Festival de Arte e Cultura de Irecê - 2025

Faça sua inscrição
De 15 a 16 de maio Todos os dias das 07h30 às 18h00

Sobre o Evento

Irecê vive seu modernismo em ascensão!

Cantigas populares ecoam entre feiras e antenas digitais. A caatinga pulsa sob rodovias e ideias em trânsito. As barrigudas e algarobas convivem com circuitos e algoritmos. Entre aviões, caminhões e versos, apontamos nosso nariz ante os chapadões diamantinos – com arte, com vontade e com futuro.

Vem aí o Festival de Arte e Cultura de Irecê – 2025!

Um encontro de expressões, um palco onde estudantes são os protagonistas, para expressaram-se, para fagocitarem o que há de melhor entre nós. Teatro, música, exposições, instalações em vídeo, saraus e poemas no varal. Tudo feito por jovens artistas, em que o IFBA - Irecê é um anfitrião com as salas abertas a toda a comunidade estudantil da região.

É tempo de mostrar, de ver, de escutar, de criar juntos. Porque estudantes unidos modernizam mais.

O projeto Festival de Arte e Cultura de Irecê - 2025 tem apoio financeiro da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Irecê, por meio da PNAB – Política Nacional Aldir Blanc, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Programação

07h30 Mesa de Abertura Oficial Abertura
Local: Auditório

Boas vindas a todos os presentes e participantes do belíssimo evento que será o Festival de Arte e Cultura de Irecê. Participação do proponente Saulo Dourado, da Direção Geral do IFBA Campus Irecê, na figura de Robério Rocha, e de demais representações da região.

Espetáculo Teatral - Divino Maravilhoso

Uma dramaturgia e direção de Paulo Atto, com atores e atrizes do 2° Curso de Formação do Núcleo Caatinga de Teatro da Cia Avatar. Em cena, personagens típicos da década de 1970 com muito bom humor, dança, música e poesia beatnik apresentam as ideias libertárias dos anos 70 e o sonho de um mundo melhor, falam sobre a vida e o amor em meio a um mundo conturbado por guerras e um estilo de vida materialista.

Às08h00 - Auditório

Show: Orquestra Popular do Sertão

A apresentação musical da Orquestra Popular do Sertão traz reflexões sobre identidade, territorialidade e movimentos artísticos regionais.

Às09h30 - Auditório

Show: Elas e Os Caras

A banda é formada por seis integrantes: Laila e Saulo nas guitarras, Jeff no baixo, João no teclado, Vitória na bateria e Jane nos vocais. Com uma forte inclinação para o rock — tanto brasileiro quanto internacional —, também exploramos o pop em nosso repertório. Nossa apresentação promete muita energia, alegria e momentos inesquecíveis, para nós e para o público!!!

Às10h45 - Auditório
14h00 Oficina de Canto Oficina
Oficina de Canto
Local: Sala X

Envolvido e ativamente atuando na música desde os meus 15 anos, nos mais diversos cenários e ambientes, Matheus Pereira é professor e coordenador de canto na EMUS (Escola de música de Irecê) desde 2023.

14h00 Oficina - Quando a palavra passa pela voz: performance narrativa e contação de histórias Oficina
Oficina - Quando a palavra passa pela voz: performance narrativa e contação de histórias
Local: Biblioteca

Núbia Pereira Paiva é pesquisadora na área de leitura, escrita, performances narrativas/contação de histórias, e formação docente, é Professora da Universidade do Estado da Bahia, Pedagoga, com Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Autora de livros, é escritora, contadora de histórias e poetisa.

14h00 Oficina de Canto Oficina
Oficina de Canto
Local: Sala X

Envolvido e ativamente atuando na música desde os meus 15 anos, nos mais diversos cenários e ambientes, Matheus Pereira é professor e coordenador de canto na EMUS (Escola de música de Irecê) desde 2023.

Carregando área de inscrição

Local

Instituto Federal da Bahia - Campus Irecê, 44876-282, Avenida Professor Jorge Rodrigues, Liberdade, Irecê, Bahia
Ver no mapa

Produção executiva

Comissão

Organizador

Núcleo de Arte e Cultura - IFBA Irecê

Equipe Realizadora