FestCasa & Cia 2019

Feira Capixaba de Construção, Arquitetura, Movelaria e Décor

Faça sua inscrição
De 17 a 21 de outubro Todos os dias das 00h às 00h
Cachoeiro de Itapemirim, ES Imperial Multiplace - Antigo Athenas

Sobre o Evento

17 e 18/10 - De 15h às 22h

19 e 20/10 - De 10h às 20h

PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO COM MÚSICA AO VIVO E ÁREA KIDS TODOS OS DIAS ATÉ MEIA-NOITE. Venha e traga sua família e amigos!

A I FestCasa - Feira Capixaba de Construção, Arquitetura, Movelaria e Décor foi desenvolvida à fim de fomentar a economia local e ser o MAIOR EVENTO do segmento do Espírito Santo. Com mais de 40 expositores, a Feira contará ainda com palestras, mesas redondas, lançamentos e diversos outros acontecimentos.

Faça sua inscrição GRATUITA antecipada e garanta mais comodidade na entrada ou faça na hora na nossa área de check-in.

IMPORTANTE:

- Leve seu documento com foto

- Obrigatória doação de 1kg de alimento não perecível por pessoa. A arrecadação será doada para o Rochativa.

- As palestras são gratuitas e estão sujeitas à disponibilidade de vaga. Para se inscrever nas atividades do Auditório efetue primeiramente o seu cadastro na Feira.

- Estacionamento com preço único: R$10,00

Programação

Apresentação Centro Universitário São Camilo ES

Apresentaçao de projetos dos alunos dos Cursos de Arquitetura e Engenharia Cívil do Centro Universitário São Camilo ES.

Às 15h00 - Auditório Rubens Santana

Arquitetura Biofílica - Arquiteta Vivian Coser (ES/SP)

Vivian Coser Sette Ferraço

Com sedes em São Paulo e Vitória, o escritório Vivian Coser Arquitetos Associados atua desde 2005 no mercado de Arquitetura e Urbanismo. Atualmente, com mais de 650 projetos entregues, entre comerciais, corporativos e residenciais, a equipe altamente integrada possui muita experiência sempre executando com coragem, paixão e protagonismo tudo que se propõe, destacando-se no meio nacional e internacional. 

Arquitetura Biofílica

A arquitetura biofílica busca criar fortes conexões entre a natureza e os ambientes criados pelo homem. Essa corrente de pensamento busca fortalecer uma conexão com muitos aspectos da natureza, como a luz natural, pontos de vista sobre a natureza, plantas, materiais naturais, texturas e padrões. À medida que nossas vidas se tornam cada vez mais urbanizadas, nossa conexão com a natureza - luz natural, espaços verdes e materiais orgânicos - diminuiu. No entanto, a evolução da tecnologia e novas atitudes para o design - bem como algumas pesquisas muito persuasivas sobre o assunto - estão levando a uma mudança positiva no modo de pensar e projetar arquitetura.


Público alvo: Arquitetos, construtores, empreendedores e público em geral que sabe da importância da inserção da natureza e da sustentabilidade no nosso dia-a-dia.
 

Às 17h30 - Auditório Rubens Santana

Arquitetura, Cidade e Natureza - Arquiteto Ciro Pirondi (SP)

Ciro Pirondi

Arquiteto formado pela Universidade Braz Cubas (1980), com doutorado pela Universidad Politecnica de Barcelona - Escuela Técnica Superior de Arquitectura (1982). Diretor da Escola da Cidade desde 2002, proprietário do Escritório Ciro Pirondi Arquitetos Associados S/S Ltda, desde 1983. Diretor Executivo da Casa de Lucio Costa, Diretor Executivo da Fundação Oscar Niemeyer. Autor de uma série de obras arquitetônicas destacadas no Brasil, como Concurso RenovaSP. Área Cabuçu de baixo 12 – em conjunto com Ruben Otero – 1º Prêmio (SP, 2011); Concurso Nacional SESC Glória, Vitória – 1º Prêmio – em conjunto com Sheila Basílio (ES, 2007); e Estádio de futebol Estadual Kleber Andrade, Cariacica – em conjunto com Sheila Basílio (ES, 2008).Ciro Pirondi é arquiteto formado pela Universidade Braz Cubas (1980), com doutorado pela Universidad Politecnica de Barcelona - Escuela Técnica Superior de Arquitectura (1982). Diretor da Escola da Cidade desde 2002, proprietário do Escritório Ciro Pirondi Arquitetos Associados S/S Ltda, desde 1983. Diretor Executivo da Casa de Lucio Costa, Diretor Executivo da Fundação Oscar Niemeyer. Autor de uma série de obras arquitetônicas destacadas no Brasil, como Concurso RenovaSP. Área Cabuçu de baixo 12 – em conjunto com Ruben Otero – 1º Prêmio (SP, 2011); Concurso Nacional SESC Glória, Vitória – 1º Prêmio – em conjunto com Sheila Basílio (ES, 2007); e Estádio de futebol Estadual Kleber Andrade, Cariacica – em conjunto com Sheila Basílio (ES, 2008).

Às 19h00 - Auditório Rubens Santana

Abertura

Às 20h30 - Palco Principal

Apresentação Faculdade América

Às 15h00 - Auditório Rubens Santana

Conhecendo as Rochas Ornamentais - Cid Chiodi Filho

Cid Chiodi Filho

Trabalhando com rochas ornamentais e de revestimento há 28 anos, o geólogo Cid Chiodi Filho atua como consultor para instituições governamentais, empresas de mineração e processamento de rochas, construtoras, revistas técnicas, associações e sindicatos setoriais. É consultor da ABIROCHAS – Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais, realizando pesquisas, publicações e palestras que têm contribuído para o desenvolvimento do setor de rochas e sua divulgação em âmbito nacional e internacional

A palestra abordará aspectos técnicos e comerciais de interesse sobre as rochas ornamentais brasileiras, ilustrando alguns parâmetros muitas vezes desconhecidos sobre a idade e origem desses materiais. O principal objetivo é salientar que as rochas brasileiras são mundialmente reconhecidas pela qualidade e variedade, no que se afirma constituir a maior “geodiversidade” entre todos os principais produtores mundiais. Procura-se, além disso, evidenciar que as variáveis identitárias, ligadas à origem geológica das rochas ornamentais, valorizam tanto sua especificação para pequenas e grandes obras, quanto o próprio trabalho dos profissionais especificadores.  

Público alvo: especificadores (arquitetos, designers), profissionais que atuam no setor de rochas ornamentais, estudantes.

Às 17h30 - Auditório Rubens Santana

A função social do Arquiteto - Arquiteta Mônica Fittipalddi, Marco Romanelli e Tito Carvalho

Mônica Fittipaldi

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, em 1996; especializações em Interior Design pelo George Brown College, em Toronto-Ca, em 2001 e Scenography & Produsction Design pela Ryerson University, Toronto-Ca, em 2003;

Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus/BA em 2007, sua experiência profissional tem empresas como a Faculdade Nacional FINAC como coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo e professora da disciplina Projeto de Arquitetura e Urbanismo, Paróquia Nossa Senhora da Penha - Diocese de Cachoeiro de Itapemirim; conselheira do Conselho de Arquitetura e Urbanismo - CAU/ES; faculdades na Bahia e no Espírito Santo, FTC - BA e Centro Universitário São Camilo - ES;

Perita em alguns processos em Vila Velha/ES; Prefeitura Municipal de Castelo/ES e Vitória/ES, assim como Prefeitura Universitária do Campus de Goiabeiras/UFES. Atualmente está lecionando na Faculdade América - Cachoeiro de Itapemirim, na disciplina de Projeto Arquitetônico.


Marco Romanelli
Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), Mestrado em Arquitetura pelo PROARQ (1995) e Doutorado pelo PROURB (2007), ambos na mesma UFRJ. Professor da Universidade Federal do Espírito Santo de 1985 a 2019. Presidente do IAB/ES (2008-2011) e Vice-presidente do CAU/ES  (2015-2017). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Conforto Ambiental, Planejamento e Projeto Urbano e Regional, Plano Diretor Urbano, Espírito Santo, Região Metropolitana da Grande Vitória.

Tito Carvalho
Formação em Gerenciamento de Projetos (FGV 2004); Arquiteto e Urbanista pela UFES (1993); Presidente do CAU/ES – Conselho de Arquitetura e Urbanismo do ES (2012 – 2014 / 2015 - 2017);
Presidente do IAB-ES ( Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento ES), ex-conselheiro em diversos conselhos de desenvolvimento urbano  e profissional (Vitória, Vila Velha, Conselho Superior do IAB, entre outros); Atuação em planejamento, projeto conceitual, projeto executivo e gerenciamento de projetos tanto no Brasil quanto no exterior.

 

Mesa redonda sobre a responsabilidade social do arquiteto, abrangendo de forma ampla todas as perspectivas de atuações profissionais na área de arquitetura e urbanismo.


Público Alvo: Estudantes, profissionais da área de arquitetura, público  em geral com interesse em responsabilidades técnicas e sociedade.

Às 19h00 - Auditório Rubens Santana

SImplificando um Projeto Elétrico - Engenheiro Maxmiller Casagrande

Maxmiller Marcolan Casagrande

Engenheiro eletricista com especialização na área de eletrônica de potência. Atuou em projetos prediais e residenciais para o ramo imobiliário além experiência  em inspeção de obras. 
Ministrará a palestra "simplificando um projeto elétrico", onde serão abordados temas pertinentes às boas práticas em projetos elétricos e instalações elétricas.


Público Alvo: Estudantes e profissionais das áreas de arquitetura, design e engenharia


 

Às 10h00 - Auditório Rubens Santana

Rochas Ornamentais na Arquitetura - Arquiteto Renato Paldes

Renato Paldes

Pós Graduando em TECNOLOGIA DE ROCHAS ORNAMENTAIS – IFES. É Arquiteto e Urbanista (1980) graduado pela FAU – Silva Souza – RJ e Administrador(1992) pela FACCACI – ES. Consultor independente da ABIROCHAS e membro do grupo inicial da ACADEMIA DAS ROCHAS.  Autor e colaborador de vários Documentos Técnicos de Rochas Ornamentais, destinados a Marmoristas e Arquitetos. Trabalha com escritório de Arquitetura próprio estabelecido em Cachoeiro de Itapemirim/ES desde 1982, onde atua até hoje.  Autor de centenas de projetos unifamiliares, multifamiliares e corporativos.  Especialista e consultor em Rochas Ornamentais e palestrante convidado em Congressos Nacionais e Internacionais. Tem um trabalho reconhecido de aproveitamento de rejeitos de rochas ornamentais na arquitetura que o levou a colaborador do livro PESQUISA, LAVRA E BENEFICIAMENTO.

Às 11h30 - Auditório Rubens Santana

Em busca da sustentabilidade: boas práticas na Construção Cívil - Arquiteta Raquele Piazzarollo

Muito se fala em construções sustentáveis e ecológicas, e, a preocupação com o meio ambiente, de fato, nos parece algo necessário e correto.  Porém, segundo o Conselho Internacional da Construção (CIB),  a indústria da construção civil ainda é o setor de atividades humanas que mais consome recursos e gera cerca de 50% de todo resíduo sólido do mundo. 
Diante deste cenário, percebemos que a sustentabilidade é algo que desejamos, entretanto ainda é vista como um paradigma complexo e oneroso para ser implantado em nossas edificações. 

No FestCasa 2019 a Arquiteta e Urbanista Raquele Piazzarollo abordará o tema de forma leve e direcionada para os profissionais do setor, falando sobre as mudanças no conceito de sustentabilidade e expondo as práticas de projetos e obras que já que deram certo e que podem ser agregadas as edificações imediatamente.

Raquele Piazzarollo

Arquiteta Urbanista, graduada pela UFV (Viçosa , 2008) e Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UFV (Viçosa, 2014). 
Atuou na área de Projetos Agroindustriais e regularizações  junto ao Ministério da Agricultura como Arquiteta da empresa Gestão Láctea (Viçosa, 2009-2014). Foi sócia no Escritório Athena Arquitetura com atuação em Viçosa e região (Viçosa, 2011-2014). 
Desde 2015 está na cidade de Vargem Alta -ES e atua no estado do Espírito Santo nos mais diversos tipos de projetos e acompanhamentos de obra. Atualmente é empresária  e Arquiteta Chefe na empresa ARQUIARE e  Professora no Centro Universitário São Camilo no curso de Arquitetura e Urbanismo.

 

 

Às 15h00 - Auditório Rubens Santana

Novos caminhos: certificações e desempenho na Construção Cívil - Arquiteta Ariane Sasso

Muito se fala em construções sustentáveis e ecológicas, e, a preocupação com o meio ambiente, de fato, nos parece algo necessário e correto.  Porém, segundo o Conselho Internacional da Construção (CIB),  a indústria da construção civil ainda é o setor de atividades humanas que mais consome recursos e gera cerca de 50% de todo resíduo sólido do mundo. 
Diante deste cenário, percebemos que a sustentabilidade é algo que desejamos, entretanto ainda é vista como um paradigma complexo e oneroso para ser implantado em nossas edificações. 

A Arquiteta e Urbanista Ariane Sasso apresentando os caminhos para as certificações ambientais mais relevantes no Brasil e como cumprir os requisitos básicos da NBR 15575 para conseguir o desempenho adequado nas edificações habitacionais.

Ariane L Sasso Ferrão

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005). Pós graduada em Arquitetura, construção e gestão de edificações sustentáveis - AVM Faculdade Integrada, Brasília (2015) Atualmente é professora do Centro Universitário São Camilo - ES e Faculdade América. É autora do blog arq+ sustentAÇÃO. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em edificações de pequeno e médio porte, atuando principalmente nos seguintes temas:
PBE Edifica, Norma de Desempenho - NBR15.575, qualidade na construção, direito do consumidor, eficiência energética e sustentabilidade.

 

Às 16h00 - Auditório Rubens Santana

Amaru: Tecnologia florestal para a Construção Cívil - Arquiteto Rodrigo Cabral

Muito se fala em construções sustentáveis e ecológicas, e, a preocupação com o meio ambiente, de fato, nos parece algo necessário e correto.  Porém, segundo o Conselho Internacional da Construção (CIB),  a indústria da construção civil ainda é o setor de atividades humanas que mais consome recursos e gera cerca de 50% de todo resíduo sólido do mundo. 
Diante deste cenário, percebemos que a sustentabilidade é algo que desejamos, entretanto ainda é vista como um paradigma complexo e oneroso para ser implantado em nossas edificações. 

Falaremos de materiais sustentáveis onde o Arquiteto e Urbanista Rodrigo Cabral apresentará as soluções técnicas de projeto e construção adotadas com as obras que utilizam o eucalipto perfilado Amaru.

Rodrigo Cabral 
Arquiteto Urbanista formado pela Faculdade Brasileira – UNIVIX, em Vitória, ES, cidade onde também cursou especialização em Paisagismo. Experiência profissional em estruturas de madeira desde 2005, quando ingressou na extinta empresa TORA S.A. Atualmente trabalha como consultor para empresas, como: Plantar Empreendimentos e Montana Química no desenvolvimento e cálculo de sistemas construtivos e projetos com estruturas de madeiras além de capacitação profissional na área de estruturas de madeira.

Às 17h00 - Auditório Rubens Santana

Cores: tendencias e estilos das cores na Arquitetura - Arquiteta Carla Prucoli

Às 18h00 - Auditório Rubens Santana

Diversidade na Arquitetura com enfoque em acessibilidade - Arquiteto Nelson Napolitano

O Arquiteto Nelson Napolitano trás para o evento o debate sobre acessibilidade juntamente com o Movimento Mova-se a fim de esclarecer dúvidas e propor soluções. 

Nelson Napolitano

Natural de São Paulo e radicado em Cachoeiro de Itapemirim – ES, como curador da FestCasa e Cia 2019 - Feira Capixaba de Construção Cívil,  Arquitetura,  Movelaria e Décor.
Com ampla experiência profissional em Arquitetura, Urbanismo e Design é responsável por centenas de Projetos executados, sendo Residenciais, Comerciais, Industriais, Coorporativos, Hospitalares, Promocionais, Urbanísticos, entre outros.
Com projetos na Europa e EUA - Estandes Promocionais para Design de Pedras Naturais participou da Formação de Design e Aplicação de Rochas Naturais, na Itália e Canadá. 
Durante sua carreira profissional, Nelson cursou Jornalismo, formou-se em Direito, Arquitetura e Urbanismo e especializou-se em Gestão Ambiental.
Atualmente, divide a atuação entre seu escritório - La Linea Arquitetura e Consultoria em Cachoeiro com extensão na Califórnia e a Docência nos cursos de Arquitetura, Urbanismo e Engenharia do Centro Universitário São Camilo-ES.

Mova-se

O Mova-se é uma ONG formada por um grupo de mães de deficientes de vários tipos,  junto com vários deficientes, que lutam para melhorar as acessibilidade da cidade de Cachoeiro de Itapemirim/ES . 

Às 19h00 - Auditório Rubens Santana

As maiores tendências e inspirações de Milão e Bolonha para 2020 - Biancogres

Palestrante: Alexandre Maurízio Luz, Gerente de Marketing e Produtos da Biancogres

Às 10h00 - Auditório Rubens Santana

Pavimentaçao Urbana - A tecnologia do Pavimento Concreto - Deyvid José Barbosa

Deyvid José Barboza
Possui graduação em engenharia civil pela universidade fumec (2012). Mestrado em engenharia civil, modalidade geotecnia pela utfpr, pós graduado especialização em engenharia geotécnica, infraestrutura de transportes e rodovias, saneamento ambiental e estruturas e fundações pelo instituto brasileiro de educação continuada (inbec), foi professor de ensino técnico em segurança do trabalho na faculdade de ciências e letras de alegre/es, município onde também exerceu em 2016 a atividade de subsecretário de obras públicas. Tem experiência na área de engenharia civil, com ênfase em engenharia civil geotécnica, no desenvolvimento de projetos de contenções, análises de estabilidade e projetos de fundações, atualmente é responsável técnico e consultor da minerasul industria e comércio de agregados, onde presta consultoria técnica em tecnologia de concreto e pavimentações rígida e asfálticas.

 

O pavimento rígido tem vida útil superior a 20 anos, não oxida, é resistente à ação de combustíveis, óleos veiculares e a ação das chuvas e do sol, atua como impermeabilizante não deixando passar para outras camadas, diferentemente do pavimento flexível que possui vida útil menor que 10 anos, nos quais as altas temperaturas, excesso de chuvas ou os combustíveis e óleos dos veículos causam a deterioração da sua superfície. Além das vantagens ambientais e econômicas a sua implantação gera conforto ambiental.

Público alvo: arquitetos, engenheiros e estudantes

 

Às 11h30 - Auditório Rubens Santana

1° Fórum Regional de Artesanato

Às 13h00 - Auditório Rubens Santana

1° FestCasa Party - Encontro de Arquitetos, Designers de Interiores e Engenheiros Cívil

Nós do FestCasa e Cia acreditamos que os avanços e projetos só se tornam reais quando as pessoas se unem em prol de uma causa.

Por isso, convidamos você Arquiteto, Designer de Interiores e Engenheiro Cívil,  profissionais responsáveis por construírem e dar vida à sonhos, à estarem conosco nesse momento de homenagem à vocês. Confira a programação:

14h à 14h30 - Composição no Palco Principal - Aproveite para registrar sua marca no Painel Profissionais Pioneiros do ES! Nossa equipe vai te orientar! 

15h30 - Foto do grupo para a Revista Leia 

16h - FestCasa Party - um evento descontraído na nossa área externa com muitos brindes, música boa e galera animada!

Venha ser um PROFISSIONAL PIONEIRO na 1° Feira Capixaba de Construção Cívil, Arquitetura , Movelaria e Décor - FestCasa e Cia 2019!

ATENÇÃO: Esse cadastro e a participação  efetiva no Palco e foto são exclusivos para Arquitetos , Designers de Interiores e Engenheiros Cívil devidamente registrados . NÃO É  NECESSÁRIO SE INSCREVER NESSA ATIVIDADE PARA ASSISTI-LA, SOMENTE NA FEIRA PARA PODER TER ACESSO AO PAVILHÃO .

Em seguida, o encontro segue na área externa com participação de todos os interessados. 

Às 14h00 - Palco Principal

Local

Imperial Multiplace - Antigo Athenas - Rua Engenheiro Fabiano Vivácqua, 927, Safra, Cachoeiro de Itapemirim, Espirito Santo,

Organizador

Celebrar ES Exposições e Eventos