Mesa redonda: Educação e Políticas Públicas como agente de transformação
Mesa redonda que irá discutir e debater sobre Educação e Politicas Publicas como agente de transformação.
Será formada pelos Professores:
Dra. Virgínia Pereira da Silva de Ávila (UPE) - Licenciada Plena em Pedagogia pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras (FAPA, 1997), mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC, 2008) e doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 2013).
É Professora adjunta do quadro permanente da Universidade de Pernambuco, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI), na linha de pesquisa Políticas educacionais, Formação docente e Práxis pedagógica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história do ensino primário rural e urbano, formação e trabalho de professoras e professores rurais, instituições educacionais, arquivos escolares, memória e cultura escolar. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação no Sertão do São Francisco (GEPHESF).
Dr. Marcelo Silva de Souza Ribeiro (Univasf) - Graduado em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Maceió (1994), Especialista em Educação Especial (UFAL/1994) e Educação a Distância (SENAC-AL/2011), Mestre em Educação em Pesquisa - Université du Québec (2003) e Doutor em Ciências da Educação - Université du Québec à Chicoutimi / Université du Québec à Montréal (2013).
Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco, lotado no Colegiado de Psicologia, Professor do Mestrado em Psicologia (Univasf), Professor Programa de Mestrado em Formação Docente da Universidade de Pernambuco - UPE (Campus Petrolina) e Editor da Revista de Educação do Vale do São Francisco - Revasf. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, novas tecnologias, processos inclusivos e formação profissional.