodrigo Bianchini
  • Prof. Dr. Mario Cesar Jucá
  • Profa. Dra. Janaína Guimarães
  • Profa. Dra. Ana Regina Marinho Dantas Barboza da Rocha Serafim
  • Profa. Dra. Susana Maria Barrios Luis
  • Profa. Dra. Isabela Rosália Lima de Araújo
  • Profa. Dra. Regina Maria de Oliveira Brasileiro
  • Prof. Me. Nilson de Souza Cardoso
  • Profa. Dra. Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares
  • Profa. Dra. Yana Liss Soares Gomes
  • Profa. Dra. Quésia Duarte da Silva
  • Prof. Dr. Acildo da Silva Leite
  • Profa. Dra. Maria Danielle Araújo Mota
  • Prof. Me. Ricardo Araújo Lisboa
  • Profa. Dra. Lúcia de Fátima Santos
  • Prof. Me. Fabson Calixto da Silva
  • Profa. Dra. Adenize Costa Acioli
  • Profa. Ma. Divanir Maria de Lima
  • Profa. Dra. Paula Almeida de Castro
  • Prof. Dr. Carloney Alves de Oliveira
  • Profa. Dra. Wanessa Lopes de Melo
  • Profa. Dra. Keila Cruz Moreira
  • Prof. Dr. José Augusto Ramos da Luz
  • Profa. Ma. Elaine Soeira
  • Profa. Me. Maysa Araújo Correia Souza
  • Prof. Dr. João Danilo Batista de Oliveira
  • Profa. Dra. Maria Dolores Fortes Alves
  • Profa. Dra. Edileine Vieira Machado da Silva
  • Dra. Flávia Cristina de Macêdo Santana
  • Profa. Dra. Ana Cristina Limeira
  • Esp. Maria Consuelo Correia

Programação

08h00 MINICURSO 'POR UMA AUTONOMIA E PROTAGONISMO NO AMBIENTE ESCOLAR DE ALUNOS COM DISLEXIA E COM DEFICIÊNCIA VISUAL' Minicurso
Local: Bloco Principal (1º andar)

O minicurso tem por objetivo apresentar conceitos, fundamentos, caracterização e sugestões de práticas pedagógicas com alunos com dislexia e o conhecimento e uso de técnicas de orientação e mobilidade que o professor pode utilizar no ambiente escolar, visando autonomia, independência e garantia do direito de ir e vir do aluno com deficiência visual.

Facilitadoras:

Profa. Edileine Vieira Machado da Silva (Cesmac)

Profa. Sônia Helena Costa Galvão de Lima (Cesmac)

08h00 Sessão de Pôsteres Apresentação Pôster
Local: Corredor do Bolco Principal
08h00 MINICURSO 'TECNOLOGIAS, MULTILETRAMENTOS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ERA DAS LINGUAGENS LÍQUIDAS' Minicurso
Local: Bloco Principal (1º andar)

Neste minicurso iremos discutir, além do papel das tecnologias digitais nas mudanças sociais, econômicas e comunicacionais da era contemporânea, sugestões de trabalho em sala de aula de língua portuguesa almejando o desenvolvimento de multiletramentos para que se possa construir significados na diversidade de textos multimodais que nos circundam, respeitando e valorizando a diversidade de culturas com que convivemos.

Facilitadoras:

Christiane Batinga Agra – IFAL

Flávia Karolina Lima Duarte Barbosa – IFAL

08h00 MINICURSO 'JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DO ENCANTAMENTO À APRENDIZAGEM' Minicurso
Local: Bloco Principal (1º andar)

Esta proposta de minicurso objetiva explorar de forma prática o uso de jogos e brincadeiras no processo de alfabetização e letramento, utilizando-se como
metodologia uma sucinta apreciação teórica dos níveis de aquisição da escrita, a realização de um circuito contemplando uma série de quatro vivências lúdicas e a construção coletiva de quatro jogos direcionados.

Facilitadoras:

Ilaneide Marques Souto Bezerra (EEB José Francisco-CE)

Ilani Marques Souto Araújo (UNINTA - CE)

09h00 Sessões de comunicação Apresentação Oral
Local: Bloco Principal (1º andar)
10h00 Sessões de comunicação Apresentação Oral
Local: Bloco Principal (1º andar)
11h00 Sessão de Pôsteres Apresentação Pôster
Local: Corredor do Bolco Principal
14h00 Sessões de comunicação Apresentação Oral
Local: Bloco Principal (1º andar)
14h00 Sessão de Pôsteres Apresentação Pôster
Local: Corredor do Bolco Principal
14h00 MINICURSO 'A BOCHA ADAPTADA E O GOALBALL COMO PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA' Minicurso
Local: Bloco Principal (1º andar)

Objetiva-se desenvolver atividades teórico/práticas que possibilitem professores de Educação Física (EF) e de áreas afins a se apropriar de atividades físicas adaptadas, especificando-se a bocha adaptada e o goalball; ambas modalidades paralímpicas, com significativo potencial inclusivo e baixo custo para a realização.

Facilitadores:

Davi Barbosa dos Santos (UFAL)

Priscila Costa Souza (UFAL)

14h00 MINICURSO 'ARTIGO CIENTÍFICO: DESAFIOS TEÓRICOS-METODOLÓGICOS' Minicurso
Local: Bloco Principal (1º andar)

Este minicurso tem como objetivo discutir os princípios teóricos-metodológicos que permeiam a elaboração de artigos científicos, refletindo sobre a prática premente na graduação. Os procedimentos metodológicos a serem adotados nesse minicurso priorizam exposição oral, levantamento de conceitos, tipologias e estrutura física, assim como análise de artigos científicos, priorizando as normas da ABNT.

Facilitadora:

Maria José de Brito Araujo (UNEAL)

14h00 MINICURSO 'A ARTE DE DOBRAR PAPEL COMO RECURSO LÚDICO NO ENSINO DA GEOMETRIA' Minicurso
Local: Bloco Principal (1º andar)

Origami é uma palavra de origem japonesa que significa arte de dobrar papel, praticado por séculos como atividade lúdica e artística. Este minicurso tem como objetivo oferecer aos participantes sugestões de trabalho utilizando a Geometria das dobraduras como umas das formas de construção de materiais didáticos em sala de aula, com o intuito de auxiliar o professor a tornar o ensino de Geometria mais lúdico, atrativo, dinâmico, divertido e acessível.

Facilitador:

Eduardo Vieira Leite (UFAL)

Simone Silva da Fonseca (UFAL)

16h00 Sessões de comunicação Apresentação Oral
Local: Bloco Principal (1º andar)
16h00 Sessão de Pôsteres Apresentação Pôster
Local: Corredor do Bolco Principal
08h00 Sessão de Pôsteres Apresentação Pôster
Local: Corredor do Bolco Principal
08h00 MINICURSO 'MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA ARTE-EDUCADORES' Minicurso
Local: Bloco Principal (1º andar)

Este minicurso tem por objetivo refletir sobre o significado do fazer musical e a acerca da importância da música, não apenas como jogo e instrumento potencializador de aprendizagens, mas como área de conhecimento que faz parte do nosso dia a dia e da vida das crianças. Serão discutidos planejamentos em música contemplando acalantos, brincos e parlendas; canções de roda; jogos musicais; paisagem sonora; histórias sonorizadas; e percussão corporal.

Facilitadora:

Ziliane Lima de Oliveira Teixeira (UFAL)

08h00 MINICURSO 'DESENVOLVENDO O PENSAMENTO GEOMÉTRICO ATRAVÉS DA ORGANIZAÇÃO DO ESQUEMA CORPORAL, DA ORIENTAÇÃO E DA PERCEPÇÃO ESPACIAL ALINHADO A BNCC' Minicurso
Local: Bloco Principal (1º andar)

O minicurso tem como proposta levar o cursista a identificar e compreender os processos do desenvolvimento do pensamento geométrico nos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental relacionando-os às habilidades definidas na BNCC e às atividades vivenciadas no espaço formativo embasadas na Metodologia de Resolução de Problemas. Está direcionado para alunos do curso de Pedagogia e professores do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental.

Facilitadora:

Tamara Belmira da Sylveira Guimarães Soares (SEDUC-AL)

08h00 MINICURSO 'MATEMÁGICAS EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA LÚDICA' Minicurso
Local: Bloco Principal (1º andar)

Neste minicuros, faremos uso do lúdico como ferramenta para motivar o gosto pela matemática. O lúdico permite a participação, estimula o raciocínio matemático, a criatividade, desenvolve a concentração e a socialização, aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas. Além disso, utilizaremos as "matemágicas" para discutir a possibilidade de estas motivarem ou introduzirem algum conteúdo, despertando nos alunos a curiosidade e a vontade de desvendar o truque e aprender a matemática que está por trás dele.

Facilitador:

Vagner Lopes de Almeida (UFAL)

09h00 Sessões de comunicação Apresentação Oral
Local: Bloco Principal (1º andar)
10h00 Sessões de comunicação Apresentação Oral
Local: Bloco Principal (1º andar)
11h00 Sessão de Pôsteres Apresentação Pôster
Local: Corredor do Bolco Principal
14h00 Sessões de comunicação Apresentação Oral
Local: Bloco Principal (1º andar)
14h00 Sessão de Pôsteres Apresentação Pôster
Local: Corredor do Bolco Principal
14h00 MINICURSO 'LETRAMENTO LITERÁRIO A PARTIR DE NARRATIVAS: UMA PROPOSTA DE EXPERIÊNCIA ESTÉTICA' Minicurso
Local: Bloco Principal (1º andar)

O minicurso propõe investigar alguns desses elementos narrativos e refletir criticamente sobre a importância do letramento literário como uma estratégia que pode contribuir para formação crítica e reflexiva do leitor e de seus valores. Além disso, propõe também as experiências de retextualização como formas de ler o texto e ao mesmo tempo de construir autorias.

Facilitador:

João José Ferreira de Oliveira (IFAL)

14h00 MINICURSO 'LIBRAS: PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA ALUNOS SURDOS' Minicurso
Local: Bloco Principal (1º andar)

O objetivo do minicurso é proporcionar o conhecimento básico em LIBRAS e oferecer propostas pedagógicas de inclusão do aluno surdo em sala de aula. Por meio de apresentação de slides, expor a história da LIBRAS e as leis que abordam o assunto.

Facilitadora:

Aline Jaislane de Souza Tavares (UFAL/UNIVASF)

14h00 MINICURSO 'TEATRO NA ESCOLA' Minicurso
Local: Bloco Principal (1º andar)

O presente minicurso tem por objetivo possibilitar à formação dos Licenciando em Artes e Pedagogia, assim como dos professores que abordam conteúdo da Arte Educação, mais especificamente da Linguagem Teatral, a apresentação da proposta de acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Artes na educação básica.

Faciltadores:

Neto Portela (UFAL)

Erivaldo Ferreira da Silva (FAVENI)

16h00 Sessões de comunicação Apresentação Oral
Local: Bloco Principal (1º andar)
16h00 Sessão de Pôsteres Apresentação Pôster
Local: Corredor do Bolco Principal

Carregando área de inscrição

Local

Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió, 57020-600, Rua do Ferroviário, 530, Centro, Maceió, Alagoas
Ver no mapa

Realização

Apoio

Programas

Organizador

ERELIC

Organizado através de parceria entre as instituições IFAL, UFAL, UNEAL, CESMAC, FAT e com o apoio da FUNDEPES.