Festa Literária de Ilhéus

Festa Literária de Ilhéus

Faça sua inscrição
De 13 a 16 de julho Todos os dias das 09h00 às 21h00
Ilhéus, BA Sindicato Rural

Sobre o Evento

A 5ª edição da Festa Literária de Ilhéus – FLI valoriza a institucionalização da literatura universal sulbaiana, fomentando a leitura e a formação de novos leitores. O evento é composto por atividades culturais, comercialização de livros, ações para o público infantil, workshops e rodas de conversas. A Festa Literária é uma ação que integra dois grandes eventos literários já consagrados na região: a Feira do Livro da UESC e o FLIOS – Festival Literário de Ilhéus, e é uma co-realização entre a Editus – Editora da UESC e Academia de Letras de Ilhéus (ALI), com apoio da Secretaria de Cultura de Ilhéus, Fundação Pedro Calmon, Pró-reitoria de Extensão da UESC (PROEX) e PROLER.

PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÕES

Evento gratuito

Tema - Literatura e utopias do imaginário

Homenageado: Ruy do Carmo Póvoas

Inscrição apenas para os Workshops

Palestrantes

  • Aleilton Fonseca
  • André Rosa
  • Cátia Hughes
  • Cyro de Mattos
  • Edgard Abbehusen
  • Elis Matos
  • Elisa Oliveira
  • Fabrício Brandão
  • Geraldo Lavigne
  • Iran Melo
  • Ivo Korytowski
  • Jane Hilda Badaró
  • Jeferson Tenório
  • Julianna Torezani
  • Kali Oliveira
  • Karen Ramos
  • Ligia Callaz
  • Luh Oliveira
  • Maria Luiza Heine
  • Milena Magalhães
  • Mlungisi Mkhonza
  • Neila Brasil
  • Pawlo Cidade
  • Rita Virginia Argollo
  • Rodrigo Bomfim
  • Rodrigo Felha
  • Tales Pereira/ Tallýz Mann
  • Tcharly Briglia
  • Thiago Soares
  • Viviane Mosé
  • Wilson Mendes

Programação

Abertura Oficial

Abertura oficial, entrega do Prêmio Sosígenes Costa de Poesia, conferência de abertura com Viviane Mosé.

Às19h00 - Sindicato Rural de Ilhéus
09h00 - Aleilton Fonseca, André Rosa, Cátia Hughes, Geraldo Lavigne Mesa 1 - A poesia modernista na contemporaneidade Bate-papo
Local: Sindicato Rural de Ilhéus

Como a poesia modernista tem se comportado na contemporaneidade? Seria a poesia contemporânea uma reação ao capitalismo de consumo extraindo do homem moderno seu individualismo? A poesia modernista surgiu para experimentar novas técnicas e criações artísticas? Os poetas André Rosa, Geraldo Lavigne e Aleilton Fonseca falam de sua poesia e dessa intricada relação entre modernismo e contemporaneidade. Ao fim da mesa, haverá sessão de autógrafos do livro “Modernismo Plural”, organizado por Aleilton Fonseca e Nelson Cerqueira. A mediação será da poeta Cátia Hugues.

Lançamento do livro O MODERNISMO PLURAL organizado por Aleilton Fonseca e Nelson Cerqueira com sessão de autógrafos.
Edição ALB/Via Litterarum

14h00 - Cyro de Mattos, Ivo Korytowski, Pawlo Cidade, Wilson Mendes Mesa 2 - Fernando Leite Mendes, um cronista esquecido Bate-papo
Local: Sindicato Rural de Ilhéus

Nos idos pré-internet em que todo mundo lia jornal, tivemos uma plêiade de notáveis cronistas literários. Entre eles, Fernando Leite Mendes. Cyro de Mattos e Ivo Korytowski organizaram o livro “O gigante e a bicicleta e outras crônicas” com 33 textos de Fernando Leite Mendes e apresentam para o público a obra deste grande cronista ilheense, reverenciado por grandes nomes da literatura nacional como Adonias Filho, Artur da Távola e Cyro de Mattos. Ao fim da mesa haverá sessão de autógrafos do livro publicado pelos escritores. A mesa será mediada pelo escritor Pawlo Cidade.

16h00 - Elisa Oliveira, Kali Oliveira, Luh Oliveira, Neila Brasil Mesa 3 - A arte e a vez de escrever para crianças Bate-papo
Local: Sindicato Rural de Ilhéus

Existe uma receita para escrever para crianças? É preciso redescobrir palavras, conversar com as crianças para que possamos escrever para elas? Estas e outras questões serão respondidas pelas escritoras Luh Oliveira, Neila Brasil e Elisa Oliveira, mediadas por Kali Oliveira. Após a mesa, as escritoras estarão autografando seus livros.

18h00 Lançamento Coletivo – Autores Independentes Lançamento de Livro
Local: Academia de Letras de Ilhéus

Lançamento Coletivo – Autores Independentes

09h00 - Elis Matos, Iran Melo, Tales Pereira/ Tallýz Mann Mesa 4 – Todas, todos e todes: uma questão de gênero e linguagem Bate-papo
Local: Sindicato Rural de Ilhéus

Embora já consolidados, os estudos de gênero ganham cada vez mais corpo não só no campo acadêmico, fazendo interface com disciplinas de várias áreas, mas também no debate social. Sendo assim, de que maneiras essas questões perpassam tanto o fazer científico e a cultura? Podemos dizer que há um consenso, uma maneira ou linguagem adequada e inclusiva, que dê conta da diversidade social e da pauta contemporânea? A proposta desta roda de conversa é ampliar essa reflexão para além do ambiente acadêmico.

14h00 - Edgard Abbehusen, Julianna Torezani, Rita Virginia Argollo Mesa 5 - Redes sociais: entre a arte e o controle Bate-papo
Local: Sindicato Rural de Ilhéus

Distantes do cenário em que pensávamos o ciberespaço como um ambiente de compartilhamentos e trocas, passamos pela expêriencia da apropriação e debate cercados por estratégias de mercado. Nesse contexto, é possível pensar em redes sociais digitais como suporte para a arte sem ter em mente as questões em torno da chamada sociedade de controle que regem esses dispositivos?

16h00 - Fabrício Brandão, Jane Hilda Badaró, Maria Luiza Heine, Tcharly Briglia Mesa 6 - Poesia, arte e internet Bate-papo
Local: Sindicato Rural de Ilhéus

A diversidade de contextos na atualidade e a velocidade com que se propagam ideias e ideais têm contribuído para a Poesia descer das estantes, tornando-se mais acessível, legível, democrática, assim como as artes visuais avançaram em sua difusão através do mundo virtual. A democratização de experiências virtuais com leitura e escrita vem proporcionando discussões sobre os sentimentos que atravessam o leitor em rede, legitimando o livro e a leitura. Sob a mediação de Maria Luiza Heine, os palestrantes nos apresentam esta intrínseca relação entre a poesia, a arte e a internet.

18h00 Sarau lítero-musical Sarau
Local: Palco

Poesia de Aluvião

Sarau lítero-musical

10h00 - Karen Ramos, Milena Magalhães, Thiago Soares Mesa 7: Corpos dançantes: música, literatura e artivismo Bate-papo
Local: Sindicato Rural de Ilhéus

Esta roda de conversa tem como objetivo proporcianar um diálogo em torno da produção musical cotemporânea e sua relação com a cultura, literatura e os anseios sociais. Podemos falar em uma nova leva de música popular brasileira transitando pela literatura? Caberia, no atual momento, repensar o conceito de literatura, uma vez que o gênero música pode transbordar para expressões como audiovisual, literatura, moda?

15h00 - Mlungisi Mkhonza, Rodrigo Bomfim, Rodrigo Felha Mesa 8 – Favela, juventudes e narrativas do mundo Bate-papo
Local: Sindicato Rural de Ilhéus

Nesta roda de conversa propomos uma análise a partir do que se pode enteder como diversidade de pólo emissor, da polifonia de vozes e dos diversos suportes que devem estar à disposição dos públicos mais variados, independentemente de espaço geográfico ou condições sociopolíticas. A reflexão parte das experiências vivenciadas principalmente pelas juventudes que são impedidas de transitar por espaços centrais das cidades, juventudes periféricas marcadas por discriminações, como a de raça.

17h00 Lançamento Livros Editus Lançamento de Livro
Local: Sindicato Rural de Ilhéus

Lançamento Livros Editus

19h30 - Ligia Callaz Show com Lígia Callaz Sarau
Local: Palco Rua Almirante Barroso (ao lado do Sindicato Rural)

Show Lígia Callaz

Conferência de encerramento

com Jeferson Tenório – O avesso da pele

Às18h00 - Sindicato Rural de Ilhéus
09h00 BiBEX - Biblioteca de Extensão (Fundação Pedro Calmon) Apresentação Artística
Local: Rua Almirante Barroso (ao lado do Sindicato Rural)

9h Recepção e organização das crianças no espaço

9h30 Mediação de Leitura com Equipe BIBEX – Mistério na Biblioteca: Sandra Aymone

É uma obra que traz a história de numa menina que não gosta de livros. Até que um dia o seu avô leva a menina até uma biblioteca onde ela descobre a magia de estar uma biblioteca.

Atividade Gratuita

Mediação: Equipe BIBEX

Duração: 40 min

10h10 – Mediação de Leitura com Equipe BIBEX - O mais fantástico ovo do mundo. Autor: Helme Heine.

O livro conta a história de três galinhas que discutem sobre qual delas é a mais bonita. Como não chegam a nenhuma conclusão, pedem a opinião do rei. Este sabiamente afirma: A verdadeira beleza não está nas aparências, mas no que cada uma é capaz de fazer. Aquela que botar o ovo mais maravilhoso será coroada princesa. Então, cada uma colocou um ovo com suas características. Foi uma decisão muito difícil para o rei. Uma história que estimula a imaginação e a criatividade. Desperta, também, o respeito por si mesmo, pelo outro e o desejo de uma convivência mais harmoniosa.

Atividade Gratuita

Mediação: Equipe BIBEX

Duração: 30 min

10h40 - Oficina Criativa: - Pintura livre

- Brincadeiras

14h - Recepção e organização das crianças no espaço

14h30 Mediação de Leitura com Equipe BIBEX: Obax. Autor: André Neves.

Quando o sol acorda no céu das savanas, uma luz fina se espalha sobre a vegetação escura e rasteira. O dia aquece, enquanto os homens lavram a terra e as mulheres cuidam dos afazeres domésticos e das crianças. Ao anoitecer, tudo volta a se encher de vazio, e o silêncio negro se transforma num ótimo companheiro para compartilhar boas histórias.

Atividade Gratuita

Mediação: Equipe BIBEX

Duração: 30 min

15h20 Mediação de Leitura com Equipe BIBEX: A menor fazenda de mágicas do mundo - Pedro Bandeira

A menor fazenda mágica do mundo é uma história que todas as crianças adoram, pois trata-se uma história mágica sobre a mágica.

Atividade Gratuita

Mediação: Equipe BIBEX

Duração: 30 min

15h40 - Oficina Criativa: - Pintura livre

- Brincadeiras

14h00 Contação de Histórias com o PROLER Apresentação Artística
Contação de Histórias com o PROLER
Local: Espaço Infantil Tia Beta

Atividade de Contação de Histórias com o PROLER

09h00 BiBEX - Biblioteca de Extensão (Fundação Pedro Calmon) Atividade Prática
Local: Rua Almirante Barroso (ao lado do Sindicato Rural)

9h Recepção e organização das crianças no espaço

9h15 Alongamento

O alongamento tem como objetivo dar mais agilidade, elasticidade e um aumento na amplitude do movimento muscular, preparando para contação de história.

Atividade Gratuita

Duração: 30 min

9h45 - Mediação de Leitura com Equipe BIBEX Euzinha: Kátia Rocha

É uma história sobre uma menina que vivi sempre solitária até no dia do seu aniversário a comemoração é somente ela. Até que de repente uma fada resolve mudar a vida de Elzinha.

Atividade Gratuita

Mediação: Equipe BIBEX

Duração: 40 min

10h30 Show de Talentos

Inspirado em um programa de TV, os participantes competem através da demonstração de sua habilidade artística, que pode ser qualquer manifestação: canto, dança, teatro, poesia, entre outros.

Atividade Gratuita

Mediação: Equipe BIBEX

Duração: 60 min

14h - Recepção e organização das crianças no espaço

14h30 Mediação de Leitura: A menina da cabeça quadrada. Autora: Emília Nuñes.

O livro conta a história de Cecília, uma garotinha muito esperta, mas que de tanto usar tablet, celular e televisão, um dia acordou com a cabeça quadrada! Em uma grande aventura, seguindo os conselhos da vovó e na companhia dos amigos, Cecília fará muitas coisas redondinhas. Será que depois de brincar de bola, pião e ciranda, ela vai conseguir “desquadratizar” a sua cabeça?

Atividade Gratuita

Mediação: Equipe BIBEX

Duração: 50 min

15h20 - Show de Talentos

Inspirado em um programa de TV, os participantes competem através da demonstração de sua habilidade artística, que pode ser qualquer manifestação: canto, dança, teatro, poesia, entre outros.

Atividade Gratuita

Mediação: Equipe BIBEX

Duração: 60 min

14h00 Contação de Histórias com o PROLER Apresentação Artística
Contação de Histórias com o PROLER
Local: Espaço Infantil Tia Beta

Atividade de Contação de Histórias com o PROLER

09h00 BiBEX - Biblioteca de Extensão (Fundação Pedro Calmon) Atividade Prática
Local: Rua Almirante Barroso (ao lado do Sindicato Rural)

9h Recepção e organização das crianças no espaço

9h30 Mediação de Leitura:

Mediação de Leitura: Qual a cor do amor? Autora: Linda Strachan. TextoDescrição gerada automaticamente

O elefantinho cinzento tinha uma dúvida: qual seria a cor do amor? Curioso, perguntou para o avô, para a zebra e para todos os outros animais que encontrava pelo caminho. O dia acabou e o elefantinho cinzento não resolveu a questão. Mas tinha alguém para quem ele ainda não havia perguntado.

Atividade Gratuita

Mediação: Equipe BIBEX

Duração: 60 min

10h15 - Mediação de Leitura com Equipe BIBEXCarolina - Walcir Carrasco

A história conta como Cíntia vivia com seus pais e familiares na fase de crescimento, aprendendo novas palavras e sentimentos até que precisou cultivar umas sementes bem diferentes e ganhou uma linda surpresa.

Atividade Gratuita

Mediação: Equipe BIBEX

Duração: 40 min

14h - Alongamento

O alongamento tem como objetivo dar mais agilidade, elasticidade e um aumento na amplitude do movimento muscular, preparando para contação de história.

Atividade Gratuita

ediação: Equipe BIBEX

Duração: 30 min

14h30 - Mediação de Leitura com Equipe BIBEX: A menina da cabeça quadrada. Autora: Emília Nuñes.

O livro conta a história de Cecília, uma garotinha muito esperta, mas que de tanto usar tablet, celular e televisão, um dia acordou com a cabeça quadrada! Em uma grande aventura, seguindo os conselhos da vovó e na companhia dos amigos, Cecília fará muitas coisas redondinhas. Será que depois de brincar de bola, pião e ciranda, ela vai conseguir “desquadratizar” a sua cabeça?

Atividade Gratuita

Mediação: Equipe BIBEX

Duração: 50 min

15h20 Brincadeira Literária: Histórias Inventadas

Em roda, um dos participantes começa uma narrativa e interrompe em um determinado momento para que o outro continue tentando manter a coerência com o enredo construído pelo grupo.

Atividade Gratuita

Mediação: Equipe BIBEX

Duração: 40 min

09h00 - Ivo Korytowski Workshop 1 - A Arte da Escrita - Ivo Korytowski Workshop
Local: Academia de Letras de Ilhéus

Bate-papo com o tradutor, revisor e escritor Ivo Korytowski (SP) sobre a arte da escrita, para escritores(as), professores e amantes da escrita.

Pré-requisito: Fornecer um e-mail para a remessa prévia gratuita dos textos e ler a postagem “Uma Casa sem Livros É Como uma Sala sem Janelas” no meu blog Literatura, Rio de Janeiro & São Paulo

PARTE I: Importância do hábito da leitura

TEXTOS: “Uma Amizade Antiga”, de Cyro de Mattos e “O Melhor Amigo do Homem” de Ivo Korytowski

PARTE II: A Arte da Escrita (dicas para você melhorar seu estilo de escrita)

TEXTO: Trechos do livro A Arte da Escrita, de Ivo Korytowski (que serão fornecidos aos participantes via e-mail)

PARTE III: Erros gramaticais mais comuns e como evitá-los

TEXTO: Frases com erros corriqueiros que os participantes serão convidados a detectar e corrigir

PARTE IV: Bate papo, perguntas, dúvidas, ideias, etc. (vale tudo)

09h00 - Neila Brasil Workshop 2 -Transformando ideias em contos - Neila Brasil Workshop
Local: Academia de Letras de Ilhéus

Ementa: O que é um conto? Desenvolvendo personagem de ficção; Narrador, ponto de vista e linguagem;
A história que você vai contar; Tempo e espaço; Edite seu conto.

09h00 Feira de Livros Venda de Livros
Local: Espaço Arléo Barbosa - Museu do Cacau

Comercialização de livros com descontos. A Feirinha de Livros acontecerá no Museu do Cacau localizado na Rua Eustáqui Bastos, 170 Centro Ilhéus

09h00 Feira de Livros Venda de Livros
Local: Espaço Arléo Barbosa - Museu do Cacau

Comercialização de livros com descontos. A Feirinha de Livros acontecerá no Museu do Cacau localizado na Rua Eustáqui Bastos, 170 Centro Ilhéus

09h00 Feira de Livros Venda de Livros
Local: Espaço Arléo Barbosa - Museu do Cacau

Comercialização de livros com descontos. A Feirinha de Livros acontecerá no Museu do Cacau localizado na Rua Eustáqui Bastos, 170 Centro Ilhéus

09h00 Feira de Livros Venda de Livros
Local: Espaço Arléo Barbosa - Museu do Cacau

Comercialização de livros com descontos. A Feirinha de Livros acontecerá no Museu do Cacau localizado na Rua Eustáqui Bastos, 170 Centro Ilhéus

Edições Anteriores

Local

Sindicato Rural - 45653-020, Rua Eustáquio Bastos, 196, Centro, Ilhéus, Bahia,

Patrocínio

Apoio

Realização

Organizador

Editus - Editora da UESC e Academia de Letras de Ilhéus