O mundo passa por uma profunda crise sanitária provocada pela pandemia causada pelo novo coronavírus, agente causador da covid-19. Como ainda se sabe muito pouco a respeito desta nova doença, e dada a rapidez de sua propagação que, em casos graves, tem levado a óbito dezenas de milhares de pessoas em todo o globo, as autoridades de saúde em âmbito nacional e internacional defendem o isolamento social como uma das medidas preventivas para contenção da pandemia de modo a dar suporte aos sistemas de saúde para evitar que os mesmos entrem em colapso pelo aumento vertiginoso da demanda.
Neste sentido, aulas foram suspensas em todos os países em que a propagação do vírus tem se confirmada acelerada. O mesmo ocorre no Brasil. A Universidade Federal do Maranhão também procedeu com tal prática. Isto, contudo, não implica que não se possa ou não se deva buscar realizar a tarefa precípua da universidade: produzir conhecimento. Ao contrário, em momentos em que a humanidade é desafiada a responder com sabedoria os desafios que se lhe adiantam, competem às universidades assumir seu papel de protagonismo nesta empreitada.
A Filosofia, fiel à sua proposta de indagar, suscitar questionamentos pertinentes em face da realidade que se lhe apresenta, possui papel fundamental na tarefa supramencionada. Desta feita, pensou-se em fornecer ao público, acadêmico ou não, uma sequência de debates filosóficos de alto nível proposto e chancelado pelo Curso de Especialização em Filosofia da Universidade Federal do Maranhão, Campus de São Bernardo. Esta sequência de debates será realizada por meio de canais virtuais o que possibilita tanto aos organizadores, quanto debatedores e público participante a atuarem de modo seguro, viabilizando o diálogo e a discussão filosófica.