Sejam bem-vindos ao site oficial do evento online "Estudos da Branquitude", da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)!

Apresentação

Este evento técnico-científico é o primeiro da UFSB a abordar de maneira central a temática da branquitude. Faz parte de um projeto de pesquisa-intervenção conduzido por Arthur Luhr Mello (Mestrado Profissional em Ensino e Relações Étnico-Raciais / UFSB). A ideia é que o evento se torne bianual, tendo em vista a emergência em se debater a temática no Brasil e no mundo.

A Universidade é uma das instituições que constituem o chamado “Estado Moderno”. Ela contribui para a propagação da ideologia da Modernidade, que no campo científico é marcada pela hipervalorização da Razão e pela busca por uma verdade universal. Esse padrão está intrinsicamente ligado à uma ideia de humanidade, em que a população do mundo se diferencia hierarquicamente entre irracionais e racionais, inferiores e superiores, primitivos e civilizados, ultrapassados e modernos, sendo a Europa a protagonista. O sujeito branco europeu é considerado universal, enquanto outros grupos étnico-raciais são rebaixados e racializados. Tendo em vista a necessidade de se combater o privilégio branco, é mais do que necessário o debate acerca da branquitude nas Universidades e, em sentido strictu, na UFSB, uma universidade jovem, fundada em 2013.

A programação do evento se divide em três modalidades: 1) Grupos de Trabalho (GT); 2) Minicursos; 3) Mesas Temáticas. É possível se inscrever em mais de uma modalidade, pois não haverá atividades simultâneas. Todas as modalidades serão certificadas (certificados serão disponibilizados em até dois meses após o evento).

Contamos com a presença de todxs! Nos ajudem divulgando nossa página!!

Data do evento

24 de agosto de 2021, 19h00 até 27 de agosto de 2021, 22h00

Local do evento

Evento online
O link do evento ainda não foi informado