O Festival Junino Caroá tem a finalidade de celebrar a festa mais tradicional do nordeste, que acontece durante todo mês de junho. A qual é caracterizada pela rica cultura que envolve danças, comidas típicas, quadrilhas juninas, coco de roda, decorações com balões e bandeirinhas, o xadrez e chita que toma conta das vestimentas e, ainda, a tradicional fogueira de São João.
Este evento faz parte do Projeto Integrador da turma de Técnico em Eventos (2022.11.139), intitulada “Caroá Eventos”, orientado pela instrutora Alcilene Vieira, cujo intuito é mostrar as riquezas da cultura nordestina, através da valorização dos festejos juninos, apresentando conhecimentos relativos à história, tradição e estilização das quadrilhas juninas e coco de roda e, ainda, promover os sabores da culinária nordestina, em especial, com comidas típicas juninas à base de milho com a realização de um concurso culinário para alunos e ex-alunos de gastronomia e produção de alimentos do Senac/AL.
Nos dias 05 e 06 de junho teremos exposições de trajes juninos de coco de roda e quadrilha junina, respectivamente; bate-papo com especialistas da área cultural para apresentar conhecimentos relativos à história, tradição e estilização das quadrilhas juninas e coco de roda. E ainda, para finalizar, apresentações culturais, relativas à tradição dos festivos juninos.
No dia 07 de junho, o Festival encerrará com o concurso de culinária junina para alunos e ex-alunos dos cursos de Gastronomia e Produção de Alimentos do Senac Alagoas, o qual será regido através de edital específico.
ATENÇÃO: SOMENTE alunos e ex-alunos (FORMADOS EM ATÉ 2 ANOS) dos cursos de Gastronomia e Produção de alimentos PODERÃO participar do CONCURSO CULINÁRIO. Antes de realizar a inscrição, TODOS DEVEM LER o edital do concurso.
Abertura da exposição com trajes de Coco de Roda Exposição
Credenciamento Credenciamento
Abertura do Festival Abertura
Bate-papo “ Coco de Roda: da tradição à estilização” Bate-papo
Concurso do melhor traje junino Competição
Encerramento Encerramento
Abertura da exposição com trajes de Quadrilha Junina Exposição
Credenciamento dia 06 Credenciamento
Abertura dia 06 Abertura
Bate-papo “Quadrilha Junina: da tradição à estilização” Bate-papo
Apresentação de Quadrilha Junina Apresentação Artística
Encerramento dia 06 Encerramento
Chegada dos jurados e participantes para apresentação à comissão organizadora para devida identificação e direcionamentos; Premiação
Cerimônia de abertura do concurso; Abertura
Liberação dos laboratórios de gastronomia para a finalização dos pratos; Competição
Degustação dos pratos, conforme ordem de sorteio; Competição
Apuração dos votos Competição
Cerimônia de premiação Encerramento
Encerramento do Festival Junino Caroá Encerramento
EDITAL DO CONCURSO
CONCURSO DE CULINÁRIA JUNINA
A turma de Técnico em Eventos 2022.11.139 - do CEP de Gastronomia, Turismo e Lazer do Senac Alagoas apresenta o CONCURSO DE CULINÁRIA JUNINA para alunos e ex-alunos (FORMADOS EM ATÉ 2 ANOS) dos segmentos de gastronomia e produção de alimentos da instituição.
1. Objetivo:
Estimular a criatividade, a pesquisa e o dinamismo do aluno de gastronomia e produção de alimentos para a elaboração de uma receita típica do período junino, onde os principais ingredientes deverão ser o milho e o coco.
2. Data, hora e local:
Dia: 07 de junho de 2023
Horário: 14:00
Local: Centro de Gastronomia do Senac/AL
Modalidade: individual
3. Inscrição:
3.1 A inscrição deverá ser feita de forma individual através do site do Festival Junino Caroá www.doity.com.br/festival-junino-caroá de 08 a 31 de maio de 2023.
3.2 Após realizada a inscrição, o participante receberá um email automático de confirmação;
3.3. A comissão organizadora enviará através do email cadastrado no ato da inscrição, a ficha técnica para preenchimento obrigatório. A mesma deverá ser preenchida corretamente com os dados da receita e reenviada em até 24h pelo participante do concurso.
4. Infraestrutura
A organização do CONCURSO SENAC DE RECEITAS JUNINAS disponibilizará os seguintes itens comuns aos participantes:
- 01 Fogão / 01 Pia com ponto com água / Panelas / Conjuntos de Bowl/ batedeira, por bancada, liquidificador, copos para apresentação e degustação das produções finais deste concurso são de responsabilidade da organização do concurso, que os entregará aos candidatos.
5. Regras gerais
5.1 Requisitos para o CONCURSO SENAC DE RECEITAS JUNINAS: os alunos interessados deverão fazer a inscrição via site até o dia 26 de maio de 2023.
5.2 As normas: Os alunos obrigatoriamente deverão estar regularmente matriculados em algum curso dos segmentos de gastronomia ou produção de alimentos ou ser ex-aluno da instituição nessas áreas em até dois anos de conclusão de curso.
5.3 Os candidatos deverão apresentar-se com a camiseta do SENAC, se tiver, ou uma camiseta branca, sapato de segurança e avental. A ausência DE QUALQUER UM DOS ITENS ANTERIORES, será motivo da desclassificação imediata.
5.4 Os candidatos deverão apresentar-se no dia do concurso às 14h, no Centro de Gastronomia do Senac/AL, localizado a rua Pedro Paulino, 37 - Poço, Maceió - AL, 57025-340
a) Será feita às 14:05 , a primeira chamada de conferência dos inscritos;
b) Às 14:15, será feita a abertura do concurso com a exposição das regras;
c) Os candidatos inscritos entrarão para preparação ou finalização dos pratos pela ordem de sorteio, tendo o tempo total de 30 minutos para organização, preparação, finalização e apresentação;
5.5 Em caso de atraso do candidato, o mesmo será, imediatamente, desclassificado. Não haverá tolerância após iniciado o sorteio.
5.6 Fica estritamente proibido:
a) O uso de adornos (como brincos e anéis);
b) Barba;
c) Unha comprida e/ou esmaltada;
d) Utilização de qualquer aparelho eletrônico de comunicação;
e) Conversar com pessoas de fora da organização;
f) Sair durante toda a realização do concurso;
5.7 Todos os inscritos poderão trazer seu kit, contendo facas, fuet, espátula, peneira, descascador, acendedor de fogão, zester, boleador, mini ralador, chaira, garfo, faca e colher e demais utensílios não descritos neste edital e que se fizer necessário para a finalização da receita inscrita.
5.8 Todos os insumos são de responsabilidade do participante.
5.8.1 Todos os ingredientes utilizados para a receita do CONCURSO DE CULINÁRIA JUNINA deverão ser descritos em uma Ficha Técnica, disponibilizada pela Comissão Organizadora, bem como o modo de preparo, cabendo apenas a finalização do prato no dia, nas instalações do SENAC.
5.9 Cada participante terá 30 minutos para organização, preparação, finalização e apresentação da receita do CONCURSO DE CULINÁRIA JUNINA e deverá apresentar em partes iguais para fins de avaliação dos 05 jurados presentes, apresentando as devidas receitas e fichas técnicas.
6. Critérios de avaliação
6.1 O corpo de jurados será composto por 05 avaliadores.
6.2 A avaliação será feita mediante pontuação abaixo:
a) Critério Pontuação
1. Sabor 1-5
2. Criatividade 1-5
3. Apresentação 1-5
4. Técnicas 1-5
5. Organização 1-5
Observação: o atraso da entrega da receita acarretará a perda de 0,5 (meio ponto) por minuto de atraso.
6.3 O resultado final será designado em função da soma dos resultados dos jurados, totalizando 125 pontos no máximo em cada categoria.
6.4 Em caso de empate na pontuação final, prevalecerá a nota maior do item 1. Sabor. Permanecendo empate, os critérios que serão utilizados para o desempate serão os itens 2-3-4-5, respectivamente.
6.5 A divulgação do resultado final será feita no dia 07/06/2023, às 16:30.
Certificação
Todos os inscritos receberão certificado de participação no concurso emitido pelo SENAC.
7. Premiação
a) 1º Lugar: Troféu de 1º Lugar + Kit com dólmã, avental e touca personalizados + 02 Livros + Cesta junina
b) 2º Lugar: Troféu de 2º Lugar + avental e touca personalizados + 02 Livros da Editora Senac
c) 3º Lugar: Troféu de 3º Lugar + avental e touca personalizados + 01 Livro da Editora Senac
8. Considerações finais
8.1 A decisão do jurado é incontestável. Quaisquer problemas e dúvidas que surgirem durante o concurso serão decididos pela organização do concurso.
Maceió, 28 de abril de 2021.
Alcilene Vieira Ferreira
Instrutora de Eventos
Coordenadora Geral do Festival Junino Caroá
Senac/Alagoas
Rua Pedro Paulino
Poço, Maceió - AL
57025-340
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Técnico em Eventos 2022.11.139
Dono do coco de roda tentação,estou no meio cultural desde 2003 fazendo 20 anos ,moro no bairro do jacintinho, ja participei de vários coco de toda, entre eles novos tempos, pau de arara,xique xique,remelexo,sensashow,furacão, explosão e reis do cangaço, onde comecei como dançarino no coco de roda são domingos da igreja católica da comunidade das piabas ,logo depois o coco de roda saiu da igreja e virou coco de roda novos tempos onde passei 10 anos, ja fui campeão de varios concursos mais a colocação mais importante foi onde meu grupo atualmente ficou em 3 lugar no alagoano!
Tenho orgulho de tudo que eu faço em prool da minha cultura alagoana, especialmente no meio do meu seguimento do coco de roda !
Coreógrafo no cenário cultural de Alagoas a mais de 10 anos
- Discente no curso de dança da escola técnica de artes da universidade federal de Alagoas.
- Dançarino e transformista eleita duas vezes a melhor rainha da diversidade do estado de Alagoas e vice campeão do nordeste em 2021
- Primeira marcadora de quadrilha junina dragqueen (transformista) de Alagoas.
Coordenador do grupo xique xique de Alagoas
Bacharel em turismo pela fama - faculdade de Maceió
Premiado com a comenda Pedro Teixeira pela Câmara Municipal de vereadores de Maceió
Presidente da junina Xodó e Xamego desde a sua fundação, figurinista e projetista oficial da junina, e danço como rei a 9 anos.
Diretor artístico, ator amador, oficineiro e bonequeiro, manipulador de fantoches, produtor de eventos, comunicador, presidente da quadrilha junina Amanhecer no Sertão desde sua fundação em 2002, idealizador e fundador do podcast Ôxecast nordeste (2020), organizador da 1ª mostra cultural do Benedito Bentes (2014), fundador da associação cultural Amanhecer no Sertão - ACAS (2013). Atuo na área cultural há cerca de 22 anos, tendo contato inicial com a arte no espetáculo Romeu e julieta (1999), dirigido pelo renomado Renê Guerra, em um projeto realizado no CAIC do Benedito Bentes. Participei também do grupo de teatro Atuart (2004 e 2005) durante 2 anos onde participei do espetáculo paixão de Cristo em parceria com o grupo de teatro Cortina. Participação nos festivais de teatro do bairro do Benedito Bentes.
Tiago Serpa - 40 anos, Administrador e Marketista, Auditor de Sistema de Gestão de Qualidade, Presidente da Quadrilha Santa Fé de Alagoas desde 2015, Coordenador Técnico em Cultura de Marechal Deodoro/AL e Coordenador de Projetos e Eventos Culturais de Satuba/AL, atuei como Diretor de Marketing da UNEJ (União Nordestina de Entidades de Quadrilhas Juninas) de 2016 à 2022.
Há 25 anos envolvido diretamente nas praticas cuturais, sempre adquirindo e repassando seus conhecimentos para todas faxetarias de idade
Formação Academica:
Pós graduado em arte na educação:
Serviços
Professor de educação física.
Estou no meio cultural de coco de roda desde 2000.
Presidente do coco de roda Los Coquitos desde de sua fundação em 2006.
Atualmente concelheiro fiscal da LICOAL, a liga dos cocos.
Já participei de vários eventos com mestres do coco de roda, Jurandir Bozo, Os verdelinhos...