Primeiro Encontro de Tutoria de 2024/1

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De 29 a 30 de janeiro Todos os dias das 14h00 às 09h10

Sobre o Evento

A Tutoria é uma metodologia na proposta pedagógica do Programa Educação Plena e Integral, destacando-se por oferecer atendimento e acompanhamento personalizado aos estudantes. O propósito é promover o desenvolvimento integral dos estudantes, permitindo que se engajem plenamente nas atividades proporcionadas pelos CEPIs. A Tutoria se alinha aos princípios educativos que articulam a prática pedagógica e a rotina dos CEPIs, são eles: Quatro Pilares da Educação, Protagonismo Juvenil, Formação Integral e Pedagogia da Presença.

No âmbito da Pedagogia da Presença, os professores assumem o compromisso de estar presentes na vida dos estudantes em todos os momentos e espaços da escola. Essa presença é fundamentada na missão de acolher os estudantes e mediar a construção do seu conhecimento, tornando a Tutoria uma parte essencial desse processo.

A Tutoria tem um papel essencial para o sucesso acadêmico dos estudantes, além da busca pelos melhores resultados escolares. Ela permite que os estudantes ampliem sua visão de si mesmos, do mundo, das oportunidades e das estratégias disponíveis para que eles se tornem protagonistas de seus próprios projetos de vida. Além disso, tem desempenha um papel autêntico no auxílio à construção do Projeto de Vida do estudante, particularmente no Ensino Médio, orientando-os a descobrir suas paixões e tomar as ações possíveis em cada fase de seu desenvolvimento.

Na prática, a Tutoria é um método de interação pedagógica em que o Tutor acompanha e se comunica regularmente com os estudantes, planejando seu desenvolvimento e avaliando a eficácia de suas orientações. A Tutoria aborda diversos aspectos, incluindo:

  • Orientação Pessoal: proporciona uma formação integral, apoiando o autoconhecimento, adaptação e tomada de decisões dos estudantes.
  • Orientação Escolar ou Acadêmica: auxilia os estudantes a superarem dificuldades relacionadas a hábitos e métodos de estudo inadequados, integração com o grupo, mediação com professores etc.
  • Orientação Profissional: ajuda os estudantes a explorarem suas opções de carreira, alinhando suas escolhas acadêmicas e profissionais com suas personalidades, aptidões e interesses.

A Tutoria não se restringe a um horário específico no Mapa de Atividades. Tanto o Tutor quanto o Tutorado têm a flexibilidade de escolher um horário que atende às necessidades de ambos. É fundamental que o estudante possa escolher um Tutor em quem confie e que compartilhe um perfil compatível, estabelecendo assim uma relação de confiança e compromisso.

Nesse contexto, é importante que o Tutor mantenha registros de seus acompanhamentos com os seus Tutorados, para isso tem-se a sugestão de uma Ficha, a qual encontra-se anexa ao final desse texto e disponível em formato Word no OneDrive. Esses registros são para analisar as competências e habilidades em desenvolvimento, ancorando-os nos Quatro Pilares da Educação e nas Competências Gerais da BNCC. Isso permite que o estudante reflita sobre suas escolhas e sua visão de mundo, capacitando-o a ser um agente transformador e participativo na sociedade em que vive.

Em resumo, o Tutor é alguém que possui disponibilidade para servir, interesse genuíno em ver os estudantes alcançarem seus objetivos, capacidade de criar um ambiente de aprendizagem, habilidades de observação, sensibilidade para identificar necessidades e, acima de tudo, empatia e responsabilidade. A Tutoria é uma peça fundamental na construção de um ambiente educacional que promove o crescimento integral e o protagonismo dos estudantes.

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Local

CEPI Meira Matos, 76365-000, Av. Lauzimar Oliveira, 654, Centro, São Luiz do Norte, Goiás
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Organizador

Coordenação de Integração Curricular

A coordenação de integração curricular do ensino fundamental e do ensino médio é definida pelo(a) gestor(a) escolar, sendo respaldada na qualificação profissional, seguindo as Diretrizes Operacionais da Rede Estadual de Ensino de Goiás. O(A) coordenador( a) de integração curricular deverá ter licenciatura plena em uma das áreas de conhecimento (Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza ou Matemática).