A Diretoria de Educação Aberta e a Distância- DEAD, convida a toda a comunidade academica da UFVJM e das instituições parceiras para participar do Festival de Verão, que será realizado no período de 08 à 11 de Março/2022.
O evento tem como objetivo abrir um espaço para o acolhimento dos discentes matriculados na DEAD/UFVJM, oportunizando a interação com a equipe que atua em diferentes setores da UFVJM e em especial da DEAD. O mencionado espaço de interação se estende a todos os interessados em oferta de cursos na modalidade a distância.
Para o desenvolvimento da ação a DEAD conta com a participação de representações de todas as equipes em atuação na EAD e ainda com parceiros de diferentes regiões de Minas Gerais e de Portugal. As inscrições poderão ser realizadas do dia 03/03 à 08/03/2022 por meio do acesso ao link: https://doity.com.br/festivaldeverao .
Não se poderia deixar de agradecer a toda a equipe da DEAD, que se debruçou por vários dias na organização do espaço que em breve estará aberto dentro de um espaço universitário em que se consagra a dialogia entre discentes, tutores, professores, equipe pedagógica/administrativa, ou seja, a toda a comunidade acadêmica.
Diante a este propósito, esperamos por tod@s para que possamos durante o mencionado período compreendermos alguns elementos estruturantes para a implantação de Cursos na modalidade a distância, dentre eles: sistema de tutoria, coordenação de Cursos na EaD, coordenação dos Polos de Apoio prensencial, as políticas de financiamento e apoio a oferta de Cursos EAD de que a DEAD tem se beneficiado e em especial a compreensão de estratégias que são utilizadas pelos profissionais das diferentes áreas do conhecimento para estimular a participação dos discentes, que residem em diferentes regiões localizadas no território de atuação da UFVJM, a saber: Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Regiões Norte e Noroeste do estado de Minas Gerais.
Profª. Drª. Mara Lúcia Ramalho
Educação Aberta e a Distância mais perto de você !
Abertura e Apresentação Cultural Abertura · Mara Lúcia Ramalho
Experiências sobre a articulação nos Polos Mesa-redonda · Evanilda Alves Cordeiro, Alexandre Marques Povoa, Claudia Reis Otoni de Paula, Luciano Quaresma Xavier
Experiências sobre as Ferramentas Tecnológicas na Educação a Distancia Mesa-redonda · Jhonny Michael Costa, Luciano Geraldo Silva, Riann Batista Martinelli, Ricardo de Oliveira Brasil costa
Experiências sobre Práticas Pedagógicas Mesa-redonda · Alessandra Cristina Pacheco, Donizete Alexandrino, Helena Mara Machado, Lucimar Alves Lopes e Silva
O papel da Equipe EAD na formação pedagógica dos alunos e na redução da evasão Mesa-redonda · Fernanda Campos, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida, Simone Grace de Paula
Redução da Evasão - Apresentação do Projeto Primavera Mesa-redonda · Renata Eustáquia da Silva
Dinâmica de organização da DEAD/UFVJM: ações de formação e a interface com as políticas públicas Mesa-redonda · Crislane de Souza Santos, Geovane da Conceição Máximo, Mara Lúcia Ramalho
Treinamento do “Minha Biblioteca” Minicurso · Aline Machado Cruz, Jullyele Hubner Costa
Cursos de Graduação na Modalidade EAD Mesa-redonda · Eduardo Gomes Fernandes, Everton Luiz de Paula, Grazielle Isabele Cristina Silva Sucupira, Quênia Luciana Lopes Cotta Lannes, Simone Grace de Paula
Vídeo de Agradecimento Encerramento
Evento Online !
Internet
, Diamantina UFVJM - MG
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Mediador - Coordenador de Apoio a Polos da UAB – COAP/DED/Capes. Mestre em Ciências Genômicas e Biotecnologia.
Coordenadora Polo Capelinha -
Normal superior com pós graduação em Pedagogia empresarial, Biblioteconomia, Educação Especial, inspeção, supervisão, orientação e Administração escolar. Técnico em meio ambiente.
Coordenador Polo Águas Formosas com Graduação em Matemática pela Universidade de Uberaba, Brasil(2014)
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA-REGENTE DE TURMA do E.E. MAJOR RAIMUNDO FELICÍSSIMO
Coordenadora Polo Almenara. Graduação em Letras, Português e Ingles, Pedagogia. Especialização em Educação Superior, Escola de Gestores, Literatura, Psico-pedagogia, Docência Superior. Mestrado na área de Linguagens.
Coordenador de T.I da DEAD. Graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK(2017) e ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves(2012)
Equipe de de T.I da DEAD/UFVJM - Graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, Brasil(2013)
Equipe de T.I DEAD - Técnico em Tecnologia da Informação na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, campus JK. Graduado em Sistemas de Informação também pela UFVJM. Especialista em mídias digitais interativas pela UNOESTE. Mestre em Educação pela UFVJM. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação e Web Designer.
Mestre em Saúde e Sociedade e Ambiente pela Universidade federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri(UFVJM), Especialista em Governança da Tecnologia da Informação pela Universidade Federal de Lavras com graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002). Atualmente é Analista em Tecnologia da Informação da Diretoria de Educação Aberta e a distância na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), gerente de projetos de tecnologia da informação do grupo Jequi e Tutor da Especialização em Educação em Direitos Humanos da UFVJM.
Tutora Presencial polo Pompéu .Geografia e normal superior. Especialização em psicopedagogia
Tutora à distância, Mestre em Educação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - MG. Atualmente é secretária geral da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino da Matemática, atuando também como tutora à distância do Curso de Matemática na UAB/UFVJM, desde Dezembro 2011. Possui experiência no setor administrativo com conhecimentos gerais e específicos em níveis diversos.
Tutor Presencial polo de Itamarandiba
Formado em Matemática pela PUC - BH. Pós Graduado em Educação a Distancia pela UNIMONTES. Professor Estadual dos anos iniciais e ensino Médio CESEC - Educação de Jovens e Adultos.
Tutora à distância com Mestrado em Educação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, Brasil(2017)
Técnico Administrativo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK , Brasil
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1984), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e doutorado em Educação: Conhecimento e Inclusão pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é professora adjunta da Diretoria de Educação a Distância da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (/DEAD/UFVJM). É coordenadora de Trabalho de Conclusão de Curso das Licenciaturas na modalidade à distância; vice-coordenadora de Estágio Supervisionado; vice-coordenadora do Curso de Pedagogia a distância da DEAD/UFVJM. É subcoordenadora do grupo de pesquisa de Profissão Docente - PRODOC da FAE/UFMG e membro do grupo de pesquisa Políticas, Práticas e Formação dos Profissionais da Educação - GEPPRAFPE - UFVJM.Trabalha nas seguintes temáticas: Formação de Professores, Fundamentos da Educação; Sociologia da Educação; Metodologia de Pesquisa; Prática Pedagógica, Estágio Supervisionado; Ensino e Aprendizagem e Direitos Humanos.
Fernanda Campos, doutora em Educação. Instituição Universidade Aberta
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação: Conhecimento e Inclusão Social em Educação aE/UFMG. Mestre em Desenvolvimento Social pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Social - PPGDS da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes (2009), com foco no estudo da Etnomatemática. É professora efetiva do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Montes Claros. Atuou na Coordenação de Área de Gestão de Processos Educacionais do PIBID/UNIMONTES (2018 a 2018). Atua como docente orientadora de um núcleo do Programa Residência Pedagógica (2018-). Atuou como membro da Diretoria da Regional Minas Gerais da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, triênio 2019-2021.Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação (GEPEd) que dedica-se a investigações que têm como foco: Formação de Professores, Processos de Ensino e de Aprendizagem, Currículo, Gestão e Avaliação Educacionais.
Graduada em Psicologia pela FUMEC. Pós graduada em Gestão de negócios pela IBMEC
Doutor em Demografia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em Estatística pela UFMG, e graduado em Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Realizou pós-doutorado em dinâmica demográfica no Centro de Ciências Exatas e da Terra da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Projeto Dengue BR, e atua como Professor Adjunto, nível III, na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), campus Diamantina, na Faculdade Interdisciplinar de Humanidades / Departamento de Geografia. Entre 2011 e 2013 atuou na Fundação João Pinheiro (FJP), Governo de Minas Gerais, como Analista de Ensino e Pesquisa, coordenando o Núcleo de Análises e Pesquisas Demográficas e lecionando, eventualmente, na Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho. Atuou em 2012 como Professor Adjunto no Departamento de Matemática e Estatística do Centro Universitário Una. Foi pesquisador no Instituto de Desenvolvimento Humano Sustentável (IDHS), da PUC Minas, em 2010, e Professor Adjunto do Departamento de Matemática e Estatística, da mesma Universidade, entre 2010 e 2011. Na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), atuou como Professor Auxiliar no Departamento de Matemática entre 2007 e 2008. Tem experiência de ensino e pesquisa na área de Demografia, Matemática, Estatística e sua interdisciplinaridade. Tem interesse em métodos quantitativos aplicados à demografia da saúde, desigualdade social e pobreza. É Vice-líder do Núcleo de Pesquisa, Estudos e Extensão em Saúde Coletiva (NUPEESC - CNPq).
Graduada em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB (2008). Mestre em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2009-2011). Doutora em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2011-2017). Professora Adjunta da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Coordenadora do Curso de Licenciatura em Física à distância da UFVJM. Coordenadora Adjunta UAB/UFVJM
Mestrado em Ciências Humanas pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, Brasil(2020)
Bibliotecário-Documentalista da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK , Brasil
Mestrado Profissional em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2014), Especialização em Educação Inclusiva pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2010) e Graduação em Biblioteconomia pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Atualmente é Bibliotecária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Porto Seguro. Tem experiência na área de Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento e Ciência da Informação: gestão, uso e organização da informação.
Doutora em Administração pela Universidade de Brasília (2021), mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2011) e graduada em Gestão de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Professora Adjunta na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) com lotação na Diretoria de Educação Aberta e a Distância (DEAD). Coordenadora do curso de Administração Pública. Tem experiência na área de Administração Pública, cooperativismo e economia solidária.
Possui mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2008) e graduação em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2006). Atualmente é professor do Curso de Licenciatura em Matemática da Diretoria de Educação Aberta e a distância (DEAD) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Atua na área de Ensino de Matemática, com ênfase em Formação de Professores, Educação a Distância e Tecnologias Digitais.
Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002). Atualmente é professora da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em TDICs, Educação Matemática e Formação de Professores.
É graduado em Química, especialista em Educação Empreendedora, Mestre em Ciências - Química de Materiais, pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), especialista em Design Instrucional para Ead Virtual pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e Doutor em Físico-Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tendo realizado um estágio sanduíche na Université de Montpellier 2 em colaboração com o Professor Dr. Jean-Jacques Robin. Docente da Diretoria de Educação Aberta e a Distância na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) atualmente é Coordenador do Curso de Licenciatura em Química (EaD) da DEAD/UFVJM. Atua na área de Química, desenvolvendo nanocompósitos e blendas poliméricas baseados em materiais biodegradáveis para aplicação nas áreas médica, ambiental e de embalagens. Em Educação, tem experiência no ensino e em orientação, atuando também na área de educação a distância on-line, tendo atuado em diferentes cursos da UFSJ, oferecidos na modalidade de EaD Virtual. Desenvolve trabalhos de extensão universitária voltados para Educação Científica e para a difusão e popularização da Ciência e da Tecnologia. É produtor e apresentador do programa Ciência do Cotidiano veiculado por meio de podcasts e editor-chefe da Revista EducEaD. É autor dos e-book open access Química Experimental para EaD e Notas em Química Orgânica. Atua também como avaliador de cursos de graduação e de instituições de educação superior, sendo integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.
Professora Adjunta da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, lotada na Diretoria de Educação a Distância (DEAD). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC/MG(2016); Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP (2006); formação em pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG/ Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina- FAFIDIA (1997). Diretora da Diretoria de Educação Aberta e a Distância da UFVJM. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado profissional) com atuação na linha de pesquisa: Educação, sujeitos, sociedade, história da educação e políticas públicas educacionais. Prioriza as discussões sobre as temáticas: políticas públicas; educação a distância; educação, cidadania, direitos humanos e gestão de instâncias (municipal, estadual e federal) e instituições escolares. Vice-coordenadora do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica da UFVJM