Debate "Esportes & Fontes Orais"

21 de outubro de 2021, 10h00 - 12h30

Informações

A Associação Brasileira de História Oral (ABHO) e a revista História Oral convidam toda a comunidade de interessados para o debate "Esportes & Fontes Orais". O evento tem o propósito de discutir a temática esportiva, pela primeira vez contemplada no periódico em seus mais de vinte anos de existência A proposta da mesa é mostrar os rendimentos que as práticas e representações relacionadas às atividades atléticas e às competições desportivas podem trazer para o campo da história oral no Brasil do século XXI.

O evento marca o lançamento do volume 24, número 2, da revista História Oral, de mesmo tema.


Debatedoras e debatedores convidados

André Mendes Capraro
Autor do artigo: A disseminação do Muay Thai no Brasil: narrativas e memórias dos mestres pioneiros
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (1997), mestrado e doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2007). Cursou o estágio pós-doutoral na Università Ca' Foscari di Venezia (2012-2013). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Paraná e professor permanente do programa de Pós-Graduação em Educação Física. É vinculado ao Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva.

Raphael Rajão Ribeiro
Autor do artigo:
Vai ter excursão? – Futebol de várzea, lazer popular e patrimônio cultural em Belo Horizonte (anos 1940-1980)

Possui graduação e mestrado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e doutorado em História, Política e Bens Culturais no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas - CPDOC/FGV (2021). É técnico nível superior – patrimônio cultural – no Museu Histórico Abílio Barreto e membro editorial da Revista FuLiA (UFMG). Tem ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: belo horizonte, futebol, história do esporte, culturas urbanas e modernidade.

Marcel Diego Tonini
Autor do artigo: Reflexões teórico-metodológicas acerca do futebol e fontes orais
É doutor (2016) e mestre (2010) em História Social pela Universidade de São Paulo, sendo também bacharel (2006) e licenciado (2005) em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP - Campus de Araraquara). Integra o Núcleo de Estudos em História Oral (NEHO-USP) e o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Futebol e Modalidades Lúdicas (LUDENS-USP). É um dos editores do site Ludopédio (www.ludopedio.com.br) e integra o Conselho Editorial da Editora Ludopédio. Trabalhou como pesquisador na equipe curatorial da exposição temporária "Tempo de Reação - 100 anos do goleiro Barbosa" (2021), do Museu do Futebol. Tem experiência nas áreas de Ciências Sociais e História, com ênfase em Sociologia do Esporte, Relações Étnico-raciais, História Oral e História Sociocultural do Futebol, trabalhando principalmente com os seguintes temas: futebol, racismo, xenofobia, migração, memória e identidade.


Apresentação e mediação

Bernardo Buarque de Hollanda e Lívia Gonçalves Magalhães
Organizadoras do dossiê "Esportes & Fontes Orais"

Bernardo Buarque de Hollanda e Ricardo Santhiago
Editores da revista História Oral


Como participar do evento

O debate acontecerá no dia 21 de outubro de 2021, das 10h às 12h, online e ao vivo.

Aqueles que desejarem participar obter certificação devem se inscrever até o dia 20 de outubro de 2021, neste site e informar nome completo no chat do evento a fim de contabilizar presença.

O evento será transmitido online pelo YouTube da Associação Brasileira de História Oral, no endereço: https://www.youtube.com/channel/UCSDUJFIEQUX0xlQTmfLJ2yQ. Sugerimos acessar o link antecipadamente e inscrever-se no canal para receber a notificação de início.

Carregando área de inscrição

Evento online

Data: 21/10/2021 às 10:00

Associação Brasileira de História Oral (ABHO)

Criada em 29 de abril de 1994, durante o II Encontro Nacional de História Oral, realizado no Rio de Janeiro, a Associação Brasileira de História Oral (ABHO) congrega estudiosos e pesquisadores das áreas de história, ciências sociais, antropologia, educação e demais disciplinas das ciências humanas de todas as regiões do país. Seus associados têm em comum o uso da história oral em suas pesquisas, isto é, a realização de entrevistas gravadas com pessoas que viveram ou testemunharam acontecimentos, conjunturas, instituições, modos de vida, ou outros aspectos da história contemporânea.

A gravação de entrevistas com testemunhas da história teve início na década de 1950, após a invenção do gravador à fita, na Europa, nos EUA e no México. A partir dos anos 1970, as técnicas da história oral difundiram-se bastante e ampliou-se o intercâmbio entre os que a praticavam. Foram criados programas de história oral em diversos países e editados livros e revistas especializados na matéria. Os anos 1990 assistiram à consolidação da história oral no meio acadêmico e à criação, além da ABHO, em 1994, da International Oral History Association (IOHA), em 1996.

As formas de praticar a história oral variam conforme o objetivo das pesquisas e dos pesquisadores. Muitas instituições incluem entre suas diretrizes a preservação e a divulgação dos acervos de entrevistas produzidas, preocupação que nem sempre faz parte dos projetos de pesquisa em história oral. O tratamento das entrevistas e sua passagem da forma oral para a escrita também tendem a ser diversos, conforme as orientações de cada programa ou pesquisa. Além disso, com as novas tecnologias digitais, as possibilidades de gravação em vídeo e de difusão por meio eletrônico, multiplicaram-se as modalidades de emprego da história oral.

A ABHO congrega as diferentes tendências e possibilidades de aplicação da história oral desenvolvidas por pesquisadores e estudiosos de todo o país. De dois em dois anos, ela promove encontros nacionais e regionais de história oral. Seus órgãos de divulgação e debate acadêmico são o Boletim Eletrônico e a Revista História Oral.