APRESENTAÇÃO
O Simpósio Educação 4.0 Conectando Profissionais para a Formação Continuada, trata-se de um curso de profissionalização contínua para profissionais da educação, idealizado pela Prefeitura Municipal de Miracema do Tocantins por meio da Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Instituto Tocantinense de Assessoria, Consultoria e Capacitação – ITAC.
Nos dias de hoje, as informações são compartilhadas de maneira muito rápida - de certa forma quase instantânea -, de modo que se manter atualizado é requisito indispensável para qualquer profissional. Ainda assim, é válido ressaltar que a informação só se torna conhecimento de fato quando é associada a algum sentido. Isso significa que cabe à escola possibilitar a construção do conhecimento dos alunos, já que os livros e a internet, por exemplo, disponibilizam, sobretudo, apenas informações.
A formação continuada tem muito a oferecer nesse processo, porque auxilia o professor a melhorar cada vez mais suas práticas pedagógicas e com isso apoiar os alunos na construção de conhecimentos, e não apenas no acúmulo de informações.
As certificações profissionais, apesar de importantes, não são as únicas responsáveis pelo sucesso ao longo de uma carreira. A formação continuada de profissionais da educação tem sido entendida hoje como um processo permanente e constante de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade educacionais.
O Simpósio Educação 4.0 Conectando Profissionais para a Formação Continuada, irá abordar temas como a volta às aulas, usando a inteligência emocional para viver a missão educacional, a contextualização do fazer pedagógico com foco nas avaliações do SAEB, a organização do trabalho pedagógico na educação infantil, como a rotina, planejamento e projetos, bem como o ensino híbrido e didáticas inovadoras na educação.
A formação tem o objetivo de proporcionar um encontro de qualificação profissional, para técnicos, auxiliares e professores, assim assegurando um ensino de qualidade aos alunos
Tema: WORKSHOP DE VOLTA ÀS AULAS EM GRANDE ESTILO, USANDO A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA VIVER NOSSA MISSÃO
29 Novembro de 2021
Formadora:Tudy Vieira
Periodo: matutino/vespertino
Tópicos a serem Abordados:
- Análise do cenário atual e seus desafios;
- Como reagir em cenários incertos ;
- A importância da produtividade no trabalho;
- A importância da adaptabilidade para garantir os resultados esperado;
- Sobrevivência x realização de objetivos;
- As principais causas dos desafios que levam os profissionais ao modo de “sobrevivência”;
- Planejamento e organização;
- Autorresponsabilidade;
- Administração do tempo x gerenciamento das atividades;
- Inteligência emocional – a competência essencial no século XXI;
- Comunicação assertiva;
- A diferença entre grupos x times;
- Alinhar, preparar e sensibilizar o time para a volta as aulas em grande estilo.
Tema: AVALIAÇÃO EXTERNA SAEB E SUA APLICABILIDADE
30 Novembro de 2021
Formadora: Eliziane de Paula
Periodo: matutino
Objetivo Geral:
Promover formação continuada aos docentes do ensino fundamental, focalizando os estudos sobre descritores/habilidades de Língua Portuguesa aferidos na prova externa- SAEB.
Objetivos Específicos:
- Formar professores das Unidades Escolares, propondo ações focadas no componentede Língua Portuguesa que compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb, buscando, como efeito, melhorias dos indicadores educacionais;
- Propor reflexões que visem à melhoria do índice de reprovação, abandono/evasão e, consequentemente, de distorção idade/série;
- Realizar atividades e estudos sobre o detalhamento dos descritores de Língua Portuguesa.
Tema: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ROTINA, PLANEJAMENTO E PROJETOS
30 Novembro de 2021
Formadora:Evelyn Mataveli
Periodo: matutino/vespertino
Objetivo do momento formativo:
- Elucidar discussões acerca da organização do trabalho didático na Educação Infantil, tendo como base os dispositivos legais e referenciais teóricos de representatividade para a infância;
- Conduzir debates sobre o planejamento e sua elaboração na Educação Infantil;
- Orientar o trabalho com projetos investigativos na Educação Infantil.
Assuntos em debate:
- Concepções de criança, infâncias, currículo;
- Rotinas e planejamentona Educação Infantil: a organização do trabalho pedagógico;
- Projetos na Educação Infantil.
Tema: CONTEXTUALIZANDO O FAZER PEDAGÓGICO COM FOCO NAS AVALIÇÕES/SAEB
30 Novembro de 2021
Formadora: Maria Vasconcelos
Periodo: vespertino
Assuntos a serem Trabalhados:
- Matrizes de Referência do SAEB;
- Exemplos de itens aplicados nas diversas séries envolvendo os descritores das Matrizes de Referência;
- Evolução do Grau de dificuldade de itens de acordo com a série;
- Atividade práticas de como trabalhar os descritores de Matemática nas demais disciplinas.
Objetivo Específico:
- Proporcionar aos professores de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Miracema, formação pedagógica com foco nas Avaliações do SAEB na disciplina de Matemática.
Tema: ENSINO HÍBRIDO E DIDÁTICAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO
01 Dezembro de 2021
Formadora: Cibele Toledo
Periodo: matutino/vespertino
Assuntos em Debate
- Roda de conversa- apresentação da pirâmide de metodologia ativa ;
- Competência 5 da BNCC;
- Apresentação de vídeos com AVATARES;
- Oficina (Construção de seu avatar educacional - ZEPETO);
- Apresentação de ferramentas digitais para a educação (Playposit, thinglink, Forms, Kahoot, Criação Sites);
- Oficina com ferramentas digitais apresentadas.