Estratificação de Risco em Saúde Mental - Rio Do Sul

Inspirados no desenvolvimento da saúde mental no estado do PR, definimos a estratificação de risco como uma estratégia que visa identificar e reconhecer as necessidades de saúde dos usuários da Rede de Atenção à Saúde (RAS). Isso é importante porque pessoas com a mesma condição de saúde podem precisar de níveis diferentes de atenção, dependendo da duração da condição, da urgência de intervenção, do escopo dos serviços necessários e da capacidade de autocuidado. Indivíduos com menor risco são melhor atendidos por estratégias focadas na Atenção Primária à Saúde (APS) e no autocuidado apoiado, enquanto aqueles de médio e alto risco necessitam de maior atenção profissional e cuidados especializados (Mendes, 2012). Dessa forma, a estratificação de risco melhora a distribuição do cuidado entre os diferentes pontos da RAS, oferecendo bases clínicas para que os usuários tenham acesso ao cuidado oportuno e adequado às suas necessidades.

Criado em 2014, o Instrumento de Estratificação de Risco em Saúde Mental foi revisado em 2020 com contribuições do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR), das Regionais de Saúde e dos municípios, visando aprimorar o compartilhamento do cuidado entre a Atenção Primária à Saúde (APS) e a atenção especializada em saúde mental. Essa ferramenta expande a visão técnica e facilita o dimensionamento da demanda em saúde mental no território.

O município de Rio do Sul, aderiu a esta estratégia como ferramenta auxiliar para identificação das necessidades dos pacientes para que se possa ofertar o melhor cuidado necessário naquele momento. Assim é necessário capacitar as equipes para interpretar e aplicar a ferramenta.

Leia mais... →

Data do evento

26 de agosto de 2024, 08h00 - 12h00

LOCAL DO EVENTO

Fundação Cultural - Rua Ruy Barbosa, 204, Budag, Rio do Sul - Santa Catarina

Ver no mapa