FIJA - Fórum de Inovação no Jornalismo Alagoano

FIJA - Fórum de Inovação no Jornalismo Alagoano

Faça sua inscrição
Sábado, 26 de novembro de 2022 Das 08:30 às 18:00

Sobre o Evento

O Fórum de Inovação no Jornalismo Alagoano (FIJA) é um espaço direcionado a discutir, apoiar e apresentar ideias e cases de sucesso na área em Alagoas. Como fazer diferente e empreender na comunicação? Quais são os desafios e oportunidades do novo jornalismo? Essa e outras perguntas serão respondidas na programação do evento, composto por mesas, painéis, rodas de conversas, workshops e espaços destinados a construir o melhor do jornalismo inovador em Alagoas.

As atividades apresentadas terão a inovação como foco, discutindo modelos de negócio, ferramentas jornalísticas, jornalismo de dados e outros mecanismos. Além da programação local, o evento contará com a presença de Sérgio Miguel Buarque, da Marco Zero Conteúdo, e Gabriela Caesar, do Google Brasil.

O FIJA é uma iniciativa da Agência Tatu e Olhos Jornalismo, com patrocínio do Sebrae Alagoas, a partir do edital “Patrocínio e Eventos”, que apoia a viabilização de eventos que tenham a inovação como eixo central em sua programação, valorizando o empreendedorismo e a geração de negócios inovadores. O Fórum, que conta com o a colaboração das iniciativas Mercatus Jornal, Revista Alagoana, Mídia Caeté e Eufemea, tem o objetivo de apresentar novos caminhos para o jornalismo alagoano.

A programação do evento pode sofrer alterações.

Palestrantes

  • Gabriela Caesar
  • Sérgio Miguel Buarque
  • Raíssa França
  • Lucas Thaynan
  • Jean Albuquerque
  • Bertrand Morais
  • Graziela França
  • Géssika Costa
  • Marcelo de Arruda
  • Lucas Maia
  • Carlos Madeiro

Programação

08h30 Credenciamento e coffee break Credenciamento
Local: Sede do Sebrae Alagoas

Credenciamento e coffee break

09h00 Abertura Abertura
Local: Auditório

Abertura com as iniciativas organizadoras

09h10 Empreendedorismo e inovação | Com Sebrae Alagoas Palestra
Local: Auditório

Sebrae Alagoas fala das suas ações de fomento ao empreendedorismo local.

09h20 Jornalismo independente e multiplataforma: impacto no cenário local Mesa Temática
Local: Auditório

Com atuações diferentes, mas trajetórias relevantes no jornalismo local, essas três iniciativas de mídia independente de Alagoas vão contar seus impactos a partir das produções e abordagens multiplataformas, inovadoras e abrangentes, mesmo em meio a um cenário adverso, financeiramente precário e hostil da comunicação no estado.

Com Jean Albuquerque (Olhos Jornalismo), Vanessa Oliveira (Mídia Caeté) e Bertrand Morais (Revista Alagoana).

10h10 [Atividade simultânea 2] Introdução ao Jornalismo de Dados | Com Graziela França (Agência Tatu) Workshop
Local: Sala Reversível

O que é jornalismo de dados? Números e humanas não combinam? XLS e CSV, nunca nem vi! Neste espaço, iremos dar os primeiros passos no universo do jornalismo de dados: busca, extração, análise, limpeza estão na rotina dos profissionais que escolheram esse nicho relevante e que tem produzido grandes e robustas investigações jornalísticas. Afinal: contra dados, não há argumentos.

10h10 - Carlos Madeiro [Atividade simultânea 1] Construindo reportagens que se conectam com pessoas | Carlos Madeiro (Uol) Workshop
Local: Auditório

A ideia da oficina é relatar o processo de construção de textos com base em persoagens para ilustrar efeito de números e como há uma importância de manter fontes que o ajudem a construir essa relação próxima às pessoas.

11h30 - Sérgio Miguel Buarque Marco Zero Conteúdo: a consolidação do jornalismo independente do Brasil a partir do Nordeste | Com Sérgio Miguel (Marco Zero) Palestra
Local: Auditório

Inspiradora, inovadora e premiada regional, nacionalmente e internacionalmente, a Marco Zero Conteúdo é um coletivo de comunicação independente, focado no jornalismo investigativo, que foi criado com o objetivo de cobrir, principalmente, questões relacionadas ao Direito à Cidade em Recife. Sem fins lucrativos, a organização se sustenta financeiramente com apoio de associações focadas em direitos humanos e democracia. A equipe também participa de diversos editais locais, nacionais e internacionais para viabilizar recursos para os projetos da Marco Zero e busca trabalhar sempre em parceria com outras iniciativas de jornalismo independente. Vamos entender qual o segredo do sucesso?

12h10 Intervalo para almoço e networking Almoço
Local:

Intervalo para almoço e networking

14h00 Modelos de negócios locais | Com Géssika Costa (Ajor), Marcelo de Arruda (Mercatus Jornal) e Raíssa França (Eufemea) Bate-papo
Local: Auditório

Em um mercado cada vez mais nichado em Alagoas, Marcelo de Arruda e Raíssa França mostram como rentabilizar o produto. Sim, o jornalismo precisa se sustentar: participar de editais, abrir campanhas de financiamento, fazer branded content etc. Para continuar empreendendo na comunicação e produzindo bons conteúdos para as redes sociais, escrevendo reportagens robustas e mantendo, claro, as contas em dia, o profissional terá que pensar nos melhores modelos de negócio e saídas adequadas ao contexto local, para expandir a sua iniciativa de mídia e chegar lá.

14h50 [Atividade simultânea 1] Ferramentas essenciais para trabalhar com dados | Com Lucas Maia (Agência Tatu) Workshop
Local: Sala Reversível

Bem mais do que o domínio ou certa familiaridade com planilhas, o trabalho com dados pode ser ainda mais otimizado com a ajuda de várias ferramentas gratuitas e de fácil entendimento que podem contribuir com o jornalista na hora de trazer a melhor informação ao leitor. Neste espaço, você vai conferir quais são e como elas podem fazer a diferença no conteúdo final.

14h50 [Atividade simultânea 2] Construindo visualizações incríveis para as suas reportagens | Com Lucas Thaynan (Agência Tatu) Workshop
Local: Sebrae Lab

Uma boa história com dados só pode ser assim considerada se o leitor conseguir entendê-la. Pois é, os números às vezes assustam, mas um bom gráfico ou infográfico ajuda a decifrá-los. A mente humana é receptiva à informação visual, e é por isso que a visualização de dados é uma ferramenta poderosa para a comunicação. Neste espaço, vamos aprender e conhecer exemplos e as melhores práticas para construir reportagens com boas visualizações.

16h00 Coffee break e Networking Coffee break
Local: Auditório

Espaço para diálogo e criação de networking.

16h30 - Gabriela Caesar Descobrindo pautas e insights com o Google Trends | Com Gabriela Caesar (Google) Palestra
Local: Auditório

Termos de pesquisa, resultados de busca, assuntos relacionados, temas em ascensão. Não há como negar: os dados ajudam a contar histórias. Nesta palestra, os participantes vão poder entender a relevância do Google Trends para construir pautas, entender o que as pessoas estão mais procurando no Google e como isso pode ter relevância na hora de ter inputs para conquistar e atender ao que sua audiência está buscando.

Carregando área de inscrição

Local

Sebrae Alagoas, R. Dr. Marinho de Gusmão, Centro, Maceió, Alagoas
Ver no mapa

Organizador

Agência Tatu