Temos o orgulho de anunciar que o Concurso de Killifish – será realizado, em 2018, no Brasil, na cidade de Natal (Rio Grande do Norte) durante a Feira Internacional de Aquarismo. A UCAB está organizando o evento.  

 

A participação e entrada de peixes na exposição/campeonato é gratuita para membros da UCAB  que estiverem em dia com a anuidade. Cada membro tem disponível inicialmente 10 aquários para exposição. 

 

A taxa de inscrição para não sócios é de 150 reais. A taxa de inscrição dá direito à participação com 3 aquários, ficando o inscrito sócio à UCAB pelo período de 12 meses. A taxa de participação com mais 3 aquários será de 50 reais, valor destinado à confecção de aquários. 

 

A comercialização de animais e equipamentos somente será permitida quando realizada através dos estandes oficiais da feira. A comercialização fora destes estandes acarretará na desclassificação do expositor. 

 

A pré-inscrição deve ser feita entre os dias 19 de julho de 2018 até o dia 19/08/2018 através do site: www.ccg.org.br As instruções para envio dos animais serão repassadas ao produtor mediante a confirmação da inscrição.

 

Após realizar a inscrição, o expositor será cadastrado no grupo de expositores da UCAB e receberá as fichas para identificação dos animais. Estas fichas deverão ser preenchidas e deverão acompanhar os peixes no momento da entrada na exposição, que deverá acontecer no dia 20/09/2018 de 09:00 às 14:00. As entradas serão recebidas no local pela equipe organizadora e já distribuídas de acordo com as classes deste edital. 

 

Os peixes deverão ser entregues pessoalmente por seus criadores ou por algum representante presente no local. O envio dos peixes para o local do evento, bem como sua retirada é de total responsabilidade do criador, podendo este nomear alguém para fazê-lo, eximindo totalmente a organização de qualquer responsabilidade em relação aos peixes.

 

É de responsabilidade de cada expositor seguir as regulamentações vigentes de envio e transporte dos seus animais. 

 

Entradas internacionais devem chegar ao Brasil por qualquer quarentenário registrado sob responsabilidade de cada expositor.

 

A organização do evento sugere o envio ao quarentenário parceiro do Evento. Envios a este quarentenário deve ser realizado por transhippers nas seguintes localidades: América do Norte, Europa e Ásia. Os animais devem chegar a estas localidades até o dia 10 de setembro. O endereço e contato destes transhippers serão disponibilizados em breve.

Os custos do envio dos transhippers indicados para o Brasil, assim como os custos do quarentenário parceiro do evento serão de responsabilidade da organização do evento. Os custos para envio dos animais até os transhippers indicados serão de responsabilidade de cada expositor.

 

Todas as entradas devem ser nascidas e criadas nos aquários do expositor, sob pena de desclassificação.

 

O expositor determina a classe de entrada na ficha de inscrição, porém o mesmo poderá solicitar assistência de um juiz no momento de seu registro.

 

Não é permitida a retirada de qualquer peixe da exposição antes de 18:00 do dia 23/09. Todos os peixes precisam ser verificados pela organização antes da retirada da exposição.

 

Nenhuma planta ou decoração será permitida.

 

Será realizado leilão das espécies apresentadas após a exposição. O criador expositor não é obrigado a conceder que sua entrada seja leiloada. A finalidade deste leilão é incentivar a propagação das linhagens mundialmente. O valor arrecadado no leilão será destinado a UCAB para arcar com os investimentos e gastos, assim como para as ações futuras no hobby.

 

Haverá uma equipe de três médicos veterinários, dois engenheiros de aquicultura, um engenheiro de pesca, um zootecnista, três técnicos em aquicultura e dez estagiários de plantão para acompanhar a soltura, permanência e embalagem dos animais.

 

A equipe organizadora da Feira internacional de Aquarismo não assume qualquer responsabilidade financeira ou jurídica por lesões, enfermidades, morte ou perda de entradas na exposição. Ao entrar na exposição, o competidor aceita esta renúncia de responsabilidade. 

 

Ao confirmar sua participação, o criador/expositor autoriza a divulgação de suas fotos e vídeos em materiais de divulgação da Feira e nos demais shows que vierem a acontecer.

 

Os peixes serão julgados sobre um fundo escuro, com iluminação apropriada e igualmente distribuída. Serão disponibilizados inicialmente 100 aquários. Caso as entradas excedam a quantidade de aquários, serão confeccionados mais. As entradas serão julgadas em aquários de vidro, medindo 20cm x 15cm x 25cm. Todos os aquários da exposição serão fornecidos pela organização do evento.

 

O regulamento é baseado da APK (Associação Portuguesa de Killifilia) e adaptado para a legislação brasileira.

São aceitos na exposição todos os casais de Killifishes que constam na lista Instrução Normativa Interministerial nº 001/2012 (Lista de Peixes Permitidos); as espécies de Killifishes que não constarem nesta lista estão incapacitadas de participar da exposição/campeonato.

“Aphyosemion australe”

“Fundulopanchax gardneri”

“Aplocheilus lineatus”

“Aplocheilus panchax”

“Nothobrancius guentheri”

“Nothobrancius rachovii”

“Nothobrancius elongatus”

“Nothobrancius flammicomantis”

“Nothobrancius fuscotaeniatus”

“Nothobrancius Korthausae”

“Nothobrancius patrizii”

“Nothobrancius rubripinnis”

“Epiplatys dageti dageti”

“Epiplatys annulatus”

“Aphanius mento”

“Jordalella Floridae”

 

A entrada é formada por casal (macho e fêmea); macho ou fêmea sozinhos estão incapacitados de participarem da exposição/campeonato. Caso a fêmea não corresponda com a espécie descrita pelo seu criador, a entrada é desclassificada.

Os casais para julgamento são divididos pela sua característica reprodutiva conforme relação abaixo:

 

Grupo I – Reprodução Não Anual

Grupo II – Reprodução Semi Anual

Grupo III – Reprodução Anual

 

Gêneros e sub-gêneros integrantes das categorias a concurso:

 

Grupo I – Reprodução Não Anual:

 

“Aphyosemion australe”

“Aplocheilus lineatus”

“Aplocheilus panchax”

“Epiplatys dageti dageti”

“Epyplatys annulatus”

“Aphanius mento”

“Jordalella Floridae”

 

Grupo II – Reprodução Semi Anual:

 

“Fundulopanchax gardneri”

 

Grupo III – Reprodução Anual:

 

“Nothobrancius guentheri”

“Nothobrancius rachovii”

“Nothobrancius elongatus”

“Nothobrancius flammicomantis”

“Nothobrancius fuscotaeniatus”

“Nothobrancius Korthausae”

“Nothobrancius patrizii”

“Nothobrancius rubripinnis”

 

A classificação a atribuir aos casais inscritos nos Grupos I a III é de 0 a 10 pontos.

Os juízes classificam as entradas conforme os seguintes aspetos:

 

Casais com população: +1 ponto;

Casais sem população: -1 ponto;

Coloração (0 a 10 pontos);

Tamanho (0 a 10 pontos);

Relação de tamanho macho-fêmea (0 a 10 pontos);

Aspecto geral-saúde (0 a 10 pontos);

Estado das nadadeiras (0 a 10 pontos).

 

Os juízes decidem os três (3) primeiros classificados de cada Grupo. Em caso de empate serão consideradas as maiores pontuações nos seguintes quesitos nesta ordem:

relação de tamanho macho-fêmea;

coloração;

condição das nadadeiras;

tamanho;

aspecto geral/saúde

 

 

Serão atribuídas premiação (troféus) aos 3 (três) melhores peixes da exposição (Best of show).

 

 

Premiações:

 

Best of Show

Troféus para 1º, 2º, 3º

 

Demais Grupos

Medalhas para 1º, 2º, 3º lugares.

Compartilhe!

Realizadores

Patrocinadores