O assunto é delicado e dolorido. Não é algo que queremos sequer conceber a existência. Mas o fato é que vivemos uma verdadeira epidemia de violência sexual contra crianças.
Com consequências desastrosas para toda a sociedade, a violência ocorre em lugares que deveriam trazer segurança, como a própria casa da criança, e muitas vezes advém do seu círculo íntimo de confiança, tornando ainda mais desafiadora a descoberta e a segurança sobre a melhor forma de agir.
É fundamental que pais e profissionais da educação estejam prontos para identificar possíveis vítimas, acolhê-las e conduzir os casos visando a proteção das crianças e seu bem estar físico e emocional.
Reunimos especialistas em 6 palestras gratuitas com o objetivo de preparar e dar recursos para que escolas e famílias sintam-se seguras para enfrentar e agir na proteção das nossas crianças em situações de abuso.
PROGRAMAÇÃO
1. Cenário da violência sexual no Brasil - 27/10/2022, quinta-feira, às 20:00
Com Sra Luciana Temer
Doutora em Direito Constitucional com ampla trajetória na administração pública e no terceiro setor, já foi Secretária de Estado da Juventude Esporte e Lazer do Governo de São Paulo; coordenadora da assistência jurídica da Fundação Prefeito Faria Lima – Cepam; e Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social do Município de São Paulo. Atualmente, é diretora presidente do Instituto Liberta, de enfrentamento a exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil, e atua nas áreas de direito administrativo e constitucional.
@lucianatemer @institutoliberta #agoravcsabe
“A violência sexual está permeando a nossa sociedade. Esse é o único crime em que a vítima se constrange em ter sofrido, o que é um absurdo. A cura começa pela linguagem. A gente precisa falar para descobrir que não estamos sozinhas. Enquanto não rompermos o silêncio, essa realidade se manterá.”
2. Como proteger a criança da violência sexual - 31/10/2022, segunda-feira, às 20:00
Com Dra Aline Ambrosio
Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Sexologia. Atende em três consultórios particulares, inclusive no Hospital Albert Einstein. Aborda a saúde feminina de forma integral e humanizada. Fundou o programa " Escola de Pais" para ajudar pais a lidar com os desafios da educação e convívio em família na infância e adolescencia.
@dra.alineambrosio
"A criança, mesmo muito nova, precisa ser capaz de identificar situações desconfortáveis e sentir-se segura para se afastar e buscar sua rede de confiança."
3. Protegendo o Professor* - 03/11/2022, quinta-feira, às 20:00
Com Dr. Guilherme Schelb
Procurador da República, palestrante e autor de livros sobre Defesa da Infância, Educação e Segurança. Ministra cursos e palestras em escolas de todo o Brasil.
@guilhermeschelb
"Em uma situação de emergência em vôo você primeiro põe a máscara em você mesmo, no adulto, e depois na criança. Para proteger, o adulto precisa se sentir seguro também"
*Palestra direcionada a profissionais de educação que atuam em escolas.
4. Quem são e onde estão os pedófilos? - 08/11/2022, terça-feira, às 20:00
Com Sandra Garcia de Oliveira e Beatriz Pucci
Sandra é ost Doctor in International Relations, do Programa de Estudos de Pós-graduação stricto sensu da Florida Christian University - FCU. Doutora em Administração, Mestre em Educação, Administração e Comunicação. Atualmente é diretora do Colégio Anglo Morumbi e do Colégio SER, Sócia da Mantenedora da Faculdade FECAF.
Beatriz Pucci tem 25 anos de experiência na área da Educação, é Mestre em educação, autora de 3 livros sobre o desenvolvimento infantil e adolescente. Especialista em Formação de Professores para Ensino Superior, Psicopedagoga, Psicomotricista, Psicodramista, Especialista em sexualidade e pedofilia. Atua como docente no Ensino Superior, nos cursos de pos graduação da Faculdade de medicina CETRUS, nos cursos de graduação de Pedagogia e Psicologia Atuou como Diretora pedagógica no Colégio Objetivo e como Coordenadora da Educação Infantil no Colégio Anglo Morumbi.
Ambas são autoras do livro "Monstro não se Aproxima de Criança".
"O agressor se coloca acima de qualquer suspeita. Ele não tem cara de monstro. Ele é amigável, confiável e encantador. Antes da violência cria um vínculo com a criança e principalmente com a família"
5. Sinais de Abuso e repercussões psicológicas - 10/11/2022, quinta-feira, às 20:00
Com Dra. Mariana Ferreira
Médica Legista e Sexóloga Forense de SP. Professora concursada da Academia de Polícia do Estado de São Paulo. Médica Legista da Sexologia Forense do IML de São Paulo, durante 10 anos. Diretora Social e Científica da Associação de Legistas do Estado de SP. Assistente Técnica da Diretoria do IML do Estado de São Paulo-SPTC Fundadora do Instituto Pródigs: Promoção da dignidade sexual. Coautora dos livros: Bioética, Direito e Medicina; Mulheres nas Carreiras Policiais; A Constituição por Elas e Educando Filhos para a Vida, capítulos sobre Violência Sexual e Sexologia Forense.
@dramariana.sf @Institutoprodigs
"Em dez anos como médica legista do IML de São Paulo, aconteceu uma vez de Mariana Ferreira, de 40, pensar em desistir. Foi depois de atender, em 2011, uma menina de três anos com a fralda encharcada de sangue. Ela tinha que fazer um laudo pericial para dizer se havia indícios de estupro. "A criança tinha lesões genitais tão graves que, quando vi a situação, meu mundo caiu. Fui para o banheiro chorar." A menina havia sido violentada pelo vizinho de porta da família, uma pessoa a quem a mãe confiava a filha quando precisava sair de casa. Estava prestes a deixar o cargo, mas uma pergunta insistia em ecoar na sua cabeça: "Por que tanta criança? Queria saber por que a maioria das vítimas que atendia tinham menos de 12 anos.” - Entrevista condedida ao Portal Universa (https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2019/09/30/sexologa-criminal-do-iml-ja-atendi-bebe-de-7-dias-a-senhora-de-80-anos.htm)
6. Legislação e conduta da escola frente a casos suspeitos de abuso infantil* - 17/11/2022, quinta-feira, às 20:00
Com Dr.Pedro Thomaz
Advogado e especialista em escolas. Trabalha ativamente junto a escolas de pequeno 'e grande porte compreendendo profundamente os desafios de gestão do dia a dia dos mantenedores.
"Precisamos falar sobre este assunto e precisamos falar com urgência."
*Palestra direcionada a profissionais de educação que atuam em escolas.
Esta é uma iniciativa da OPEP - Organização Paulista das Escolas Particulares contra a violencia sexual na Infância.
APOIO:
SIEEESP
Instituto LIBERTA
LARMONTESSORI
DR. PAULO TELLES
OEBi
SCHOOL ADVISOR
EDUCAÇÃO PARA A PAZ
ESCOLAS PARTICULARES EM MOVIMENTO
INSTITUTO PRÓDIGS
ESCOLAS ABERTAS
APOIO ESTRATÉGICO