Evolução da Espectroscopia Raman:  Inovadores métodos de escaneamento de amostras, quimiometria por inteligência artificial, microgeoprocessamento de imagens e correlações colocalizadas com Microscopia Eletrônica de Varredura e MicroFluorescência de Raios

Evolução da Espectroscopia Raman: Inovadores métodos de escaneamento de amostras, quimiometria por inteligência artificial, microgeoprocessamento de imagens e correlações colocalizadas com Microscopia Eletrônica de Varredura e MicroFluorescência de Raios

Faça sua inscrição
Terça, 14 de junho de 2022 Das 09:00 às 12:00
Evento online O link do evento ainda não foi informado

Sobre o Evento

Este minicurso será focado em Raman e NanoRaman aplicados aos Materiais, Ciência e Engenharia dos Nanomateriais. Você aprenderá os princípios básicos da espectroscopia Raman aplicada e do imageamento Raman (a importância da resolução espectral para a geração de imagens). Teoria, aplicação e instrumentação serão os temas principais para uma ampla gama de caracterização de materiais, incluindo polímeros, cerâmicos, biomateriais, ciências da vida e materiais bidimensionais (2D).

A microscopia Raman e NanoRaman é uma das únicas técnicas capazes de fornecer análises não destrutivas, precisas e combinadas com imagens de alta resolução. A espectroscopia Raman fornece informações valiosas sobre a amostra estudada, como composição química e estrutural. Baseada na interação luz-matéria, a técnica Raman pode realizar caracterizações através de medidas de mapeamento, obtendo informações relevantes, como: distribuição de partículas, homogeneidade, tamanho de grão, alterações de fase e várias outras características da amostra através da avaliação química do material.

Os efeitos da ligação química, deformação e tamanho do cristais serão abordados e mostraremos como medir e criar imagens dessas características. Além disso, discutiremos imagens combinadas por fotoluminescência excitada a laser e espalhamento Raman de cristais bidimensionais (2D) para revelar a estrutura de estado sólido espacialmente variável desses materiais.O desenvolvimento da instrumentação possibilita a hifenização do Raman com outras técnicas, como Fotoluminescência, Fluorescência e AFM, podendo alcançar resoluções em escala nanométrica. A técnica pode ser aplicada em diversas áreas do conhecimento, como por exemplo, fármacos, fotovoltaicos, grafeno, células, nanopartículas, microplásticos, dentre outros.

Os tópicos e conteúdos serão valiosos para pesquisadores na indústria e na academia, cientistas de materiais, químicos e físicos de caracterização, professores e alunos de pós-graduação.

Os participantes aprenderão sobre:

• Espectroscopia Raman e NanoRaman

• Imagens espectrais Raman e NanoRaman

• Fotoluminescência combinada a imagens Raman

• Deformação em materiais de estado sólido

• Imagens de tamanho de cristalito espacialmente variável

Organizador

SBPMat

SBPMat (Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais) em parceria com a Horiba