As Coordenações de Licenciatura e bacharelado do Curso de Ciências Biológicas da UFF tem o prazer de convidar a comunidade do Instituto de Biologia e demais interessados para uma palestra, a ser proferida pelo Prof. Luiz Andrade (Labaciencias / GIM), seguida de roda de conversa, para ressaltar a importância da extensão na resiliência universitária. Esta discussão é oportuna em face das discussões travadas sobre a curricularização da extensão, no âmbito das Universidades.
O credenciamento realizado de forma virtual na hora do evento.
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Os Cursos de Ciências Biológicas da Universidade Federal Fluminense são administrados pelas Coordenações do Bacharelado e da Licenciatura e Subcoordenadores de área, que junto com os Docentes representantes dos Departamentos que ministram disciplinas no curso, os Chefes dos Departamentos do Instituto de Biologia e os representantes discentes do Curso formam o Colegiado Comum dos Cursos de Graduação em Ciências Biológicas. O colegiado se reúne mensalmente e é responsável por discutir e deliberar a respeito de todos os assuntos de interesse do curso. Os cursos contam ainda com o Núcleo Docente Estruturante Comum, formado por professores com comprovada experiência em ensino superior.
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978), mestrado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983) e doutorado em Immunobiologie - Universite de Paris VI (Pierre et Marie Curie) (1990). Está como professor associado IV da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas de Imunologia, Educação e Epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Imunologia, biologia do conhecimento, biologia do desenvolvimento, ensino de ciências, divulgação científica e extensão universitária. Como coordenador do Laboratório de Audiovisual Científico da UFF (labaciencias.com), vem trabalhando na produção de filmes e materiais educativos, numa perspectiva inclusiva, para contemplar as pessoas cegas, de baixa visão e a comunidade surda. É membro do Curso de Mestrado Profissional da UFF (CMPDI), do Observatório Observato?rio Internacional de Inclusa?o, Interculturalidade e Inovac?a?o Pedago?gica (OIIIIPE), do Grupo de Pesquisa "Epidemiologia, vigilância e controle de hanseníase e doença de Chagas no nordeste do Brasil - IntegraDTN-Nordeste. Atualmente exerce o cargo de Presidente da Associação Brasileira de Diversidade e Inclusão (ABDIn).
Possui bacharelado em Genética (1998) e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Tanto o mestrado (2001) como o doutorado (2005) foram realizados na pós graduação em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz. Atualmente é professora associada e coordenadora da Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal Fluminense. Atua na linha de pesquisa relacionada a insetos vetores e Ecologia Química. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Citologia e Biologia Celular. Atua na linha de pesquisa de Jogos Cooperativos e Investigativos no Ensino de Ciências e formação de professores. Participa da pós graduação de Ensino de Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz.